Cientistas criam IA para games indistinguível de humanos

Alrogerio

Buda Irado
Outubro 28, 2005
803
72
São Paulo | SP
A notícia foi publicada agora há pouco na [link=[url="http://www.eurogamer.net/articles/2012-09-27-scientists-create-game-playing-ais-that-are-indistinguishable-from-humans"]http://www.eurogamer.net/articles/2012-09-27-scientists-create-game-playing-ais-that-are-indistinguishable-from-humans[/url]]Eurogamer UK[/link], mas copio aqui, na íntegra, matéria do blog de tecnologia Meio Bit sobre o assunto:

[blockquote]Em 1950 Alan Turing propôs um interessante teste cujo objetivo era determinar se uma máquina poderia reproduzir o comportamento humano. A ideia era colocar uma pessoa para conversar por texto com dois computadores, sendo que um deles seria operado por outro ser humano e caso o usuário não conseguisse distinguir qual deles era uma inteligência artificial, então a máquina havia passado no teste. Eis que mais de 60 anos depois o experimento de certa forma foi replicado com sucesso, porém em um jogo eletrônico.

A façanha aconteceu em um campeonato de Unreal Tournament 2004 patrocinado pela 2K Games, onde três de pesquisadores da Universidade do Texas e o cientistas romeno Mihai Polceanu participaram com jogadores virtuais dotados de avançada inteligência artificial, conseguindo convencer um grupo de juízes de que tinham um comportamento mais natural do que o dos outros jogadores humanos.

Pontuando sempre que matavam um adversário, durante o torneio BotPrize cada participante de carne e osso tinha, além das armas tradicionais, uma que servia para marcar os outros como sendo um robô ou outra pessoa e no final foi constado que o UT^2 e o MirrorBot obtiveram uma taxa de humanidade de 52%, contra os 40% de média dos outros competidores.

“A ideia é avaliar como podemos criar bots para jogos, que são personagens controlados por algoritmos de inteligência artificial, parecerem o mais humanos possível,” explicou Risto Miikkulainen, professor de ciência da computação e criador do UT^2. “Quando o teste de Turing para robôs de jogos começou, o objetivo era atingir 50% de humanidade. Demorou cinco anos para conseguirmos isso, mas o nível finalmente foi alcançado na semana passada e não foi por acaso.”

Eu costumo defender a ideia de que a área dos games que mais precisa evoluir é a de inteligência artificial. Mesmo com gráficos tão bonitos e as simulações de físicas convincentes que temos hoje em dia, poucos são os jogos que nos passam a sensação de que os personagens controlados pelo computador possuem algum tipo de inteligência que no mínimo os faça ter algum instinto de sobrevivência e é muito bom saber que iniciativas como esta poderão fazer com que o comportamento daqueles com quem interagimos nos games se torne mais realista. Assim os replicantes finalmente estarão entre nós, nem que seja apenas no mundo virtual.[/blockquote]

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Sempre penso: videogames são a vanguarda na computação. Impulsionam melhorias em processadores, interfaces e ainda influenciam outros tipos de mídia.

A evolução em games veio se destacando sobremaneira na forma de gráficos e física melhorados. IAs decentes sempre foram levadas em consideração neste mundo, e muitos jogos como Half-Life, Halo e o próprio UT foram destaques quanto à bots controlados por IAs. No entanto, poucos avanços tem-se notado substancialmente nessa parte ao longo de duas décadas.

Será que veremos uma IA indistinguível ou perto disso nesta geração que segue?
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
Acho que ainda vai demorar pra vivenciarmos uma verdadeira inteligencia artificial, capaz de sutilidades que só o homem hoje é capaz, como traçar a lógica que conecta duas premissas subjetivas, ou compreender a ironia.

Claro, isso em uma análise macro. O que interessa em relação aos jogos é uma resposta realista para troca de tiros. Nesse quesito, minha opinião é: TALVEZ.
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
[quote1348788104= Creed]
Acho que ainda vai demorar pra vivenciarmos uma verdadeira inteligencia artificial, capaz de sutilidades que só o homem hoje é capaz, como traçar a lógica que conecta duas premissas subjetivas, ou compreender a ironia.

Claro, isso em uma análise macro. O que interessa em relação aos jogos é uma resposta realista para troca de tiros. Nesse quesito, minha opinião é: TALVEZ.
[/quote1348788104]

Vc quer dizer uma "completa" inteligencia artificial né?
Inteligencias aritificiais verdadeiras já existem, como essa mesma mostrada no teste. Aquela em que não conseguimos mais diferenciar o que é um humano e o que é o computador, pois as reações e decisões estão equivalentes.

