ARM: Gráficos dos telemóveis estarão ao nível da PS4 e Xbox One em 2017 - Atualizado 18/02

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MASTER JNO

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De acordo com a ARM, companhia produtora de processadores para dispositivos móveis, as capacidades gráficas dos smartphones e tablets serão capazes de alcançar o mesmo nível da PlayStation 4 e Xbox One em 2017.

O director da companhia, Nizar Romdan, explicou, numa conferência em Amesterdão, que têm estado a trabalhar com a Nvidia, a Samsung e a Texas Instruments, numa tecnologia capaz de processar gráficos nos telemóveis que estarão ao nível dos vistos nas novas consolas da Microsoft e Sony. Segundo a ARM, este objectivo poderá ser alcançado no final de 2017.

Romdan contou que tanto o poder gráfico dos dispositivos móveis, a sua compatibilidade com os dispositivos de realidade virtual e o seu preço mais acessível, são três pontos fundamentais que poderão fazer com que os jogadores do PC e consolas apostem mais nos dispositivos móveis para jogar.

Fonte: eurogamer

ATUALIZADO 18/02/2016

GRÁFICOS DE CELULAR VÃO ALCANÇAR OS DE PLAYSTATION 4 E XBOX ONE EM 2017, DIZ FABRICANTE
Por Matheus de Lucca - O catálogo de jogos para celular conta com alguns títulos de destaque no quesito qualidade gráfica, como Need for Speed: No Limits, Brothers in Arms 3 e Mortal Kombat X. Para a fabricante de processadores mobile ARM, muito em breve os games para smartphones vão poder ter os mesmos visuais de títulos de PlayStation 4 e Xbox One.

Em uma conferência em Amsterdã, como reportado pelo site VentureBeat, o diretor da ARM, Nizar Romdan, revelou um gráfico que exibe o poderio gráfico dos consoles em relação aos smartphones, mostrando que até o final de 2017 os dispositivos mobile vão alcançar as plataformas da Sony e Microsoft.

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O chip Tegra K1, da Nvidia, possui 192 núcleos e traz gráficos como os de Xbox One e PlayStation 4. (Imagem: Divulgação).


"O hardware mobile já é poderoso", disse Romdan. "Se você pegar um smartphone ou tablet de alto nível, a performance já é melhor do que a do Xbox 360 ou do PlayStation 3. Rapidamente chegaremos ao nível do Xbox One e do PlayStation 4".

Mais interessante ainda é a visão que Romdan tem sobre o potencial do mercado mobile de realidade virtual -- setor que deve gerar US$ 5,1 bilhões em 2016. Considerando que o fato de que jogos para celular podem até ter gráficos semelhantes ao de plataformas atuais, mas não vão necessariamente atrair o mesmo público, a ARM enxerga a realidade virtual como um meio em que essa disparidade não importa.

"Jogar um game de realidade virtual num PC ou num Galaxy S6 seria a mesma coisa", disse o diretor. "Nossa visão é que a realidade virtual mobile seria a porta de entrada para os jogadores hardcore. Pela primeira vez, dispositivos mobile estariam equivalentes a PCs e consoles".

No entanto, Romdan reconhece que, obviamente, as capacidades de processamento não seriam as mesmas e o tempo das baterias seria um problema, "mas a experiência de usuário seria a mesma".

Fonte: IGN

 
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LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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Console definitivamente não competem com o poder de PCs e pelo visto logo logo nem com o poder de dispositivos móveis :eek: kkkkkkk

Que coisa, o mundo da muitas voltas mesmo. o_O
É diferente amigo, com o Felipe ai citou, os jogos mobile são de ir pra cima, pra baixo e para os lados, sem partículas, sem efeitos, com um áudio mediano e numa tela de 5~6 polegadas. Pra quem acha que um dia mobile chegará aos pés de um console: esqueçam!
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,258
19,047
Manaus
Normal, já que essas 'consolas' são derivadas de tecnologias de PCs gaming 2011/2012, quer dizer, até chegar final de 2017 são mais de 5 anos de distância em tecnologia, o que é muita coisa.

