Nintendo Switch - Análise

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
KSCeaum.jpg

Bom, a primeira coisa que me surpreendeu no Switch é a qualidade da construção tanto do tablet quanto dos controles. Não chega a ser um acabamento premium porque é tudo de plástico pra evitar que custe ainda mais caro, mas todas as peças são bastante sólidas e não passam a impressão de algo barato (o que não é mesmo) e que vai quebrar em pouco tempo.

A única parte que parece frágil no console é o stand que você usa pra deixar o tablet apoiado, mas isso foi intencional pra evitar que alguém esquecido acabe quebrando o console ao tentar inserir no dock sem recolher. Se fizer isso, o stand se desencaixa sem quebrar e pode ser recolocado facilmente. Ele também serve de tampa para a entrada de micro SD.

O tablet com os comandos acoplados é um pouco pesado e grande para um portátil tradicional, mas dá pra se acostumar. Por ser maior, a pegada acaba sendo melhor que em um Vita ou 3DS, por exemplo, mas nem tanto. Jogar Mario Kart por muito tempo no modo portátil fica bem complicado, porque cansa bastante. Já Zelda que tem controles menos intensos, dá pra jogar tranquilamente sem desconforto, mas isso varia de acordo com o tamanho das mãos.

Outra diferença para portáteis tradicionais é que o Switch tem entradas de ar traseiras e saída pelo topo com cooler interno ativo, ou seja, nada de jogar o tablet em cima da cama ou sofá e fechar as entradas de ar porque assim ele vai esquentar e forçar o cooler. Fiz isso aqui e tomei um susto quando ouvi o cooler fazendo um barulho considerável para um tablet pequeno.

Apesar disso, jogando normal não esquenta a ponto de incomodar, mesmo porque não há contato com a parte mais quente que é no meio do tablet. O cooler também é sempre bem silencioso desde que as entradas de ar estejam livres.

A tela é um ponto forte do Switch. Cores bem definidas, ótima proporção entre resolução 720p e tamanho, contraste notável com preto que não parece lavado como na maioria dos LCDs e brilho intenso. Acho que foi a Polygon que escreveu que a tela do Switch é a melhor tela que a Nintendo já usou e provavelmente a melhor tela que um portátil já teve. Incluindo aí Vita OLED e Vita LCD. Finalmente os jogos da Nintendo terão vida em uma tela de qualidade e posso dizer que ver Zelda e MK8 rodando nessa tela ao vivo é algo que impressiona bem mais que em fotos ou vídeos pela internet.

A graça desse console é a versatilidade e todas as opções que ele oferece. Testei todas as formas possíveis de jogar com o que vem no pacote e a que mais gostei foi colocar no dock e jogar com os joycons separados, um em cada mão. Esse modo além de muito confortável, não afeta em nada a precisão dos comandos. Claro que também gostei de jogar como portátil tradicional, mas já vi que muitos jogos vou preferir ligar a TV com os joycons destacados. Mario Kart nesse modo não cansa as mãos e roda perfeito a 60 fps e full HD, muito bonito e impressiona ao pensar que aquilo tudo está rodando em um aparelho tão pequeno. Zelda já achei bem mais bonito na tela pequena porque na TV perde um pouco da definição nos gráficos, especialmente nas texturas, mas dá pra entender considerando a imensidão do jogo.
3H56dkq.jpg
Falando da precisão dos controles, achei os analógicos bons, mas não substituem um controle tradicional onde são mais precisos pelo tamanho das alavancas. No entanto, dá pra usar os analógicos em conjunto com os sensores de movimento pra mirar de forma precisa, por exemplo, e fiquei surpreso de ver como isso funciona muito bem no Zelda. Melhor do que em jogos que usavam a mesma função no Vita. FPSs no Switch não terão qualquer problema em termos de precisão.

