Além do que falei na página anterior, do viés (quem não gosta reclama, quem gosta fica quieto), tem outra coisa que precisa ser levada em consideração que é: qual a amostragem utilizada para chegar a tal conclusão?
No caso dos prints que tu postou (
link aqui), foi uma pergunta feita no subreddit do PS5, que tem hoje 3,5 milhões de inscritos (onde nem todos possuem um, tipo eu), sendo que a plataforma PS5 em si tem quase 42 milhões de unidades vendidas. O tópico que gerou essa matéria tem ainda menos gente, 1k de comentários dessa parcela de 3,5 milhões de usuários. Além de ser pouco representativo (0,0023% da base de usuários, supondo que todos que responderam são donos de PS5), não é um grupo de jogadores diverso o suficiente em termos de gostos, preferências e comportamentos para garantir que representa o que a maioria prefere. Porque o cara que está no subreddit do PS5 não só tem interesse na plataforma como vontade de falar sobre ela, acompanhar as notícias, trocar ideias, opiniões - algo que o grande público passa longe. O cara que só tem seu PS5 pra jogar o Fifinha ou COD no final do dia (e é muita gente) provavelmente nem participa dessa comunidade, quanto mais viu a publicação em si.
O público que está no Reddit, fóruns e afins falando ativamente sobre videogame costuma ser uma galera mais entusiasta de certos tipos de jogos (tipo nós). Quais são os maiores títulos da atualidade em termos de público e grana gerada? Minecraft, Call of Duty, GTA, Apex Legends, Fortnite, Roblox e outros tantos. Aí, a gente entra em fóruns e afins e não tem um tópico desses jogos em destaque, não tem centenas/milhares de pessoas ali naquele espaço falando diariamente sobre eles. Porque nesses espaços, as pessoas não ligam tanto pra esses jogos. É tipo aquelas pesquisas que mostram o demográfico de jogadores x jogadoras onde elas estão, muitas vezes, em primeiro, aí a gente olha para os locais que frequentamos e não tem quase nenhuma (que a gente saiba, porque muitas preferem não deixar claro quem são).
O que acredito neste caso de resolução x frame rate é que, se as empresas, que tem milhares de horas de dados de comportamento de milhões de jogadores do mundo inteiro em mãos, escolhem favorecer mais em resolução do que o frame rate, é porque isso faz sentido para atender a preferência da maioria. Embora essa preferência possa ser completamente contrastante com o que vemos ao nosso redor.