Microsoft revela desempenho de jogos existentes rodando em 4K no Xbox One X

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,838
4,272
São Paulo
05132444596140-t1200x480.jpg


Sem sombra de dúvidas, o Xbox One X é o console mais poderoso lançado até hoje, passando o PlayStation 4 Pro e o Xbox One convencional com folga. Porém, como que todo esse poder bruto será utilizado? Em jogos novos, a página está em branco e os desenvolvedores podem usar como quiser, mas e nos games já lançados?

Para mostrar um pouco do que a nova máquina pode fazer, a Microsoft revelou alguns dados de benchmarks do Xbox One X rodando alguns jogos em comparação ao Xbox One normal. O Digital Foundry teve acesso a esses dados e explica tudo no vídeo abaixo. Confira:



Vamos dissecar um pouco as informações: nove jogos foram levados em conta, mas a empresa não divulgou os seus nomes e podemos apenas especular sobre o que se trata. Mas, basicamente, como os títulos antigos se comportam em um port direto para o Xbox One X, rodando a 4K? É isso que vamos comentar abaixo.

Basicamente, alguns jogos como Forza 7 e Gears of War 4 (são especulações quase certas), funcionam muito bem com a otimização nativa. No Xbox One convencional, Forza 7 usa 77,8% da GPU para rodar o game em 1080p com média de 77 fps, enquanto no Xbox One X, apenas 65,9% da GPU é utilizada para alcançar 4K e 91 fps. Gears of War segue com um desempenho muito bom também, mostrando que não tem problema algum em rodar em 4K, mesmo sem ser otimizado.

05131952363133.jpg


Nem tudo são flores (isso não é um problema)

Apesar de muitos jogos rodarem perfeitamente sem nenhum tipo de esforço no Xbox One X, há algumas exceções que não retiram tanto os recursos para rodarem melhor. O “Jogo A” e o “Jogo H” não se saem tão bem em 4K. A primeira coisa que precisamos ressaltar é que, assim como explicado pelo Digital Foundry, o port utilizado para o benchmarking não é otimizado e pode não utilizar as novas memórias GDDR5 como deveriam (o código-fonte é feito para a arquitetura anterior do Xbox One, com memória DDR3 e ESRAM para ajudar por fora).

O “Jogo H”, possivelmente Star Wars Battlefront, roda em 720p e 60fps no Xbox One comum, enquanto no Xbox One X a GPU ficaria sobrecarregada para rodá-lo em 38fps e em 4K. É um exemplo extremo, já que estamos falando de aumentar a resolução em 9 vezes. Já o “Jogo A”, que provavelmente é ReCore, consegue alcançar os 4K, mas a performance praticamente não muda.

05132254893134.jpg


05132258065135.jpg


05132317878136.jpg


05132322065137.jpg


05132333159138.jpg


Um outro título, o “Jogo E” (talvez Assassin’s Creed Origins), é um mundo aberto que roda em 900p e 30 fps no Xbox One comum com 100% de uso da GPU, algo que não é melhorado muito no Xbox One X: o jogo pode rodar a 4K, mas a performance fica comprometida e vai para os 24 fps e com sobrecarga na GPU. Mais uma vez: os nomes são apenas especulados e são jogos não-otimizados.

Novos e antigos: qual a diferença?

Para completar, o Digital Foundry explicou como o Xbox One X vai lidar com os jogos já lançados e que não receberão patches para utilizar o potencial do novo console. Basicamente, a biblioteca é dividida em duas: os games mais antigos que rodam em uma SDK mais velha (ambiente de desenvolvimento) e os novos, que aproveitam uma nova SDK.

Os antigos aproveitarão pouco o poder bruto do console e devem ter pequenas otimizações de performance, de resolução (quando for dinâmica, como Halo 5) e filtro de texturas, quase como um Xbox One comum um pouco mais forte. Em contrapartida, todos os títulos desenvolvidos na nova SDK têm acesso completo a todos os recursos do Xbox One X, ou seja, podem utilizar o poder bruto para ficarem melhor sem nenhum tipo de otimização (jogos como Project Cars e outros que têm framerate desbloqueado podem se beneficiar).

