Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Activision Blizzard ||| APROVADO ||| Game Pass só em 2024

Com o novo prazo de conclusão (18 de outubro), quando a aquisição será completada?


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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
Não é questão de caridade, é literalmente tentar resguardar o mercado de jogos em nuvem da criação de um monopólio futuro
Entendo, mas e na questão do marketshare hoje da Sony estar dominando 80/20 na Europa como mostraram, e em alguns territórios até maior.

Supondo que essa diferença fique cada vez maior, não preocupa eles o monopólio de agora, mas no futuro preocupa?

Jogar na questão do futuro, sempre vai ter um empecilho, porque ninguém sabe o que vai ocorrer.

"Mas em 10 anos, a Microsoft terá todo o mercado de nuvem com ela".

Não da pra prever isso.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Entendo, mas e na questão do marketshare hoje da Sony estar dominando 80/20 na Europa como mostraram, e em alguns territórios até maior.

Supondo que essa diferença fique cada vez maior, não preocupa eles o monopólio de agora, mas no futuro preocupa?

Jogar na questão do futuro, sempre vai ter um empecilho, porque ninguém sabe o que vai ocorrer.

"Mas em 10 anos, a Microsoft terá todo o mercado de nuvem com ela".

Não da pra prever isso.
Um ponto básico da formação de um monopólio é quando uma empresa possui não apenas uma grande fatia de mercado, mas os meios capazes de controlar essa situação e impedir que outras consigam competir. A Sony tem uma liderança no mercado de consoles, um produto que, sozinho, não serve de nada: é preciso ter jogos. Segundo o relatório financeiro divulgado por ela hoje, nos últimos 12 meses, 16% dos jogos vendidos foram produzidos por ela mesma, com 84% sendo produzidos por empresas third party.

O Xbox não está sendo sufocado pela Sony, a Microsoft tem condições de competir não só de igual pra igual mas até de ir além. Hoje, a Microsoft possui mais estúdios internos do que a Sony, investiu tranquilamente uns $9 bilhões em aquisições até 2021 e agora quer colocar outros $68,7 bilhões para comprar a Activision - somando $77,7 bilhões, ou 66% de todo o valor de mercado da Sony. Sem contar investimentos em infraestrutura em nuvem (cloud gaming), conteúdo para o Game Pass, exclusividades temporárias/definitivas (que, ao contrário do que pode aparentar, o Xbox faz bastante também). A Sony não tem condições financeiras de competir nessa mesma escala.

O ponto de receio do CMA em relação ao mercado de jogos em nuvem recai justamente no momento em que o Xbox é líder no mercado de jogos em nuvem (tal qual a Sony é líder no mercado tradicional de consoles) mas quer comprar a maior publisher independente que produz jogos - sendo que quase metade da receita da Activision vem de vendas em dispositivos móveis. Ou seja: ela vai fortalecer a sua posição ao comprar a maior publisher independente do mercado tradicional de videogame e uma das top 5 mobile, tendo em mãos a possibilidade de decidir como, onde, quando e em quais condições distribuir os seus jogos. Conforme vimos no relatório divulgado pelo CMA, algumas dessas condições sendo extremamente favoráveis para ela mesma.

Pegando de exemplo esse 80/20 entre a participação de mercado Xbox/PlayStation na Europa, até nos 70/30 glogal, e deixando de lado o fato de que essa definição, abritrariamente, ignora a Nintendo (sem entrar no juízo de quem veio com essa definição de "high-end game market"), no âmbito geral, não dá pra dizer que a Microsoft não consegue competir com a Sony e que é preciso uma intervenção. Os órgãos existem para que todos tenham condições iguais, não para que todos tenham efetivamente a mesma participação de mercado. Isso fica a cargo da concorrência e do livre mercado, onde o público vai decidir qual a melhor opção e faz com que empresas busquem inovação e melhorias constantes para aumentar sua participação de mercado. Ou podemos ir para o caminho onde Xbox e PlayStation possuem a exata mesma participação de mercado, nem uma unidade de nada a mais, e aí nenhuma tem incentivo algum para melhorar, já que só vai poder chegar até onde o outro for.

Se fosse possível comprovar que o domínio local/global da Sony representa um monopólio, a Microsoft já teria derrubado há tempos.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Talvez seja aquele tipo de verdade difícil de engolir mesmo...
Eu votei em "manobras estratégicas para contornar a decisão", mas qual a diferença entre as duas primeiras? Achei bem próximas.

