Tópico Oficial Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - A Hideo Kojima Game

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Tudo bem que é estilo da série, mas no vasto mapa não há nenhum tipo de interação, Pelo menos um povoado, uma vila, refugiados...
Sim, mas isso não me faz falta. É tudo questão de expectativa e forma como se joga. Quando chego no mapa sei que ali vou fazer uma missão, pois ficar vagando explorando é inútil, aceitando isso não vejo demérito do jogo. O problema é que muitos estão acostumados com mundo aberto cheio de firulas pra distrair. O último Batman, por exemplo, tentou oferecer coisas demais no seu mapa e acabou se distanciando da essência do personagem, por isso acho que o Kojima acertou nesse ponto.
 

Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
781
493
Tudo bem que é estilo da série, mas no vasto mapa não há nenhum tipo de interação, Pelo menos um povoado, uma vila, refugiados...
Concordo, nao retiro os elogios que fiz ontem aqui no topico mas apos a missao 6 percebi que é basicamente ir a alguma base e resgatar e matar alguem, e como na maioria das vezes começamos a missao longe do objetivo, somos obrigados a andar de cavalo e logo ai o mapa nao ajuda, é extenso mas sem vida, nao há quase nada de animais (existe animais?), mas mesmo assim o game nao decepciona, merece as notas que foram dadas.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Enfim, pra quem jogou MGS4 a falta de história do 5 é gritante.

A falta de história por assim dizer é uma das coisas que eu mais estou gostando.

A proporção de história em MGS4 para gameplay é abusurda, você joga 3 horas e assiste 10.

Aqui é totalmente inverso, muito mais muito mais gameplay.

Its good for a change.

E querendo ou não a "saga" já se encerou ali no 4, isso aqui é basicamente os prequels do SW.
 

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Sobre a guerra de jogo do ano. Acho que MGS ganha oela polêmica do Kojima. Mas sinceramente, depois de jogar bastante acho que TW3 é muito superior em vários aspectos.
Não sei vocês, mas o mapa de MGS parece grande, mas as missões se repetem em todos os postos avançados russos. Já diz umas 3 missões em cada.
E aquilo que o Kojima faz bem, contar histórias, ainda esta devendo.
As missões de MGS estão bem simples. Basicamente resgatar alguém ou matar.
TW3 tá com um mundo mais vasto e história melhor desenvolvida.
Só perde pro polimento. MGS tá rodando liso, sem bug e nada.
Achei que MGS estupraria em todos os aspectos, mas não é o que ocorreu. E olha que é minha franquia favorita de todos os tempos.

Concordo que em termos de historia e vastidao do mundo TW3 ainda está insuperavel,.. mas... acho que o MGS5 sai na frente por ter diversas "engrenagens de mecanicas e físicas" funcionando bem entre si... e nisto o TW3 é beeem limitado. Deixa eu tentar ser mais claro... no TW3 por mais que seja variada cada historia de cada missão.... tudo se resume numa mecanica de usar o modo "detetive", lutar com espadas e usar os sinais. Existem inumeras variantes neste sistema que lhe da bonus ou penalidades (porções, elixir e etc...)... mas em contexto a coisa se resume a isto.

No MG5 mesmo as missões sendo limitadas em invadir, eliminar e destruir, as mecanicas de como vc vai fazer isto tem uma gama imensa de possibilidade. Para deter um tanque vc pode usar um simples lança misseis e lutar diretamente com ele, ou então plantar minas pela trajetoria do tanque, ou então roubar um tanque blindado inimigo e sair no pau, ou então fazer uma barricada com outros veiculos forçando o tanque ter que parar no caminho e por ai vai.... cada uma das coisas que vc vai fazer vc pode contar com inumeras engrenagens de mecanicas diferenciadas e que funcionam. Pode usar desde Gadgets até mesmo coisas do cenário e todas elas interagem bem entre si. Respondendo super bem ao limite de sua criatividade.

Acho que qualquer um dos dois que ficar como GOTY estará super bem representado.... mas, pessoalmente,estou preferindo MGS.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
A falta de história por assim dizer é uma das coisas que eu mais estou gostando.

A proporção de história em MGS4 para gameplay é abusurda, você joga 3 horas e assiste 10.

Aqui é totalmente inverso, muito mais muito mais gameplay.

Its good for a change.

E querendo ou não a "saga" já se encerou ali no 4, isso aqui é basicamente os prequels do SW.
Sem falar que boa parte dessa história nos antigos era contada via conversas obrigatórias no Codec. Agora essas conversas estão nas fitas cassetes e você ouve quando quiser e se quiser.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Concordo que em termos de historia e vastidao do mundo TW3 ainda está insuperavel,.. mas... acho que o MGS5 sai na frente por ter diversas "engrenagens de mecanicas e físicas" funcionando bem entre si... e nisto o TW3 é beeem limitado. Deixa eu tentar ser mais claro... no TW3 por mais que seja variada cada historia de cada missão.... tudo se resume numa mecanica de usar o modo "detetive", lutar com espadas e usar os sinais. Existem inumeras variantes neste sistema que lhe da bonus ou penalidades (porções, elixir e etc...)... mas em contexto a coisa se resume a isto.