05132345331139.jpg


Em outras palavras, softwares desenvolvidos na nova SDK conseguem “enxergar” o upgrade de hardware nativamente. Por enquanto, teremos que esperar para ver como o console funcionará em 4K, pois até agora, só vimos Forza Motorsport 7 e Super Lucky’s Tale em 4K nativo, já que a Microsoft não mostrou os demais games prometidos em 4K até agora.

Fonte
Fonte Original
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Matéria interessante , parabéns. Estou divido em pegar uma TV 4k e lá pra depois o X ou ficar na fullhd e pegar o X logo de cara.
Mas para isso preciso saber se os benefícios pra quem ainda não tem TV 4k vão ser compensadores também

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Impressionante o nível de leveza e optimização da ForzaTech, até o Xonão comum dá um caldo de 77fps a 1080p cravados com 77% da GPU usada. Espero que a Turn10 use essa margem para aprimorar ainda mais o game, principalmente no Xbox One X.

Em outras palavras, softwares desenvolvidos na nova SDK conseguem “enxergar” o upgrade de hardware nativamente. Por enquanto, teremos que esperar para ver como o console funcionará em 4K, pois até agora, só vimos Forza Motorsport 7 e Super Lucky’s Tale em 4K nativo, já que a Microsoft não mostrou os demais games prometidos em 4K até agora.

Tecmundo tecmundando de novo. Insistem dia após dia que o Xbox One X não entrega 4K nativos e, implicitamente, sugerem que "já que não é 4K nativo, é a mesma coisa do PS4 Pro". Estranho que a Tecmundo manjava muito de resoluções e optimização quando era 1080p x 900p, deixando bem clara a diferença e noticiando essa diferença em todos os jogos. Mas agora parece que ficou mais conveniente embolar tudo no checkerboard dinâmico e vender PS4 Pro e Xbox One X no mesmo balaio como 4K não nativos, dando vantagem ao Pro por ser $100 mais barato.

De todo modo, convido-os a dar uma olhada no meu tópico dos games que receberão 4K e confirmar se são só FM7 e Super Lucky's Tale que rodam a 4K nativos mesmo.

Unknown.png
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Impressionante o nível de leveza e optimização da ForzaTech, até o Xonão comum dá um caldo de 77fps a 1080p cravados com 77% da GPU usada. Espero que a Turn10 use essa margem para aprimorar ainda mais o game, principalmente no Xbox One X.

É que certamente outros componentes do console, como cpu, fazem o gargalo. Então mesmo que pareça que ficou sobrando poder, e de certa forma ficou, a engenharia de software necessária pra elevar o nível de uso do hardware é complicada. Mas a Turn 10 está sempre polindo e avançando nesse sentido.

Como o equilíbrio entre os componentes será diferente, não estranhe se o percentual de uso da GPU no X for maior.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Matéria interessante , parabéns. Estou divido em pegar uma TV 4k e lá pra depois o X ou ficar na fullhd e pegar o X logo de cara.
Mas para isso preciso saber se os benefícios pra quem ainda não tem TV 4k vão ser compensadores também

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Apenas como sugestão, considere pegar uma boa tela 4k em promoção num primeiro momento para depois investir no X. Uma Samsung KS7000 de 49" (que foi eleita uma das 5 melhores TVs do ano passado, e que ainda dá uma surra na maior parte das TVs de 2017) volta e meia aparece por 3,6~3,9 mil reais. Inclusive esses dias um pessoal na sessão de Alta Definição colocou uma promoção do Submarino para ela nessa faixa. A Black Friday também costuma mandar essa TV para 3,3~3,5k. Tendo em vista que uma TV 4k de entrada com 50", como a KU6000 ou 6400, costumam sair por 2,8~3k, se você puder esperar um pouco e tiver a oportunidade de pagar apenas 500~700 reais a mais por uma KS ou invés de uma KU, faça! A KS é vastamente superior aos modelos de entrada em todos os sentidos, principalmente HDR. Enfim, algo a se ter em mente.

