Desabafo Moacyr querendo legalizar a Steam? Aumentando impostos ??? WTF!

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
O que o Moacyr escreve hoje pra mim são palavras ao vento. Não participarei de nenhuma pesquisa e nenhuma votação organizada por ele ou pela Acigames. Além de ser bem tarde para essa retratação, mais uma vez cheia de contradições, também é querer demais que nós como consumidores, continuemos a dar qualquer apoio a uma associação que representa interesses de lojistas. Não faço parte dessa classe e tenho interesses totalmente diversos dos interesses deles.

Por último, seria pedir demais para dar voto de confiança depois que o Moacyr demonstrou além de despreparo, dificuldade excessiva em se expressar clara e objetivamente, uma postura de ameaça e deboche frente a quem o respeitosamente questionava e pior, demonstrou profundo desconhecimento pelo mercado de games atual, principalmente no que se refere à distribuição digital, quando estamos aí às portas de uma nova geração onde essa distribuição será padrão.

Lamento, mas não terá meu apoio nunca mais.
 

Chipmunk

Casual
Janeiro 23, 2009
79
0
[quote1335982174=GoodOfMetal]

O engraçado é as lojas gringas estarem fazendo de tudo e melhor pra atender o gamer brazuca, tem site até com pagina em pt-br explicando como comprar passo a passo sem neuras e alguns até com valor em reais, com várias promoções.
Enquanto os associados da Acigames em fez de ver isso com bons olhos e tentar seguir o exemplo e a concorrência, não, taxam eles como inimigos e com impostos, pra não terem que sair da sua zona de conforto e de exploração em cima do gamer brazuca, em vez de agradar os clientes eles querem é ferrar com eles, não entendo isso.


[/quote1335982174]

Exatamente, como eu escrevi já nesse tópico, nunca tive nenhum problema com essas lojas, inclusive sempre fui muito bem atendido, e já tive problemas sérios com as lojas daqui e associadas à Acigames. Realmente não dá para esperar coerência deles.

Em relação à essa carta do Moacyr, fiquei com as mesmas dúvidas do Otto, e também acho difícil de responder algum questionário vindo dessa associação, depois de toda essa polêmica.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1335984331=caddelin]
Do ponto de vista Tributário, naturalmente, o Steam não é um produto. É um serviço. Mas ele negocia produtos. Produto relmente não precisa ser um objeto físico. Aliás, muitos não são. Uma música ou um filme digital, por exemplo. Não é porque você comprou um monte de singles de um artista pelo iTunes que isso deixa de ser um produto, enquanto um CD físico seria um produto.

Então, o Steam, enquanto uma rede social virtual é um serviço, mas os jogos que são comprados através dele são um produto.

De certa maneira, se nós entessemos que o Steam é um produto, e que todo o conteúdo que oferece, mesmo os jogos, fazem parte do mesmo produto, de certa maneira essa seria uma situação tributária interessante, posto que daí mesmo que entendessemos cabível a tributação, incidiria uma única vez, sobre um único produto, curiosamente, gratuito heheh

Então seria muito interessante. Mas, naturalmente, não é a tese que vingará.
[/quote1335984331]
eu entendo a steam como um serviço para adquirir produtos. Mas tenho convicção que ela presta um serviço de distribuição digital, para adquirir os produtos. Seria um hibrido??? talvez sim.

a questão é a seguinte. a tributação seria pelo serviço prestado ou pela compra do produto?? no caso específico entendo que os 2 e isso não implicaria em bi-tributação, pois seriam fatos geradores diferentes. 1) compra do produto e 2) serviço de distribnuição do mesmo.

a questão é a seguinte: qual iposto incidiria?