Até lá tem muito jogo pela frente, reviravoltas podem ocorrer no mercado..
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,688
Rio Grande do Sul
@felipevasco31 @tynnolocatelli

A telinha de 6" de vários celulares tem a mesma resolução que o One/PS4.

Sobre jogos, NOVA 3 foi feito para Android e iOs em 2012.


Esse é de corrida, Real Racing 3, 2013.


Se pararmos pra pensar que há menos de 15 anos o máximo dos máximos que um celular conseguia fazer era isso...

hqdefault.jpg


Jogos mobile podem não ter toda a complexidade, profundidade e duração que jogos de console/PC.
Mas como isso não faz diferença nenhuma em poder gráfico, é bem provável que em alguns anos eles ultrapassem os consoles mesmo.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Jogos mobile podem não ter toda a complexidade, profundidade e duração que jogos de console/PC.
Mas como isso não faz diferença nenhuma em poder gráfico, é bem provável que em alguns anos eles ultrapassem os consoles mesmo.

Eles são mais simples por uma questão de base instalada/público do que hardware.

Mas tem uma geração inteira crescendo que só conhece joguinhos pelo celular, que a maneira que eles interagem com jogos é via touch screen, vamos ver o que essa geração cria daqui 15 anos.
 
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ferf32

Guerreiro
Setembro 6, 2014
106
48
vai rodar 1080p? Se rodar o xororo vai estralar...ahahaha

Pq? Com aquele baguio do 950XL que faz ligar o celular em monitor, teclado e mouse vamos ter um dos menores pc gamers possíveis, se bobear muito entra suporte a controle e teremos um xbox one portátil e isso tudo faz ligação e da p ver o zapzap.

Vai MS!


(ok, viajei um pouco, mas pra mim, esse pode ser o futuro heheh)

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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
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Cotia
Pq? Com aquele baguio do 950XL que faz ligar o celular em monitor, teclado e mouse vamos ter um dos menores pc gamers possíveis, se bobear muito entra suporte a controle e teremos um xbox one portátil e isso tudo faz ligação e da p ver o zapzap.

Vai MS!


(ok, viajei um pouco, mas pra mim, esse pode ser o futuro heheh)

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kkkkkkkkkkkkkkk
é plausivel.. ai vc na puta jogatina loka sua mina te liga ai já era...kkkkk
 

O Desenhista

Novato
Março 26, 2014
216
225
Pq? Com aquele baguio do 950XL que faz ligar o celular em monitor, teclado e mouse vamos ter um dos menores pc gamers possíveis, se bobear muito entra suporte a controle e teremos um xbox one portátil e isso tudo faz ligação e da p ver o zapzap.

Vai MS!


(ok, viajei um pouco, mas pra mim, esse pode ser o futuro heheh)

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Talvez isso não esteja muito longe...
em muitas situações, como por exemplo youtube ou netflix, faço tudo pelo celular espelhando a imagem na TV...

Acredito que no futuro, para a maioria das situações de trabalho (ligando um teclado e mouse), lazer ou jogos (ligando um controle e espelhando a imagem na tv), o celular será suficiente para a maioria das pessoas.


falowwww
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
@felipevasco31 @tynnolocatelli

A telinha de 6" de vários celulares tem a mesma resolução que o One/PS4.

Sobre jogos, NOVA 3 foi feito para Android e iOs em 2012.


Esse é de corrida, Real Racing 3, 2013.


Se pararmos pra pensar que há menos de 15 anos o máximo dos máximos que um celular conseguia fazer era isso...

hqdefault.jpg


Jogos mobile podem não ter toda a complexidade, profundidade e duração que jogos de console/PC.
Mas como isso não faz diferença nenhuma em poder gráfico, é bem provável que em alguns anos eles ultrapassem os consoles mesmo.