No MG5 mesmo as missões sendo limitadas em invadir, eliminar e destruir, as mecanicas de como vc vai fazer isto tem uma gama imensa de possibilidade. Para deter um tanque vc pode usar um simples lança misseis e lutar diretamente com ele, ou então plantar minas pela trajetoria do tanque, ou então roubar um tanque blindado inimigo e sair no pau, ou então fazer uma barricada com outros veiculos forçando o tanque ter que parar no caminho e por ai vai.... cada uma das coisas que vc vai fazer vc pode contar com inumeras engrenagens de mecanicas diferenciadas e que funcionam. Pode usar desde Gadgets até mesmo coisas do cenário e todas elas interagem bem entre si. Respondendo super bem ao limite de sua criatividade.

Acho que qualquer um dos dois que ficar como GOTY estará super bem representado.... mas, pessoalmente,estou preferindo MGS.
O level design de MGS5 em termos de como concluir a missão é melhor mesmo. Mas ainda assim o jogo tá devendo em diveros outros aspectos. Porra. Esse Afeganistão dele por mais que esteja tomado por Russos não tem viva alma nas aldeias. Fora umas poucas cabras e passaros são kms de pedra e tera a ss percorrer para as missões.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
Sim, mas isso não me faz falta. É tudo questão de expectativa e forma como se joga. Quando chego no mapa sei que ali vou fazer uma missão, pois ficar vagando explorando é inútil, aceitando isso não vejo demérito do jogo. O problema é que muitos estão acostumados com mundo aberto cheio de firulas pra distrair. O último Batman, por exemplo, tentou oferecer coisas demais no seu mapa e acabou se distanciando da essência do personagem, por isso acho que o Kojima acertou nesse ponto.
Eu também não sou adepto das firulas ala GTA, mas um mapa vazio daquele além de nada convincente fica totalmente cansativo.
Tudo é questão de criatividade: quem sabe um nômade no deserto te passando informações, uma família de refugiados te pedindo ajuda, ou uma ocasião que vc desse de cara com um confronto entre os russos e os jihadistas... até com os inimigos o snake poderia interagir mais...
Os russos só ficam chamando o dimitry toda hora kkkk...parece português chamando Manuel. até nisso falta criatividade
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
O level design de MGS5 em termos de como concluir a missão é melhor mesmo. Mas ainda assim o jogo tá devendo em diveros outros aspectos. Porra. Esse Afeganistão dele por mais que esteja tomado por Russos não tem viva alma nas aldeias. Fora umas poucas cabras e passaros são kms de pedra e tera a ss percorrer para as missões.
Ali não tem todo o mapa do Afeganistão, mas só a parte norte. E segundo a Wikipedia EN, 1/3 da população fugiu do país durante a guerra com URSS. Com certeza entre os 2/3 restantes se encontram muitos mortos, ou seja, acho que o Afeganistão vazio e desolado era a realidade em 1984.
Refugees
Main articles: Afghan refugees and Afghans in Pakistan
5.5 million Afghans were made refugees by the war—a full one third of the country's pre-war population—fleeing the country to Pakistan or Iran
 
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dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Ali não tem todo o mapa do Afeganistão, mas só a parte norte. E segundo a Wikipedia EN, 1/3 da população fugiu do país durante a guerra com URSS. Com certeza entre os 2/3 restantes se encontram muitos mortos, ou seja, acho que o Afeganistão vazio e desolado era a realidade em 1984.
Cara, ainda assim o jogo tá meio sem vida e repetitivo.
Mas tem que aguardar. Ainda estou bem no começo, mas tw3 é um jogo mais completo em diversos sentidos.
E não estou querwndo comparar estilos. Sei que um é ação tatica e outor RPG. Mas em muitos elementos eles se aproximam.
Eu achava que o GOTY facilme te seria de MGS5 por toda a mítica do jogo e por causa do Kojima.
Mas não é bem assim. MGS5 vai ter que mostrar mais ao longo do jogo. Essas primeiras horas,fora a parte do hospital estão deixando a desejar.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Eu também não sou adepto das firulas ala GTA, mas um mapa vazio daquele além de nada convincente fica totalmente cansativo.
Tudo é questão de criatividade: quem sabe um nômade no deserto te passando informações, uma família de refugiados te pedindo ajuda, ou uma ocasião que vc desse de cara com um confronto entre os russos e os jihadistas... até com os inimigos o snake poderia interagir mais...
Os russos só ficam chamando o dimitry toda hora kkkk...parece português chamando Manuel. até nisso falta criatividade
São boas ideias, mas acho que isso tem no jogo. Ainda estou na missão 10, não posso falar pelo todo. E com os inimigos eu acho que a interação está satisfatória. Procure interrogar os oficiais soviéticos que você vai ouvir conversas interessantes.
 
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Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Cara, ainda assim o jogo tá meio sem vida e repetitivo.
Incrivel como são diferente as percepções... se tem uma coisa que eu realmente não achei no MGS5 foi que ele seja repetitivo.
Cara... cada missão minha eu dificilmente repeti uma tática exatamente por ter inúmeros fatores que vai desde a posição dos inimigos, equipamentos e até mesmo condições climáticas.

