Microsoft revela desempenho de jogos existentes rodando em 4K no Xbox One X

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Sobre o X na FullHD eu esperava ao menos nos novos jogos , texturas e mais filtros semelhante a configurar no PC os jogos. Nesse caso como a resolução sendo menor sobraria poder pra usar em outras firulas gráficas.
Mas pelo jeito também não deve acontecer

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Quanto à performance do X em TVs Full HD nós entramos meio que num terreno de discutir sexo dos anjos porque nem ele nem seus jogos existem ainda. O máximo que podemos fazer é ver o que os devs estão falando nesse momento e como eles se comportaram com o outro videogame "4k" nos últimos 10 meses. Existe um tópico da DF só sobre isso, mencionando os vários jogos feitos com o Pro em mente e seus vários benefícios para TVs 4k e Full HD. E o dado é esse mesmo, ao redor de 95% dos devs se limitam a garantir apenas o downsampling da resolução 4k, e em alguns casos, frames mais estáveis. Esse é o caminho do menor esforço, eles só trabalham na versão 4k do jogo e mais nada. Um jogo do Pro rodando numa TV Full HD executa o game da exata mesma forma como se estivesse numa TV 4k, mas ao ver que a TV suporta apenas 1080p adiciona um processo extra na imagem, que é o downsampling. Muita gente crê que ao fazer isso o jogo rodará melhor na tela HD. Por exemplo, se ele estiver rodando em média de 25fps na TV 4k certamente rodará com 30fps cravados na tela HD, certo? Errado. O downsampling só faz o jogo "caber" na sua tela, mas internamente ele está rodando usando os mesmos recursos exigidos para a tela 4k, ou seja, ele também correrá na sua TV à 25fps, mesmo sua resolução sendo menor.

Quanto à texturas e outras "melhorias" é difícil dizer o efeito prático disso pelos motivos já apontados acima, nem o VG nem os jogos existem ainda. Por exemplo, o Rafael colocou uma tabulação com as informações já liberadas de uns 30~35 jogos acima. Repare que apenas em 20% deles os devs mencionam alguma melhoria além de resolução e HDR, coisas na linha de "melhores efeitos no Xbox One X", mas eles não especificam o que seria isso. Pode ser qualquer coisa extremamente significativa como mais vegetação, mais NPCs povoando o mundo, mais depth of field (objetos mostrados no horizonte), ou então coisas bem sutis como melhor filtragem de texturas (AF), sombras "suaves", melhor solução de ambient occlusion, god rays em iluminação, mais pontos de luz etc. Tudo isso é coisa legal e desejável, mas só parte disso tem verdadeiramente um efeito "cheguei!". Melhores texturas por outro lado são um ganho mais óbvio mas ao mesmo tempo quem tiver apenas uma tela HD não será agraciado da forma como elas foram concebidas. Textura 4k, como o próprio nome diz, é para telas 4k, ao exibi-las em 1080p você às está transformando em texturas 1080p+....rs. Elas são criadas justamente para tirar proveito do quádruplo da densidade de pixels das TVs UHD, mas ao forçá-las numa tela HD através de downsampling a maior parte dos detalhes delas se vão. Vai ser melhor do que as texturas presentes no XB1? Certamente. Próximo ao que o X numa tela 4k apresentará? Nem de perto. Vale pagar 3 mil por algo assim? Só você pode responder essa pergunta.
 
Última edição:

