Teorias trágicas não faltam na internet.
Sim, mas falaste em Borderlands 3. Vai comparar o número de vendas de Borderlands 3 depois do
Game Pass com Borderlands 3 antes do
Game Pass?
Sei que não, mas por outro lado não sei que números tu imaginou usar pra comparar com Borderlands 3.
Hoje o
Game Pass afeta usuários de consoles
Xbox e do PC. Imagino que as vendas de jogos nas demais plataformas não serão afetadas.
E falando dos efeitos apenas nas plataformas afetadas, vai ser bem complicado determinar. Há mais de um modelo de assinaturas, mesmo que o
Game Pass tenha certo destaque pela qualidade do catálogo. EA e Ubisoft estão oferecendo assinaturas, será que o GP é o "culpado" lógico por variações de vendas dessas publishers no futuro?
Pra provar tese vai ser relativamente fácil, eu pego um universo que esteja próximo de mim, o famoso "a maioria dos meus amigos", e extrapolo essa realidade pra maioria dos jogadores. Contudo, muita coisa vai influir nos resultados de vendas diretas, e vai depender muito do objetivo geral de cada empresa. Tem gente que joga 2 jogos por ano, e até um tempo atrás isso era considerado a maioria dos donos de console. Converter parte desse público para um serviço de assinatura que vai estimulá-lo a jogar dezenas de jogos diferentes seria ruim para a indústria?
Pra quem tem pouco tempo pra jogar, pode ser que não queira mais comprar jogos e ficar só no GP? Pode.
Mas quantos farão, assim como eu, de continuar gastando mais ou menos a mesma coisa, porém aproveitando promoções ou mesmo um grande lançamento, já que economizei com outros jogos que me interessavam e estavam no serviço de assinatura?
Esse tipo de número não está disponível, realmente, e tudo se dará por base em inferências baseadas no crescimento ou diminuição do mercado. Mas antes de sair colocando a culpa nos serviços de assinatura, me responda sobre uma questão que já exisitia antes de EA Access ou
GAme PAss ou Google Stadia:
O fato do PS4 ser um mega sucesso comercial e o número de vendas de console dele ser parecido com a quantidade de vendas do PS2, de duas gerações anteriores, quer dizer o quê sobre o crescimento do mercado?