Os demais botões têm boa resposta, exceto pelos de ombro que achei com clicks muito "curtos". Preferiria uma resposta melhor semelhante aos do Vita ou PSP, por exemplo, onde os botões afundavam. E sem gatilhos analógicos, alguns jogos vão ter melhor controle com o Pro. Mesmo assim, acho o Pro totalmente desnecessário nesse momento a não ser que a pessoa não consiga jogar com os joycons por conta do tamanho das mãos. Futuramente pretendo comprar outro par de joycons, pois gostei bastante deles, mas vou esperar sair uma versão com o d-pad tradiconal em forma de cruz que faz falta.

Testei também jogar com um joycon apenas e achei algo bem funcional. Não é nada pra se passar horas jogando, mas em um encontro com jogadores casuais levando o console pra fora, por exemplo, funciona perfeitamente. Aliás, o foco que a Nintendo deu para o multi local com esse console é algo admirável e muito bem vindo. Todos os jogos da loja indicam se podem ser jogados em co-op local, número de jogadores e quais modos de controles aceitos. Já vi relatos de que nos EUA tem gente levando o Switch pra jogar com amigos em bares, algo impensável com outros consoles e que pode garantir muitas vendas extras com essa propaganda gratuita.

Sobre o SO é algo que claramente ainda está inacabado por não dispor de apps e algumas funções básicas, mas é um SO muito rápido, prático e agradável de usar. Tudo parece instantâneo e nada de propagandas irritantes ocupando espaço na tela. Com um browser mais Youtube, Neftlix e opções de gerenciamento do espaço livre, já vai ficar bem melhor. Destaque para a atualização que aqui levou menos de 1 minuto entre baixar e instalar. Fiquei muito impressionado com essa velocidade.

Espaço livre não vai ser problema porque os jogos são relativamente pequenos e o uso do cartão SD é bem descomplicado sem as chatices do Vita onde você era obrigado a ter um cartão por conta. No Switch não existe isso. É colocar o cartão, escolher o usuário e sair jogando. Prático ao extremo. Evidente que o jogo do cartão tem que pertencer a um dos usuários existentes no console, que podem ser até 8 por console e de qualquer região.

Sobre a bateria, achei bem satisfatória se considerar que dá pra jogar Zelda em uma tela excelente por horas sem precisar plugar o cabo. O carregador que acompanha carrega rápido mesmo quando se está jogando no modo portátil, mas é um carregador bem específico por usar uma variação de voltagem entre 5 e 15 volts controlada pelo software, por isso nem todo carregador vai servir pra jogar ao carregar e esse tipo de carregador ainda é bem raro no mercado.
W6qAmkw.jpg
Concluindo, o Switch é um console muito bem bolado cheio de opções e versatilidade. Dá pra dizer que o console em si já é divertido e muito atraente. Não vai ser difícil esse console ser um grande sucesso se a Nintendo der um suporte sólido e sem escassez de grandes jogos que o Wiiu enfrentou. Não tenho dúvida de que o Switch terá uma grande biblioteca das produtoras menores que hoje lançam jogos para Vita e 3DS, mas também acredito que com o sucesso de vendas que ele vem tendo e que deve permanecer, haverá suporte das grandes publishers. Não acredito em números do Wii, mas de números que ultrapassem o 3DS, com certeza há espaço pra isso.
tblWz8N.jpg
O Switch não é um console comum do tipo caixa preta que você coloca abaixo da TV pra ficar lá estático. É uma proposta totalmente nova que, acredito eu, se for sucesso pode mudar os rumos dessa indústria e ninguém melhor para fazer isso do que a Nintendo.

Se valeu a compra? Pra mim que não tive WiiU e queria jogar Zelda e MK 8 Deluxe, sem sombra de dúvidas que valeu. É o melhor portátil que já tive em termos de hardware e creio que não demora pra ser o melhor também em termos de jogos. Agora quem tem 3DS e Wiiu e já jogou os dois system sellers existentes hoje, é melhor esperar pelo menos até o final do ano. Até aqui a Nintendo não tem decepcionado em lançar jogos espetaculares a cada 2 ou 3 meses e só esse ano já tem mais 3 exclusivos de peso na fila.
 
