Bom, durante a semana devo ter jogado cerca de 6/7 horas com o pessoal do fórum. Ontem até teve uma discussão sobre o jogo durante a jogatina, vou registrar aqui minha opinião sobre a expansão e o porquê da Rare continuar falhando, na minha opinião.
O destaque maior dessa expansão pra mim são os navios controlados pelos esqueletos, pois é algo que dá um gás a mais, é algo ''novo'' que há para ser feito. O problema é que derrotar esses navios é demasiadamente complicado e pouco recompensador. Para começar, imagino que o objetivo da Rare não é de que um grupo por si só derrote os esqueletos, mas que se aliem a outra tripulação, de forma a deixar a missão mais fácil, assim uma novidade se interliga com outra, o sistema de alianças. Há tempos eles vêm criando formas de unir jogadores desconhecidos no jogo, e eu cheguei a comentar sobre isso aqui no fórum. Acho uma estratégia nova e interessante, e de fato eles merecem certo crédito por apostar em algo diferente. E na teoria isso é muito legal, o problema é que na prática isso não me parece tão legal.
Para começar, vou falar da mecânica envolvida em formar uma aliança. Você sobe ate o mastro da navio e seleciona a bandeira. Acho que isso não é muito prático, porque ter que subir até lá para selecionar a bandeira é algo meio complicado durante um combate. Claro, você pode colocar a bandeira antes, mas e se, por exemplo, decidirmos nos aliar a outros só na hora do aperto? Ai tem que passar por esse procedimento que, não chega a ser tão complicado assim, mas acho que poderia ser mais simples.
Ok, agora em relação a aliança em si... Bom, acho que isso envolve muitos fatores que, como eu disse antes, na teoria são legais, mas na prática nem tanto. Primeiro que outro navio pode simplesmente não querer se aliar ao seu, ou ainda podem se aliar e simplesmente desfazer a aliança sem mais nem menos (chegou a acontecer conosco, onde os caras pegaram alguns tesouros, desfizeram a aliança e foda-se a gente). Tá, pra fatores de roleplay isso tudo pode ser muito legal, mas na prática isso pode causar muita frustração. Imagina passar horas cooperando com um pessoal pra ser traído? Na teoria, excelente, afinal é um mar de ladrões e isso faz parte do jogo, mas na prática é frustrante ver que você dedicou várias horas de gameplay pra acabar assim.
Agora sobre o navio dos esqueletos: é difícil, muito difícil, a ponto de ser frustrante e pouco motivador. Por quê? Em um Darksouls, que é difícil, você repete um chefe dezenas (talvez centenas) de vezes até conseguir. Mas há uma recompensa no final: a sensação de dever cumprido após derrotar um chefe difícil. Isso, acima de qualquer coisa, acho que é a parte mais legal de se derrotar um boss em Darksouls. Em Sea of Thieves o combate contra esses navios de esqueletos funciona assim: você vai até até certa parte do mapa, eles aparecem e você começa a lutar. Já é bem difícil derrotar um ou dois que sejam, por mais que você atire várias balas de canhão no navio deles, é muito difícil derrubá-los, há muitas caveiras reparando o navio constantemente, e quando eles começam a tomar muitos tiros, vão se distanciar, e a perseguição é complicada por causa das mecânicas de navegação. Mas enfim, você finalmente derrota um ou dois, e o que acontece? Aparecem mais dois. Dai você derrota mais dois, o que acontece? Aparece mais dois. Nós não chegamos a terminar a missão, pois sempre aparecia mais e nossos recursos já estavam acabando, mas qual a sensação que eu tenho diante de tudo isso? Cansaço.
Eu citei Darksouls apenas para falar da sensação de recompensa que você tem ao derrotar um boss, mas isso não acontece em Sea of Thieves, porque são tantos navios (iguais) que você derrota tantas vezes, que chega a um ponto onde você cansa. Na quarta-feira nós enchemos nosso navio com o máximo de suprimentos, chegamos a nos aliar com outra tripulação e mesmo assim não chegamos ao fim do combate, eu chuto que nesse dia devemos ter derrotado no mínimo uns 5 navios. E, tipo, ficamos umas 3h nisso, pra no final não ser recompensador, seja em termos de satisfação, ou até mesmo em termos de gold. Aliás, outro problema: conforme você derrota os navios, os itens deles ficam na água, mas é praticamente impossível você parar pra pegar, porque assim que você derrota um navio já aparece outro. Pelo jeito só no fim pra conseguir recolher os itens, mas até lá só Deus sabe onde foram parar. O loot do último navio tem que ser muito bom pra compensar isso.
Agora, por que eu deveria fazer essa ''missão'' dos esqueletos? Satisfação ao derrotá-los, pelo menos no meu caso, vai ser pouca. E se for pelo ouro, me parece mais fácil e produtivo ficar farmando baús e caveiras do que aderir a todo esse processo complicado que é derrotar os navios.
Enfim, é isso, provavelmente em algum momento do futuro eles vão tornar esse esquema mais fácil, mas atualmente, pelo menos pro meu gosto, não está interessante.