Serio uai, nao temos os numeros de outros jogos pra comparar, ou saber quantas dessas pessoas jogaram mais do que 5 minutos, ou quantas pessoas compraram o jogo, nem sabemos qual metrica a microsoft usa pra definir o quanto um jogo beneficia o
game pass.
Pro battletoads é otimo que 2.5 milhoes de pessoas tenham pelo menos experimentado ele no day one, mas quantas pessoas jogaram crackdown 3? Quantas pessoas jogaram Ori 2?
Eu duvido que tenha uma métrica sólida por jogo, porque o Spencer sabe que diferentes estilos tem suas próprias formas de consumo.
Um jogo como Battletoads não é pra ficar sendo jogado meses a fio pelo mesmo jogador, por exemplo. É uma daquelas experiências que a ideia é terminar uma vez e partir para o próximo jogo do catálogo; se a pessoa gostou demais pode tentar fazer alguns desafios extras/conquistas.
O serviço de assinatura de jogos precisa de um conjunto da obra, e o esperado é que os jogadores tenham listas diferentes para dizer os títulos que os fazem sentir valer a assinatura. Por isso não é fundamental que Battletoads agrade a TODA a base de assinantes, mas que demonstre que pelo menos parte dela gostou do jogo. Não foi um grande investimento por parte da MS, o Dlala é um estúdio pequeno e cheio de novatos, por exemplo (basta ver a quantidade de integrantes festejando a primeira vez que seu nome aparece em créditos).
A fase pré-
Game Pass da MS estava marcada pelo design de jogos envolvendo micro-transações sempre
que possível (por exemplo Quantum Break não teve, Recore não teve, etc, mas os mp's...). O próprio Fable Legends parecia muito mais um projeto de monetização do que uma ideia de paixão do desenvolvedor. As contas dos estúdios do
Xbox estavam muito voltadas para esse orçamento, de receita de vendas diretas e DLC's. Nesse ambiente, difícil justificar um jogo como Battletoads, ou os jogos que a Double Fine costuma fazer.
Agora eu acredito que a MS não olhe tanto para o jogo isoladamente, mas para o jogador. O que ele jogou no mês? Que tipos de jogos ele costuma baixar? Battletoads se encaixa em muitos perfis ou em perfis bem específicos de assinante? Ele só foi jogado no lançamento ou os novos assinantes continuaram buscando Battletoads?
Dá pra extrair bastante informação agora com o que a MS pode obter de padrão de consumo. O importante é que o programa consiga vender uma imagem de que atende muitos gostos diferentes. E é nessa ótica que me parece que os jogos são avaliados quanto ao desempenho, mesmo que não atinjam milhões de jogadores na primeira semana.