Não entendo como alguns jogos não podem ser criticados...
Sim, eu comparo MGS5 com TW3, não pelo estilo de jogos, mas pela importância deles esse ano.
Estou na missão 31 e sinceramente o jogo a partir dai é tapa buraco safado.
E por conta disso, ainda que grandioso, não fossem as massantes e repetidas side ops, seria o menor MGS da história. As 31 questa princialias, das quais metade tem cara de side ops, pode ser terminado, sem brincadeira, em umas 8 horas de jogatina contínua.
Na boa, não merece GOTY. Não importo se para concluir a missão eu possa fazer de 10 ou 100 maneiras diferentes. Isso sempre foi característico da franquia.
MGS5 me decepcionou...e muito.
Voce bate na mesma tecla. Repetição e falta de variedade.
Um jogo é um RPG de mundo aberto com trocentos npc's, e o outro um jogo de espionagem e ações secretas.
Não faria sentido nenhum o snake sair em vilarejos tomando cerveja, jogando cartas e pegando contratos para caçar ursos e etc, e olha que até isto tem no jogo.
Não dá para comparar diretamente. Ainda mais porque a cdprojekt sequer criou o universo de the witcher. Ela apenas adaptou algo existente de maneira fantástica em um jogo.
Em questão de possibilidades de diálogos e histórias paralelas, the witcher já sai muito na frente.
É só comparar quantos RPG's de mundo aberto existem e quantos jogos de espionagem de mundo aberto existem.
The witcher bebeu da água de elders scrolls e muitos outros jogos e muito. Muitas quests fantásticas do jogo, são apenas coisas que acontecem no livro adaptadas. Se voce leu os livros, sabe do que estou falando.
Metal Gear Solid V foi sim ambicioso, e sequer comparar em termos de diversão, ele está bem mais divertido. The witcher está primoroso, prazeroso e de muito bom gosto, mas, a jogabilidade, mesmo com tantas quests "diferentes" é bem mais cansativa. As batalhas são basicamente a mesma coisa, só que com bichos mais difíceis. E isto da um pouco de preguiça. Principalmente para mim que quero fazer tudo. Volto pro the witcher quando terminar metal gear.
Se as batalhas de the witcher ainda fossem táticas como as de bloodborne, talvez eu não tivesse cansado tanto. Os movimentos do geralt são complicados. Uma hora rápido demais, outra hora lento demais. Bate bate bate, toma dano e bate. Usando o escudo que causa dano, acabou a tática. É bater até acabar, usar de novo e fazer isto até acabar a luta.
Em metal gear , eu me divirto bastante com as possibilidades contra qualquer inimigo e qualquer base. Mas se pra vc isto é indiferente. Paciência.
Ah, e metal gear online vem aí. Faz parte do pacote. Se o multiplayer trazer tantas possibilidades quando a campanha e parece que vai, tem tido para ser um dos mps mais divertidos de todos os tempos. Principalmente agora com esta jogabilidade.
E isto tem que contar. Mesmo saindo depois do jogo. Afinal, the witcher demorou mais de um mês do lançamento com atualizações e inclusão de New game + para ser o jogo que é hoje.