Acho que aí tb entra a questão do marketing. O marketing do
Series S foi feito todo em cima de "next gen", "1440p" e "120 FPS". O consumidor de Switch não se importa com qualidade gráfica. O consumidor do
Series S se importa, mas não quer gastar o que pedem no
Series X.
E o do
Series X se importa ainda mais, só que ele não vai fazer queima de sutiãs na internet porque o jogo roda muito melhor e mais bonito num i9 com RTX 3090. Acho que a cobrança deveria manter uma certa coerência.
Ache um dono de One FAT que migrou pro
Series S e não está achando uma grande evolução gráfica aqui no PXB.
O que eu vejo muitos entrevistadores tentando pescar dos desenvolvedores nem é a questão do Serie S ter uma aparência pior do que a MS disse que teria. Eles estão tentando achar evidências de que os devs vão capar os jogos no PS5 por causa do
Series S. Até o momento, nada.
Sobre a questão do marketing, eu entendo que pode, sim, ser cobrado isso ou aquilo porque não vai acontecer exatamente como foi dito. Mas e quanto à relação custo benefício? A avaliação prática do que está sendo entregue aos jogadores em relação ao que foi investido? Acho que uma hora a gente tem que passar por cima do linguajar de marketing e avaliar o console pelo que ele faz de fato, se ele vale a pena mesmo pra faixa de preço dele.
Por exemplo, o
Series X (S também) fazem coisas em nível de hardware que podem ser feitas em nível de software (VRS). Tem jogo de PS4 com VRS também, feito pelo próprio desenvolvedor do jogo. Daqui a pouco vão usar mais soluções de software embutidas na engine do que o recurso de hardware do console. Seria mais uma jogada de marketing que não resultou no benefício prático (calma, ainda estou no campo da suposição). Daí vai ver o tal RDNA 2 não se revela tanta vantagem assim, ou nenhuma vantagem para 80% dos jogos. Pica-pau feelings (fui tapeado)? Não, é que tem coisas que a fabricante pode imaginar o desfecho, mas ela não tem real controle sobre o que os devs vão fazer. Daqui a pouco aparece opção mais interessante pra eles. Como manter a resolução do
Series S em 1080p e ter bem menos trabalho pra ter paridade de efeitos com o
Series X. Por que tem jogo com performance no
Series S melhor que PS5 e
Series X? Porque baixou "demais" a qualidade; na verdade, deu mais folga pro S do que para os outros.