As campanhas custam 75% do orçamento dos FPS

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MASTER JNO

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Cada vez mais estamos a assistir à chegada de jogos ao mercado que apenas oferecem multijogador, principalmente os shooters. Um exemplo recente é Rainbow Six Siege da Ubisoft e em breve teremos outro exemplo, Overwatch da Blizzard.

Segundo Cliff Bleszinski, veterano da indústria que saiu da Epic Games para criar o seu próprio jogo, um FPS free-to-play chamado Lawbreakers, o abandono crescente das campanhas nos FPS é devido a consumirem uma grande parte do orçamento.

As campanhas podem custar até 75 porcento do orçamento de um FPS, disse Bleszinski aoPC Gamer, e piorando a situação, são bastante lineares e não duram mais do que dois dias.

Terminada a campanha, os jogadores passam a maioria do tempo nos modos multijogador. Isto é especialmente verdade em Call of Duty, que apesar de oferecer uma campanha todos os anos, a grande maioria dos jogadores ignora-a e salta logo para o multijogador.

Lawbreakers, o próximo jogo de Cliff Bleszinski, só terá multijogador.



Fonte: eurogamer
 
M

MASTER JNO

Visitante
Ainda bem que existe empresas competentes apostando na campanha, o dia que o console tiver maior relevância no mercado por conta de jogos multiplayer então esse é o dia que devo parar de gastar com isso. Por isso to montando minha coleção :p
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
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Rio de Janeiro GTA City
Bom, acho que no final das contas quem decide isso é quem paga pelo produto final. Vou na contra-mão: Eu, por exemplo, apesar de ser fã da série Rainbow Six, não comprei o mais recente por conta disso. Pra mim um jogo apenas com multiplayer, quando saturado, perde completamente o valor agregado que ele teria se houvesse campanha. Raibow Six 1, ainda hoje posso jogar, mesmo não tendo ninguém online. flw vlw
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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O Cliff tem algumas opiniões meio mercenárias mesmo.

Eu não compro nenhum jogo sem campanha. Pode ser o multiplayer mais tesudo do planeta.

Acho triste que a pior faceta de COD (a molecada que pula direto pro multiplayer) é justamente a mais copiada. Pô, cópia as campanhas cinematográficas.
 

Anti-Paladino

Novato
Agosto 7, 2011
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Bom, acho que no final das contas quem decide isso é quem paga pelo produto final. Vou na contra-mão: Eu, por exemplo, apesar de ser fã da série Rainbow Six, não comprei o mais recente por conta disso. Pra mim um jogo apenas com multiplayer, quando saturado, perde completamente o valor agregado que ele teria se houvesse campanha. Raibow Six 1, ainda hoje posso jogar, mesmo não tendo ninguém online. flw vlw
Essa é a minha única pergunta, e preocupação quando alguma produtora afirma que é melhor fazer o modo online e que ninguém joga campanha, ou não é rentável, ou o investimento é alto, minha pergunta é a seguinte: e se fechar o servidor?

Eu até hoje tenho o disco do M.A.G (jogo do PS3 FPS online para 256 pessoas) e não serve para nada. Após dois anos e pouco do lançamento, e principalmente com o surgimento de novos FPS, muita gente abandonou o jogo, mas eu ainda assim, paguei por ele e gostava (tinha mais de 400horas jogadas), preferia ele ao COD ou BF, pelo sistema de estratégia de combate, mas o jogo deixou de ser rentável, a Zipper Interactive foi fechada pela Sony, e logo depois fecharam o servidor do jogo. Paguei R$ 189 em pré-venda (comprei todos os DLCs) quando foi lançado, e hoje é peso de papel.
 
Fevereiro 2, 2013
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Tem duas vertentes ai. Eu não critico games only MP, nem julgo quem gosta. Só não me interesso e não tenho tempo para passar horas jogando. Então, escolho por nem ir atrás destes jogos. É questão de gostar ou não de MP.

