Watch Dogs: Primeiras Impressões

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Estou jogando Watch Dogs desde ontem graças à dica de um amigo que me avisou que a Fullgames já estava liberando as chaves e permitindo que o jogo iniciasse normalmente pelo Uplay. Parece que a Ubisoft deixou o jogo vazar por diversas lojas e acabou liberando mais cedo para muita gente. Quem comprou pelo Steam e algumas outras lojas online só vai poder jogar na terça mesmo. Então quem quiser jogar hoje no PC pode comprar pela Fullgames que é certeza. O donwload tem apenas 14 GB e só ativa no Uplay.

Falando do jogo:

Gráficos

PitDv8D.jpg


Primeiramente depois de toda aquela polêmica do downgrade vamos logo falar de gráficos. Estou jogando com tudo no ultra, exceto texturas e sombras que deixei no high e o AA que pesa muito e precisei setar em TAA 2X. Full hd mantendo uma média de 35 a 45 fps. O jogo ainda está mal otimizado e precisa de drivers melhores e patches. Apesar disso, não tive qualquer bug, e vi um único glitch sem importância. Algo que pode ser considerado muito bom para um sandbox desse tamanho.

Aqui sem dúvida que houve o downgrade, mas ele foi bem menor do que os péssimos vídeos liberados pela Ubisotf davam a entender. Em especial nota-se de cara a modelagem mais modesta com a cidade e os NPCs menos detalhados que os vídeos da E3. Os efeitos atmosféricos estão bem feitos, mas aquela chuva da E3 não existe aqui. Mesmo assim, ainda é um jogo muito bonito, especialmente à noite e com chuva.



Ui0szyi.jpg
lzhdnek.jpg


Na parte da iluminação a Ubisoft não conseguiu manter um nível constante de qualidade como o visto em Infamous SS. Watch Dogs é notavelmente mais feio de dia do que à noite. Isso ocorre porque de dia é praticamente impossível encontrar sombras e efeitos de luz mais dinâmicos. É tudo muito claro e estático dando aquela impressão de geração passada. Já à noite a situação se inverte e o visual melhora muito.

No geral é um jogo agradável de se ver com muitos efeitos de partículas, vegetação em movimento, fumaça, vapor, folhas, lixo e papel voando, etc. Esses pequenos detalhes climáticos dão vida à cidade. E Chicago foi muito bem recriada. No entanto, é impossível você não pensar que por conta dos consoles velhos, mais um jogo vai ficando amarrado quando tinha espaço de sobra para avançar no quesito gráfico.



Física e tiro
Aqui o jogo decepciona. Os carros sofrem danos com o tempo, mas de forma bastante irreal. Você pode bater a 100 por hora e nenhum amassado aparece. Só depois de algum tempo batendo é que o carro vai se destruindo. A dirigibilidade também deixa um pouco a desejar, pois não é realista e nem arcade e divertida como em GTA V. Requer costume, mas não chega a atrapalhar.
A movimentação do seu personagem é meio pesada ao estilo Niko de GTA IV, um pouco menos atrapalhada, mas lenta demais às vezes, especialmente em perseguições à pé onde é preciso desviar rápido de obstáculos.

O gunplay está bom, nada especial, mas também não é algo que vá ficar no seu caminho. Estou jogando com o controle do Xbox 360 e com a assistência de mira desabilitada. Até aqui tem sido bem responsivo e as armas passam a sensação correta de acordo com o calibre. O sistema de cover está bem feito e você só precisa apertar o botão A apontando para o local onde quer se proteger. Particularmente não vi muita graça de sair em tiroteios nesse jogo e sim procurar ser o mais furtivo possível usando as habilidades de hacker contra os inimigos.


Gameplay

Com o botão X você acessa o profiler, um app do celular onde basta apontar para um pedestre ou objeto do qual deseja obter informações. Você só terá informações completas do pedestre se ele estiver usando um celular e se você já tiver grampeado o ctOS daquela zona. É possível desde escutar uma conversa, roubar uma senha de banco, interceptar uma encomenda, até identificar uma intenção criminosa do NPC e com isso seguir ele e impedir o crime de acontecer. Essa interação com os pedestres é bem variada e imprevisível. Nesse ponto o jogo realmente inova, pois os pedestres deixaram de ser simples elementos de cenário.

Existe um sistema de reputação que acompanha suas atividades boas e/ou ruins fazendo você ganhar pontos que podem ser gastos em uma skill tree que conta com as habilidades principais de combate, hacker, crafting e direção.