ISS é municipal, logo não incidiria, posto que o serviço não é prestado no município.
II - não cabe, posto que não há importação do jogo, uma vez que é necesário o objeto físico.

até que se crie uma nova modalidade ou se adequem os fatos geradores, comprar na steam, Itunes e etc é isente de tributação, a não ser o IOF, que tem o fato gerador a operação financeira.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Dificil dizer. É uma situação muito nova. Não tenho dúvida que o governo GOSTARIA que fosse o imposto de importação, mas não vejo como implementar isso. O IOF é fácil, mas a tributação dele é super baixa. Com os modelos de impostos atuais, não vejo como incidir a tributação. Agora, uma coisa é certa, SE alguém for tributado, esse alguém será o CONSUMIDOR. O governo sabe que é mais fácil pegar o consumidor do que a Valve para isso.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Não citei o exemplo do ITunes pq eu nunca li o TOS da Apple (South Park Feelings)

no caso da Steam varias vezes ele deixa claro para usuários que não entendem de direito ou contratos, no caso eu, que você tá adquirindo o direito de associar aquele jogo a sua conta,

Acho essa discussão interessante mas não tenho capacidade técnica de discutir ela a fundo, não é minha área de estudo. Apesar de que se eu tivesse tempo para fazer uma segunda graduação faria em direito.
 

RMBR

Casual
Abril 7, 2006
56
4
Para lojistas de SP a vigência começou dia 01/05/2012.

Afetará o consumidor indiretamente, pois o Estado simplesmente colocou uma alíquota irreal.

O IVA-ST será 89,97% (oitenta e nove inteiros e noventa e sete centésimos por cento) para fins de cálculo da substituição tributária.

Esse é um IMPOSTO ESTADUAL e NÃO FEDERAL.

Se preparem que virá aumento no preço dos jogos produzidos aqui no Brasil.


Segue a íntegra da publicação:


V.1.2.1 - IVA-ST - A partir de 1º de maio de 2012
APortaria nº 85/2011determina que, a partir de 1º de maio de 2012, a base de cálculo para fins de retenção e pagamento do imposto relativo às saídas subsequentes das mercadorias arroladas notópico IV, com destino a estabelecimento localizado em território paulista, será o preço praticado pelo sujeito passivo, incluídos os valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos transferíveis ao adquirente, acrescido do valor adicionado calculado mediante a multiplicação do preço praticado pelo Índice de Valor Adicionado Setorial - IVA-ST.
O IVA-ST será 89,97% (oitenta e nove inteiros e noventa e sete centésimos por cento) para fins de cálculo da substituição tributária.
Ressalta-se que o referido IVA-ST poderá ser substituído por um outro percentual, desde que, cumulativamente:
1) a entidade representativa do setor apresente à Secretaria da Fazenda levantamento de preços com base em pesquisas realizadas por instituto de pesquisa de mercado de reputação idônea, nos termos dosartigos 43 e 44 do RICMS/SP, observando o seguinte cronograma:
a) até 31 de outubro de 2011, a comprovação da contratação da pesquisa de levantamento de preços;
b) até 29 de fevereiro de 2012, a entrega do levantamento de preços;


