Final Fantasy 12 é aquele tipico jogo que ninguem sabe como foi feito, qual tecnologia alienigena eles usaram, mas só que ele saiu, e cara, como ele saiu. Um jogo de 2006 não merecia fazer tudo isso, mas eles fez.
Historia
Nada de muito novo por aqui, dois imperios se detestam, Archadia (o pais mais rico) e Rozarria. No centro deles há dois lugares chamados Dalmasca e Nabrádia que são neutros nessa bagunça toda, mas como isso é final fantasy as coisas não ficam bem assim.
Acontece que inspirado no frances Napoleão, Archadia quer invadir Rozarria pra tomar absolutamente tudo e pra chegar até o outro lado tem que passar por Dalmasca e Nabrádia, que por coincidência ou não, dois de seus maiores representantes, o principe Rasler e a princesa Ashe estão para casar, mas em meio as comemorações, o principe de Nabrádia recebe a noticia de que a capital do seu pais foi completamente destruida por Archadia. Num ato de maluquice ele resolveu se juntar a linha de frente de Nabrádia com o seu capitão e homem de confiança, Basch, em uma batalha contra Archadia, mas obviamente o principe perde a batalha e é morto.
O rei de Nabradia entrega o pais e na noite em que o tratado seria assinado, Archadia planeja matar todo mundo, inclusive o rei. Mas Nabradia não deixaria que o rei fosse assasinado e fez um esquadrão liderado por Bash. Ele é como se fosse o heroi do pais, cara importante (e importante pra historia tambem), acontece que o irmão mais velho do protagonista, o Reks, estava nesse esquadrão, e é com ele que voce começa o tutorial para saber o basico dos comandos.
Ao longo do caminho, Reks se perde do esquadrão, mas ao entrar na sala onde supostamente encontraria todo mundo ele vê Bash, o heroi nacional assasinando todo mundo, inclusive o rei. E então, Bash mata o jovem Reks...
Mas pq Bash faria isso? Logo em seguida ele é preso e condenado a morte, ele estava doidão será?? Pois é pois é, muito estranho tudo isso....
Dois anos se passam, Archadia chega até Dalmasca com promessas de paz mas obviamente isso é historinha de politico, e é aqui que você assume o protagonista, Vann, junto com outra protagonista, Penelo. Ambos ficam sabendo que Archadia faria um banquete em Dalmasca pra firmar uma "parceria", mas acontece que tudo isso vira um campo de batalha. Vaan consegue entrar no castelo e conhece mais dois protagonistas, o Balthier e a
Fran. Nos esgotos para fugirem do castelo, Vann conhece outra protagonista, a princesa Ashe, aquela mesmo de Dalmasca, ela tinha sumido mas voltou em busca de vingança. No meio da fuga eles encontram outro protagonista, ele mesmo, o capitão Basch. Aqui você descobre o que realmente rolou e a partir daqui é onde Final Fantasy 12 começa, meu amigo.
Você descobre um pouco sobre o materal usado para explodir a capital de Nabradia, sem contar que a Penelo é sequestrada e levada para uma cidade que fica ao lado. Quer saber mais? Jogue
Personagens
- Vann
Protagonista mais sem sal de todos os tempos da serie, é orfão e perdeu o irmão mais velho na guerra como foi citado.
- Penelo
Melhor amiga do Vann, ambos são orfãos, ela da uma ótima White Mage fica a dica
- Balthier
Um dos meus favoritos, ele é um caçador de recompensas, entrou nessa maluquice inicialmente por $$$$
- Fran
Ela não é humana, ela é uma Viera. Carismatica demais, ela é parceira do Balthier, ambos são caçadores de recompensas
- Ashe
Minha personagem favorita, com uma historia sensacional no começo não tinha como ser diferente.
- Bash
Heroi de um país, o capitão Bash também é carismatico
Sistema de combate
Dizem que o principal em um RPG é a historia, mas eu não acho, pra mim o principal é o sistema de combate. Se a historia for boa e o sistema não voce nem da continuidade e nesse quesito ele entrega muita qualidade.
O jogo conta com um sistema de turnos, mas em tempo real. Há uma barrinha que fica ao lado do HP do personagem que voce precisa esperar encher para ele fazer algo.
Tem tembém o sistema de Gambits, que é pra facilitar a sua vida na hora da batalha, como se deixasse no automatico as coisas.