Você pegando o X nesse primeiro momento, você pagará preço cheio de lançamento por ele e o seu ganho em Full HD será pequeno. E você pode estar tranquilo quanto a isso, caso dinheiro não seja problema, hype alto e tudo mas, eu sei bem como é, apenas esteja consciente que o beneficio real em TVs Full HD será bem marginal e mundos de distância do jogo rodando numa tela 4k. Basicamente você perde a resolução 4k e HDR (que são o foco central do aparelho) e fica apenas com supersampling e framerate mais estável. O que é legal, não me entenda errado, mas pagar o triplo de um XB1 para ter jogos rodando em 1080p ao invés de 900p, 30fps ao invés de 26~27fps e uma imagem com 10~15% mais claridade e alguns detalhes a mais em alguns casos é uma proposta bem difícil de engolir para a maioria das pessoas. Em todo caso você sempre pode esperar por modos de resolução diferenciados do X para TVs Full HD. O problema é que os prospectos disso, nesse momento, são bem ruins. Veja o caso do Pro, vai completar 1 ano, tem ao redor de 100 jogos AAA com suporte para ele e dá para contar nos dedos de uma mão quantos devs se deram ao trabalho de criar modos de resolução diferente para ele, e só 1 ofereceu algo na linha de 900p e 60fps ou 4k e 30fps. Mas para 95% dos jogos restantes naquele console, o benefício para a galera em TVs Full HD é apenas supersampling e frames mais estáveis. Fora isso, das notícias e comentários que estão chegando dos devs quando eles são questionados sobre quais os benefícios do X para TVs Full HD, adivinha o que eles falam? Supersampling, supersampling, supersampling. Supersampling é algo legal de se ter numa tela de 1080p, ele aumenta a claridade em torno de 15%, reduz serrilhados, então é algo preferível de se ter do que não. Mas pagar 300% pelo recurso....é dose. Temos que lembrar que o foco desse aparelho é 4k. Para Full HD o benefício será o que sobrar, o que der para fazer, é a lei do menor esforço mesmo.

Abaixo dá para checar a diferença entre Forza 3 e Gears 4 rodando em 4k no PC fazendo supersample para uma uma TV HD e o mesmo jogo rodando nativamente em 1080p no XB1. Não é uma mudança da água para o vinho, quem esperar algo muito significativo eu sugiro que cheque as imagens. Supersample sempre oferece uma melhora sutil, bem longe do que seria uma imagem 4k de verdade mas produzindo algo um pouco melhor do que a imagem nativa em Full HD. Em Gears você percebe o rosto do Chris mais bem definido, assim com os vergalhões de ferro. Em Forza as linhas das sombras praticamente somem com os serrilhados, melhora a visibilidade das marcas de pneu na pista. Os links são excelentes para a galera ter uma ideia do que é o supersample em ação e decidir se vale a pena pagar o preço mais caro de lançamento pelas melhorias entregues nas TVs HD ;)

Deixe o mouse fora da imagem para ver a versão do XB1 e coloque o mouse dentro da imagem para ver o supersample da imagem 4k do PC correndo numa TV HD.
http://screenshotcomparison.com/comparison/213430 Forza 3
http://screenshotcomparison.com/comparison/213431 Gears 4

Por fim, cuidado para não gastar mais no X do que numa eventual TV 4k. Eu sei que parece besteira falar isso, mas eu recebi algumas perguntas na sessão de Alta Definição para indicações de "boas TVs 4k" por 1,8~2 mil reais porque a pessoa já ia gastar 3 mil com o X. Na boa, "boa TV 4k" por 1,8~2 mil não existe. Não em 2017. Não no Brasil. As pessoas devem lembrar que uma TV serve BEM mais do que apenas para jogar e dura 10 anos fácil. Por outro lado, em 4 anos, essas pessoas provavelmente nem estarão mais com o X como seu console principal. Por isso, não corra para colocar um motor de Camaro dentro de um Fusca, porque eventualmente você vai querer trocar de motor, mas ainda vai ficar com o Fusca....rs.
 