Estou achando divertido e bem variado em termos de quantidade e diversidade de coisas para se fazer o que era uma preocupação por se tratar de um jogo da Ubisoft. Só vai achar repetitivo quem resolver fazer apenas um tipo de missão o tempo todo, algo que vale para maioria dos sandboxes mais recentes.

As missões mais comuns são as de crimes em andamento. Você como vigilante pode impedir um crime o que gera reputação e pode lhe garantir skill points. Outros exemplos de atividades são coleta de carros, digital trips, invasão de privacidade, pontos turísticos, jogos de realidade aumentada, fazer compras (roupas, bebidas e itens de crafting) e vários outros minigames espalhados pela cidade (xadrez, slot machine, apostas, etc.).

De todas essas atividades extras a mais divertida é mesmo a digital trip que você encontra comprando de traficantes. É como se fosse os Rampages de GTA, mas com design e objetivos mais variados. Um deles envolve liberar setores da cidade sem ser visto por robôs. Em outra você pega um tanque em forma de aranha e sai destruindo tudo. Nessas digital trips a cidade dá espaço a um ambiente ilusionário, geralmente mais vazio e estilizado.

Os mini-games de realidade aumentada lembram Saints Row e são divertidos pra quebrar o clima sério do jogo. Em um deles é preciso coletar moedas virtuais pela cidade sem esbarrar nos monstros que tiram pontos. É algo bem bobo, mas diverte. Em outro mini-game você tem que usar o smartphone como arma pra matar bichos projetados no ambiente.

Até aqui o que fiz de missões principais me passou uma ótima impressão. O foco no enredo é bem claro e os NPCs estão muito bem dublados e animados.

As famosas torres dos jogos da Ubisoft estão presentes sim, mas não são repetitivas como as de Assassins e FarCry 3. É preciso invadir e grampear os ctOS para ter acesso a todos os eletrônicos hackeáveis de uma zona e poder usar o profiler (app do smartphone que detalha as informações de cada pedestre). A melhoria aqui é que cada ctOS é muito diferente do outro, tanto em desenho de mapa quanto na segurança. Podem ter guardas armados ou apenas um puzzle onde você deve encontrar a forma de entrar hackeando câmeras e outras máquinas.

A mecânica de invadir é bem divertida, sendo que você pode sair atirando ou procurar ser totalmente furtivo. A última opção pra mim é bem mais interessante, já que permite usar de forma calculada todos os objetos hackeáveis ao seu redor, confundindo os inimigos e até imobilizando-os sem revelar sua posição.

A cada ctOS grampeado você desbloqueia novos itens, pontos de interesse no mapa e esconderijos, além de ganhar pontos de habilidade.

A polícia do jogo é chata e se você não usar as habilidades de hacker vai ser difícil escapar dela apenas dirigindo ou correndo. Os bloqueios de rua acionados pelo celular ajudam muito e têm resultados divertidos. Pena que não vi câmera traseira de perseguição até aqui. Vale destacar que os carros contam com visão interna. É algo bem simples com um efeito meio desfocado pra não pesar muito e você não tem acesso a retrovisores e nem pode mover muito a visão. Serve apenas para ajudar na imersão.

ih59WIazYIcw4.jpg


Ainda não testei o multiplayer e só o pretendo fazer quando estiver mais avançado na história e conhecer melhor o jogo.

Ainda não posso dar um parecer final, mas para quem estava em cima do muro, eu mesmo só comprei depois que vi rodando na casa de um amigo, recomendo a compra. É um jogo competente, polido e muito bem produzido pela Ubisoft. Certamente para quem está aí na seca de jogos dos consoles next-gen será uma adição muito bem vinda, mais ainda se você gosta de sandboxes.

As comparações com outros jogos do estilo, em especial GTA V, são inevitáveis, mas eu digo que Watch Dogs se diferencia principalmente por tirar os pedestres daquela clássica condição de meros elementos do cenário. Ainda não é o jogo onde cada NPC vai ter seu papel bem definido, mas só de permitir ao jogador interagir de uma forma mais imprevisível com esses NPCs, já é um começo promissor.

Chutando uma média no Metacritic pelo que vi até aqui, eu diria que fica entre 88 e 91. Só espero que a Ubisoft não transforme WD em um novo Assassins, mas isso é quase impossível de acontecer se o jogo vender bem.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Legal. Gostei bastante da visão interna dos carros e dessa interação com qualquer NPC. Que bom que o downgrade gráfico não foi tão forte e é uma pena que a Ubisoft não focou apenas na geração atual. Quem sabe o novo AC nos surpreende (duvido).
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Só acrescentando:

Som e efeitos sonoros de muita qualidade. A cidade é viva, os NPCs conversam bastante e xingam como em um bom sandbox. Sotaques e línguas diferentes também estão presentes. Gostei particularmente do som dos motores entrando em túneis. Muito bom.

