To the Moon (comentários e spoilers)

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Ok, não resisti e vou abrir um tópico sobre o jogo.

Para quem não jogou e pretende jogar, sugiro que pare de ler agora. Como o "jogo" é uma novela interativa não tem como falar sobre ele sem spoilers. É como entrar numa lista de discussão de um livro e não ter spoilers sobre o que acontece no livro.

Como o Vidal já destacou, ele tem um dos melhores enredos na geração. Mais ainda se ocnsideramos a curta duração do jogo. É impressionante como consegue contar uma história emocionante em curto espaço de tempo.

E, mais do que isso, balancear os momentos de drama e sofrimento com pitadas muito bem medidas de comédia.

Na minha opinião o momento mais emocionante é quando a "criança" John sai perambulando pelo parque antes ainda do episódio que vai gerar a perda de memória e quando está olhando as estrelas surge a versão "criança" da River e ele dá o ornitorrinco de presente. Fora todo o significado e as implicações que essa cena comovente tem em todo o jogo.

E a parte mais divertida, sem dúvida, as diveras tentativas dos cientistsa para tentar "incentivar" o sonho do John de ir para a Lua.

ttm3.png
 

Pudinator

Jogador
Setembro 3, 2010
123
0
To the moon é um "jogo" incrível. Além de ter uma história linda e envolvente, a trilha sonora do jogo é impecável, acentuando o drama e a comédia, dependendo do caso. Mesmo tendo uma história curta, rapidamente você fica intrigado e curioso pra saber o que acontece e tudo isso com o carisma e graça do Dr Watts, mesmo que sendo um babaca às vezes. Também gostei bastante do final, que dá uma abertura para uma sequência. Mas uma coisa que me deixou intrigado, foi na última cena, quando o Dr Watts está sozinho no farol e a tela pisca em vermelho, como quando o John estava prestes a morrer. Me fez pensar se talvez, numa futura sequência, nós exploraríamos pelas memórias dele.
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
Eu fechei duas vezes seguidas.. jogo maravilhoso. Pra mim, eh a melhor historia jamais contada em um game. Se fosse um filme, era oscar de melhor roteiro na certa.

A coisa que mais mexeu comigo (nao sei se todo mundo percebeu) eh a relacao dos coelhinhos de origami. O ultimo coelho que a River deu pro John, era o unico diferente.. em azul e amarelo. Ela da pra ele e diz: "Fiz pra vc. O que eh?"

Ele confuso pergunta: O que?

-Apenas me diz o que eh.
-Um coelho, igual todos os outros que vc fez.
-O que mais?
-Eh feito de papel.
-O que mais?
-O corpo eh amarelho e o resto eh azul.
-Bom! O que mais?

Ele sem saber, perde a paciencia, coloca o coelho no chao e muda de assunto... ela sem insistir mais continua a conversa com ele.

Mais pra frente no game... vc ve a cena em que ela da o primeiro coelho pra ele. (mais no passado) Naquele dia, todos os coelhos eram brancos, mas o que ela deu pra ele era amarelo.

Novamente (pela primeira vez, na verdade) ela pede pra ele descrever... e ele superficialmente diz que eh um coelho feito de papel.. ela continua insistindo "O que mais?" ate que ele tb perde a paciencia e muda de assunto...

Depois quando vem a cena do casamento vc descobre que o vestido de casamento dela era azul e amarelo, exatamente como o ultimo coelho que ela deu pra ele antes de morrer. Tudo que ela queria eh que ele lembrasse e entendesse... mas ele nao conseguiu... e ela morreu.

Isso foi a coisa que mais me marcou no game e me deixou bem triste.

E so ja no final do jogo, descobrimos que o primeiro coelho que ela deu a ele, o amarelo, representava a lua, simbolo importante do primeiro encontro deles... mas ele tb nao lembrava. (pelo menos nesse caso a culpa nao era dele).

E os outros coelhos?? Qual o objetivo deles?? Tb tem explicacao.

Na escola, John conversa com o Nicolas do pq ele estava interessado na River.. John explica que ele so ta interessado nela, pq ela eh esquista.. diferente... e ele nao quer ser como todo mundo.

E por esse motivo ele quer conhecer ela, vai e convida ela pra sair.

E acabam ficando juntos e se casando... Muitos anos depois.. a Izzy influencia o John a contar a verdade pra River sobre isso...

Ele conta.. e ela pergunta: "Foi por isso entao que vc se aproximou de mim todos esses anos atras??"...

