Os desenvolvedores já terão o trabalho de otimizar tanto para o Lockhart quanto para o Anaconda, ai imagina ter que reprogramar também para o X que tem arquitetura diferente.
Você está confundindo arquitetura do processador com arquitetura do semicondutor
Arquitetura do Processador é forma como o chipset utiliza o barramento da motherboard para conversar com as outras peças interligadas a ele (Motherboard, RAM, HD, VGA). Essa arquitetura era de x86 no
Xbox OG, Power PC no
Xbox 360, x86 no
Xbox One, será x86 no Scarllet e provavelmente será x86 por um longo tempo, já que é a arquitetura mais utilizada em PCs.
A arquitetura do Semicondutor é forma de como a energia elétrica é convertida pra sinais lógicos e fazendo a máquina (processador) funcionar.
Essa sim que muda ano após ano, era de 28mn no
Xbox One e mudará para provavelmente 7nm no Scarllet em função da evolução tecnológica pois aumenta a eficiência e diminui o consumo de energia.
Para o programador de jogos a mudança de arquitetura de processador é que é impactante, pois afeta diretamente a Engine, que é responsável por utilizar os recursos de hardware, como o barramento de comunicação da motherboard.
E para o caso da next gen, se os rumores se confirmarem, o programador só terá que desenvolver pro console top e o próprio devkit fará o downgrade para rodar nas máquinas inferiores.