Eu não sou jogador de multiplayer. Eu praticamente só jogo as campanhas de jogos, logo, se o jogo é só multiplayer como Raibwon Six, SW: Battlefront, Titanfall, COD e Battlefiled, dificilmente eu vou comprar.

E sim, COD e Battlefiled já não tem campanhas. Porque se for pra fazer uma campanha de 4 a 6 horas clichê e ruim, como foi BF 4, Hardline, COD: Ghosts, Advanced Warfare e Black Ops 3, é melhor mesmo nem gastar os 75% do orçamento e focar no multiplayer com mais mapas no lançamento. Em COD 4: Modern Warfare, ou mesmo no MW2, as campanhas eram uma das melhores no mercado até então, mas nunca mais saíram da mesmice e dos clichês, e hoje é passável.

Tem FPS's que ainda oferecem boas histórias e campanhas, como Bioshock, Metro, ou mesmo parece o caso do novo Doom. Tem jogos First Person, que não são shooters como Alien: Isolation, Deus Ex, Dishonored, Fallout e etc, que são RPG's ou Survivors, em FP que são casos mais bem trabalhados nesta área. Mas isto tem sido cada vez mais raro. FPS tem virado sinônimo de multiplayer. Até Halo que virou um mito devido suas campanhas, tem decaído nos últimos jogos em termos de campanha.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Exemplo claro disso é a franquia Metro, terminei o 2033 Redux e estou na 3ª hora do Last Light e estou achando sensacional, as seções na superfície são muito bem feitas, com uma direção de arte e fotografia como poucos jogos do mercado, eu sempre darei oportunidade a jogos com boa campanha, seja ele em 1ª ou 3ª pessoa. Talvez por não oferecer um multiplayer, a franquia Metro seja bastante subestimada.
 

TioK1ll3r

Jogador
Janeiro 23, 2016
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Aracaju/SE
Vale lembrar que Overwatch é um MOBA e por isso não tem campanha. Mas como estamos falando da Blizzard, um universo foi criado pro jogo e cara personagem tem sua historia. Esse ano vem alguns jogos de campanha que prometem, e também tem o anuncio mais detalhado do Cyberpunk 2077 de CD Projekt que atualmente é a melhor empresa em termos de campanhas.
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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Então battlefront custou 75% menos? #sqn
Pois é.. foda-se quem gosta só de multi ou só de campanha, o ponto é esse, jogos "multiplayer only" deviam custar menos.
.....
No mais, uma campanha dura bem menos que jogatinas multi, vc termina e mesmo que seu jogo dure um século, vc só poderá fazer a mesma campanha de novo e de novo. Já no multiplayer cada match varia de acordo com a habilidade e cenários disponíveis, que se alteram toda vez que vc joga.... então de certa forma, dura mais e enjoa menos.
"vlw falw" ¬¬
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Eu andava preocupado com essa tendência de jogos apenas MP. Eu praticamente não tenho jogado MP pq tenho me estressado mais do que tenho me divertido. Kkkk. Mas ainda bem que o ano de 2015 veio com excelentes jogos focados em campanha e experiências single player, renovou a minha fé na indústria.
 
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Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Odeio o Cliff, toda vez que abre a boca é para falar besteira. Melhor coisa foi quando ele abandonou Gears, assim ele carrega os sonhos molhados dele de free-2-pay para outros campos. Dito isso, eu entendo o ponto de vista dele (apesar de dosado com um certo exagero e puxando o peixe p/ lado dele....como sempre), mas ainda é arriscado lançar jogo de tiro sem campanha SP. Battlefront nunca, de maneira alguma, deve ser levado como prova de que um jogo MP s/ campanha é possível e rentável. É só lembrar que se trata de uma das mais lucrativas e famosas franquias em existência. Putz, o jogo de kinect de SW vendeu bem, e ele é 100% on-rails aff... Talvez somente COD e Battlefield consigam "se safar" lançando FPS com MP apenas, porque os outros que tentaram até então tiveram sucessos aquém do esperado: Titanfall vendeu pouco menos de 5 milhões (o que é bom, ainda mais porque não foi lançado em todas as plataformas e era uma nova IP, mas a EA esperava quase o dobro disso), Evolve parou em 2 milhões, e Rainbow Six Siege está ao redor dessa marca também. Outra característica, que pode ter relação ou não com a falta de campanha, é que tanto em Titanfall quanto Evolve, as comunidades acabaram muito rápido depois dos primeiros 2 meses de lançamento.

