Existem muitos fatores a ser levado em consideração.
O
xbox one é um sistema diferente de aparelhos como um pc ou notebook. O sistema de perda de arquivos e corromper dados é bastante diferenciado, só por isso já torna a situação variável. Existe um formato mais eficaz de guardar os arquivos e não corrompe-los (por sinal esse sistema é mais lento), mesmo que tenha algum problema ou pausa no meio da transferência.
Ainda tem o caso de o próprio sistema ligado consumir ou "reservar" uma porcentagem das taxas de transferências de arquivo para funcionar corretamente.
Como um colega disse aí em cima, o
xbox baixa significativamente mais rápido quando em standy by, pois não tem o próprio sistema engasgando as taxas de transferências da internet contratada.
Existe um teste que é fantástico de se fazer no
xbox one: retire o cabo de internet e navegue por ele sem conexão. Você irá perceber que o console fica muito lerdo, trava diversas vezes (mesmo o one X), se atrapalha na leitura de arquivos e no reconhecimento de jogos e comandos. Se você colocar agora uma conexão lenta (em kbs) irá perceber como acontece diversos erros, o carregamento fica perdido, não sabe se usa as baixas taxas de transferência para processamento ou para comunicação. O
xbox se atrapalha todo só de colocar um jogo para baixar, entrar em um grupo e tentar ver um vídeo dos colegas com uma música de fundo em algum dos apps (com baixs taxas é impossível fazer tudo isso, sempre cai algum deles, o grupo ou o app crasha, é certeza).
Bom... obviamente o
xbox one não é muito inteligente com o serviço de internet, parece que essa repartição do pacote de dados para váris funções não é feito de maneira muito estável, arantindo uma porcentagem para cada, de acordo com o uso.
Por exemplo, lá no
xbox 360, ao entrar para um jogo online qualquer, o próprio console já tinha como predefinição irrevogável, pausar automaticamente os downloads e assim manter a qualidade do que é prioridade para aquele momento de funcionamento. Já o
xbox one não tá nem aí... no meio do tiroteio online e ele manda atualizações de jogos ou mesmo do sistema, o que é ridículo. É muito óbvio que dividir a rede com algo que puxa mais da metade das taxas totais de transferência vai prejudicar a comunicação.
e isso não é tudo... existem mais fatores aí além desse de o console ser muito dependente da rede...