O atraso no cumprimento dos prazos previstos no item 1 acarretará:
a) o adiamento proporcional na implementação do IVA-ST resultante do levantamento de preços;
b) a aplicação do disposto neste tópico enquanto não ocorrer a implementação mencionada na letra "a".
2) seja editada a legislação correspondente.
Fundamentação:arts. 2º e 3º da Portaria CAT nº 85/2011.
V.2 - Alíquota
Os produtos fonográficos são tributados à alíquota de 18%, nas operações internas.
Fundamentação:art. 52, I do RICMS/SP.
V.3 - Emissão e escrituração do documento fiscal
V.3.1 - Contribuinte substituto
O contribuinte substituto ao emitir a nota fiscal relativa à mercadoria com imposto retido deverá preencher além dos demais requisitos previstos na legislação:
a) a base de cálculo da retenção, apurada nos termos dotópico V.1;
b) o valor do imposto retido, cobrável do destinatário;
c) a base de cálculo e o valor do imposto incidente sobre a operação própria.
É importante esclarecer que oRICMS/SP, art. 273, § 1º, determina que seja consignado no campo 'Informações Complementares' do documento fiscal que acobertar a operação a expressão "O destinatário deverá, com relação às operações com mercadoria ou prestações de serviço recebidas com imposto retido, escriturar o documento fiscal nos termos do artigo 278 do RICMS/SP".
Também é obrigatória a discriminação, no campo "Informações Complementares" da nota fiscal, do valor da base de cálculo da retenção e do valor do imposto retido, relativamente a cada mercadoria.
Em relação à escrituração no livro Registro de Saídas, o preenchimento deverá ocorrer:
a) nas colunas adequadas, em relação aos dados da operação própria, na forma prevista no RICMS/SP;
b) na coluna "Observações", na mesma linha do registro de que trata a letra anterior, o valor do imposto retido e o da respectiva base de cálculo, com utilização de colunas distintas para essas indicações, sob o título comum "Substituição Tributária".
Os valores constantes na coluna relativa ao imposto retido serão totalizados no último dia do período de apuração, para lançamento no livro Registro de Apuração do ICMS, em folha subsequente a da apuração do ICMS relativo às operações próprias.
Fundamentação:arts. 273, §§ 1º e 5º, e 275 do RICMS/SP.
V.3.2 - Contribuinte substituído
Na saída de materiais fonográficos do estabelecimento substituído, ou seja, do estabelecimento que recebeu a mercadoria com ICMS retido, a nota fiscal será emitida sem destaque do imposto com a seguinte expressão no campo "Informações Complementares": "Imposto Recolhido por Substituição - Artigo 313-M do RICMS/SP".
Ressalte-se ainda que o contribuinte substituído que realizar operações destinadas ao território paulista, com a finalidade de comercialização subsequente, deverá, no campo "Informações Complementares" do documento fiscal:
a) indicar a base de cálculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrável do destinatário;
b) relativamente a cada mercadoria, discriminar as indicações previstas na letra "a".
Esta nota fiscal deverá ser escriturada no livro Registro de Saídas por meio do preenchimento das colunas "Operações ou Prestações sem Débito do Imposto" e "Outras". Observe-se que o valor do imposto retido ou de parcela do imposto retido, indicado no documento fiscal:
a) não deverá ser incluído na escrituração da coluna "Outras";
b) deverá ser indicado na coluna "Observações".
Fundamentação:arts. 274, 278, e313-M, parágrafo único do RICMS/SP.
 

ElCidBr68

Jogador
Abril 4, 2011
1,638
20
Para com isso O IVA-ST é de 25%, não da pra combrar mais de DVD do que de bebidas que é 44% e alguma coisa.
Outra esse imposto é de substituição tributaria.
Isso já tá parecendo Código Da Vinci, e a teoria da conspiração.
 

Nitrover

Novato
Janeiro 31, 2008
21
0
[quote1336037850=Johannes]
[quote1335817852=Breicks]
Eu só queria entender como alguma pessoa consegue defender o Moacyr, não foi que ele errou em uma entrevista, aquilo é a opinião dele, dada em entrevistas e pelas redes sociais. A situação ficou tão feia que tem loja saindo da AciGames e outras que não sairam soltando cartas abertas falando que não concordam com a posição do Moacyr.
[/quote1335817852]

Incoerência, parcialidade e ingenuidade são as "qualidades" de vários que vieram defender o Moacyr e a Acigames por aqui.
[/quote1336037850]

Concordo em genero numero e grau!
 

Nitrover

Novato
Janeiro 31, 2008
21
0
[quote1336037936=Breicks]
Bacana, momozetes não pode mas chamar de viuvas do apocalipse, destinadas a mediocridade, debochadas e etc vale.

Eu só queria entender como alguma pessoa consegue defender o Moacyr, não foi que ele errou em uma entrevista, aquilo é a opinião dele, dada em entrevistas e pelas redes sociais. A situação ficou tão feia que tem loja saindo da AciGames e outras que não sairam soltando cartas abertas falando que não concordam com a posição do Moacyr.
[/quote1336037936]

Pois é, esse é o nível de imparcialidade do PXB! Momozete não pode, mas esse tipo de comentário de um moderador, é muito mais agressivo e ofensivo do que chamar de Momozete!
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Acho que é pedir demais para um usuário respeitar outro usuário, se pedir isso é o cúmulo do cúmulo no PXB, sinceramente parei com o PXB e minha saída da Moderação é mais que certa.