Já comentei isso em outro post meses atrás, saiu uma matéria da IGN ou foi um podcast do Michael Pachter falando que pesquisas internas da própria Activision estimam que 15-20% dos compradores de COD compram o jogo exclusivamente para jogar SP. No caso deles, cortar o SP custaria entre 3 e 4 milhões de cópias que eles conscientemente estariam abrindo mão. Entre 2012 e 2013 se falou muito sobre isso - jogos FPS sem SP - e os primeiros frutos AAA foram realmente Titanfall e Evolve. Dois ou três comentaristas do podcast Game Scoop já mencionaram várias vezes que gostam apenas da campanha de jogo de tiro, por causa daquele clima de blockbuster, e que não comprariam mais se o jogo passasse a ser apenas MP. É uma aposta arriscada na atual conjuntura dos gigantescos jogos AAA atuais, mas talvez FPSs em geral acabem mesmo abandonando suas campanhas no futuro.

Mas em todo caso, convém lembrar que a indústria de jogos é cheia de "febres" que se alastram para todos os lados e que muitas vezes acabam não vingando. Teve a vez da interação social que todo jogo tinha que possuir um App (para fazer sei lá o que), um site que conectasse ao jogo, assim você nunca estava fora dele; teve outra vez que todo mundo queria pular para o mobile porque era lá que a grana estava; outra vez era que MP era visto como "obrigatório" em qualquer jogo que quisesse continuar relevante, mesmo se isso não fizesse sentido. Se tem algo que a indústria de jogos gosta é da "nova mania do momento".
 
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BeBr

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Setembro 24, 2007
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Taió Santa Catarina
É fato de que temos hoje exemplos de jogos com nenhuma campanha mas que deram certo, como Rocket League por exemplo. Quer goste ou não, o jogo emplacou. Minecraft nunca teve nenhuma campanha até recentemente e também foi, e é, um enorme sucesso, por sua liberdade criativa.
No meu caso, quando quero jogar multiplayer, geralmente me sinto mais atraído quando sinto uma conexão com o personagem... mas já curti jogos multi sem campanha também. Na época do Modern Warfare 2, eu joagava muito aquilo, eu não dei bola pra campanha, mesmo tendo fechado ela.
Existem jogos que são muito melhores quando se joga apenas multiplayer, mas existem jogos que você sente que foram feitos para o single, como witcher por exemplo. Ao que se propõe, o jogo precisa entreter e ter sua profundidade e a última coisa a se levar em consideração deveria ser os custos dele ser ou não multiplayer.
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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Odeio o Cliff, toda vez que abre a boca é para falar besteira. Melhor coisa foi quando ele abandonou Gears, assim ele carrega os sonhos molhados dele de free-2-pay para outros campos. Dito isso, eu entendo o ponto de vista dele (apesar de dosado com um certo exagero e puxando o peixe p/ lado dele....como sempre), mas ainda é arriscado lançar jogo de tiro sem campanha SP. Battlefront nunca, de maneira alguma, deve ser levado como prova de que um jogo MP s/ campanha é possível e rentável. É só lembrar que se trata de uma das mais lucrativas e famosas franquias em existência. Putz, o jogo de kinect de SW vendeu bem, e ele é 100% on-rails aff... Talvez somente COD e Battlefield consigam "se safar" lançando FPS com MP apenas, porque os outros que tentaram até então tiveram sucessos aquém do esperado: Titanfall vendeu pouco menos de 5 milhões (o que é bom, ainda mais porque não foi lançado em todas as plataformas e era uma nova IP, mas a EA esperava quase o dobro disso), Evolve parou em 2 milhões, e Rainbow Six Siege está ao redor dessa marca também. Outra característica, que pode ter relação ou não com a falta de campanha, é que tanto em Titanfall quanto Evolve, as comunidades acabaram muito rápido depois dos primeiros 2 meses de lançamento.