A trilha sonora original está excelente. Lembra bastante Deus Ex HR e ajuda a dar um clima cyberpunk ao jogo. Só não posso falar o mesmo das faixas licenciadas. Muita coisa fraca e um ou outro artista mais conhecido, sem falar que não existem rádios. São apenas faixas tocando sem comerciais, no máximo aparecem alguns informes de notícias do mundo do jogo, mas esporadicamente. Ao menos você pode criar sua lista tirando aquilo que não interessa. É possível ouvir música a pé também usando o celular (botão para cima do D-pad) e escolher o app de mídia.

A quantidade de side quests é bem grande e pelo jeito pra fazer tudo em WD vai levar bem mais que 25 horas.

Outro ponto interessante onde o jogo inova é a possibilidade de se esconder no carro. Parece bobo, mas é uma mecânica bem legal e que não lembro de ter sido usada em outro sandbox. Você para o carro e aperta o botão B. Com isso ele desliga o motor e as luzes e se abaixa. Se a polícia passar por perto e você estiver em um local mais escuro, eles não vão encontrar você. Bem imersivo.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Boa iniciativa Johannes .
Legal saber que o jogo entrega uma experiência interessante.Você me convenceu a comprar, agora é só esperar dia 27 =P .
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Já entrei achando que você iria descer o cacete no jogo, mas me surpreendi pela sua avaliação positiva. Tá uma bagunça nos fóruns, muita gente odiando, outros falando bem, mas de forma confusa. As suas impressões foram as mais esclarecedoras até agora. A melhor parte é que se você gostou, eu vou amar. Rsrs! Grande abraço, meu caro amigo.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Outro aspecto muito positivo do jogo é que a Ubisoft deu sentido às atividades e missões secundárias. Exemplos: jogando xadrez você aumenta sua barra de foco (slow motion estilo Max Payne acionado ao clicar no analógico direito, também serve para dirigir em alta velocidade como o Frank do GTA V); participar dos mini games AR de tiro garante um melhor controle das armas que disparam rajadas e por aí vai. Bem RPG mesmo e ainda tem barra de XP e duas skill trees que influenciam bastante no gameplay.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Boas impresses. Pena que a PSN só vai liberar na data mesmo e sem direito a pre-load.

Ao menos parece ser menos repetitivo que Infamous, que além de repetitivo é bastante curto.

No fim das contas, se sair um GTA5 para a nova geração e PC, quem você diria que levaria a melhor em termos de gameplay?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Mas que porra, Johannes... não pretendia comprar esse jogo tão cedo. Agora vou ter o trabalho de me segurar.
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
Muito bom o seu review Johannes, parabéns.

A screenshot da visão interna do carro está sensacional, me lembra muito o Midnight Club - Los Angeles, só q com muito mais contraste.

Não vou comprá-lo agora pois estou jogando Metro 2033 faz quase um mês no Pc e estou adorando o game, não quero parar :D
 

Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
1,721
1,360
Gostei do review, eu até iria pegar ele no lançamento para PC, mas como acho que minha HD 6870 + i3 não vão dar conta do recado direito, vou deixar ele passar por mais um tempo... kkk
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Gostei do review... Mais um jogo que vale a pena pagar o "preço PC", mas não estou muito certo se vale os 60 dólares da versão PS4, ou esperar uma promoção...
 

SevanisBR

Novato
Fevereiro 9, 2011
886
298
Ótimo review Johannes, concordo com tudo que vc falou. E achei muito legal quanto vc disse que lembra um pouco o Deus EX, pois foi exatamente isso que pensei no decorrer do jogo.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Falando das falhas do jogo, elas são bem contornáveis. No caso da física ruim dos carros, por exemplo, depois que você se adapta fica bem mais divertido e fácil de dirigir. Tanto é assim que ontem me diverti muito em uma perseguição que me fez lembrar até o clássico Burnout, pois é possível causar acidentes espetaculares com carros que estejam te perseguindo. E quando esses acidentes ocorrem, as explosões, a quantidade de partículas e fumaça são um show à parte.

A IA dos inimigos tem momentos brilhantes e momentos estúpidos. Por exemplo, se os inimigos são muitos, eles vão agir de forma coordenada flanqueando até cercar e encurralar você. Nem espere ficar parado em um ponto atirando em todo mundo até limpar uma área, pois isso será morte certa, principalmente jogando no modo realista, onde um ou dois tiros já matam.

