Tópico Oficial Forza Motorsport - You are what you race

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Sei que não é legal ficar comparando e tal, tratam-se de jogos diferentes, produtoras diferentes e por aí vai.

Mas a Turn10 removeu o splitscreen com a justificativa de que "ninguém mais usava" em Forza Motorsport. Hoje, a Polyphony Digital anunciou em um update para GT7 o recurso de splitscreen para até 4 jogadores.


Fica difícil não comparar nesse caso.
 

fporto

Guerreiro
Setembro 23, 2006
1,518
1,385
Planeta Terra
E aí, meu povo? Como vão todos? Muito tempo sem escrever por aqui, mas eu queria deixar minhas impressões sobre o que vi e joguei até agora de FM2023.

Honestamente, depois de 6 anos aguardando um título mais voltado para simulação, posso dizer que estou com sentimentos divididos a respeito do jogo.
Pra mim, a parte mais importante que é a simulação da física de pilotagem, surpreendeu positivamente. FM2023 é um verdadeiro salto adiante se comparado a FM7. Aqui, não temos mais carros que desejam constantemente sair de traseira nas curvas. A decisão de aumentar o número de pontos de toque de cada pneu no asfalto, somado ao aumento da frequência de processamento de cada um, geraram grandes dividendos. Agora os carros são mais previsíveis no limite da aderência e carros de tração traseira só perdem controle se o jogador exagerar no uso do acelerador em saída de curvas... mas ainda assim, está mais fácil de recuperar esse controle, podendo se manter alguns drifts muito bonitos (pena ainda não haver um modo drift no jogo, o que deverá ser adicionado numa atualização futura). Além disso, mesmo com todas as assistências desligadas, os carros passam uma sensação de serem mais pesados e estarem mais grudados ao asfalto, trazendo mais confiança ao jogador.
Outro ponto positivo é o som. Como sempre, a qualidade de áudio nos títulos da franquia Forza é excelente, e no geral, FM2023 segue a regra. Com exceção de alguns carros que tiveram piora considerável (o Sauber Mercedes C9 ficou lamentável - parece um carro de 4 cilindros e os Lexus com motor 3.5 V6, que estão ridículos) mas os efeitos sonoros e ambiente da pista em geral são muito bons. Pena que a música foi simplesmente ignorada: um único tema para os menus, completamente sem inspiração e que não adiciona em nada à experiência do jogo.

Agora, vamos à parte mais polêmica: gráficos. Antes de prosseguir, deixo claro que minha experiência é no Xbox Series X. E posso dizer que me decepcionei um pouco. A decisão da Turn 10 em utilizar raytracing em tudo que o jogo mostra, dos menus às corridas, não parece ter sido a melhor opção em minha opinião. Em alguns momentos, o visual é absolutamente deslumbrante. Em outros, parece que estou jogando um título de Xbox caixão com upscale pra 4K. Essa inconsistência visual é muito triste, tendo em vista que Forza Horizon 5, título arcade da franquia lançado 2 anos atrás, tem um visual mais agradável, onde as cores e o contraste agradam muito mais. Isso sem contar os inúmeros problemas que jogadores de PC continuam enfrentando (máquinas de última geração rodando a menos de 60fps e com diversos bugs visuais) e a imensa lista de problemas que aflige ambas as plataformas no momento (jogos que não salvam ou travam no salvamento, menus truncados e vários outros). A lista de problemas disponível neste momento no Forza Support é gigantesca e mostra como, mais uma vez, pagamos muito caro por jogos que chegam incompletos e mal testados em nossas mãos. E as duas atualizações apresentadas até agora foram para pequenos problemas pontuais que afligiram poucos usuários... e nos fazem esperar até algum ponto desconhecido de Novembro para uma atualização grande - muita gente abandonou FM2023 e pediu o dinheiro de volta por conta desse descaso da T10.

Além disso, a grande maioria dos carros é reaproveitada de títulos anteriores (incluindo os modelos 3D inaceitavelmente ruins do Nissan Silvia S15 e Skyline GT-R R32), enquanto inúmeros outros ficaram de fora para serem adicionados como DLC no futuro (jogada típica da produtora: cobrar em DLC por carros que já foram gratuitos em edições anteriores da franquia).