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
@jairopicanco acredite, nós não estamos discordando no ponto central do assunto, apenas no quão universal esses benefícios extras realmente serão. Até onde sabemos, nos testes internos utilizados pelos devs para "brincar de portar" jogos do XB1 para o X, absolutamente nada foi modificado, adicionado em termos de texturas, melhores sombras, iluminação, efeitos....nada! O ganho foi estritamente de resolução nativa sendo renderizado no aparelho. Novamente retorno à tabulação do Rafael que vem acompanhando as declarações dos devs: apenas 1/5 dos estúdios mencionaram que seus jogos terão alguma melhoria que não seja resolução ou HDR. E nem é uma questão de boa ou má vontade dos devs de implementar esses recursos, mas sim se sobra recurso no sistema para isso. Pegue as declarações da Respawn, os dev de Titanfall 2. Internamente o jogo foi testado no X e em certas partes dele conseguiu rodar em 6k e em outras caiu abaixo de 4k, por isso eles estão considerando resolução dinâmica para manter os 60fps cravados, mas no fim, ele é o exato mesmo jogo do XB1. Não teve melhora de sombra, textura, iluminação, absolutamente nada. A melhora foi de resolução. O jogo equivale à qualidade Alta do PC (segundo eles) e não possui solução de ambient occlusion. Quer dizer, eles não consideraram aumentar sombras ou implementar OC na versão do X nesse momento. Pode mudar? Certamente, mas nesse momento não é o caso.

É claro que é natural assumirmos que junto com resolução 4k e HDR virá também melhores texturas, efeitos, sombras, iluminação, certo? Errado. Não me leve a mal, não estou tentando ser engraçadinho ou arrogante mas qualquer coisa nova implementada "acima da versão básica" custa recurso do sistema e o custo para renderizar algo em 4k nativo já é altíssimo. Lendo o texto da DF e da conversa deles com os devs e seus testes, repare que alguns jogos possuem mesmo uma folga que pode ser usada justamente para adicionar mais "eye candy", como o "jogo de corrida" portado para UHD com 66% da GPU utilizada (obviamente Forza 7). Ou seja, o simples fato de rodá-lo em 4k nativo já come 2/3 dos recursos totais do X, e Forza é um jogo com fases do tamanho de um dedal, imagina RDR 2 ou Cyberpunk 2077. Mas okay, tem aí uns 34% para usar em outras coisas. Por outro lado, jogos como o de "ação de mundo aberto" (provavelmente AC Origins) conseguiu apenas 24fps (caindo abaixo dos 30fps do XB1) e isso ficando 24% acima dos recursos totais do sistema. Este jogo, obviamente, não conseguiria oferecer qualquer tipo de plus, já que nem em 4k nativo nesse momento ele está rodando.

Mas veja Jairo, a verdade é que nós não sabemos ao certo como esses jogos irão se comportar com 100% de exatidão. O máximo que podemos fazer neste momento é dar "chutes educados", como dizem os americanos. Como mencionei, dos 100+ jogos que usam os recursos extras do Pro apenas uma pequena parcela dos devs optou por utilizar parte desses recursos para oferecer outras coisas como modos de renderização diferentes ou um jogo com "melhorias". Pode ser diferente no X? Claro, mas me parece que os caras estão mais focados em resolução primeiro e qualquer outro tipo de benefício depois. Além disso, como a vasta maioria dos devs não estão falando em melhorias extras, mas sim apenas focando em resolução, pode ser que isso indique uma tendencia. Veja que meu intuito não é jogar água no chopp de ninguém, e claro, cada um gasta sua suada grana da forma que bem entender. Eu não gastaria 3k num VG que foi concebido prioritariamente para uma TV que eu não possuo. Mas esse sou eu. Ainda mais quando tudo o que é falado, anunciado, por propaganda, por devs, pela MS sobre ele é focado exclusivamente em resolução 4k. Se você for na página do produto na MS aparece a palavra 4k umas 15x no site, com foto dos jogos 4k, descrevendo o HDR, streaming em 4k e tudo mais. Isso ocupa 75% da página. Aí lá no finalzinho vem uma pequena parte falando sobre compatibilidade de assessórios e ali, dentre vários tópicos, tem 1 ou 2 linhas falando que roda na sua TV 1080p, ou seja, isso não é uma prioridade. Isso afetaria a minha decisão de compra, mas óbvio, não necessariamente afetará a de outros.
 
Última edição:

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
No meu caso, eu vou acabar comprando o X antes da TV 4K, pois estou sem nenhum console da MS. Se fosse apenas fazer um upgrade, talvez eu resolvesse esperar pra comprar a TV primeiro.