Exemplo: O boneco tá morrendo, você não necessariamente precisa abrir o menu e selecionar a cura, se você configurou e deixou ativado no sistema de Gambits o boneco irá fazer isso sozinho pra você
Outro exemplo: Pra galera das Magias, se voce deixar ativado pro boneco atacar com Fogo, trovão ou gelo o inimigo que tem a fraqueza daquele elemento ele irá fazer isso, sem voce mandar. É assim que o sistema funciona, pra deixar as coisas mais dinamicas e bolar estrategias. Aqui os personagens estavam com a vida baixa, eu não fiz nada mas mesmo assim o beneco usou cura
"Poxa mas isso não quebraria as coisas e deixaria fácil?" Bom sim, mas quando vc estiver em uma batalha com 5 te atacando, lhe causando uma cacetada de stats negativos e te deixando louco, ai sim vc assume as coisas na marra e acredite, isso acontece muito.
O jogo tá mais pra um sistema de MMORPG do que pra turnos, parem de achar que se voce ver o inimigo no mapa uma tela de loading irá aparecer atrapalhando a sua experiencia. Viu algo no mapa e quer atacar? VAI FUNDO A EXPLORAÇÃO E COMBATE SÃO EM TEMPO REAL
O jogo conta também com um sistema de classes, cada personagem tem direito a usar duas delas. Quer fazer um mago arqueiro? Faça. Um personagem que usa adagas mas aguenta o tranco? Faça. Um curandeiro que usa Katanas? Faça o que você quiser.
Mundo/Mapas/Missões
O mundo é vasto, você passa por desertos, montanhas, florestas, masmorras, cavernas etc etc como em um bom RPG. As vezes o clima nesses locais mudam, atraindo inimigos mais fortes e com drops melhores (UM JOGO DE 2006!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
O jogo conta com sidequests, essas aqui só com guia na internet, pq nada é marcado no mapa, tem que prestar atenção nas falas dos NPCS. Um saco. Mas por outro lado as caçadas são bem legais, prepare-se para sofrer com elas, junte seus personagens mais fortes para subir de rank no clã e ganhar itens (é sério, junta os melhores mesmo, é cada bicho que olha, nem xingando ajuda)
Grande jogo disponivel no Xbox (e no gamepass), vejo alguns pulando e até subestimando pq é um jogo antigo. Ele não tem essa sensação, muito pelo contrario, deixa muito jogo novo comendo poeira e talvez com esse tópico ajude a abrir os olhos para um dos melhores jogos já feitos. Não tem muito o que jogar e quer começar um bom RPG? Dê uma chance a ele.
Sem portugues infelizmente mas você já jogou muito jogo pior, para com isso.
Historia
Nada de muito novo por aqui, dois imperios se detestam, Archadia (o pais mais rico) e Rozarria. No centro deles há dois lugares chamados Dalmasca e Nabrádia que são neutros nessa bagunça toda, mas como isso é final fantasy as coisas não ficam bem assim.
Acontece que inspirado no frances Napoleão, Archadia quer invadir Rozarria pra tomar absolutamente tudo e pra chegar até o outro lado tem que passar por Dalmasca e Nabrádia, que por coincidência ou não, dois de seus maiores representantes, o principe Rasler e a princesa Ashe estão para casar, mas em meio as comemorações, o principe de Nabrádia recebe a noticia de que a capital do seu pais foi completamente destruida por Archadia. Num ato de maluquice ele resolveu se juntar a linha de frente de Nabrádia com o seu capitão e homem de confiança, Basch, em uma batalha contra Archadia, mas obviamente o principe perde a batalha e é morto.
O rei de Nabradia entrega o pais e na noite em que o tratado seria assinado, Archadia planeja matar todo mundo, inclusive o rei. Mas Nabradia não deixaria que o rei fosse assasinado e fez um esquadrão liderado por Bash. Ele é como se fosse o heroi do pais, cara importante (e importante pra historia tambem), acontece que o irmão mais velho do protagonista, o Reks, estava nesse esquadrão, e é com ele que voce começa o tutorial para saber o basico dos comandos.
Ao longo do caminho, Reks se perde do esquadrão, mas ao entrar na sala onde supostamente encontraria todo mundo ele vê Bash, o heroi nacional assasinando todo mundo, inclusive o rei. E então, Bash mata o jovem Reks...
Mas pq Bash faria isso? Logo em seguida ele é preso e condenado a morte, ele estava doidão será?? Pois é pois é, muito estranho tudo isso....
