Biocomputador do futuro será de bactérias!

Victor2605

Jogador
Outubro 8, 2010
276
3
Como os componentes dos computadores estão cada vez menores, ficou mais difícil fabricá-los por meios convencionais. Sendo assim, nanoaparelhos no futuro terão um custo cada vez mais elevado. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Leeds (Reino Unido) e da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio (Japão) estão contando com a ajuda de bactérias magnéticas. Elas podem ser aproveitadas para construir componentes de computação minúsculos semelhantes àqueles encontrados em PCs convencionais, ou mesmo para construir computadores biológicos no futuro.

Bactéria
A bactéria Magnetospirilllum magneticum é um micro-organismo que se desenvolve naturalmente e vive em ambientes subaquáticos, usando seu magnetismo natural para nadar entre as linhas do campo magnético da Terra em busca de oxigênio. Quando elas ingerem ferro ou proteínas especiais, geram minúsculos cristais de magnetita, um mineral que se concentra no interior da bactéria, configurando um dos materiais naturais mais magnéticos do planeta.
A manipulação da colonização dessas bactérias é viável. Por isso, os pesquisadores acham que é possível desenvolver pequenos ímãs no interior dos micro-organismos, que poderiam servir como componentes nas unidades rígidas minúsculas do futuro.
Considerando que é muito difícil fazer ímãs muito pequenos e moldá-los de modo que possam servir como dispositivos de memória, essas proteínas e as bactérias em que residem podem ser condicionadas a fazer todo o trabalho duro, criando material magnético e produzindo regularmente blocos de mesma forma.
bacterias.jpeg


Fios elétricos
Além disso, a equipe vem trabalhando para produzir minúsculos fios elétricos que permitam a troca de informações através das membranas celulares, possibilitando a comunicação em nanoescala dentro de um computador feito de células biológicas. Os “fios” terão a aparência de nanotubos com resistência elétrica que passa através das paredes celulares. Eles ficarão encobertos na membrana celular, que é altamente biocompatível.

Essa pesquisa abre portas para todos os tipos de ideias que ultrapassem a linha entre o electro-mecânico e o biológico, como computadores biocompatíveis que poderiam ajudar em cirurgias humanas, ou mesmo viver permanentemente no interior do corpo humano.

Fonte: http://www.popscibrasil.com.br/tecnologia/biocomputador-do-futuro-sera-de-bacterias/

Eaí galera, acham que isso vai dar certo?
Nós temos que analisar muitas coisas. Não é a primeira vez que tentam usar bactérias para meios tecnológicos. Já tentaram e ainda tentam usar bactérias para produzir eletricidade, o nome da bactéria descoberta é Shewanella Oneidensis que pode transformar um metal comum em eletricidade.
Bem, como disse acima eles tentam, mas ainda está muito distante para esta eletricidade ser usada pela população. A explicação é de que se produzirem eletricidade demais, não sobra energia para a bactéria se reproduzir.
Enfim, pode ou não dar certo a questão do biocomputador. Na minha opinião se der certo, vai demorar anos e anos, quiçá séculos...

Abaixo vou postar o vídeo da Shewanella Oneidenses.

[youtube]I82Lr6Fx8hE[/youtube]
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)