Se outro Moderador escreveu isso, ele como Moderador tem que dar o exemplo, mas nem vou estender esse assunto porque sinceramente cansei.

No mais, não sou eu que estou sendo ofendido, quem está é apenas um usuário que não tem nada haver com a história que deu sua simples opinião. Se é "cool" taxar as pessoas , vão em frente.
 

Deco84RJ

Jogador
Dezembro 24, 2007
4,380
16
[quote1336042641=HelderSR]
Acho que é pedir demais para um usuário respeitar outro usuário, se pedir isso é o cúmulo do cúmulo no PXB, sinceramente parei com o PXB e minha saída da Moderação é mais que certa.

Se outro Moderador escreveu isso, ele como Moderador tem que dar o exemplo, mas nem vou estender esse assunto porque sinceramente cansei.

No mais, não sou eu que estou sendo ofendido, quem está é apenas um usuário que não tem nada haver com a história que deu sua simples opinião. Se é "cool" taxar as pessoas , vão em frente.
[/quote1336042641]
Helder, mas a reclamação é pertinente. Se o usuário X chama um grupo de usuários de momozetes, é ofensa, mas se um usuário Y chama outro grupo de usuários de viúvas do apocalypse não é ofensa. Ou os dois são ofensas ou nenhum dos dois é.

mas eu já disse em outra página e torno a repetir, se alguém tem alguma reclamação quanto a um ou mais moderadores, mande um email pra webmaster@ portalxbox.com.br (tudo junto). Isso é muito melhor e efetivo do que ficar reclamando em tópicos que a administração não lê.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Deco, um erro não justifica outro. Não é porque um errou que também vou errar. Uma tecla que sempre apertei no PXB foi "respeito". Eu sou um usuário como qualquer outro, da mesma forma que procuro respeitar também quero ser respeitado, acho que todos são assim e sinceramente já cansei dessas taxações no PXB. Se você reclama de algo você é um chorão e está de MIMIMI, se você elogia algo que a maioria não gostou você é um conformista , dar sua opinião aqui está cada vez mais difícil, pois sempre vai ter outro usuário te taxando de algo que sinceramente é totalmente desnecessário.

Como você mesmo escreveu , está mais que correto, se algum Moderador escreveu algo que não gostou, mande uma mensagem privada para o Malegra informando o problema.
 

Deco84RJ

Jogador
Dezembro 24, 2007
4,380
16
[quote1336043180=HelderSR]

Deco, um erro não justifica outro. Não é porque um errou que também vou errar.

Como você mesmo escreveu , está mais que correto, se algum Moderador escreveu algo que não gostou, mande uma mensagem privada para o Malegra informando o problema.
[/quote1336043180]
Mensagem privada o malegra não lê, vai por mim, experiência própria, email é mais prático.
 

ZeroCool BR

Guerreiro
Setembro 16, 2008
1,904
358
Em resumo se qualquer um aqui que tem criticas contra algum moderador, as faça diretamente para a adminsitração.

[email protected]

E vamos retomar o assunto do tópico pessoal, concordando ou não, basta manter o respeito para que o andamento do tópico continue normal.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
[quote1336051446=RMBR]
Para lojistas de SP a vigência começou dia 01/05/2012.

(...)

[/quote1336051446]

Isso ele está falando da Substituição Tributária, e não do imposto em si.

Para os leigos no assunto, a ST pode parecer que é a alíquota direta sobre o produto, não é. É só uma forma do governo antecipar o recebimento do imposto, diretamente com o fabricante, importador ou distribuidor.

A lógica é bem simples. Eu fiscalizo 30 empresas, no lugar de 3.000, e ainda antecipo o imposto.

A alíquota do imposto não se altera com a ST, apenas a base de cálculo.
 

