Pra mim em particular gosto do modo campanha para poder sentir que estou evoluindo no jogo, começando de baixo e indo ate o topo, sentir o prazer da progressão, ter uma direção, quando voce tem muito liberdade e não metas definidas me perde um pouco porque as vezes penso será que era pra eu estar com esse carro agora? o modo campanha tambem ajuda a voce aproveitar mais e te obriga a dirigir diversos modelos. Meu maior exemplo que pra mim é uma campanha ruim é o do horzion 5, eu fico perdido com todas aquelas corridas disponiveis desdo inicio, as vezes fico com o mesmo carro por um longo periodo, o jogo tem centenas de missçoes que voce pode usar para explorar novos desafios e novos carros, mas são tantas que me deixa perdido, eu por ser um jogador single player ja sou acostumado a um padrão de linearidade. Mas essa é a minha forma de jogar, sei que muita gente não esta nem ai para isso.
Você falou tudo! Tudo mesmo!
Minha indignação é com esse excesso de facilidade, perde todo o sentido, inclusive, de uma "pseudocarreira" de automobilismo.
A ideia de você começar somente com os carros perebas (classe E/D) e ir evoluindo até chegar nos GT3, LMP2, LMP1 seria o mais próximo de uma cronologia lógica de singleplayer.
Nesse ponto o GT dá um banho no forza, onde você precisa primeiro ter as (clássicas) licenças para conseguir entrar em determinada categoria, de determinado carro. E adivinhem como funciona no mundo do automobilismo?
Quanto ao multiplayer, esse sim, quer correr de S2 logo na sua primeira corrida? Tudo bem, vai lá, faça a sua festa.. mas forçar isso na campanha, como o forza vem fazendo desde o motorsport 5 e os atuais horizon eu vejo como o MAIOR ponto negativo de ambas as séries.
Justamente por isso, acho a campanha do 4 a mais bem formulada, com excesso (no sentido positivo) de eventos para você progredir. Foi, de longe, o forza que mais me prendeu no singleplayer, já que os lobbies, guardadas as muitas exceções, acaba virando um jogo de bate bate, ainda que tenha aquele sistema de "punição" da Turn10, que funciona quando ele quer e da forma que ele quer.
Enfim, por enquanto sinto que esse jogo vai decepcionar aqueles mais aficionados por um jogo de corrida (as viúvas de FM4, e eu me incluo nesse grupo), porém deve agradar a grande massa casual, que prefere pegar o controle, selecionar o carro que bem entender e realizar as corridas.
Uma pena, acredito que não vai ser dessa vez que o Forza irá voltar a se destacar à frente do GT no quesito singleplayer