Não vejo muita diferença da época do 360 para agora
a diferença de usuários entre 360 e PS3 era menor e vantajosa pro xbox, principalmente aqui.
a grande maioria nessa geração tem PS4. a live já é "esvaziada" e uns bons 80% da userbase pula de lançamento pra lançamento
óbvio, não era nenhum paraíso, mas não era tão sofrível de se achar partidas como é hoje em dia. tem jogo que se eu consegui jogar online duas vezes foi muito. tem jogo que estou tendo que comprar no X1 pra singleplayer e no steam pra poder ter um coop.
RDR foi um caso a parte; o online esvaziou pois o cheat e o "virus" estavam num nível completamente fora de controle, era praticamente injogável, aliás era injogável mesmo pra muita gente que caia vítima dos jogadores invisíveis. GoW2 não posso falar pois não joguei. Mas achava bastante partidas nos jogos que queria (como Borderlands e BL2), mesmo anos após o lançamento. Aliás fiz o teste dos nove e achei mais partidas no BL2 de 360 do que achei no meu BL2 da Handsome Collection pro Xbox One. Consideravelmente mais, adicionaria
Essa questão do multiplayer obrigatório é um debate interessante.
Caso o multiplayer fosse independente da assinatura, quantos deixariam de assinar?
Acho que eu largaria. Não sou tanto de jogar online, mas tenho meus momentos. GWG é um bom bônus que surpreende de vez em quando mas não justifica assinatura e o DWG brasileiro é uma palhaçada. Tanto que a única promoção que me interessou nesses ultimos meses é essa agora de halloween - que é parte do Shocktober e não do DWG, logo todos podem pegar.