MICROSOFT revelou hoje nova tecnologia para economizar ram!

SHADOWHELL

Novato
Novembro 26, 2006
73
51
Microsoft reveals how it’s improving visual detail on Xbox One and Windows 8.1


Microsoft revealed a new feature for DirectX 11.2 and Windows 8.1 today called “tiled resources” that enables a graphics card to display a huge amount of detail without overwhelming it with memory-intensive textures.
Tiled resources automatically swaps in the details whenever a gamer is looking closely at it. This should enable developers to pack in tons of lifelike textures. This functionality is only available on Windows 8.1 and next-gen consoles.
“The motivation for doing something like this is to enable you to make games with unprecedented amounts of detail,” Microsoft vice president of Windows Antoine Leblond said in a presentation at the company’s Build conference today in San Francisco.
Leblond demonstrated this technology using a map of Mars that was blurry whenever he zoomed into the landscape. He then turned on tiled resources, which made the minutiae of the surface of Mars pop with crispness.
In a different demo, Leblond zoomed in on a glider to show its rivets and dirt smudges.
This feature should improve visual performance on any PC running Windows 8.1, and it is something developers will have access to on Xbox One.


http://venturebeat.com/2013/06/26/m...etailed-graphics-on-xbox-one-and-windows-8-1/

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Hoje ela mostrou uma de suas novas features para o seu novo directX que estará disponível no X-ONE chamada de "TILED RESOURCES"

Grave bem este nome.


Pois é, esta nova feature permite que as texturas dos jogos funcione praticamente como ocorre no google earth. Se vc aproxima o zoom no google earth as texturas ficam fodas e se vc se afasta fica um lixo.

O funcionamento é muito parecido, ela mostrou um demo rodando em um tablet um jogo que era uma espécie de flight simulator, neste demo conforme o avião se aproximava do solo as texturas ficavam fodas e conforme se afastava as texturas decaiam. O jogo só carrega a textura que aparece e os developers não precisam de utilizar vários modelos para a mesma textura conforme avançam e se afastam.


O demo tava rolando em um processador arm usando texturas de 3GB, porém de memória o só foi usada 16 megas.

Vale lembrar que esta feature estará NATIVA no Xone.
 

SHADOWHELL

Novato
Novembro 26, 2006
73
51
iBlackStarr;n446002 disse:
E isso é bom ou ruim?

Ela simplesmente acabou de mostrar que que o 8gbddr5 do ps4 não fará a mínima diferença nos jogos que usarem esta feature. É capaz do de até superar o uso, se a economia for tão berrante quanto estão colocando.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Já tinham falado isso antes, faz um tempo já, na época dos rumores de DevKits que um cara citou essa tecnologia . Lembro que ele definia como algo que as texturas de fundo ou "longes" ficam em uma resolução menor e ao serem aproximadas ganham a qualidade ....Faz sentido. E é uma boa noticia para o One.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
541
721
Belém
Em algum outro topico eu falei sobre isso ...
A MS pode não ser mil maravilhas em hardware, mas é uma das melhores ou até a melhor empresa do mundo em software ... Pra Sony fazer valer toda essa diferença de hardware eles vão ter que remar muito na parte de software.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Vamos entender então que bolaram uma maneira de fazer mais com menos recursos. Não vou especular comparações com o PS4 nessa altura do campeonato.
 

SHADOWHELL

Novato
Novembro 26, 2006
73
51
Saci;n446025 disse:
Vamos entender então que bolaram uma maneira de fazer mais com menos recursos. Não vou especular comparações com o PS4 nessa altura do campeonato.

Exatamente. Encontraram uma maneira via software que segundo comentários gera uma economia extremamente significativa de ram e melhora a performance, esse demo usava 16megas, carregando texturas de 3gb.

E isso virá nativo no xone, não precisa ser implementado pelo developer. Ele usa se quiser, vai estar disponível agora nas sdk do X-one.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Não existe isso de XB1 rodar 11.2 e PS4 só rodar DX11.1, se ambos os consoles rodam DX11 eles rodam também todas as suas futuras atualizações. Só não rodarão DX12 em diante. Para quem espera que isso iguale a diferença em velocidade do ddr3 da MS para o ddr5 da sony, esqueçam, a mesma vantagem que o XB1 ganhará o PS4 também ganhará e no final a diferença ainda será mantida. Como isso se dará nos jogos? Difícil dizer, é esperar ano que vem e descobrir.

DX é uma ferramenta API, desenvolvida pela MS, e aberta para a maior parte das arquiteturas computacionais modernas, não é um "segredinho proprietário" da MS, como é o caso do kernel do Windows por exemplo, assim a aplicação dessa nova versão no PS4, PCs e afins é instantânea.
 

SHADOWHELL

Novato
Novembro 26, 2006
73
51
Vale lembrar que no devkit do ps4 não tem nada que use o DIRECT X, MAS O CONSOLE SUPORTA DIRECTX.. A sony disse que tava fazendo a nova API o mais similar possível ao dx, para os developers não terem nem que mudar o código direito.

É algo totalmente diferente de ja ter a parada nativa e com as features novas que a MS vai lançando.

Então é uma diferença a ser considerada sim.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Tá parecendo aquele papinho do tessaletion que ia fazer milagra no 360. Não fez.
 

Tato BR

Mestre
PXB Gold
Fevereiro 24, 2009
6,092
2,471
São Paulo
Isso vai ser uma mão na roda para os desenvolvedores de jogos de mundo aberto. Imagem isso aí na mão da Rockstar.
 
C

Convidado

Visitante
O Kit de desenvolvimento do PS4 usa visual studios, provavelmente isso vai estar disponível para todos.
Resta eles saberem usar.
 

SHADOWHELL

Novato
Novembro 26, 2006
73
51
Dei uma lida agora para dar uma explicada um pouco melhor, o sistema de memória do xbox one vê tudo como uma memória virtual gigante de 1 TB, e algumas macumbas que a Ms fez na gpu permitem carregar a versão correspondente de acordo com a resolução necessária.

Por exemplo, além de texturas objetos de perto também são carregados quando tão mais próximos
sons tb... um som distante pode ser tocado numa qualidade inferior pq vai ficar mais baixo...
e pra gpu e cpu isso é tudo transparente, os dados podem estar em qualquer memória, inclusive na esram...

Resumindo o quebrar dos ovos, se o Xone tiver um gargalo perante os jogos não vai ser culpa de falta de memória, mesmo tendo os 3gb para OS.

E melhor ainda, os 3gb da partição windows/os vão ser suficientes pra jogos indie tb.

O que me leva a crer que (MEU CHUTÔMETRO), Eu acho que a Ms vai liberar acesso à windows store pra quem for developer junto com w8, mas só teria acesso à partição do windows. os 3gb
Faz todo o sentido.
Quem quiser auto publicar paga 100 dólares por ano, e pode publicar jogos simultaneamente na loja do win8 e do one mas acessa a partição windows que tem só 3 gb.


Vamos fazer a vaquinha pra ve se eu acerto essa?
 

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
A MS precisa urgente trocar seu departamento de marketing. Como deixam uma característica dessa de fora da conferência, tomando tanta porrada da Sony. Se faz diferença no armazenamento, imagina na taxa de transferência.
 

paganini

Jogador
Julho 28, 2006
207
0
Pessoal de onde vocês tiraram que o PS4 usa DirectX? Ele pode ter uma GPU que seja compatível com Directx mas para usar o DirectX teria que ter um Kernel Windows. Como o PS4 roda um SO baseado em Linux ele usa é OpenGL.
 

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