Bom, estou jogando o game - e só ele - a mais ou menos duas semanas quase todos os dias.
Tô no nível 22 na "campanha" e nível 12 na Zona Cega que entrei só pra dar uma olhadinha.
Terminei a primeira parte do mapa ontem, fazendo todas secundárias, pegando todos coletáveis que pretendo assistir e ouvir tudo assim que pegar todos, pois ouvi dizer que eles te aprofundam na história.
Dito isso, só tenho uma conclusão a fazer:
P - Q - P que jogo foda! Vou passar muito tempo nele ainda.
Bom, vamos a minha mini análise dividida em 5 partes:
1. Gráficos / Ambientação
2. Som / Trilha Sonora
3. Jogabilidade / Interatividade
4. História
5. Modo Online
GRÁFICOS / AMBIENTAÇÃO
Essa parte do jogo tá de encher os olhos. A ambientação do jogo é incrível, parece que cada detalhezinho foi colocado estrategicamente em cada lugar, a ponto de você chegar num prédio, entrar em um apartamento, observar o ambiente e ver que ali existe uma história óbvia apenas olhando a disposição das peças no ambiente. Essa mesma impressão, se tem até mesmo em ruas com carros dispostos de alguma forma, onde você vê placas indicando o caminho e só de olhar você pensa: "caramba, eu sei o que pode ter acontecido aqui", isso dá uma imersão absurda ao ambiente do game. Não tem como em nenhum minuto você esquecer que Manhattan está passado por uma apocalipse localizado.
Um level design competente principalmente nas áreas internas de prédios, casa, etc. Extremamente dispensável esse "mimimi" de downgrade, pois o jogo é tão lindo que pode ser facilmente colocado entre os games mais lindos da geração. Fácil.
GRÁFICOS / AMBIENTAÇÃO: 10/10
SOM / TRILHA SONORA
Esse é um dos pontos fracos de quase todos jogos da Ubisoft.
Claramente os efeitos sonoros, como passos, tiros, explosões são reaproveitados de jogos antigos. Não que isso seja uma coisa errada do estúdio, obviamente mais empresas reaproveitam muitas coisas de jogos antigos e o som seria obviamente uma delas, mas parece que a Ubisoft não dá aquele "tapa" nos efeitos, uma remasterizada, uma incrementada em alguns aspectos faria bem para os games mais atuais, claro que isso é uma opinião muito pessoal, mas acho que um capricho aqui seria interessante.
Outr ponto inexistente em jogos da Ubisoft é a falta de trilha sonora durante o gameplay. Ou ela é inexistente ou muito básica, isso em todos os jogos, mas no caso de The Division essa falta de musica ao fundo assustadoramente faz muito bem ao jogo, pois dá aquele ar "solitário" ao ambiente devastado de Nova York.
A dublagem em PT-BR está ok, como a maioria dos jogos da Ubi no Brasil, eles tem se dedicado bastante a isso. Uma sacada genial pelo menos no PlayStation 4, foi colocar audio constantemente saindo do controle, pois como indicado no jogo os sons são reproduzidos no relógio de pulso dos soldados da The Division, e reproduzir esse áudio no controle é bem interessante, mas prepare-se para passar raiva com a bateria acabando mais rápido que qualquer jogo.
SOM / TRILHA SONORA: 7/10
JOGABILIDADE / INTERATIVIDADE
A jogabilidade de The Division é muito boa. O sistema de cover do jogo é excelente e funciona muito bem, a movimentação do personagem é bem real, principalmente quando você apenas caminha analisando a linda paisagem de uma cidade destruída. Os controle também são interessantes e fáceis, apesar de ser um pouco demorado de se acostumar, principalmente quando o cover do game é completamente diferente do padrão dos jogos que usam esse mesmo tipo de ferramente, mas é uma questão de costume mesmo.
Existe muita cosa pra se aprender no jogo além dos controles: mapas, missões, upgrades, vantagens, talentos, compra de itens, venda de itens, construção de itens, anexos as armas, itens de personalização... Uma infinidade de coisas a se aprender que eu mesmo ainda não sei o que algumas fazem principalmente na base, mas no geral são ferramentas que após usadas uma vez, impossível esquecer pra que servem, no geral apesar de muita coisa, todas funcionam muito bem.
JOGABILIDADE / INTERATIVIDADE: 9,5/10
HISTÓRIA
Eis aqui um quesito muito pessoal, pois sempre dividem opiniões, e com The Division não foi diferente.
Já vi muitas pessoas criticando a falta de um enredo sólido, uma história que tivesse sentido, como inicio, meio e fim, mas eu não senti essa falta com a temática do jogo. A história que se precisa saber está óbvio: um ataque bio terrorista > sociedade cai > governo tem que tomar medidas extremas > A Divisão é acionada como última tentativa de restabelecer a ordem, e ponto final.
Você não está ali como detetive para descobrir quem foi o culpado, você está ali para fazer missões pontuais que a população e os líderes das áreas te pedem, e missões essas que não são nem interligadas entre si formando um único contexto, cada missão tem sua história e durante o jogo elas são bem contadas com vídeos que vão para seu inventário ao serem concluídas. No decorrer do gameplay você acaba descobrindo áudios, vídeos, textos que ajudam a entender como foi do inicio da epidemia até então, mas é só. Como um soldado, você tem que ajudar o agora e não desvendar o passado, a proposta do jogo é essa e pra mim a história é bem mais que o suficiente.
HISTÓRIA: 9/10
MODO ONLINE
Eis aqui um dos pontos fortíssimos do jogo.
Bom, vamos por partes: pra começar o jogo é 100% online, você precisa de conexão a toda hora, mesmo jogando na "campanha". Não se preocupe, os servidores estão dando conta do recado, além disso o máximo que vai encontrar alguns jogador online são nas áreas seguras e quando tiver jogando coop. Isso é meio frustante na verdade, pois o game apesar de 100% online, não te coloca frente a frente com nenhum agente no mapa da campanha, sei que por razões óbiva cada um tem sua missão a fazer, poderiam implementar um sistema de invasão como o de Watch_Dogs, mas calma, estamos só na camapanha ainda.
O coop do mapa principal é bem satisfatória. Seus amigos podem entrar facilmente no seu esquadrão, até mesmo quando você está no meio de uma missão. O sistema verifica o seu level e o dele e faz uma balanceamento do nível dos inimigos para ambos caso os níveis forem muito diferentes.
Saindo do mapa principal e entrando na Dark Zone, é aqui que a coisa fica mais viciante do que já era. Na Dark Zone ou Zona Cega, você encontrará jogadores a todo momento, e deverá decidir se confia ou não nele a ponta de ajudar, ou ser ajudado. Aqui você pode num piscar de olhos virar alvo. Essa área é de longe a mais divertida e viciante de todo game. Só experimentando pra ver.
MODO ONLINE: 9,5/10
Considerações finais:
É um excelente jogo. Como todos problemas que a Ubisoft vinha tendo, adiar The Division foi uma sabia manobra e acaba por nos entregar um game que tem potencial para ser um dos games mais jogados do ano. Recomendadíssimo para qualquer pessoa que goste do tema. É tudo que vocês precisavam.
NOTA FINAL: 9/10