Sim, mas trampo por trampo, a chegada da retro em si foi um senhor trampo, né? Ninguém (ou quase ninguém) esperava.
Mas claro, é só uma visão misturada com desejo pessoal.
Não adentrei no pormenor técnico que seria implementar o recurso, não é muito minha área
E pelo que já deu pra notar da atual M$, se eles perceberem que o desejo dos clientes é grande e for algo viável, eles vão lá e tentam fazer.
Eu li que para alguns indies, HOJE, é complicado colocar conquistas e atender alguns padrões de marcação no jogo - necessários para o sistema entender , por exemplo, quantos % do jogo foi concluído até o momento e outras estatísticas. Eles estavam até simplificando o processo para em breve ser menos trabalhoso, pelo menos para quem quer colocar apenas conquistas bem simples.
Olha o Phantom Dust, por exemplo, ou Voodoo Vince. Pra muitos, é só um jogo com aspecto de velho (mesmo que tenham trabalhado para acrescentar melhorias sobre o original). Teve que se colocar investimento equivalente a fazer um jogo pequeno pra chegar nesse resultado que pra muitos é insuficiente. Agora imagina se cada jogo do Xbox caixão der esse trabalhão todo: vai demorar uma eternidade pra sair um título.