E apenas 20 pistas no lançamento?!? Vários circuitos foram deixados de fora por enquanto, embora a Turn 10 afirme que alguns retornarão como DLC gratuito futuramente. Das disponíveis, os circuitos fictícios de Hakone e Grand Oak são interessantes, enquanto Eagle Rock é uma completa perda de tempo. E a nova versão de Maple Valley é bacana... mas perdeu muitos detalhes foram removidos dela desde sua apresentação original, em 2022 (procurem pelo vídeo no canal "El Analista de Bits" no Youtube para ver o downgrade visual que FM2023 sofreu).

Sinceramente? Esperava mais. Já fechei toda a carreira offline (extremamente maçante - a obrigatoriedade de subir níveis do carro para acessar upgrades é irritante), não chego perto do multiplayer (só tem criança que adora tirar os outros da pista) e, no momento, só jogo Free Play e Rivais. E paguei 500 reais pra isso, já que sou usuário Game Pass Core (ex-Live Gold)...
 
Última edição:

Maxximoff

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
469
595
Campina Grande
Tem uma coisa que me incomoda nesse FM (pra falar a vdd tem muitas coisas) é a tal da pontuação de segurança/habilidade. Deveria ser algo que separasse o pessoal que quer correr sério do pessoal da bagunça, separar o pessoal que é muito habilidoso do pessoal que é braço. Mas parece que está ali só como perfumaria, pq o desequilíbrio nas salas é alto, geralmente tem 3 que destoam do resto, o resto tomam 3 segundos no mínimo. Com certeza essa pontuação é conversa fiada igual foi o lance dos drivatars serem baseados na forma como os seus donos jogam.
A gente nunca sabe a pontuação de quem está na sala com a gente, isso deveria estar ao lado do nome do jogador, igual é no iracing. As salas deveriam ter limitadores igual no Assetto Corsa Competizione, onde tem sala que exige pelo menos uma pontuação de segurança para poder entrar, se vc não tem aquela pontuação vc não entra. Do jeito que está,, não tem transparência, e pelas experiências que venho tendo, fica explícito que não existe um matchmaking baseado nessa pontuação e isso não passa de mais uma falácia da T10 enganando os jogadores.
 

Maxximoff

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
469
595
Campina Grande
Seguem as "melhorias" para o Forza Motorsport apresentadas hj na Live da T10:
F-RT-7yWwAAfuuX


Muito pouco, mas já é um começo. Atualização está prevista para começar a rolar a partir do dia 14.
 

edup007

Guerreiro
Março 31, 2015
511
114
Itatiba
Pessoal bom dia.

O meu jogo está com um bug grafico, ja instalei drivers, reisntalei o jogo, mas a pista fica com aquele borrado no asfalto quando os graficos somem sabe? (jogo no pc)

Alguem sabe se isso será corrigido ou é no caso alguma configuração? jogo com tudo quase no automático.
 

Anderson Freitas

Since 1989
PXB Gold
Maio 26, 2017
1,273
1,360
São Paulo - SP
Pessoal bom dia.

O meu jogo está com um bug grafico, ja instalei drivers, reisntalei o jogo, mas a pista fica com aquele borrado no asfalto quando os graficos somem sabe? (jogo no pc)

Alguem sabe se isso será corrigido ou é no caso alguma configuração? jogo com tudo quase no automático.
Acredito que seja "normal"
Tem acontecido até mesmo no Series X... talvez corrijam no próximo patch de atualização.
 

Maxximoff

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
469
595
Campina Grande
atualizou e continua com bug principalmente nos gráficos, alguém também está assim?
Tenta reiniciar o console e veja se melhora, li relatos no forum oficial que só melhorou após reiniciar o console. E pra ser sincero, graficamente, a única mudança que vi foi a textura das logos nos carros que no Series S melhorou um pouco. O jogo tbm não crashou nenhuma vez no Series S e no X.
Yas Marina parece estar mais detalhada e bonita que algumas pistas. A noite está absurdamente bonita no Series X.
 