Última edição:

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Acrescentando três pontos que esqueci:

O tão comentado HD rumble é bom, mas nada demais. Você realmente sente as nuances de forma mais clara do que nos controles tradicionais, mas o impacto é bem pequeno considerando o tamanho reduzido dos controles e motores usados. É algo como vibração de celular, mas com mais nuances. Ainda assim, é uma evolução e tanto para um portátil.

Testei o online no MK8 e foi tudo liso. Achei partida rapidamente e joguei sem lag. Aliás, o modo online de MK 8 é fantástico. Você perde a noção do tempo de tão divertido que é.

A velocidade de download no topo da minha conexão foi um alívio de ver considerando minha experiência com a PSN. Até aqui não tenho do que reclamar do online da Nintendo a não ser a insistência em usar os famigerados friend codes.

Mario Kart Party na IGN
 
Última edição:

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Parabéns pelo review (e pela aquisição) Johannes! Ele ficou MUITO bom e bem completo.

Quando vi os vídeos de unboxing, fiquei com a impressão de ser um aparelho bem "vagabundo" fisicamente falando, bom saber que foi só impressão mesmo.

Não sabia que ele tinha um cooler dentro do tablet, bacana essa preocupação com a temperatura interna de funcionamento.

Não tenho planos de adquirir um console atualmente, mas se vier a pegar um, o Switch é o que mais chama a atenção.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Johannes

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Excelente análise, @Johannes .
Eu tinha lido muita gente elogiando essa forma de jogar com o tablet docado e os joycons destacados um em cada mão. Dizem que é estranho mas torna-se incrivelmente confortável.

Na sua experiência, você acha que o Controle Pro agrega algo a experiência de jogar de forma tradicional ou nem é necessário?
 
Última edição:

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Excelente análise, @Johannes .
Eu tinha lido muita gente elogiando essa forma de jogar com o tablet docado e os joycons destacados um em cada mão. Dizem que é estranho mas torna-se incrivelmente confortável.

Na sua experiência, você acha que o Controle Pro é agrega algo a experiência de jogar de forma tradicional ou nem é necessário?

Pra jogos de luta e corrida que exijam d-pad normal e gatilhos analógicos, o Pro é útil sim, mas vai de cada um, especialmente se a pessoa não se adaptar. Eu não me vejo comprando um pro só pra jogar um ou outro jogo. A experiência com os joycons me agradou o bastante pra dispensar um controle tradicional.

No entanto, acredito que em uma segunda versão do console, a Nintendo vá ter alguma solução diferente para o d-pad. O atual não é ruim e funciona bem, mas o ideal seria algo como o da Sony que é separado mas próximo o suficiente pra não se enrolar com diagonais. Vai ver não quiseram copiar ou não poderiam mesmo por questões de patentes.

------------------

Mais da série "propaganda gratuita para a Nintendo" e essa é de peso:
6hzicoiyraxy.jpg


Acho que agora a EA está atenta ao Switch.

PS: pra quem não reconheceu, é o time do Barcelona com Neymar e tudo.
 
Última edição:

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,314
3,386
Cada vez mais decidido pela compra mas ainda vou sugar o wiiU um pouco mais, to a alguns meses com ele e ainda tem alguns jogos que quero jogar(além de ter mais umas 50h de zelda tranquilamente
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

PHRIOS

Guerreiro
Outubro 26, 2005
1,749
1,397
Araxá / Minas Gerais
Ótima análise @Johannes
Já estava no radar do meu filho mais novo. Aliás vendi o WiiU dele com a promessa de comprar o switch.
Acho que o momento chegou.

Agora, você(s) compram os jogos mídia física ou pela eshop?

Está funcionando para colocar o cartão de crédito ou tem que ser com os pre paid codes?
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Ótima análise @Johannes
Já estava no radar do meu filho mais novo. Aliás vendi o WiiU dele com a promessa de comprar o switch.
Acho que o momento chegou.

Agora, você(s) compram os jogos mídia física ou pela eshop?

Está funcionando para colocar o cartão de crédito ou tem que ser com os pre paid codes?