Em uma missão paralela de resgatar um soldado habilidoso de uma base... eu atrai um inimigo para perto atirando um pente vazio, porém um outro inimigo percebeu algo e veio em minha direção, como não daria tempo pra me esconder eu mandei o cachorro matar o coitado. Neste meio tempo resolvi interrogar o primeiro e descobri onde ficava alguns materiais... segui adiante bastante devagar para não chamar atenção... consegui acertar com dardo tranquilizante um inimigo que controlava um holoforte, porém, alguem por perto percebeu algo errado e entraram em estado de alerta... dois vieram na minha direção. Eu me deitei no chão e eles passaram perto de mim.... tive que usar aquele trampo de segurar a respiração... e torcer. rsrsrs... Mas não me viram e pra minha sorte em seguida começou uma tempestade de areia... eu liguei a visão noturna/calor e consegui neutralizar os dois... mas ainda não tinha conseguido pegar o soldado habilidoso... e pra piorar ele tava dentro de um barraco junto com um outro cara... ai decidi usar o barulho da mão pra chamar a atenção do soldado... ele veio em minha direção e eu o nocautei usando CQC, porém, o soldado habilidoso veio junto e na camera lenta eu achei tempo de trocar a arma para o sedativo e atira bem no centro da cabeça dele!!! De quebra eu plantei ainda uma mina numa antena o que liberou o local para que o helicoptero de apoio pudesse chegar mais proximo.... E... putz... isto foi soh uma simples missão paralela. Duvido que eu consiga repetir os feitos da mesma maneira que aconteceram desta vez.... Alias... no promisso resgate estou pensando em usar uma sniper o que certamente vai fazer a missão ser totalmente diferente.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
São boas ideias, mas acho que isso tem no jogo. Ainda estou na missão 10, não posso falar pelo todo. E com os inimigos eu acho que a interação está satisfatória. Procure interrogar os oficiais soviéticos que você vai ouvir conversas interessantes.
Eu estou por volta da missão 10 também.
Apesar das críticas achei o jogo ótimo, ontem mesmo fiquei até as 3 da madruga jogando.
O jogo é muito bom na sua proposta principal, que é a furtividade.
só acho que o mundo aberto no jogo não funcionou tão bem.
Também não conheço muito franquia, talvez se jogasse os anteriores teria outra visão .
Se tivesse que dar uma nota daria um 8.8
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Fiz somente duas missões e sete side-ops.
Embora a comparação seja complicada, por enquanto Witcher 3 para mim é mais jogo.

MGS é incrível, mas o mundo aberto me parece desnecessário.
Não agregou em nada nas missões e o argumento de que o mundo é vazio porque é adequado ao universo do game, embora tecnicamente correto, não é defesa. Se não vão povoar ou trazer mais elementos para o mapa, para que esse mapa todo?
Acho que eu preferia missões em vários mapas médios diferentes do que em um único mesmo mapa gigante.

Mas esse é o único problema que vejo no MGS. O resto é sensacional mesmo.
 
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badsss17

Novato
Abril 16, 2011
358
215
Galera, vcs conhecem alguma dica de como conseguir encontrar as musicas, em fita, que estão espalhadas pela mapa? Só é possível encontrando os rádios ou tem alguma outra forma de encontrar?
Vlw

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Assim como no Peace Walker, tem como recrutar o Kojima nesse jogo também.

Só não faço a mínima idéia de como, pois achei ele na cagada rsrsrs.

Screenshot-Original.png
 
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leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Assim como no Peace Walker, tem como recrutar o Kojima nesse jogo também.

Só não faço a mínima idéia de como, pois achei ele na cagada rsrsrs.

Screenshot-Original.png
Foi alguma coisa que você fez no GZ. Sei.q não é a missão principal, porque essa eu fiz e kojima não veio. :)
 
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leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Galera, vcs conhecem alguma dica de como conseguir encontrar as musicas, em fita, que estão espalhadas pela mapa? Só é possível encontrando os rádios ou tem alguma outra forma de encontrar?
Vlw

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
A única dica que tenho é sempre utilizar o microfone do binóculo. Pra saber onde tem música. Até agora todas que achei estavam sempre num toca-fita.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Foi alguma coisa que você fez no GZ. Sei.q não é a missão principal, porque essa eu fiz e kojima não veio. :)
No Ground Zeroes eu fiz a missão onde ele ficava preso no Camp Omega e tínhamos que ir lá resgatá-lo.

Mas dei uma pesquisada na internet e parece que todo mundo pode te recrutar ele para mother base, basta somente achá-lo:


Só que eu achei ele dentro de uma das missões principais (chamada de "O Alto escalão Soviético), e não numa missão secundária como nesse vídeo que eu postei.

Ele estava sendo transportado num jipe por dois soldados, estava no banco de trás com um saco na cabeça... e eu só fui atrás porque analisei ele com os binóculos e os status eram altíssimos.

Bacana esse lance da aleatoriedade, coloquei ele no grupo de P&D e deu um up de 3 lvls lá hehehe.
 

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