Gráficos: o jogo é muito bonito. Houve uma grande evolução do primeiro e nem tanta em relação ao segundo. Tanto o cenário ao redor como os mais distantes ( montanhas, céu, águas, construções, naves em guerra) são bons. Eu, particularmente, esperava gráficos a nível Skyrim e Assassins Creed. As cutscenes melhoraram somente no aspecto da face dos personagens, estão todas mais reais e mais detalhadas. As CGS ( aquelas cenas em que os gráficos são excelentes e chegam a parecer um filme, o que na minha opinião, o in-game deveria ter essa qualidade) estão perfeitas, poderiam ter mais delas. Não gostei muito do efeito gráfico das explosões, achei todas fracas assim como o fogo.
Jogabilidade: No começo do jogo, é o mesmo processo, você pode criar um novo personagem ou importar dos jogos anteriores, tanto do primeiro quanto do segundo. Há bonificação por ter jogado os anteriores, como vários pontos de level up para gastar como bem entenderem. Na escolha do personagem, você pode optar agora por 3 caminhos: Story, Action ou RPG. O Story, faz com que você mate facilmente os inimigos, e curta mais a história do jogo sem precisar fazer muitos upgrades. O Action é somente ação com tiroteios, até os diálogos passam batido. O modo RPG é a fórmula que se tinha no primeiro e segundo jogo.
O sistema de Level Up, também é quase o mesmo: quando se aumenta de level você ganha pontos para gastar nos atributos, singularity, overload, concussive shot e outros.O que mudou foi: agora você escolhe o poder e após o level 3 de cada um, abrem-se 2 caminhos que você pode escolher com diferentes benefícios.
O sistema de combate é o mesmo em relação aos anteriores: cover, a roda de poderes, comandos para a equipe, munições no chão, upgrades que exigem uma procura nos cenários. Há possibilidade de customizações nas armas, deixando-as mais fortes, investindo dinheiro ou achando as peças no desenrolar da história. Nessa terceira edição há uma novidade: o sistema de “peso”. Esse sistema funciona de acordo com quantas armas você quer carregar consigo, no máximo você pode levar 4: sniper, assault rifle, pistola e machine gun. Quanto mais peso você leva, mais demorado é o recarregamento dos poderes da equipe. Na jogabilidade do terceiro jogo também há as escolhas que você faz que influenciam no jogo.
O sistema de coleta de recursos mudou. Agora você tem um mini-radar que é ativado pelo LT para quando entrar nos sistemas, achar itens/créditos/recursos/forças militares/sidequests, e ao achar algo o jogo acusa a localidade e você vai explorar. No caso dos planetas, é somente aquele radar superficial com o lançamento de uma única Probe e a coleta de um único recurso por planeta ( sim, não há mais o que pegar, cada planeta QUANDO tiver algo, será único). Ao ativar o mini-radar, você chama atenção das naves dos Reaper que por sua vez é medida por uma barra e ao enchê-la as naves entram no sistema. Se as naves encostarem na Normandy, é gameover. Portanto, saia correndo quando a barra encher.
[youtube]gMkkYJ-yJ6E[/youtube]
As sides quests ainda são as mesmas: você vai para a cidade e procura pessoas com quem falar e desbloquear as side quests. Algumas delas são desbloqueadas no seu email dentro da Normandy. Há também as lojas para comprar itens para as armas e decorações para seu quarto na nave espacial.
Zerei o jogo em 30 horas fazendo todas side quests do modo campanha. Acredito eu que o jogo dure entre 20-35 horas dependendo de cada jogador.
[youtube]aL4IT2ndrS8[/youtube]
Enredo: resumindo é você na batalha final contra os Reapers para salvar todo o universo e para isso nós temos que além de montar um exército, fazer missões políticas com outras raças. Nessas missões políticas com outras raças, dependendo da resposta que você dá, você perderá um aliado na guerra. Para ficar um pouco mais difícil nossa missão, além dos Repers você tem que ficar atento com a Cerberus que aparece em todo o jogo, com o Illusive Man de volta. A maioria dos personagens que você conseguiu deixar vivos, voltam nessa edição, mas apenas alguns com possibilidade de fazer parte de seu time.
Multiplayer: calma, não é um modo campanha que se joga com os nossos amigos e sim um modo em que você e outros jogadores lutam contram inimigos sem nenhuma ligação com a campanha. É algo bem parecido com outros jogos que oferecem multiplayer, tal como os Gears of War. Durante as partidas online, você vai recebendo além da missão principal, missões aleatórias para se cumprir e concluir o objetivo primário. Dá para se ter diversão e muito pouca dor de cabeça, mas não é excelente como esperávamos que um jogo de nome como Mass Effect poderia nos oferecer.
Conquistas: fáceis. A maioria se destrava com o desenrolar do jogo. Outras com importações do personagem do Mass Effect 1 ou 2. E o restante do multiplayer, que no caso não chegam a ser tão desafiadoras.