Gaviões

Jogador
Agosto 22, 2006
463
0
http://youtu.be/mLiBoJ9dHpA?t=14m49s

Este vídeo foi prduzido no dia 29 de janeiro de 2011 e colocado no youtube no dia 30, primeiro dia do "jogojusto". Ou seja, faz quase um ano e meio.
Este vídeo tem 33 minutos mas o link acima pula para parte na qual o conselheiro jurídico da ACIGAMES fala sobre imposto sobre jogos adquiridos via download.
Ele fala que não existe nenhum tributo pago (?!?!), que seria necessário incidir pelo menos imposto sobre serviço "já que houve uma locação" (?!?!?!) e, cereja do bolo, ao ser perguntado sobre qual seria a estimativa do valor do imposto, diz que tem que tomar muito cuidado com o que iria falar, pois o governo iria se basear na sua declaração para resolver o valor da taxação.

Esse tipo de vídeo, na data em que foi criado, me dá a certeza que o Moacyr não foi instado a fazer o jogo das lojas com o tempo.

Sim, porque até agora eu tinha achado que o Moacyr sempre teve boas intenções, mas foi tendo sua cabeça moldada para mudar de postura. Tinha até pena, pois achei que ele tinha virado um mero instrumento na mão dos lojistas, mas agora eu vi que ele sempre fez parte dessa engrenagem.

"Agora eu mudei"...mudou muito Moacyr!
Desde janeiro de 2011 mudando.
 

ascroccia

Jogador
Março 23, 2009
594
124
Sao Paulo / SP
[quote1336053727=Johannes]
O que o Moacyr escreve hoje pra mim são palavras ao vento. Não participarei de nenhuma pesquisa e nenhuma votação organizada por ele ou pela Acigames. Além de ser bem tarde para essa retratação, mais uma vez cheia de contradições, também é querer demais que nós como consumidores, continuemos a dar qualquer apoio a uma associação que representa interesses de lojistas. Não faço parte dessa classe e tenho interesses totalmente diversos dos interesses deles.

Por último, seria pedir demais para dar voto de confiança depois que o Moacyr demonstrou além de despreparo, dificuldade excessiva em se expressar clara e objetivamente, uma postura de ameaça e deboche frente a quem o respeitosamente questionava e pior, demonstrou profundo desconhecimento pelo mercado de games atual, principalmente no que se refere à distribuição digital, quando estamos aí às portas de uma nova geração onde essa distribuição será padrão.

Lamento, mas não terá meu apoio nunca mais.
[/quote1336053727]

Caso, realmente, exista a consulta pública, acredito que devemos participar, não acha?
 

FelipeLocato

Jogador
Maio 26, 2008
410
3
São Paulo-SP
[quote1336054175=ascroccia]
[quote1336053727=Johannes]
O que o Moacyr escreve hoje pra mim são palavras ao vento. Não participarei de nenhuma pesquisa e nenhuma votação organizada por ele ou pela Acigames. Além de ser bem tarde para essa retratação, mais uma vez cheia de contradições, também é querer demais que nós como consumidores, continuemos a dar qualquer apoio a uma associação que representa interesses de lojistas. Não faço parte dessa classe e tenho interesses totalmente diversos dos interesses deles.

Por último, seria pedir demais para dar voto de confiança depois que o Moacyr demonstrou além de despreparo, dificuldade excessiva em se expressar clara e objetivamente, uma postura de ameaça e deboche frente a quem o respeitosamente questionava e pior, demonstrou profundo desconhecimento pelo mercado de games atual, principalmente no que se refere à distribuição digital, quando estamos aí às portas de uma nova geração onde essa distribuição será padrão.

Lamento, mas não terá meu apoio nunca mais.
[/quote1336053727]

Caso, realmente, exista a consulta pública, acredito que devemos participar, não acha?
[/quote1336054175]

Nao acho... Até porq o censo gamer já foi utilizado para o Mal.... Quem me garante que essas consultas publicas nao seriam tb?

E outra.. Depois dessa o Moacyr só poderá ser ouvido por mim depois que sair da Acigames... Ele precisa se decidir... Ou eh pró-gamer ou eh pró-lojista.... Os dois ao mesmo tempo nao rola...
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)