Tenho comprado apenas digital na eshop do Canadá. Pelo que li de relatos o cartão depende do emissor. Aqui uso Nubank e não tenho qualquer problema. Compro pagando apenas o valor do jogo sem precisar de cartão pré-pago.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Que jogo incrível esse Zelda. Eu comecei e não me empolgou muito apesar de notar de cara a qualidade e polimento de tudo, mas várias horas depois e com as habilidades do Link destravadas aí o jogo começa pra valer.

O mundo do jogo é um dos mais bem realizados que já vi, tudo tem uma função no gameplay. E a física então é algo absurdo que não me surpreendia em um jogo há muito tempo. Estou bem longe do final dele, mas já posso entender o porquê das notas.

E aqui eu melhorei bastante o aspecto do jogo no modo dock mexendo nas configurações de melhoria de imagem da própria TV. Agora as cores estão mais vivas e tem menos excesso de brilho que deixava tudo muito lavado. Não é culpa do Switch, porque MK8 D tem cores vivas e muito bonitas, mas parece que o Zelda no dock perde um pouco da aparência mais viva que tem no modo portátil. Vale a pena mexer nas configurações da TV.
 

Lizard Devil I

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 7, 2008
1,256
1,686
Ilhota - SC
Ótima análise @Johannes
Já estava no radar do meu filho mais novo. Aliás vendi o WiiU dele com a promessa de comprar o switch.
Acho que o momento chegou.

Agora, você(s) compram os jogos mídia física ou pela eshop?

Está funcionando para colocar o cartão de crédito ou tem que ser com os pre paid codes?
Olha, no meu caso estou comprando mídia física...
Se daqui a pouco enjoar e quiser vender dá pra cobrar quase o preço de um novo, já que os jogos da nintendo nunca baixam o preço. Considero um jogo da nintendo praticamente um investimento.
Quando vendi meu wii u e o 3DS com mídias físicas fiz um bom dinheiro. Se tivesse comprado digital não teria valorização.
 
  • Curtir
Reações: PHRIOS

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Dei duas chances pra Nintendo nessa geração. Tive um Wii U (dois na verdade, peguei outro depois do desbloqueio pra jogar mais uns jogos :laughing:) e um New 3DS. Acabei vendendo os dois pouco tempo depois.
Continuo amando as franquias e gostaria muito de ter um Switch, mas enquanto as mídias custarem entre 350 e 400 reais no lançamento eu vou passar muito longe.
 

Finalx5

Guerreiro
Abril 4, 2017
737
483
Parabéns pela aquisição, eu acho o "xuiti" o melhor console possível pra ter-se no momento entretanto o descaso da Nintendo no Brasil me decepciona muito.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Dei duas chances pra Nintendo nessa geração. Tive um Wii U (dois na verdade, peguei outro depois do desbloqueio pra jogar mais uns jogos :laughing:) e um New 3DS. Acabei vendendo os dois pouco tempo depois.
Continuo amando as franquias e gostaria muito de ter um Switch, mas enquanto as mídias custarem entre 350 e 400 reais no lançamento eu vou passar muito longe.
Vi Mario Kart 8 Deluxe hj por 285, caro demais. Isso é que é foda da Nintendo.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Vi Mario Kart 8 Deluxe hj por 285, caro demais. Isso é que é foda da Nintendo.
É um absurdo. Com a Nintendo fora do Brasil, infelizmente não tem nem como argumentar. Não é nem questão de poder ou não pagar, é puro bom senso. Eu já penso mil vezes antes de comprar lançamento por 200,00. Quando eu vi Zelda chegando por 350 eu não acreditei.
Lembro que paguei quase 400 no Super Mario Maker no lançamento. Até hoje não sei como fui tão retardado :joy:
 
  • Curtir
Reações: Finalx5

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
O problema maior do preço é a cotação atual do dólar, não tem segredo. Claro que se houvesse Nintendo aqui colocando jogos nas lojas seria mais fácil encontrar promoções, mas manter console no Brasil hoje é tarefa árdua seja qual for a plataforma.

Paguei menos em Zelda e MK do que pagaria por lançamento na PSN por exemplo.
 
  • Curtir
Reações: Finalx5

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)