O 360 mudou seu processo de fabricação ao longo de sua geração, ficando menor, mais eficiente energeticamente, e mais confiável também. Porém, o "poder do console", os núcleos e memória disponíveis para os devs ficaram idênticos.
Os núcleos desativados são uma função da frequência de erros no processo de fabricação do chip; Se eu faço um projeto que usa 10 núcleos de processamento, se eu fizer um processador com 12 núcleos físicos e dois desativados, significa que eu posso ter até 2 núcleos defeituosos e ainda assim aproveitar o chip. Se por acaso der defeito em 3 núcleos, esse chip já não pode ser aproveitado. Então a função de quantos núcleos vão ser desativados por chip depende muito da característica de fabricação dele. A ideia é ter um número de perdas totais (mais núcleos com defeito do que poderia ter no chip) em uma quantidade insignificante. Só a fábrica pode determinar quantos núcleos precisam ser desativados para garantir essa cobertura segura. Ser 6 ou 7 nm não implica nada nesse sentido, o que vale é a eficiência da planta.
Se, por exemplo, a fábrica melhorasse demais sua eficiência, o que é mais fácil de acontecer é passarem a produzir chips com menos núcleos desligados, pra baratear o chip, e não criar chips atualizados com mais núcleos ativos, pois isso complica a vida do uso do kit de desenvolvimento do console.