DLCS: não estou muito por dentro sobre as dlcs. Só sei que eles pretendem, ou já lançaram, uma dlc para contornar as reclamações sobre o final do jogo que deixou muitas perguntas em aberto. Deixe seu post sobre esse assunto para ajudar no tópico.
Avaliação geral: 9,0.
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KINECT
Jogabilidade: Não, você não vai fazer nenhum gesto e nem precisar ficar de pé para jogar Mass Effect 3 com Kinect. O conceito agora é por comandos de voz na língua inglesa, portanto se você não tiver um ÓTIMO inglês nem perca seu tempo, pois vai se irritar, visto que as palavras exigem uma pronúncia muito bem feita para o reconhecimento do Kinect ME3. Muitos devem estar se perguntando agora se o controle é deixado de lado, e a resposta infelizmente é não. A compatibilidade com o Kinect não é 100%, você terá que jogar com o controle e por comando de voz. Não espere falar: fire, get to cover, run, move left/foward/right/backaward, etc.
Quais são os comandos de voz?
Você pode examinar objetos falando Examine, pegar objetos falando Pick Up, usar poderes falando o nome do poder que você quer utilizar, ativar/desativar objetos falando Activate ou Deactivate, trocar de armas falando o tipo da arma que você quer utilizar, quando quiser falar com alguém basta se aproximar da pessoa e falar Talk, naquelas portas que tem o by-pass basta se aproximar e falar by-pass, abrir compartimentos e portas também basta se aproximar e falar Open e por aí vai. Você também pode dar comandos de movimentação para sua equipe, por exemplo: Ashley move, e ela vai para onde você estiver mirando. Quando aparecer um inimigo, basta dizer attack e o comandado vai atacar.
Abaixo segue a Tabela de Comandos de Voz que você precisará para jogar com o Kinect. Aconselho você a imprimir essa tabela e levar junto com você quando for jogar por comando de voz.
Lista de COmandos
Poderes:
Throw
Pull
Singularity
Warp
Shockwave
Cluster Grenade
Lift Grenade
Biotic Charge
Nova
Sticky Grenade
Tactical Cloak
Tech Armor
Cryo Blast
Overload
Sabotage
Incinerate
Combat Drone
Sentry Turret
Adrenaline Rush
Concussive Shot
Frag Grenade
Incendiary Ammo
Disruptor Ammo
Cryo Ammo
First Aid
Movimentos dos seus companheiros:
Move
Attack
Follow Me
Switch Weapon
Comandos de Interação:
Activate
Bypass
Deactivate
Examine
Open
Pick up
Reactivate
Salvage
Support
Talk
Use
Warn
Quick Save
Comandos para mudar o tipo de arma:
Sniper Rifle
Shotgun
Submachine Gun
Assault Rifle
Pistol
[youtube]O3GU0HW4quo[/youtube]
Avaliação geral: 6,0.
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NOTÍCIAS
PROBLEMAS NA IMPORTAÇÃO DO SAVEGAME DO MASS EFECT 2 PARA O 3
"Mal foi lançado e Mass Effect 3 já apresenta problemas de retro-compatibilidade, ou seja, com o savegame da versão anterior, Mass Effect 2.
Tudo acontece devido ao uso da Nuvem. A própria Electronic Arts já admitiu o problema que ocorre caso alguém use o savegame de Mass Effect 2 direto da Nuvem, ou seja, Mass Effect 3 só reconhece o savegame da versão anterior se ele estiver gravado no disco original.
O problema é pior para quem tiver trocado de console e gravado o savegame na Nuvem afim de recuperar no console novo. Nesse caso não há como recuperar se o jogador não tiver mais com o console antigo.
Caso o jogador tenha ainda o console antigo ele deve recuperar o save da Nuvem neste console original, e depois transferir manualmente para o novo console, seja via USB ou cabo de transferência.
Aparentemente o problema é apenas no Xbox 360. Ainda não há relatos de problemas no Playstation 3 (com uso do Plus) e no PC através da Nuvem do Origin.
Vale lembrar que esse problema não afeta em nada o jogo. O savegame da versão anterior serve apenas para quem quiser usar o personagem com as mesmas características do que estava sendo usado no momento de salvar o jogo em Mass Effect 2. Ou seja, o jogador terá um personagem bem mais avançado com seus upgrades e habilidades, além dos acessórios."
FONTE: UOL
ATUALIZADO: 25/09/2012 li uma notícia de um dos produtores do jogo dizendo que já estão trabalhando em cima de uma Patch para consertar o defeito de importação do personagem...mas, ainda está sem data de lançamento.
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É isso ai galera, agora basta discutirmos de quão bom ou quão ruim esse jogo é respeitando a opinião de cada um. Também fiquem a vontade para colocar dicas, estratégias, tirarem dúvidas, e etc.