No dia seguinte, foi o dia em que ela comecou os coelhinhos de papel.. nesse primeiro dia ela fez um monte branco e um amarelo. O amarelo era a lua e os brancos eram as estrelas.

O John sofreu aquele problema na vida e esqueceu do dia da festa... mas a River lembrava. Ela achava que o John tava com ela por causa daquele dia.. mas na verdade o interesse dele nela foi uma coincidencia que ocorreu algum tempo depois.

Quando a River descobriu isso, comecou a fazer os coelhinhos de papel pra tentar fazer o John lembrar... tudo que ela queria, era que ele se lembrasse. Ela nunca contou pra ele, pois se contasse nao teria valor... assim como ele nunca se lembrou por um bloqueio que a medicacao deu nele.

Ela era triste por ele nao se lembrar que eles ja haviam se encontrado quando pequenos... mas como ela nao tinha dito o nome dela, ela achava que podia ter sido culpa dela e queria surpreender ele com os coelhinhos... fazer ele se lembrar sozinho. Ela passa anos tentando isso ate o dia em que morreu sem conseguir.

E o bacana eh que fez todo sentido o inicio do game quando o velho John, na primeira memoria diz que quer ir a lua mas nao sabe pq. O motivo eh a morte da River... a morte o separou e no subconsciente dele, ele ainda guardava a informacao de que se eles se separassem, iriam se reencontrar na lua. Essa informacao existia dentro dele mesmo que ele nao se lembrasse por causa do efeito colateral do remedio que ele tomou quando crianca que apagou os primeiros anos de memoria dele.

Eh um jogo que te faz rir e chorar... mas apesar do final feliz, eh um drama bem triste e passei a maior parte do game sentido desconforto e tristeza... principalmente pela doenca da River... e a forma de como a lighthouse era importante pra ela e ela preferiu morrer para garantir que a casa ficasse pronta.

Simplesmente brilhante... brilhante. Que historia sensacionalmente bem contada e estruturada.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
A sacada dos coelhinhos de origami foi ótima mesmo. E me deixou triste porque não era culpa do velhinho, ele simplesmente não lembrava por causa dos beta-bloqueadores da infancia. Fiquei muito triste mesmo quando entendi a razão da insistencia dela nas perguntas.
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
Outro detalhe interessante tb foi a primeira vez que ele foi chamar ela pra sair na escola... Naquele momento, a gente ficou achando (e John, Watts e Eva tb) que a River era super esquisitona por ter ficado muito quieta e custar a responter.

A verdade eh que ela lembrava dele e estava chateada com ele por ele nao ter aparecido no lugar combinado no ano seguinte do festival... Estava claro que ele nao lembrava dela, o que deixou ela mais perplexa e fria com ele quando ele perguntou o que ela estava lendo e ela respondeu: "um livro"...

Depois, ela do nada fala um monte de fatos aleatorios sobre lighthouses... Dai ele pergunta: Eh sobre isso que vc ta lendo??? E ela nao responde.

Nao, ela nao estava lendo sobre lighthouses, ela jogou aquilo como indireta pra ver se ele se tocava e se lembrava dela, que foi quando ela disse: "Nunca contei isso pra ninguem, mas eu sempre achei que as estrelas fossem lighthouses". (essa citacao eh o nome do Ato 1 do jogo).

Ela passou a vida toda na duvida se ele lembrava ou nao dela... e so depois de casado que ele foi confirmar pra ela que ele nao lembrava, fazendo ela passar o resto dos dias dela criando as metaforas em forma de origami para tentar fazer ele se lembrar do dia em que se conheceram..

:(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :(( :((
 

Shock07

Jogador
Outubro 31, 2009
1,356
1
Comprei ontem. Comecei a jogar hoje e terminei hoje.

Sensacional.

PS: Só vi sua mensagem depois que terminei de jogar, Caddelin, mas daí você estava offline!
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
Pena que tao pouca gente jogou esse jogo incrivel pra poder participar do topico. Eu poderia passar o dia inteiro falando sobre esse jogo tamanha a riqueza do seu conteudo.

Fazer um game exclusivo para PC eh mesmo um problema... Porem, nao ha desculpa para nao experimentar To The Moon.

O jogo tem apenas 75MB, custa 10 dolares, roda em QUALQUER PC montado ha uma decada e tem demo.

Baixem o demo aqui: http://freebirdgames.com/to_the_moon/
 

FernandooRJ

Casual
Novembro 13, 2012
55
0
Vou pegar este jogo hoje na steam, ví o Shock jogando e fui pesquisar sobre o jogo, eis que encontrei este tópico do Caddelin!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)