Você sabia que Come-Come é o nome de outro game que não é o Pac-Man?

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
1,961
Bauru
Salve salve pessoal…

Você sabe o motivo do Pac-Man ser conhecido no Brasil por Come-Come? E sabia que isso não tem nada haver com o personagem da Namco?

Surgimento do Pac-Man
Pac-Man o mascote da Bandai Namco, foi desenvolvido e criado pelo designer Toru Iwatani no começo da década de 1980 (antes da Namco se fundir com a Bandai). Naquela época, a maioria dos Fliperamas eram de naves com alienígenas ou e guerras, e Iwatani queria desenvolver um jogo amigável, em que qualquer criança pudesse jogar e se sentir familiarizada.

Iwatani estava pensando em criar um personagem que lembrasse desenhos animados, mas estava sem nada na cabeça, eis que ao pedir uma pizza, e ao retirar dois pedaços, a pizza ficou parecida com uma boca, ai surgiu a ideia de fazer um personagem “comilão”.

pacman_01.jpg

Inspiração vinda de Pizza​

Esse personagem teria apelo cômico, e o jogo se passaria em um labirinto, onde o personagem deveria comer pastilhas, frutas e desviar ou comer fantasmas quando estivesse com powerup. O jogo foi lançado primeiramente no Japão em 1980, com o nome Puck-Man, e trazia alguns recursos inovadores como a mecânica de Power Up.

Além disso, a IA da máquina tinha algumas funcionalidades específicas para a época, enquanto um fantasma perseguia o Pac-Man, outros tentavam cercá-lo.

pacman_02.jpg

Nomes dos fantasmas​

Midway entra na jogada

Na década de 1980 era comum empresas japonesas cederam a licença de personagens para empresas americanas distribuírem seus games, assim a empresa japonesa não teria “prejuízo” caso o game não desse certo, e com isso a Midway, faz um acordo com a Namco para distribuição dos fliperamas em território norte americano, sendo que o jogo foi lançado na terra do Tio Sam em 1981.

pacman_03.jpeg

Fliperamas pela Midway​

O jogo foi renomeado e Puck-Man para Pac-Man, pois o primeiro nome poderia ser confundido com um palavrão nos Estados Unidos. O jogo viciante rapidamente se tornou um sucesso, ultrapassando o sucesso da época, Asteroids, ultrapassando 1 bilhão de dólares, sendo um dos primeiros a games a ter um investimento em marketing, sendo que o personagem ganhou camisas, livros, jogos de tabuleiro, etc.

Ainda em 1981, o jogo ainda ganha duas novas versões, com mudanças no personagem, uma com uma personagem feminina (Ms. Pac-Man) e com uma criança (Jr. Pac-Man). O personagem se tornou um ícone da cultura gamer, ganhando inúmeros games, desenhos animados e até fazendo participações em outros jogos, inclusive no jogo Klonoa do Playstation, o gatinho tem um boné com o Pac-Man bordado.

pacman_04.jpg

Klonoa, no boné existe o desenho do Pac-Man​

Os clones do Pac-Man

O jogo fez tanto sucesso que ganhou diversos clones, e como a Atari tinha a licença do game para seu console, o Odyssey² ganhou um game chamado K.C.’s Krazy Chase!, que era basicamente o Pac-Man mas com outro personagem (ao invés de amarelo, ele era azul), e o jogo era continuação do game K.C. Munchkin (outro que era cópia do Pac-Man).

pacman_05.jpg

K.C., jogo clone do Pac-Man​

O Odyssey² é o segundo console da empresa Magnavox, que se uniu a Philips para o lançamento, e é aí que entra o mercado brasileiro na jogada.

Regionalização dos games, surge o Come-Come
A Philips, em 1983 lança o Odyssey² no Brasil, renomeando o console aqui apenas para Odyssey, o console foi lançado na época por Cr$ 150 (algo em torno de R$ 2.700,00), e para ele estava disponível cerca de 15 jogos, todos com manuais e caixas em português.

Um dos jogos era o K.C.’s Krazy Chase!, cujo nome que estampava na caixa era Come-Come, e assim como Pac-Man era viciante, o jogo se tornou um sucesso entre os gamers, e até quem não jogava, via o game em que o personagem andava comendo tudo, e ficava com isso na cabeça “Come Come”

pacman_06.jpg

Comparação entre os dois​

A Philips para regionalizar o game aparentemente tudo aconteceu em uma reunião, entre Carlos Alberto Cardoso (gerente de produtos da Philips), Milton Bonanno (gerente de propaganda da Philips) e Davi (engenheiro da empresa). Bonnano perguntou a Davi como era o jogo, e o rapaz respondeu “é um bichinho, ele vai num labirinto e come, come, come”, Bonnano então respondeu “Está aí o nome! Come-Come!”.

O jogo se tornou um sucesso aqui, inclusive o primeiro game da série (K.C. Munchkin) foi lançado aqui no Brasil como Come-Come 2.

pacman_07.jpg

Capa do jogo Come-Come​

Nos States, esse game rendeu um processo na justiça, pois a Atari tinha os direitos de licença exclusiva do Pac-Man para os consoles (sendo que ele foi lançado para o Atari 2600), e ao ser lançado esse game, a Atari acusou a Philips de plágio. No começo do processo a justiça americana indeferiu o pedido da Atari, assim permitindo a venda do game da Philips.

Porém, após a apresentação de um recurso, a Atari venceu, e tanto o primeiro quanto o segundo game foram proibidos de serem vendidos nos Estados Unidos (esse foi um dos primeiros processos que foi aplicado a regra de direitos autorais quanto a aparência de software).

pacman_08.jpg

Cartuchos do Odyssey​

Mas essa decisão era só no território norte americano, no resto do mundo, o game do Come-Come poderia ser vendido normalmente, então quando o Atari 2600 chegou aqui em 1983, o game do Pac-Man era chamado por todos como Come-Come, mas devido ao processo nos Estados Unidos contra a Philips o K.C. nunca mais teve continuações (talvez evoluindo o contexto do personagem), e assim sendo, o jogo da Namco é conhecido pelos mais velhos até hoje como Come-Come.

Fonte: Terminal de Informação
 
  • Curtir
Reações: motorola e Saci

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,043
14,291
Araraquara/SP
̶M̶e̶u̶ ̶s̶o̶n̶h̶o̶ ̶d̶e̶ ̶i̶n̶f̶â̶n̶c̶i̶a̶!̶ Meu sonho de consumo de uma vida. Desde 1986, com 10 anos, sonho em ter meu atari (família humilde, outros tempos sem as facilidade e ilusões dessa era 'moderna'). Até encontrei alguns pelo caminho, mas sempre com preços fora da casinha.

Tempos atrás um conhecido falou que me daria o dele na caixa com muitos jogos, quando fui na casa dele buscar a mãe informa que tinha colocado um monte de porqueira, de quando seu filho era criança, no lixo! Não sabia quem chorava mais, eu ou meu amigo que ficou sem muita coisa (como ele mesmo diz, teve uma infância abastada com muitas coleções - o termo que ele usa é coleções e não brinquedos, então creio que era coisa pra caramba), o cara ficou num estado lastimável...

Ótima matéria, reviveu boas memórias, alegrias e tristezas!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)