@Marcus_007 pode me corrigir se eu estiver errado. Eu tenho pesquisado sobre o supersampling e invariavelmente leio que o algoritmo utilizado para isso consome recursos que, em casos de heavy load, podem afetar o desempenho do jogo. Eu quero ver os testes da DF rodando o X em TVs Full HD pra ver se isso procede e orientar a ordem das minhas compras.
Em alguns casos afeta sim. Existem dois métodos para fazer um jogo rodando numa resolução maior rodar numa tela de resolução menor aumentando sua claridade, filtro de texturas e redução de serrilhados: downsampling e supersampling. O objetivo é o mesmo, mas dependendo das ferramentas você consegue um ou o outro. O downsampling usa mais recursos do sistema mas o efeito final é melhor. O supersampling usa menos recursos mas a qualidade final é inferior ao do downsampling. É bem provável que no cálculo total dos recursos de sistema desses jogos rodando no X já esteja a pequena queda no fps quando o jogo estiver rodando em supersampling ou downsampling. Então se a queda projetada é de, se lá, 15~20%, a meta de fps do jogo no X em 4k será de 34~36fps em média (com o cap), para rodar com 29~30fps no supersampling na tela HD. Um dev que não considerar esse custo a mais é muito vacilão. Eu não me preocuparia com isso nesse momento, salvo engano, basicamente dos 100+ jogos do Pro que rodam em supersample em telas HD eu nunca vi relatos do jogo rodar pior em HD do que sua versão checkerboard em 4k. Posso estar enganado, mas eu realmente não me recordo de nada nesse sentido.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Não me leve a mal. Acima eu usei um exemplo de um caso extremo. O rapaz queria uma TV 4k abaixo de 2 mil. Isso simplesmente não é plausível nesse momento. A KU6000 é corriqueiramente minha sugestão para uma TV 4k de entrada de qualidade razoável. É claro que por ser modelo de entrada você tem que fazer algumas concessões: ela tem um judder leve em filmes e seriados, a tela é de 60hz quando o ideal seria 120hz, o HDR é tabajara etc. Mas isso não é característica exclusiva dela, essencialmente todas as TVs de entrada seguem essa linha. Por outro lado o nível de preto dela é super baixo, o contraste bem alto, uniformidade do painel é perfeita, não costuma ter clouding, bleeding, banding, tem lag bem baixinho e tem mais brilho que outras TVs na mesma faixa de preço, o que ajuda a produzir um HDR mais legal, mesmo ele sendo 100% tabajara....rs. Então no frigir dos ovos ela tem mais pontos positivos que negativos. Mas dada a escolha, obviamente, pegue uma KS7000 de 49" no lugar dela, porque essa sim é uma TV 4k fantástica, dentre todas as LEDs com HDR real, está possui o melhor custo benefício. Não é à toa que ela é a escolha nº1 em todos os sites de jogos para testar jogos em HDR como a IGN, Giantbomb, Eurogamer e outros. O problema é justamente ela custar em média 50% mais que as KU.....rs. Por isso que tem que ficar de olho em promoções, cupons etc.

Sobre o HDR falso e real. Sem entrar muito em aspectos técnicos, o HDR funciona mais ou menos da seguinte forma, imagine que todas as cores existentes são graduadas de 1 à 100. Então você tem 100 níveis de preto, 100 de azul, 100 de verde e por ai vai. Entretanto, até mesmo por limitações tecnológicas, as TVs "comuns" chamadas de SDR, só exibem as graduações de cores de 30 à 70, então tudo o que for de 1 à 29 e 71 à 100 não é exibido em televisores comuns. Nas TVs c/ HDR "reais" existe a expansão das cores para ter acesso a estas que estão faltando, exibindo assim bem mais detalhes, nuances, distância entre as cores, aumento de saturação etc. Digamos que essa TV HDR em questão vai de 10 à 90, te oferecendo cores inéditas entre 10 e 29 e entre 71 e 90, apenas à título de exemplo. Por outro lado, a TV com HDR "falso" não consegue expandir essas cores, o que ela faz é te dar acesso à outras cores diferentes das que você já tinha, mas o preço disso é você perder outras no processo. Ou seja, ela move a escala para cima ou para baixo. Então um HDR tabajara pode oferecer cores de 15 à 55 ou de 50 à 90 etc. Sacou a diferença? É por isso que donos de uma KU (e de outras TVs com HDR falso) conseguem perceber uma mudança distinta ao ver uma imagem em HDR ou em SDR, essa diferença existe mesmo, mas aquilo não é HDR propriamente dito pois não existe expansão do espaço de cor, apenas uma mudança na escala de cor.
Obrigado por responder , neste caso acho que vou aguardar uma boa promoção dessa KS 7000. Já que é pra investir melhor pegar algo direito , né.
Até lá devemos ter mais informações e testes do X se portanto nos mais diferentes jogos e resoluções.
Pô , muito interessante essas novas tecnologias. Vou ler mais aqui sobre isso


Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Última edição:

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Matéria interessante , parabéns. Estou divido em pegar uma TV 4k e lá pra depois o X ou ficar na fullhd e pegar o X logo de cara.
Mas para isso preciso saber se os benefícios pra quem ainda não tem TV 4k vão ser compensadores também

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Vou pegar o X depois a TV, acredito que vai ser grande a diferença, pois veja bem, mesmo o jogo rodando e uma TV 1080p o jogo terá muito mais recursos gráficos como textura, sombra, iluminação, quantidade de objetos na tela e etc e isso vai ser notável independente da resolução estar em 4k ou não.
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
Eu vou exatamente na contramão de quem fala "compre uma TV 4K primeiro, porque com o Xbox One X o ganho sem a TV 4K será pequeno". Não, pra mim não tenho nenhuma outra serventia para uma TV 4K agora se não for para jogar. Então por qual razão eu compraria primeiro uma TV 4K para ficar jogando no Xbox One Vanilla a 1080p? O Xbox One X traz muito ganho em performance, iluminação, shaders e filtros que, sim, serão visíveis numa TV Full HD além da resolução 4K.

Então fica a recomendação do tio aqui: Quem não tem cash pra comprar TV e console agora, vá de Xbox One X primeiro, surpreenda-se com o equipamento e depois compre sua TV 4K e tenha mais surpresas com a nova resolução. Ganho emocional garantido. Ficar com uma TV 4K sem poder comprar o console por meses pra mim seria frustrante.

É EXATAMENTE ASSIM que eu penso. Somos Strikes!!!

A aquisição do Xcorpio será para que Eu e meu 1º filho (Henrique) e a minha esposa (Amore Mio), joguemos multiplayer juntos.
E a minha Esposa tb poderá jogar com o nosso filhote na minha ausência.

Temos duas TV's na sala (40" e 32") ambas são do mesmo modelo, só iremos trocar conforme forem quebrando, porém, eu não vou ficar esperando isso pra só então comprar o Xcorpio.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,655
Rio Grande do Sul
Um tópico pra ser guardado com carinho para a posteridade
Ia dizer que esse tipo de tópico é ideal pra ter um botão "favorito", pro cara deixar guardado e revisitar depois de um tempo. Botão fav do Twitter é basicamente isso, cara marca e quando dá errado alguma previsão principalmente de futebol galera cai matando em cima na zoeira kkkk
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,254
19,037
Manaus
@jairopicanco acredite, nós não estamos discordando no ponto central do assunto, apenas no quão universal esses benefícios extras realmente serão.
Sim, eu sei, tanto que apenas fiz ressalva no tocante ao Supersampling. Estamos aqui pra trocar ideias de forma amigável, não se preocupe. :)

Pelo que li recentemente, a M$ recomendou o uso de anisotropic filtering de 8x como padrão, face aos 4x do Xbox One comum.
Nas notícias lá de 2016, era 16x o sugerido. Então fica essa lacuna de dúvida se usarão 8x, 16x, ou os 2, conforme o jogo.
A própria produtora do Gears 4 afirmou que a versão X será superior em todos os níveis, como texturas, partículas, sombras e iluminação.

Então, a qualidade da versão 1080p do X está condicionada ao que os developers pretendem empurrar adiante em termos de qualidade visual nele, sempre tendo em conta, claro, que o salto pro 4k já consome 3,5x recursos do console (Segundo a M$).

