Eu fui até 4 também e tomei um susto quando vi a hora. Antes de MGS V, só Witcher 3 me tirou o sono.
E ontem me dediquei mais a entender o gerenciamento da base. Como joguei Peace Walker, já tinha uma ideia boa, mas quem não jogou vai ficar boiando e tem que bater muito a cabeça pra entender tudo aquilo. Nesse ponto o jogo não ajuda, pois são muitos menus, siglas e funções sem nenhum tutorial. O que dou como dica é procurar a tela da ficha de cada soldado recrutado. Ali você vai vendo qual a aptidão de cada um e distribui para o setor correspondente ou para o local onde você precisa de mais lv para fabricar novos itens ou armas.
O jogo gerencia automaticamente fazendo a distribuição por aptidão, mas é uma distribuição que não ajuda se você precisa aumentar o lv de um setor deslocando pessoal temporariamente. E fazer isso é fundamental pra avançar no jogo, pois certas missões exigem armas e equipamentos específicos que, se você não tiver, vai ser muito mais difícil ou impossível completá-las.
Pode parecer chato gerenciar tanta coisa na base, mas acho que ali é que o jogo brilha e ganha um componente estratégico muito bom, pois o seu avanço fica dependo de quão bom administrador você é, uma complexidade rara em jogos main stream.
Muita gente vai passar batida dessa parte do jogo, mas eu recomendo fortemente que aprendam a gerenciar a base, vale muito a pena.