Em entrevista concedida à Revista Oficial do Xbox nos EUA, o diretor de criação da Turn 10, Dan Greenawalt enalteceu as capacidades computacionais da rede de servidores da Microsoft que estará responsável pela computação na nuvem utilizada em Forza Motorsport 5.
Segundo Greenawalt, a Turn 10 está particularmente empolgada em poder utilizar a computação na nuvem do Xbox One para dar apoio ao seu sistema de inteligência artificial Drivatar, que troca pilotos virtuais pré-progamados por entidades armazenadas na nuvem, que aprendem através do comportamento humano de outros jogadores. Greenawalt descreveu a habilidade de entregar essas tarefas a servidores externos como uma "tremenda oportunidade".
- Quando você conta com uma rede de aprendizado neural, maior poder computacional é muito útil. Isso porque você pode processar muito mais informação e não tem de fazê-lo no console. E isso libera mais espaço no aparelho para cuidar de gráficos ou áudio ou outras áreas computacionais. Dessa forma, podemos fazer com que a IA, ao invés de utilizar 10% ou 20% da capacidade do console, possa utilizar o equivalente a 600% da capacidade do console. Deixe esse trabalho na nuvem e libere esses 10 ou 20 para que os gráficos sejam melhores - e num console que já é muito mais poderoso que qualquer coisa com que já trabalhamos antes".
Forza Motorsport 5 é um dos títulos de lançamento do Xbox One, previsto para lançamento no fim deste ano.