Dois anos se passam, Archadia chega até Dalmasca com promessas de paz mas obviamente isso é historinha de politico, e é aqui que você assume o protagonista, Vann, junto com outra protagonista, Penelo. Ambos ficam sabendo que Archadia faria um banquete em Dalmasca pra firmar uma "parceria", mas acontece que tudo isso vira um campo de batalha. Vaan consegue entrar no castelo e conhece mais dois protagonistas, o Balthier e a
Fran. Nos esgotos para fugirem do castelo, Vann conhece outra protagonista, a princesa Ashe, aquela mesmo de Dalmasca, ela tinha sumido mas voltou em busca de vingança. No meio da fuga eles encontram outro protagonista, ele mesmo, o capitão Basch. Aqui você descobre o que realmente rolou e a partir daqui é onde Final Fantasy 12 começa, meu amigo.
Você descobre um pouco sobre o materal usado para explodir a capital de Nabradia, sem contar que a Penelo é sequestrada e levada para uma cidade que fica ao lado. Quer saber mais? Jogue
Personagens
- Vann
Protagonista mais sem sal de todos os tempos da serie, é orfão e perdeu o irmão mais velho na guerra como foi citado.
- Penelo
Melhor amiga do Vann, ambos são orfãos, ela da uma ótima White Mage fica a dica
- Balthier
Um dos meus favoritos, ele é um caçador de recompensas, entrou nessa maluquice inicialmente por $$$$
- Fran
Ela não é humana, ela é uma Viera. Carismatica demais, ela é parceira do Balthier, ambos são caçadores de recompensas
- Ashe
Minha personagem favorita, com uma historia sensacional no começo não tinha como ser diferente.
- Bash
Heroi de um país, o capitão Bash também é carismatico
Sistema de combate
Dizem que o principal em um RPG é a historia, mas eu não acho, pra mim o principal é o sistema de combate. Se a historia for boa e o sistema não voce nem da continuidade e nesse quesito ele entrega muita qualidade.
O jogo conta com um sistema de turnos, mas em tempo real. Há uma barrinha que fica ao lado do HP do personagem que voce precisa esperar encher para ele fazer algo.
Tem tembém o sistema de Gambits, que é pra facilitar a sua vida na hora da batalha, como se deixasse no automatico as coisas.
Exemplo: O boneco tá morrendo, você não necessariamente precisa abrir o menu e selecionar a cura, se você configurou e deixou ativado no sistema de Gambits o boneco irá fazer isso sozinho pra você
Outro exemplo: Pra galera das Magias, se voce deixar ativado pro boneco atacar com Fogo, trovão ou gelo o inimigo que tem a fraqueza daquele elemento ele irá fazer isso, sem voce mandar. É assim que o sistema funciona, pra deixar as coisas mais dinamicas e bolar estrategias. Aqui os personagens estavam com a vida baixa, eu não fiz nada mas mesmo assim o beneco usou cura
"Poxa mas isso não quebraria as coisas e deixaria fácil?" Bom sim, mas quando vc estiver em uma batalha com 5 te atacando, lhe causando uma cacetada de stats negativos e te deixando louco, ai sim vc assume as coisas na marra e acredite, isso acontece muito.
O jogo tá mais pra um sistema de MMORPG do que pra turnos, parem de achar que se voce ver o inimigo no mapa uma tela de loading irá aparecer atrapalhando a sua experiencia. Viu algo no mapa e quer atacar? VAI FUNDO A EXPLORAÇÃO E COMBATE SÃO EM TEMPO REAL
O jogo conta também com um sistema de classes, cada personagem tem direito a usar duas delas. Quer fazer um mago arqueiro? Faça. Um personagem que usa adagas mas aguenta o tranco? Faça. Um curandeiro que usa Katanas? Faça o que você quiser.
Mundo/Mapas/Missões
O mundo é vasto, você passa por desertos, montanhas, florestas, masmorras, cavernas etc etc como em um bom RPG. As vezes o clima nesses locais mudam, atraindo inimigos mais fortes e com drops melhores (UM JOGO DE 2006!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
O jogo conta com sidequests, essas aqui só com guia na internet, pq nada é marcado no mapa, tem que prestar atenção nas falas dos NPCS. Um saco. Mas por outro lado as caçadas são bem legais, prepare-se para sofrer com elas, junte seus personagens mais fortes para subir de rank no clã e ganhar itens (é sério, junta os melhores mesmo, é cada bicho que olha, nem xingando ajuda)
Grande jogo disponivel no Xbox (e no gamepass), vejo alguns pulando e até subestimando pq é um jogo antigo. Ele não tem essa sensação, muito pelo contrario, deixa muito jogo novo comendo poeira e talvez com esse tópico ajude a abrir os olhos para um dos melhores jogos já feitos. Não tem muito o que jogar e quer começar um bom RPG? Dê uma chance a ele.
Sem portugues infelizmente mas você já jogou muito jogo pior, para com isso.