Já comentei isso em outro post meses atrás, saiu uma matéria da IGN ou foi um podcast do Michael Pachter falando que pesquisas internas da própria Activision estimam que 15-20% dos compradores de COD compram o jogo exclusivamente para jogar SP. No caso deles, cortar o SP custaria entre 3 e 4 milhões de cópias que eles conscientemente estariam abrindo mão. Entre 2012 e 2013 se falou muito sobre isso - jogos FPS sem SP - e os primeiros frutos AAA foram realmente Titanfall e Evolve. Dois ou três comentaristas do podcast Game Scoop já mencionaram várias vezes que gostam apenas da campanha de jogo de tiro, por causa daquele clima de blockbuster, e que não comprariam mais se o jogo passasse a ser apenas MP. É uma aposta arriscada na atual conjuntura dos jogos, mas talvez FPSs em geral acabem mesmo abandonando suas campanhas no futuro.

Mas em todo caso, basta lembrar que a indústria de jogos é cheia de "febres" que se alastram para todos os lados e que muitas vezes acabam não vingando. Teve a vez da interação social que todo jogo tinha que possuir um App (para fazer sei lá o que), um site que conectasse ao jogo, assim você nunca estava fora dele; teve outra vez que todo mundo queria pular para o mobile porque era lá que a grana estava; outra vez era que MP era visto como "obrigatório" em qualquer jogo que quisesse continuar relevante, mesmo se isso não fizesse sentido. Se tem algo que a indústria de jogos é a "nova mania do momento".
Não discordo de vc, mas de onde tirou informação sobre Evolve, por exemplo? Joguei mais tempo que isso, jogo R6 Siege quase todo dia também, tem mta falácia de quem não compra em cima, número de vendas não diz qto um game vai durar.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
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O X da questão aí é que esses 75% que uma campanha single poderia consumir não foram necessariamente revertidos para fazer jogos multi melhores. Acredito que as publishers deram uma bela economizada deixando o single de lado e focando apenas em multi. Claro, o preço dos jogos continuou inalterado, mas o lucro ...

Passo batido de FPS 100% multi ou com campanha single do tipo "só pra constar". Esse tipo de produto banalizou o gênero FPS. Hoje o negócio é comprar o FPS do momento, jogar o multi até existir gente nos servidores e passar para a edição anual seguinte. Enredo e narrativa que se danem, os "jogadores contam a história", sei, como se houvesse alguma narrativa em mata mata.

Espero que Doom siga o exemplo do último Wolf e mostre que existe sim grande interesse em campanhas singles de FPS.
 
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MASTER JNO

Visitante
Pois é.. foda-se quem gosta só de multi ou só de campanha, o ponto é esse, jogos "multiplayer only" deviam custar menos.
.....
No mais, uma campanha dura bem menos que jogatinas multi, vc termina e mesmo que seu jogo dure um século, vc só poderá fazer a mesma campanha de novo e de novo. Já no multiplayer cada match varia de acordo com a habilidade e cenários disponíveis, que se alteram toda vez que vc joga.... então de certa forma, dura mais e enjoa menos.
"vlw falw" ¬¬

É questão de gosto Ash84, simples assim! Tanto faz você jogar a campanha varias vezes ou jogar o multiplayer varias vezes o repeteco é o mesmo, a possibilidade de enjoar é a mesma. O que determina no meu caso se vou enjoar rápido ou se vou zerar o jogo 10x ou mais é uma coisa só - o jogo é bom? Se for bom eu sempre vou estar revisitando ele e curtindo como se fosse a primeira vez, só que agora mais experiente :p
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
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Não discordo de vc, mas de onde tirou informação sobre Evolve, por exemplo? Joguei mais tempo que isso, jogo R6 Siege quase todo dia também, tem mta falácia de quem não compra em cima, número de vendas não diz qto um game vai durar.