Tenho esse Real Racing e ele é muito da hora mesmo. É uma pena que a MS esteja engatinhando, ou melhor dizendo, agonizando com windows phone.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
os smartphones / tablets e os jogos deles realmente deram uma boa evoluida nos ultimos anos. Os aparelhos tao tendo performance cada vez melhor, telas de resolucao cada vez maior (1080p ja virou coisa basica, e os topo de linha ja usam 1440p), e jogos cada vez melhores e mais pesados

muita gente acha que cel so tem joguinho casual tipo candy crush, angry birds e etc, mas se procurar bem, da pra achar jogo com grafico proximo de um PSP/X360/PS3. Tipo esse Need for Speed No Limits da imagem ai de baixo (e sim, o jogo eh pra celular/tablet, ja foi lancado em 2015, e essa img nao eh cutscene e sim a tela ingame do jogo, inclusive rodando a 1080p)

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mas mesmo assim acho meio exagerado falar que vai se igualar com um xone / PS4

graficamente os jogos podem ate chegar perto e se ver so por esse lado realmente da pra dizer que vai igualar. Mas hj em dia um jogo nao eh feito so de parte grafica, tambem tem a parte de fisica que eh processada nos "streams processors" da GPU (que sao varias mini-CPUs exclusivas pra fazer esses calculos de fisica). Antigamente os jogos quase nao tinham fisica entao as GPUs tbm nao tinham muito stream processors (uns 32~64 streams ja dava conta do recado). Mas hoje em dia a fisica dos jogos deu uma evoluida absurda, onde praticamente metade do poder da placa de video eh usada so pra fazer os calculos de fisica. Uma GPU mediana tipo a do xone / PS4 tem uns 1280 streams e uma topo de linha tem uns 1600~2000 (ou ate mais)

e isso os chipsets mobiles nao tem, pq os chipsets evoluiram em velocidade, mas nao a parte dos stream processors. Resumindo, eles conseguem rodar um jogo com grafico bonito, mas sem fisica. E um jogo sem fisica dificilmente vai conseguir se igualar com um jogo de xone / PS4
 
Última edição:

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
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239
As arquiteturas da ARM evoluíram demais. Muito mesmo. É incrível o que já conseguem fazer com um chip tão pequeno e eficiente. Não duvido que em 2017 já teremos potência suficiente. Agora a questão é será que tem mercado?

Eu acredito q não. Jogos de celular precisam ser mais cartunescos, contraste bem alto, pela tela pequena, condições de luz menos favoráveisl e etc... Por experiência própria em alguns projetos de desenvolvimento, não arriscaria em gráficos de consoles. Sem falar q não dá para focar em jogos hardcore, ninguém querer vai parar no meio de um missão muito difícil para fazer outra coisa. Sem a concentração q temos em casa... Outra coisa muito importante é o consumo da bateria. E infelizmente quando os chips são utilizados drenam a bateria não existe mágica.
 
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Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Quando era mais novo me importava com jogos no celular, musicas e etc. Depois dos 21 eu devo ter criado o dobro de mentalidade porque não jogo nada no celular a meses, uso apenas coisas basicas como: whatsapp, telegram, email, app xbox, tapatalk e previsão do tempo. Me sinto um velho no meio de tanta gente aparentemente mais nova.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,258
19,047
Manaus
As arquiteturas da ARM evoluíram demais. Muito mesmo. É incrível o que já conseguem fazer com um chip tão pequeno e eficiente. Não duvido que em 2017 já teremos potência suficiente. Agora a questão é será que tem mercado?

Eu acredito q não. Jogos de celular precisam ser mais cartunescos, contraste bem alto, pela tela pequena, condições de luz menos favoráveisl e etc... Por experiência própria em alguns projetos de desenvolvimento, não arriscaria em gráficos de consoles. Sem falar q não dá para focar em jogos hardcore, ninguém querer vai parar no meio de um missão muito difícil para fazer outra coisa. Sem a concentração q temos em casa... Outra coisa muito importante é o consumo da bateria. E infelizmente quando os chips são utilizados drenam a bateria não existe mágica.
Taí o PS Vita como prova do que você disse. Possuia tecnologia de ponta para a época, hardware muito mais potente que o concorrente, praticamente um ps3 portátil oferecendo uma experiência de console de mesa, mas não 'pegou', justamente por isso, além de outros motivos que não vem ao caso. Portátil/mobile não precisa disso.

Sem contar que fazer jogos com fidelidade gráfica de console eleva exponencialmente os custos de desenvolvimento. Alta fidelidade gráfica custa caro.
 
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Reações: Maicrosofiti BR

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