  • Curtir
Reações: Asprobocop

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,608
5,586
Vinhedo
Comecei a jogar anteontem e até o momento estou achando a jogabilidade afinadíssima.
Não tenho muitas exigências quanto a gráficos, então estou achando o jogo belíssimo como sempre.
Até o momento o que tenho a reclamar é o fato de você escolher a posição de largada. Se tem um treino de 3 voltas, já deveria definir aí sua posição. Mas ok.
Estou bem no começo da campanha ainda, mas como em todo Forza, acredito que em algum ponto esta campanha se tornará enjoativa.

Neste momento, curtindo bastante o jogo.
 

Maxximoff

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
469
595
Campina Grande
Graficamente, única diferença que notei foi nas texturas das pinturas nos carros e uma pista ou outra na textura do asfalto. Os bugs gráficos e cores lavadas continuam. Aqui ainda não teve crash/fechamento do jogo tanto no Series X quanto no S. O bug que impede de selecionar quantidade de combustível e tipo de pneu ainda persiste, fui vítima 1x e na corrida seguinte evitei deixar pra selecionar antes da largada, mas vi que muitos não conseguiram e largaram com pouco combustível e pneus macios. Ainda segue o fato lamentável de vc não poder criar corridas multi em sala privada com opções de qualificar, não há diferença nos desgastes de pneus nessas corridas.
Prometeram mais de 200 correções nessa atualização, sinceramente, não devem ter entregado nem 10% disso. Turn 10 destruiu uma franquia e arranhou sua reputação. Agora eu sei pq a Microsoft comprou tantos estúdios, pq se Xbox ainda fosse Halo, Gears e Forza, hj estaria acabada.
 
  • Curtir
Reações: Rons

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,519
7,673
Jaraguá do Sul - SC
Prometeram mais de 200 correções nessa atualização, sinceramente, não devem ter entregado nem 10% disso. Turn 10 destruiu uma franquia e arranhou sua reputação. Agora eu sei pq a Microsoft comprou tantos estúdios, pq se Xbox ainda fosse Halo, Gears e Forza, hj estaria acabada.
Para mim a unica coisa que me fez dropar o jogo é você se você comprar um carro X para correr na categoria Y, o valor da premiação de todas as corridas não cobre o valor que você pagou pelo carro. O famoso paga para correr.
 

Ben10

Guerreiro
Maio 18, 2015
544
678
Campo Grande - MS - Brasil
Graficamente, única diferença que notei foi nas texturas das pinturas nos carros e uma pista ou outra na textura do asfalto. Os bugs gráficos e cores lavadas continuam. Aqui ainda não teve crash/fechamento do jogo tanto no Series X quanto no S. O bug que impede de selecionar quantidade de combustível e tipo de pneu ainda persiste, fui vítima 1x e na corrida seguinte evitei deixar pra selecionar antes da largada, mas vi que muitos não conseguiram e largaram com pouco combustível e pneus macios. Ainda segue o fato lamentável de vc não poder criar corridas multi em sala privada com opções de qualificar, não há diferença nos desgastes de pneus nessas corridas.
Prometeram mais de 200 correções nessa atualização, sinceramente, não devem ter entregado nem 10% disso. Turn 10 destruiu uma franquia e arranhou sua reputação. Agora eu sei pq a Microsoft comprou tantos estúdios, pq se Xbox ainda fosse Halo, Gears e Forza, hj estaria acabada.
tá sendo bem bondoso com "arranhou sua reputação". Esse arranhado pra mim foi lá no FM5, agora foi um capote completo e ribanceira abaixo.

Como já disse anteriormente, jogador de Forza não sabe o que é problemas tecnicos em um jogo, pois sempre foi feito um serviço adequado nos jogos da franquia.
Dessa vez erraram com "forza". E pior é ver essa demora pra corrigir os problemas. Aparentemente, a equipe tá bem pequena... isso me parece uma Turn10 enfraquecida, o jogo sequer igualou os recursos online do game anterior.
 
  • Curtir
Reações: DyegoJP

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)