Última edição:

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
Apenas como sugestão, considere pegar uma boa tela 4k em promoção num primeiro momento para depois investir no X. Uma Samsung KS7000 de 49" (que foi eleita uma das 5 melhores TVs do ano passado, e que ainda dá uma surra na maior parte das TVs de 2017) volta e meia aparece por 3,6~3,9 mil reais. Inclusive esses dias um pessoal na sessão de Alta Definição colocou uma promoção do Submarino para ela nessa faixa. A Black Friday também costuma mandar essa TV para 3,3~3,5k. Tendo em vista que uma TV 4k de entrada com 50", como a KU6000 ou 6400, costumam sair por 2,8~3k, se você puder esperar um pouco e tiver a oportunidade de pagar apenas 500~700 reais a mais por uma KS ou invés de uma KU, faça! A KS é vastamente superior aos modelos de entrada em todos os sentidos, principalmente HDR. Enfim, algo a se ter em mente.

Você pegando o X nesse primeiro momento, você pagará preço cheio de lançamento por ele e o seu ganho em Full HD será pequeno. E você pode estar tranquilo quanto a isso, dinheiro não é problema, hype alto e tudo mas, eu sei bem como é, apenas esteja consciente que o beneficio real em TVs Full HD será bem marginal e mundos de distância do jogo rodando numa tela 4k. Basicamente você perde a resolução 4k e HDR (que são o foco central do aparelho) e fica apenas com supersampling e framerate mais estável. O que é legal, não me entenda errado, mas pagar o triplo de um XB1 para ter jogos rodando em 1080p ao invés de 900p, 30fps ao invés de 26~27fps e uma imagem com 10~15% mais claridade e alguns detalhes a mais em alguns casos é uma proposta bem difícil de engolir para a maioria das pessoas. Em todo caso você sempre pode esperar por modos de resolução diferenciados do X para TVs Full HD. O problema é que os prospectos disso, nesse momento, são bem ruins. Veja o caso do Pro, vai completar 1 ano, tem ao redor de 100 jogos AAA com suporte pare ele e dá para contar nos dedos de uma mão quantos devs se deram ao trabalho de criar modos de resolução diferente para ele, e só 1 ofereceu algo na linha de 900p e 60fps ou 4k e 30fps. Fora isso, das notícias e comentários que estão chegando dos devs, quando eles são questionados sobre os benefícios do X para TVs Full HD a única coisa que você vê é supersampling, supersampling, supersampling. Temos que lembrar que o foco desse aparelho é 4k. Para Full HD o benefício será o que sobrar, o que der para fazer, é a lei do menor esforço mesmo.

Por fim, cuidado para não gastar mais no X do que numa eventual TV 4k. Eu sei que parece besteira falar isso, mas eu recebi algumas perguntas na sessão de Alta Definição para indicações de "boas TVs 4k" por 1,8~2 mil reais porque a pessoa já ia gastar 3 mil com o X. Na boa, "boa TV 4k" por 1,8~2 mil não existe. As pessoas devem lembrar que uma TV dura 10 anos fácil e que em 4~5 anos provavelmente nem estarão mais com o X. Não coloque um motor de Camaro dentro de um Fusca....rs.
Você sempre mandando bem hein!!!
 
  • Curtir
Reações: Marcus_007

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Eu vou exatamente na contramão de quem fala "compre uma TV 4K primeiro, porque com o Xbox One X o ganho sem a TV 4K será pequeno". Não, pra mim não tenho nenhuma outra serventia para uma TV 4K agora se não for para jogar. Então por qual razão eu compraria primeiro uma TV 4K para ficar jogando no Xbox One Vanilla a 1080p? O Xbox One X traz muito ganho em performance, iluminação, shaders e filtros que, sim, serão visíveis numa TV Full HD além da resolução 4K.

Então fica a recomendação do tio aqui: Quem não tem cash pra comprar TV e console agora, vá de Xbox One X primeiro, surpreenda-se com o equipamento e depois compre sua TV 4K e tenha mais surpresas com a nova resolução. Ganho emocional garantido. Ficar com uma TV 4K sem poder comprar o console por meses pra mim seria frustrante.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu só peguei tv recentemente porque aconteceu de eu precisar encostar a velha, antes que ela queimasse. Meu plano era pegar mais pra frente, pagando menos por melhor tecnologia. Tive que fazer um meio termo, nem tão barato, nem tão sofisticado.