Já no modo furtivo, os inimigos têm um campo de visão limitado e embora façam buscas e fiquem alertas em caso de suspeita, é relativamente fácil enganá-los, mas isso não tira a diversão de se ir no modo furtivo. Causar um blecaute deixando tudo escuro e ir imobilizando um por um dos inimigos é muito divertido. Coisas bem simples como hackear uma máquina de refrigerantes e fazê-la cuspir latas atraindo um inimigo fazem toda diferença na hora de dar liberdade ao jogador.

Outra falha é o uso constante de gatilhos de script, coisa comum nos jogos da Ubisoft. Exemplo, você limpa uma área de inimigos, vê uma cutscene e aí em poucos segundos você está cercado por inimigos que alguém chamou como reforços. Esse tipo de coisa pra mim é um recurso barato e esconde falta de criatividade em elaborar melhor as missões, mas (ênfase no mas) até aqui o jogo te dá boas alternativas. Você pode simplesmente bancar o Rambo hi tech e ver se limpa a área de novo ou pode usar as habilidades furtivas pra fugir do local, alternativa mais realista, diga-se de passagem. Tanto uma como outra alternativa garante a diversão.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Estou jogando.

É um bom jogo, é um bom sandbox, mas faltou aquele cuidado para ser excelente, faltou aquele amor pela parada que a Rockstart tem.

Sinto que o jogo é uma mistura de tudo que a Ubi já fez. Tem um pouco de Splinter Cell, tem o parkour do AC, tem as torres do FC.

Eu estou gostando, eu recomendo a compra do jogo.

O problema é que a internet caiu no Hypetrain absurdo com esse jogo, e a culpa é da Ubisoft por ter prometido o que não podia cumprir.

Eu nem consegui avançar na história, fiquei 3 horas só mexendo no celular, se isso não diz que o jogo é bom eu não sei como classificar ele.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Apesar de não ter me deixado impressionado em nenhum momento, o jogo é sim muito divertido e interativo... Há muito a ser fazer gostei muito da Chicago do jogo... Alguns elementos de iluminação. texturas, efeitos climáticos e etc next gen estão muito bonitos, e talvez seja o multiplataforma de maior qualidade técnica nos consoles até agora, por se tratar de um sandbox... No fim não me arrependo da compra...

Se fizer vista grossa a física fraca do jogo, e quantidade razoável de bugs (explosions... explosions everywere), você vai se divertir... Alguns detalhes como atirar no pé de um fugitivo não o derrubar e nem o deixar mancando, e ainda continuar correndo como se não tivesse acontecido nada, me deixaram decepcionado, pois quebram a imersão... Esse impacto dos tiros, já foram muito bem retratados em jogos da geração passada, e WD deixou muito a desejar aqui... A física dos veículos, consegue ser pior do que a de Sleeping Dogs, que já era fraca...

A IA é bem maluca... As vezes funciona bem, e as vezes os inimigos e NPC's parecem desligar ou endoidar... Você muda um farol pra verde e os carros saem todos à 80 por hora sem pensar que podem bater... Tudo bem que isto serve e foi feito pra te ajudar em perseguições, mas é muito cômico de se ver...

A movimentação dos personagens ficou bem legal... Gostei disto...

Já o character design, me deixou dividido.... Enquanto eu gostei muito da personalidade e do estilo problemático e badass do Aiden e do e construção de personalidade em geral dos personagens que vi até agora, em contrapartida, a modelagem dos mesmos está bem fraca... traços grosseiros e cabelos e etc bem relaxados..

Vou jogar mais, mas a principio o jogo me animou a continuar... A entre safra com certeza vai ser uma ajuda pra esse jogo... 2014 será um ano bem fraco para os games... Nada perto de 2013... :)
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Estou com mais de 20 horas e apenas 33% completo. O jogo ainda me surpreende e a cidade é a melhor e mais imersiva que já vi recriada em um jogo de mundo aberto. A Rockstar foi batida nesse ponto sim. Essa Chicago é espetacular no nível de detalhes, realismo e variedade de cenários. Tanto é assim que me divirto muito mais passeando a pé do que dirigindo. Os efeitos atmosféricos realistas e os NPCs mais complexos também contribuíram muito para isso.

Outro detalhe que parece bobo e mal implementado, mas que acrescenta demais à imersão é a câmera interna dos carros. Aposto que em GTA VI a Rockstar vai se ver obrigada a implementar essa funcionalidade ou vai ser criticada por isso. Faz uma enorme diferença à imersão você perseguir alguém ou fugir usando a visão interna. Só jogando pra saber.

Se a Ubisoft corrigir os pequenos detalhes que tornam o jogo imperfeito e aprimorar outros, Watch Dogs 2 tem tudo para fazer um sucesso ainda maior.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)