Da Game Informer,
entrevista com o Tim Schafer:
Durante a E3 deste ano, foi anunciado que a
Microsoft está adquirindo a Double Fine Productions(criadores de Broken Age, Grim Fandango) para se juntar à
Xbox Game Studios.
O que essa aquisição significa para Double Fine, um estúdio que é notoriamente independente? Será que a assinatura do estúdio, a sensação única, será repaginada? Com a lista de títulos maravilhosamente esquisitos da Double Fine, é uma preocupação razoável, mas o CEO da Double Fine e o presidente Tim Schafer tem sido rápidos em responder a esses medos (ele até fez isso imediatamente
enquanto estava no palco da conferência de imprensa da Microsoft ). Nós nos sentamos com ele na E3 para entender melhor essa transição.
"Nós realmente não estávamos a procura de ser adquiridos, mas estávamos falando sobre outras coisas e [a Microsoft] mencionou que eles estavam fazendo isso com outras empresas e essas outras empresas parecem ter identidades muito fortes, como a Ninja Theory", diz Schafer. "Essas não são empresas que querem ganhar dinheiro com produtos da Microsoft. Perguntamos à [Microsoft] por que eles estavam querendo adquirir empresas, e eles conversaram sobre a criação de conteúdo amplo e diversificado para o
Game Pass."
No começo, porém, Schafer tinha dúvidas sobre a mudança de identidade de seu estúdio ou que esse movimento resultaria em menos liberdade criativa.
"Eu estava muito preocupado com nossa cultura e identidade", diz Schafer. "Eles explicaram a nova maneira de fazer essas aquisições com estúdios desconectados que não são integrados à Microsoft. Eles são deixados sozinhos, fazem suas próprias coisas e permanecem independentes, mas são bem financiados. Parece um bom negócio."
Psychonauts 2 ainda está lançando em todas as plataformas prometidas (PS4,
Xbox One, PC) e Schafer mencionou que as recompensas de backers na Fig, assim como outros compromissos que a equipe fez, serão cumpridas.
Ajuda que a Microsoft e a Double Fine tenham uma longa história de trabalho em conjunto através de parcerias em jogos como Kinect Party e Iron Brigade, então um acordo de longo prazo não é completamente inesperado. Dá a Double Fine mais segurança financeira para continuar seus jogos peculiares característicos.
"Eu acho que é perfeito para nós, porque podemos nos concentrar em fazer nossos jogos estranhos inspirados, e não nos preocupar sobre como vamos obter o nosso próximo acordo. Não estamos perseguindo nosso próximo financiamento e pensando em quantos mais meses de financiamento ainda temos, o tempo todo ".
Quando perguntado se a Double Fine permitiria que outras equipes da Microsoft trabalhassem em um de seus IPs, Schafer disse que, embora não "faça imediatamente sentido fazer com que outra pessoa as faça", ainda assim seria uma decisão "caso a caso".
"Se alguém gosta de uma IP, tipo 'eu cresci jogando Middle Manager of Justice e realmente quero colocar toda a minha equipe de desenvolvimento para fazer um título dele', quero dizer, nós conversamos com eles, mas é mais provável que façamos o nosso próprio [de nossas IPs]. "
Schafer falou brevemente sobre Starbreeze também, a empresa que anteriormente estava publicando Psychonauts 2. Após o lançamento
do The Walking Dead, do Overkill, e a consequente instabilidade financeira, ficou evidente que o
Starbreeze pode não durar muito mais . Schafer reflete que o relacionamento do estúdio com a Starbreeze foi positivo, mas que a aquisição da Microsoft promete mais estabilidade e segurança.
"Starbreeze teve alguns desafios", diz Schafer. "Eles sempre cumpriram seu compromisso conosco. Eles sempre pagaram suas faturas. Eles nunca, você sabe, eles não estavam ficando esquisitos com a gente. Mas não estava 100% certo de que haveria o suficiente deles hoje lá para ser capaz de suportar o jogo do jeito que a Microsoft pode. [A aquisição] garante que o jogo seja totalmente polido e que não reduzamos os níveis dele. "