E o X é tão pequeninho em relação ao One fat que dá pra levar no amigo com tv 4K pra experimentar, hehehe.

Eu tô agora com tv 4k e pouco uso pra essa resolução. Coisa boa se quando comprasse a tv já pudesse usufruir bastante dos recursos dela.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: GameStrike

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Apenas como sugestão, considere pegar uma boa tela 4k em promoção num primeiro momento para depois investir no X. Uma Samsung KS7000 de 49" (que foi eleita uma das 5 melhores TVs do ano passado, e que ainda dá uma surra na maior parte das TVs de 2017) volta e meia aparece por 3,6~3,9 mil reais. Inclusive esses dias um pessoal na sessão de Alta Definição colocou uma promoção do Submarino para ela nessa faixa. A Black Friday também costuma mandar essa TV para 3,3~3,5k. Tendo em vista que uma TV 4k de entrada com 50", como a KU6000 ou 6400, costumam sair por 2,8~3k, se você puder esperar um pouco e tiver a oportunidade de pagar apenas 500~700 reais a mais por uma KS ou invés de uma KU, faça! A KS é vastamente superior aos modelos de entrada em todos os sentidos, principalmente HDR. Enfim, algo a se ter em mente.

Você pegando o X nesse primeiro momento, você pagará preço cheio de lançamento por ele e o seu ganho em Full HD será pequeno. E você pode estar tranquilo quanto a isso, caso dinheiro não seja problema, hype alto e tudo mas, eu sei bem como é, apenas esteja consciente que o beneficio real em TVs Full HD será bem marginal e mundos de distância do jogo rodando numa tela 4k. Basicamente você perde a resolução 4k e HDR (que são o foco central do aparelho) e fica apenas com supersampling e framerate mais estável. O que é legal, não me entenda errado, mas pagar o triplo de um XB1 para ter jogos rodando em 1080p ao invés de 900p, 30fps ao invés de 26~27fps e uma imagem com 10~15% mais claridade e alguns detalhes a mais em alguns casos é uma proposta bem difícil de engolir para a maioria das pessoas. Em todo caso você sempre pode esperar por modos de resolução diferenciados do X para TVs Full HD. O problema é que os prospectos disso, nesse momento, são bem ruins. Veja o caso do Pro, vai completar 1 ano, tem ao redor de 100 jogos AAA com suporte para ele e dá para contar nos dedos de uma mão quantos devs se deram ao trabalho de criar modos de resolução diferente para ele, e só 1 ofereceu algo na linha de 900p e 60fps ou 4k e 30fps. Mas para 95% dos jogos restantes naquele console, o benefício para a galera em TVs Full HD é apenas supersampling e frames mais estáveis. Fora isso, das notícias e comentários que estão chegando dos devs quando eles são questionados sobre quais os benefícios do X para TVs Full HD, adivinha o que eles falam? Supersampling, supersampling, supersampling. Supersampling é algo legal de se ter numa tela de 1080p, ele aumenta a claridade em torno de 15%, reduz serrilhados, então é algo preferível de se ter do que não. Mas pagar 300% pelo recurso....é dose. Temos que lembrar que o foco desse aparelho é 4k. Para Full HD o benefício será o que sobrar, o que der para fazer, é a lei do menor esforço mesmo.