  • A Microsoft vai conseguir reverter a decisão do CMA = fazer com que passe da forma atual
  • A Microsoft vai fazer manobras estratégicas para contornar a decisão = fazer concessões para aprovar
É isso?
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
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Vinhedo
eu votei em manobras estratégicas. entendi que esta opção indica que a MS vai contornar o Reino Unido, ou vai se utilizar de alguma brecha na lei, ou vai sei lá o que, mesmo sem a reversão do CMA
 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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O ponto de receio do CMA em relação ao mercado de jogos em nuvem recai justamente no momento em que o Xbox é líder no mercado de jogos em nuvem (tal qual a Sony é líder no mercado tradicional de consoles) mas quer comprar a maior publisher independente que produz jogos - sendo que quase metade da receita da Activision vem de vendas em dispositivos móveis. Ou seja: ela vai fortalecer a sua posição ao comprar a maior publisher independente do mercado tradicional de videogame e uma das top 5 mobile, tendo em mãos a possibilidade de decidir como, onde, quando e em quais condições distribuir os seus jogos. Conforme vimos no relatório divulgado pelo CMA, algumas dessas condições sendo extremamente favoráveis para ela mesma.
Mas eles estão supondo um mercado e uma coisa que nem aconteceu ainda ronabs.

Se isso que eles estão falando, estivesse ocorrendo hoje, com a MS controlando e dominando o mercado tradicionais e caminhando para controlar também na nuvem (não sabemos como e quando será essa "ponte") eu concordaria.

Ai caímos em um quadro de suposições em que "pode ser" que a Sony não consiga competir com a Microsoft?
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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São Paulo
eu votei em manobras estratégicas. entendi que esta opção indica que a MS vai contornar o Reino Unido, ou vai se utilizar de alguma brecha na lei, ou vai sei lá o que, mesmo sem a reversão do CMA
A segunda opção seria isso aqui @ronabs
deles fazerem algum malabarismo pra fechar o negocio mesmo com o bloqueio do CMA

A primeira opçao seria entrar com recurso pra reverter a decisao e conseguir vencer (como já aconteceu uma unica vez em 2020 com um outro caso lá)
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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A segunda opção seria isso aqui @ronabs
deles fazerem algum malabarismo pra fechar o negocio mesmo com o bloqueio do CMA

A primeira opçao seria entrar com recurso pra reverter a decisao e conseguir vencer (como já aconteceu uma unica vez em 2020 com um outro caso lá)
Entendi. Fico na mesma opção então, acho que a Microsoft vai dar um jeito de passar o trator por cima de alguma forma.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Ai caímos em um quadro de suposições em que "pode ser" que a Sony não consiga competir com a Microsoft?
Esquece a Sony, não é só sobre ela. O que levou ao bloqueio foi o mercado de jogos em nuvem, mercado este onde eles até identificam a Sony como competidora com a Plus, mas atentam aos fatos de que, hoje, ela só oferece o streaming de jogos mais antigos porque a infraestrutura de nuvem é limitada. Eles citam ainda que a Sony pode ser mais competitiva se expandir seu negócio no futuro, embora tenha desvantagens na infraestrutura de jogos em nuvem. As principais competidoras, hoje, seriam Nvidia e Amazon, significativamente mais fracas que a Microsoft.

Página 212, item 8.79 - (c)
SIE PlayStation Plus. SIE offers cloud gaming as part of the Premium tier of its PlayStation Plus MGS. PlayStation Plus provides access to a large catalogue of games. Its cloud gaming offering, however, is currently limited to older titles, as the cloud infrastructure uses older console hardware. It is only available on PlayStation consoles and Windows PCs.
Página 303, item 8.438
The evidence therefore suggests that the market is relatively concentrated at present. The biggest constraints to Microsoft come from NVIDIA, and Amazon, both of which are significantly weaker than Microsoft. SIE could present a greater constraint in the future as it expands its cloud gaming service, although it has disadvantages on cloud infrastructure.


Mas eles estão supondo um mercado e uma coisa que nem aconteceu ainda ronabs.

Se isso que eles estão falando, estivesse ocorrendo hoje, com a MS controlando e dominando o mercado tradicionais e caminhando para controlar também na nuvem (não sabemos como e quando será essa "ponte") eu concordaria.
Sim, o CMA fala exatamente isso:
  • O mercado crescente e dinâmico está em estágios iniciais e existe uma considerável incerteza sobre como irá se desenvolver e quais modelos de negócios irão se tornar padrão;
  • Diversas razões levantadas no capítulo 8 (custos de infraestrutura, custo de aquisição de conteúdo por novos participantes, concentração de mercado atual na Microsoft - bem à frente de Nvidia e Amazon) levam a preocupações com a dimunição da concorrência.
Sendo assim, eles admitem que não dá pra prever (nem o CMA, nem outras empresas) com certeza como o mercado vai evoluir sem a fusão, ou com a fusão levando em conta as propostas de concessões da Microsoft. Então, existe um risco inerente: mesmo que a proposta da Microsoft cubra questões existentes hoje, pode não ser aplicável no futuro.