O que fica mais em aberto é como será nos jogos multiplataforma, pelo menos os da 1 leva.
Exclusivo sabemos que o trabalho é mais apurado e dedicado. O fato do console ser versátil para desenvolver é promissor.

Amanhã eu vou jogar no ps4 PRO de um amigo meu, poderei ver o Horizon, Uncharted e outros em 4k checker lá, e no 1080p supersampling.
Por aí já terei algum parâmetro melhor, principalmente no supersampling. É aquela coisa, é ver pra crer.

Agora, pra ser bem honesto, acho ultrajante pagar supostos 3k num console, seja qual for. Mas isso é eu...
Mas eu evito colocar o preço BR nessa equação como um fator determinante para colocar o console pra baixo, porque o nosso mercado é hostil demais tributariamente falando, e impõe discrepâncias além do razoável nos produtos eletrônicos e principalmente num console de jogos.
Eu o vejo como um excepcional console de 499$.
 
Última edição:

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Não vou falar de aspectos técnicos porque eu obviamente não entendo, mas eu acho que o Xbox One X vai ser mais útil sem uma TV 4K, do que uma TV 4K seria sem o Xbox One X. Que conteúdo faz uso de uma 4K hoje em dia? Netflix, alguns vídeos de Youtube, Amazon Prime... Quantas pessoas tem um Blu-ray UHD? Fora isso o que mais eu posso fazer numa 4K? Acho que muito pouco.

Pra mim faz muito mais sentido investir no Xbox One X antes e deixar a TV pra depois.
 
Última edição:

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,655
Rio Grande do Sul
O que fica mais em aberto é como será nos jogos multiplataforma, pelo menos os da 1 leva.
Aí entra o incentivo ($$$$) da Microsoft. Primeiros resultados a gente vai ver em Assassin's Creed Origins e Shadow of War.
Agora, pra ser bem honesto, acho ultrajante pagar supostos 3k num console, seja qual for. Mas isso é eu...
One foi lançado oficialmente aqui em novembro de 2013, quando dólar tava a R$ 2,33 e o valor era de $499. Chegou aqui por R$ 2.299,00 - conversão direta era R$ 1.165,00. Caso sigam a mesma lógica, vamos imaginar (tomara) um dólar estável a R$ 3,30 que é o que tem hoje em dia na situação que o país se encontra. Conversão direta é R$ 1.650,00, e na conta inicial pra chegar no valor BR era multiplicar por 2, daria R$ 3.299,00 - partindo do mesmo preço base de $499 lá fora.
 
  • Curtir
Reações: Marcus_007

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Perfeita a demonstração do rapaz mostrando a diferença entre Forza 3 e Gears 4 rodando em 4k PC em supersample para a TV HD e o mesmo jogo rodando nativamente em 1080p no XB1. Muita boa demonstração mesmo, está de parabéns. Foi o que eu mencionei lá atrás, o supersample é basicamente aumento na claridade, melhor filtro de texturas e diminuição de serrilhados. Não é uma mudança da água para o vinho, quem esperar algo muito significativo eu sugiro que cheque as imagens. Supersample sempre oferece uma melhora sutil, bem longe do que seria uma imagem 4k de verdade mas produzindo algo um pouco melhor do que a imagem nativa em Full HD. Em Gears você percebe o rosto do Chris mais bem definido, assim com os vergalhões de ferro. Em Forza as linhas das sombras praticamente somem com os serrilhados, melhora a visibilidade das marcas de pneu na pista. Melhor do que falar é ver o exemplo "ao vivo" e os links compartilhados pelo @GameStrike são excelentes para a galera ter uma ideia do que é o super sample em ação e decidir se vale a pena pagar o preço mais caro de lançamento pelas melhorias entregues nas TVs HD ;)

http://screenshotcomparison.com/comparison/213430 Forza 3
http://screenshotcomparison.com/comparison/213431 Gears 4
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Acho que para quem gosta de jogos faz mais sentido adquirir o console antes da TV, mesmo se for para não ter uma grande diferença de qualidade imediata.

Enviado do meu ASUS_T00J usando o app mobile do PXB!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)