Por fim, cuidado para não gastar mais no X do que numa eventual TV 4k. Eu sei que parece besteira falar isso, mas eu recebi algumas perguntas na sessão de Alta Definição para indicações de "boas TVs 4k" por 1,8~2 mil reais porque a pessoa já ia gastar 3 mil com o X. Na boa, "boa TV 4k" por 1,8~2 mil não existe. Não em 2017. Não no Brasil. As pessoas devem lembrar que uma TV serve BEM mais do que apenas para jogar e dura 10 anos fácil. Por outro lado, em 4 anos, essas pessoas provavelmente nem estarão mais com o X como seu console principal. Por isso, não corra para colocar um motor de Camaro dentro de um Fusca, porque eventualmente você vai querer trocar de motor, mas ainda vai ficar com o Fusca....rs.
Muito boa a suas dicas , sobre a TV 4k estava olhando essa ku6000 de 50 que esta na media de 2500. Pelo jeito não compensa né ?
O que eu procuro é uma tela que não me de problemas na hora de jogar ou ver algum filme ( torrent) e de preferência com um bom HDR ( nunca vi , mas dizem ser incrível ).
Sobre o X na FullHD eu esperava ao menos nos novos jogos , texturas e mais filtros semelhante a configurar no PC os jogos. Nesse caso como a resolução sendo menor sobraria poder pra usar em outras firulas gráficas.
Mas pelo jeito também não deve acontecer

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Pelo visto, o X estará para as Tvs 1080p assim como o Xbox 360 esteve para as Tvs sd.
Lembro bem na época. Transição gradual das coisas.
Caso eu possa adquirir a Tv 4k antes, ótimo, mas acho que o console vem primeiro.

Compro o console e 'páh', primeiro impacto. Depois compro a Tv e 'páh', outro impacto.

Só que o 360 nem saída HDMI tinha.
O segundo impacto no meu caso foi bem grande mesmo.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,254
19,037
Manaus
Fora isso, das notícias e comentários que estão chegando dos devs quando eles são questionados sobre quais os benefícios do X para TVs Full HD, adivinha o que eles falam? Supersampling, supersampling, supersampling. Supersampling é algo legal de se ter numa tela de 1080p, ele aumenta a claridade em torno de 15%, reduz serrilhados, então é algo preferível de se ter do que não.
Nem desconsidero o que falaste, tem embasamento, mas esqueceste de um detalhe importante: Se a versão X tiver settings muito mais altos que o do Xone comum (é o que o senso comum apontaria), ela se refletirá diretamente no Supersampling.

Ou seja, considerando que o supersampling em si é o downscale da versão 4k do X, então logo os 1080p do X, em settings gráficos, seria notavelmente acima da versão do Xbox One comum. Mas claro, vai de jogo pra jogo explorar o potencial.

Questão de lógica elementar.

Então tecnicamente as melhorias visuais se passarão além do supersampling propriamente dito.
Embora não se espere nada assim "ultra", como se poderia supor.

E claro, o 4k é o grande chamariz. Desbloqueia uma altíssima gama de detalhes só mais perceptível nesse nivel de resolução.
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Nem desconsidero o que falaste, tem embasamento, mas esqueceste de um detalhe importante: Se a versão X tiver settings muito mais altos que o do Xone comum (é o que o senso comum apontaria), ela se refletirá diretamente no Supersampling.

Ou seja, considerando que o supersampling em si é o downscale da versão 4k do X, então logo os 1080p do X, em settings gráficos, seria notavelmente acima da versão do Xbox One comum. Mas claro, vai de jogo pra jogo explorar o potencial.

Questão de lógica elementar.

Então tecnicamente as melhorias visuais se passarão além do supersampling propriamente dito.
Embora não se espere nada assim "ultra", como se poderia supor.

E claro, o 4k é o grande chamariz. Desbloqueia uma altíssima gama de detalhes só mais perceptível nesse nivel de resolução.
E isso porque focaram a discussão na resolução. Deixaram de fora todos os outros "ganhos" com o Xbox One X.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
No meu caso, eu vou acabar comprando o X antes da TV 4K, pois estou sem nenhum console da MS. Se fosse apenas fazer um upgrade, talvez eu resolvesse esperar pra comprar a TV primeiro.

@Marcus_007 pode me corrigir se eu estiver errado. Eu tenho pesquisado sobre o supersampling e invariavelmente leio que o algoritmo utilizado para isso consome recursos que, em casos de heavy load, podem afetar o desempenho do jogo. Eu quero ver os testes da DF rodando o X em TVs Full HD pra ver se isso procede e orientar a ordem das minhas compras.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Se tudo der certo, talvez eu troque de TV até o fim do ano.
Novo console só vou pensar ano que vem, talvez 2019.
 