Existem sites que fazem tracking de jogadores online, muitas vezes até mesmo sites oficiais como o http://swbstats.com/ ou mesmo jogos que mostram na tela de entrada ou em abas secundárias quantos estão jogando naquele momento. Em março de 2015 alguns sites de notícias como kotaku e rock paper shotgun começaram a lançar matérias sobre a "hemorragia de jogadores" pelo qual o game passava desde o lançamento. No neogaf e no reddit muitos jogadores reclamavam que o jogo se tornava previsível depois de um tempo, da ausência de mais mapas, do custo exagerado de novos monstros, muitos problemas de matchmaking no início etc. Eu não quis dizer que você não conseguia encontrar novas partidas depois do lançamento, apenas que o jogo "morreu" muito rápido para a maior parte da comunidade que uma vez já tinha feito parte dele. Igual Titanfall, joguei intensamente aquele jogo por uns 2 meses, depois perdi interesse e não voltei mais, mas sempre sobra a "rapa" - 5-7 mil pessoas - que ficam jogando aquele game por 3,4, 5 anos ou mais depois que todo mundo já abandonou.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
O X da questão aí é que esses 75% que uma campanha single poderia consumir, não foram necessariamente revertidos para fazer jogos multi melhores. Acredito que as publishers deram uma bela economizada deixando o single de lado e focando apenas em multi. Claro, o preço dos jogos continuou inalterado, mas o lucro ...
Passo batido de FPS 100% multi ou com campanha single do tipo "só pra constar". Esse tipo de produto banalizou o gênero FPS. Hoje o negócio é comprar o FPS do momento, jogar o multi até existir gente nos servidores e passar para a edição anual seguinte. Enredo e narrativa que se danem, os "jogadores contam a história", sei, como se houvesse alguma narrativa em mata mata.

Espero que Doom siga o exemplo do último Wolf e mostre que existe sim grande interesse em campanhas singles de FPS.
Fiquei muito contente em saber que Homefront 2 teria umas 30h de campanha, além de um modo multiplayer que promete ser bem trabalhado também.

Uma campanha pode até 'durar 2 dias', como se refere Cliff (essa máxima só serve para jogos feito nas coxas), mas pelo menos está a disposição na hora que você quiser jogar, em oposto ao modo multiplayer, que depende de diversos fatores para ter relevância, como salas lotadas, comunidade ativa, servidores funcionando, boa vontade da produtora em continuar abastecendo com conteúdo, sendo um tipo de produto com prazo de validade que foge das mãos do comprador...
 
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jairopicanco

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Junho 27, 2015
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Manaus
Existem sites que fazem tracking de jogadores online, muitas vezes até mesmo sites oficiais como o http://swbstats.com/ ou mesmo jogos que mostram na tela de entrada ou em abas secundárias quantos estão jogando naquele momento. Em março de 2015 alguns sites de notícias como kotaku e rock paper shotgun começaram a lançar matérias sobre a "hemorragia de jogadores" pelo qual o game passava desde o lançamento. No neogaf e no reddit muitos jogadores reclamavam que o jogo se tornava previsível depois de um tempo, da ausência de mais mapas, do custo exagerado de novos monstros, muitos problemas de matchmaking no início etc. Eu não quis dizer que você não conseguia encontrar novas partidas depois do lançamento, apenas que o jogo "morreu" muito rápido para a maior parte da comunidade que uma vez já tinha feito parte dele. Igual Titanfall, joguei intensamente aquele jogo por uns 2 meses, depois perdi interesse e não voltei mais, mas sempre sobra a "rapa" - 5-7 mil pessoas - que ficam jogando aquele game por 3,4, 5 anos ou mais depois que todo mundo já abandonou.
Por falar em Titanfall, ainda tem um multiplayer forte? Eu vi free no EA Access, o pessoal diz que é interessante e tal, mas acho que vou experimentar, acho a premissa boa. Não é minha praia jogos multiplayer, mas dependendo do jogo, dou uma chance.
 
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