Página 368, item 11.118.
Cloud gaming is an early-stage and growing dynamic market, and there is considerable uncertainty as to how it will develop and what competing business models will emerge. We believe, for the reasons set out in detail in Chapter 8, that foreclosure of Microsoft’s rivals in cloud gaming services may be expected to result in substantial harm to competition in this market. We recognise that we cannot predict with any certainty how exactly the market might evolve absent the Merger (or if the Merger is allowed to proceed on the basis of the Microsoft Cloud Remedy). Neither, in our view, can the Parties or third parties. We consider this represents an inherent specification risk in the Microsoft Cloud Remedy – even if the remedy could be well-specified to cover the current status of the market, it may not be suited to future changes. This means that we cannot have a high degree of confidence that the terms of the remedy would be sufficiently well-specified to address these unpredictable market changes.

Sendo assim, por acreditar que existe o risco de desacordos e conflitos entre as partes surgirem, de uma forma ou de outra, seria preciso certo grau de regulação por parte do CMA. Ao proibir tudo, eles acreditam que permitirão que as forças de mercado sigam operando e moldando o futuro da indústria sem a necessidade de intervenções regulatórias.

Página 6
We also found there were significant risks of disagreement and conflict between Microsoft and cloud gaming service providers, particularly as the market developed. While Microsoft had proposed a dispute resolution system to help manage this, ultimately some degree of regulatory oversight by the CMA would have been required. By contrast, preventing the merger would effectively allow market forces to continue to operate and shape the development of cloud gaming without this regulatory intervention.

Vou dar um exemplo, levando em conta que, pelas citações do CMA que coloquei umas páginas atrás, a Microsoft fez propostas onde as plataformas de serviços concorrentes não receberão nada das vendas de conteúdos in-game da Activision (DLCs, microtransações, expansões, etc.).

Hoje, não existe um consenso de como deve ser o modelo de remuneração das plataformas de jogos por streaming, porque temos muitas distinções entre elas:
  • Modelos que oferecem/ofereciam a compra de jogos: Stadia;
  • Modelos que oferecem o acesso aos jogos através de uma assinatura: Game Pass, PS+;
  • Modelos que oferecem acesso aos jogos através de uma assinatura desde que comprados em outras plataformas: GeForce Now, Nware, que transmitem jogos do Steam, por exemplo.
Em plataformas tradicionais, é padrão a dona ficar com parte de cada transação: 30% no Xbox, PlayStation, Nintendo, Apple, Google e Valve (essa última diminui o percentual conforme mais vendas acontecem), 12% na Epic e na Microsoft Store, pra ficar em alguns casos. O mercado de streaming é novo, então, não dá pra saber como isso vai ser transportado para ele. Mas, à medida que for se desenvolvendo e mais pessoas forem entrando nessa onda (temos que lembrar que a Microsoft almeja os tais "3 bilhões de jogadores" e ela não vai conseguir alcançar isso vendendo Xbox ou colocando jogo no Windows), é natural que alguma forma de compensação terá que ser feita - afinal, os serviços estarão oferecendo sua infraestrutura e assinantes para que empresas coloquem seus jogos. Daqui a três anos, começa a surgir um movimento para que 10% fique com a dona do serviço, independente de como o acesso é feito (comprado ali, só transmitido, comprado em outra loja, etc.). E a Microsoft chega bonitona "epa, peraí, eu tenho aqui X acordos dizendo que eu não preciso pagar nada pra ninguém até 2034". Nesta situação, a Microsoft teria uma vantagem competitiva enorme em relação a qualquer outro concorrente, já que teria embaixo do braço acordos prévios que não levam essas condições em consideração.

Por isso a compra foi negada. Como eles tanto 1) não sabem como o mercado vai se comportar nem 2) se as propostas atuais são suficientes para cobrir eventuais questões futuras, preferem se abster de qualquer regulação no momento para que o próprio mercado vá encontrando o modelo adequado.

Dá para concordar da decisão do CMA, dá para discordar. Eu, particularmente, discordo que o negócio inteiro deva ser impedido apenas por preocupações em relação ao mercado de streaming, e sim uma solução satisfatória poderia ser negociada aí no meio especificamente para este mercado. Mas é uma preocupação válida.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Entendi o que você falou, mas ainda acho os argumentos muito raso.

Ainda acho que parece tudo politicagem... Verdadeira sacanagem dos caras.
Existe um sentimento de que os órgãos reguladores foram muito lenientes com o crescimento exagerado de empresas de tecnologia como um todo nos últimos 10 anos através de aquisições. Podem muito bem estar aproveitando pra que o caso da Microsoft/Activision sirva de exemplo que serão mais rigorosos daqui pra frente.
 

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