Dicas para não passar mal em jogos em primeira pessoa

Lizard Devil I

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 7, 2008
1,245
1,650
Ilhota - SC
Olá pessoal.
Ia postar no boteco, mas achei que aqui é mais indicado já que envolve nossa jogatina propriamente dita. Se estiver incorreto, peço aos moderadores que movam para o local correto.

Eu não tenho problemas com jogos em primeira pessoa, mas passo muito mal com jogos de VR.
Como já li aqui no fórum que alguns colegas possuem problemas e passam mal com jogos em primeira pessoa, resolvi reunir algumas dicas que podem ajudar a galera a curtir seu hobby sem passar mal.
Espero que ajude a quem precisa.

Quem tiver experiências para compartilhar favor postar aqui, podem ajudar outras pessoas também.

Coloquei aqui duas reportagens que falam sobre o problema, como estou já citando no conteúdo um belo pedaço da reportagem, peço que, se possível, cliquem nos links da matéria, para que o pessoal que realmente teve o trabalho escrevendo sobre o assunto tenha a visualização merecida.

Matéria Gizmodo, por Erika Nishida e Matéria XboxPower, por Nivea Miranda

Comece aos poucos
Com a frustração de não conseguir jogar por muito tempo sem passar mal, muitas pessoas tentam ignorar os sintomas e se forçam a continuar o máximo que puderem. No entanto, isso apenas sobrecarrega os seus sentidos.

De acordo com o Popular Science, Séamas Weech, pesquisador de pós-doutorado na McGill University, aconselha começar com sessões curtas. Assim que você sentir os primeiros sintomas, pare de jogar por um tempo e só retorne quando o mal-estar passar. Assim, você vai treinando o seu cérebro aos poucos. Se isso vai realmente funcionar e em quanto tempo, vai depender da sua experiência prévia com videogames e o título que você está jogando.

Escolha a tela certa

A tela em que você está jogando também pode contribuir para o mal-estar. O ideal é que ela não seja nem muito grande e nem muito pequena. No caso das TVs e monitores grandes, o problema é que elas ocupam quase todo o nosso campo de visão, promovendo uma maior sensação de imersão. Se optar por uma tela menor, será possível enxergar outros elementos que vão ajudar o seu cérebro a lembrar que você está parado em uma sala – o que coincide com a informação enviada pelo seu ouvido interno.

Outra opção, caso não tenha uma tela menor, é simplesmente aumentar a sua distância entre ela, que causa o mesmo efeito. Vale ressaltar, porém, que telas muito pequenas, como de smartphones, também podem não ser uma boa ideia. No caso, é preciso forçar seus olhos para identificar os detalhes da imagem, o que pode acabar causando dores de cabeça.

Mantenha o ambiente iluminado
Os acessórios de iluminação, como as fitas LED, se popularizaram no último ano, principalmente com o TikTok. Porém, elas podem piorar o seu mal-estar durante suas sessões de jogo. Portanto, a melhor opção é utilizar uma lâmpada tradicional, que, além de cansar menos a sua vista, ajuda a lembrar que você está em sua casa e não em algum cenário apocalíptico.

Mantenha um ventilador e água gelada por perto
Pode parecer estranho, mas o cérebro pode ser facilmente enganado. Ao ficar perto de um ventilador ligado, você consegue criar a mesma sensação do vento batendo no rosto de quando você está caminhando na rua. Assim, você terá mais uma informação colaborando para as mensagens visuais de que a sua atividade envolve movimento. Já a água gelada ajuda a acalmar o estômago caso você comece a sentir náusea.

Esteja preparado
Além de preparar o ambiente, existem outras formas de você preparar o seu corpo para evitar ou lidar com esse desconforto também. Alguns estudos sugerem que o gengibre pode ajudar a aliviar náuseas, por exemplo. A intensidade desse efeito varia de pessoa para pessoa e, caso você esteja pensando em tomá-los em forma de suplemento, é importante consultar um médico. Você ainda pode optar por chás de gengibre ou até doces da raiz.

Outra técnica utilizada por alguns gamers são as pulseiras de pressão. O que elas fazem, basicamente, é aplicar pressão em um ponto na parte inferior do antebraço, próximo ao pulso. A teoria é que pressionar essa região constantemente pode aliviar sintomas como náuseas e tontura. Caso você não tenha essa pulseira, você mesmo pode pressionar esse ponto, mas vai ser um pouco difícil jogar com uma mão só.

E se nada disso funcionar?
Caso as opções acima falhem, talvez seja hora de mudar de jogo — pelo menos por enquanto. Os games em primeira pessoa e muito realistas são os que vão causar mais sintomas. Antes de desistir de um título, você ainda pode tentar mexer nas configurações para alterar a perspectiva do jogador, por exemplo, de modo a ver as costas do personagem em vez de apenas as mãos.

Telas com alta taxa de atualização também pioram os sintomas de náuseas. Por isso, você pode tentar diminuir os quadros por segundo ou ajustar as configurações da tela para diminuir a velocidade das imagens.

Por fim, se nada disso funcionar, o melhor mesmo será recorrer a outros jogos que tenham uma narrativa em terceira pessoa, jogos de quebra-cabeça, um título 2D mais vintage ou até mesmo o bom e velho Mario Bros. pré-Nintendo 64, conforme sugere o Popular Science. Eles podem não ser os games mais estimulantes do mundo, mas ajudarão a treinar o seu cérebro e melhorar a sua tolerância para que, aos poucos, você possa evoluir para jogos mais complexos.
 

Paulo Taucci

Guerreiro
Junho 27, 2015
638
555
Brasil
Eu não tenho problemas com jogos em primeira pessoa, mas passo muito mal com jogos de VR.
Somos 2, cara, nunca tive problema nenhum com jogos em sentido algum, mas um dia fui experimentar jogar no Playstation VR de um primo da minha esposa e nossa, fiquei foi ruim. Fiquei muito tonto e com ânsia de vomito. E tipo, eu comecei com o UNTIL DAWN: RUSH OF BLOOD que é numa montanha russa, aí pensei que era por isso, mas ele trocou 2 vezes de jogo lá e continuei passando mal aí resolvi parar. Não sei se com o tempo vc acostuma, pois eu gostei da tecnologia mas tenho medo agora de um dia conseguir comprar um e não conseguir me adaptar.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,577
5,572
Tenho esse problema com Doom clássico, 007 e Perfect Dark de 64. Com Halo, o Combat Evolved foi o único que me deu tontura e náusea, mas eu queria muito jogar e comecei aos poucos com pequenas sessões e seu certo. Na metade do jogo já conseguia jogar por longas horas sem ter os sintomas
 

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Eu passo mal até em alguns games em 3a pessoa que a câmera gira muito rapida... mas... ir jogando aos poucos... costuma resolver.
 

itotinaru

Guerreiro
Setembro 9, 2017
2,302
2,818
SP
Tenho alguns problemas não com FPS, mas com a câmera de alguns jogos.
Parece que forma um rastro na imagem qdo movimento ela.
A solução sempre é diminuir a velocidade.
O que me ajudou muito foi mudar para um ambiente iluminado.
Hj estou bem, mas passei por umas crises bem fortes.
 

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Eu passo mal até em alguns games em 3a pessoa que a câmera gira muito rapida... mas... ir jogando aos poucos... costuma resolver.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)