Os estudos e trabalhos com AI são muito focados em determinados setores. Ninguém tá tentando criar uma AI completa como um ser humano, mas sim são criadas com foco específico em uma única atividade. Já foi alcançado um nível bem humano de comportamento, embora aquela AI normalmente representa um sugeito com bem pouca criatividade.

Eu acho que nunca veremos uma AI completa como a gente vê em filmes que o robô chega a ficar na dúvida se é humano ou não. Veremos sempre AIs focadas em uma tarefa específica.
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
[quote1348789263=V I D A L]
[quote1348788104= Creed]
Acho que ainda vai demorar pra vivenciarmos uma verdadeira inteligencia artificial, capaz de sutilidades que só o homem hoje é capaz, como traçar a lógica que conecta duas premissas subjetivas, ou compreender a ironia.

Claro, isso em uma análise macro. O que interessa em relação aos jogos é uma resposta realista para troca de tiros. Nesse quesito, minha opinião é: TALVEZ.
[/quote1348788104]

Vc quer dizer uma "completa" inteligencia artificial né?
Inteligencias aritificiais verdadeiras já existem, como essa mesma mostrada no teste. Aquela em que não conseguimos mais diferenciar o que é um humano e o que é o computador, pois as reações e decisões estão equivalentes.

Os estudos e trabalhos com AI são muito focados em determinados setores. Ninguém tá tentando criar uma AI completa como um ser humano, mas sim são criadas com foco específico em uma única atividade. Já foi alcançado um nível bem humano de comportamento, embora aquela AI normalmente representa um sugeito com bem pouca criatividade.

Eu acho que nunca veremos uma AI completa como a gente vê em filmes que o robô chega a ficar na dúvida se é humano ou não. Veremos sempre AIs focadas em uma tarefa específica.
[/quote1348789263]

Entendi. Realmente, na sua lógica, de desenvolvimento específico, faz bem mais sentido. Formar uma IA completa demandaria um gasto exorbitante e tecnologias fora da nossa atual realidade.
 

Johnny Well

Casual
Dezembro 9, 2010
72
0
IA plena não existe ainda, pare uma maquina avaliar e tomar decisões ela faz comparações com premissas programadas. Uma maquina não pode improvisar nem criar nada que esteja fora de sua programação. Para uma verdadeira IA é necessário um nível de abstração muito profundo em sua lógica. É como se programássemos cada átomo de um componente e esses tivessem como criar matéria de diferentes tipos.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
[quote1348865245= Creed]
[quote1348789263=V I D A L]
[quote1348788104= Creed]
Acho que ainda vai demorar pra vivenciarmos uma verdadeira inteligencia artificial, capaz de sutilidades que só o homem hoje é capaz, como traçar a lógica que conecta duas premissas subjetivas, ou compreender a ironia.

Claro, isso em uma análise macro. O que interessa em relação aos jogos é uma resposta realista para troca de tiros. Nesse quesito, minha opinião é: TALVEZ.
[/quote1348788104]

Vc quer dizer uma "completa" inteligencia artificial né?
Inteligencias aritificiais verdadeiras já existem, como essa mesma mostrada no teste. Aquela em que não conseguimos mais diferenciar o que é um humano e o que é o computador, pois as reações e decisões estão equivalentes.

Os estudos e trabalhos com AI são muito focados em determinados setores. Ninguém tá tentando criar uma AI completa como um ser humano, mas sim são criadas com foco específico em uma única atividade. Já foi alcançado um nível bem humano de comportamento, embora aquela AI normalmente representa um sugeito com bem pouca criatividade.

Eu acho que nunca veremos uma AI completa como a gente vê em filmes que o robô chega a ficar na dúvida se é humano ou não. Veremos sempre AIs focadas em uma tarefa específica.
[/quote1348789263]

Entendi. Realmente, na sua lógica, de desenvolvimento específico, faz bem mais sentido. Formar uma IA completa demandaria um gasto exorbitante e tecnologias fora da nossa atual realidade.
[/quote1348865245]

A contextualização subjetiva que o Creed mencionou, para mim é essencial para definir uma inteligência, seja artificial ou não.

Sem isso, imho, é só um amontoado de estatísticas e algoritmos jogados pra fora de forma semi-aleatória.
 

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