  • Curtir
Reações: creator

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,653
Rio Grande do Sul
Nessa eu concordo com o @Marcus007.

Esperar boa vontade das devs pra deixar o jogo mais bonito no One X em TV Full HD é um "se" muito gigante, especialmente as thirds.
 
  • Curtir
Reações: Marcus_007

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Ao menos no Brasil, dificilmente alguém vai conseguir colocar as mãos no X antes de saírem várias matérias do tipo "hands-on". Não será, no geral, uma compra no escuro.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Muito boa a suas dicas , sobre a TV 4k estava olhando essa ku6000 de 50 que esta na media de 2500. Pelo jeito não compensa né ?
O que eu procuro é uma tela que não me de problemas na hora de jogar ou ver algum filme ( torrent) e de preferência com um bom HDR ( nunca vi , mas dizem ser incrível ).
Não me leve a mal. Acima eu usei um exemplo de um caso extremo. O rapaz queria uma TV 4k abaixo de 2 mil. Isso simplesmente não é plausível nesse momento. A KU6000 é corriqueiramente minha sugestão para uma TV 4k de entrada de qualidade razoável. É claro que por ser modelo de entrada você tem que fazer algumas concessões: ela tem um judder leve em filmes e seriados, a tela é de 60hz quando o ideal seria 120hz, o HDR é tabajara etc. Mas isso não é característica exclusiva dela, essencialmente todas as TVs de entrada seguem essa linha. Por outro lado o nível de preto dela é super baixo, o contraste bem alto, uniformidade do painel é perfeita, não costuma ter clouding, bleeding, banding, tem lag bem baixinho e tem mais brilho que outras TVs na mesma faixa de preço, o que ajuda a produzir um HDR mais legal, mesmo ele sendo 100% tabajara....rs. Então no frigir dos ovos ela tem mais pontos positivos que negativos. Mas dada a escolha, obviamente, pegue uma KS7000 de 49" no lugar dela, porque essa sim é uma TV 4k fantástica. Dentre todas as LEDs com HDR real, esta possui o melhor custo benefício. Não é à toa que ela é a escolha nº1 dos sites de jogos para testar games em HDR como a IGN, Giantbomb, Eurogamer e outros. O problema é justamente ela custar em média 50% mais que as KU.....rs. Por isso que tem que ficar de olho em promoções, cupons etc.

Sobre o HDR falso e real. Sem entrar muito em aspectos técnicos, o HDR funciona mais ou menos da seguinte forma, imagine que todas as cores existentes são graduadas de 1 à 100. Então você tem 100 níveis de preto, 100 de azul, 100 de verde e por ai vai. Entretanto, até mesmo por limitações tecnológicas, as TVs "comuns" chamadas de SDR, só exibem as graduações de cores de 30 à 70, então tudo o que for de 1 à 29 e 71 à 100 não é exibido em televisores comuns. Nas TVs c/ HDR "reais" existe a expansão das cores para ter acesso a estas que estão faltando, exibindo assim bem mais detalhes, nuances, distância entre as cores, aumento de saturação etc. Digamos que essa TV HDR em questão vai de 10 à 90, te oferecendo cores inéditas entre 10 e 29 e entre 71 e 90, apenas à título de exemplo. Por outro lado, a TV com HDR "falso" não consegue expandir essas cores, o que ela faz é te dar acesso à outras cores diferentes das que você já tinha, mas o preço disso é você perder outras no processo. Ou seja, ela move a escala para cima ou para baixo. Então um HDR tabajara pode oferecer cores de 15 à 55 ou de 50 à 90 etc. Sacou a diferença? É por isso que donos de uma KU (e de outras TVs com HDR falso) conseguem perceber uma mudança distinta ao ver uma imagem em HDR ou em SDR, essa diferença existe mesmo, mas aquilo não é HDR propriamente dito pois não existe expansão do espaço de cor, apenas uma mudança na escala de cor.
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)