Starfield está me ganhando.
Nas primeiras horas, e vai lá, nas primeiras 15h quase, não estava gostando tanto por conta do quão obtuso ele é. A empolgação que eu via de pessoas próximas e na internet como um todo contrastavam com uma experiência muito mais truncada do que estava enxergando na minha frente. Não é nem questão do jogo não explicar alguns sistemas, outros jogos não fazem esse tipo de coisa e eu gostei (Elden Ring, Outer Wilds, os Myst antigos), mas Starfield também é pouco intuitivo. Os menus são confusos e em grande quantidade, com repetições desnecessárias (eu escolhi pousar em um lugar, mas depois precisa escolher se quer realmente sair da nave, levantar e ficar na nave ou ainda decolar). É só um botão a mais? Até é, mas é só um botão a mais que vamos precisar apertar centenas de vezes. Nessa parte, lembrei de alguns reviews contando como uma boa parte do "gameplay" consiste em navegar por esses menus confusos para gerenciar as coisas.
A parte visual é impressionante em muitos pontos, tem alguns dos cenários mais bonitos que já vi, internos então nem se fala e a direção de arte não me conquistou de cara, mas vem crescendo a cada novo local visitado. E tem New Atlantis, que eu pensei que a Bethesda esqueceu de colocar as texturas certas na cidade de tão feia que achei, ainda mais por ser a primeira cidade grande que visitamos na história. Soma a isso uma aparência mais "chapada" das cores de um modo geral e alguns ambientes poderiam ser mais bonitos mas são freados por essa limitação - que, nos consoles, não tem como resolver já que as opções de customização de vídeo são escassas, no PC dá pra mexer em bem mais coisas pra amenizar um pouco a situação. Até pensei que era um erro ou falta de cuidado da Bethesda, mas vi
essa explicação aqui (do Vincent Teoh, canal HDTVTest) e a conclusão dele é que foi uma escolha criativa do estúdio mesmo.
Além disso, tenho pego alguns bugs:
- Duas vezes o jogo fechou do nada;
- Duas vezes eu apertei o botão de abrir a porta da casinha da Constellation, a animação dela abrindo aconteceu mas não consegui entrar/sair. Da vez que estava dentro tentei sair, consegui pela porta do terraço. Quando estava fora e tentei entrar, nem por lá foi, tive que voltar em um save anterior;
- Em uma oportunidade, pousei em um planeta e uma nave invisível (acho) estava no caminho, devia ser porque até subi nela e fiquei lá em cima do nada. Sem querer, ainda abri um menu de conversa tentando roubar algo dela e se iniciou um momento de conversa, porém com tudo invisível e só um botão "B" embaixo da tela, que não fazia nada. Mais um save que tive que voltar porque não dava pra sair da conversa;
- Um personagem sem roupa durante o diálogo. Não sem roupa peladão, só a textura da roupa não carregou, tinha a cabeça e o peitoral mas o resto pra baixo era invisível.
De seis coisas que me saltaram aos olhos, em quatro tive que voltar em um save anterior para resolver.
Bota em cima disso os tradicionais NPCs feinhos da Bethesda, uma luta constante contra o gerenciamento de peso do inventário, muitas telas de loading em sequência, a conclusão óbvia seria: tá odiando. Não vou mentir, não chegava a tanto, mas estava muito mais próximo de um "good - 7/10" do que qualquer 9 ou 10 distribuído aos montes. Nesse momento, decidi focar na história principal, movido pela curiosidade de um monte de gente dizer que era um final muito bom, parando pra fazer uma ou outra coisa paralela interessante (como a nave da Terra que ficou 200 anos vagando e possui tecnologias antigas do planeta), e a coisa começou a andar e melhorar bastante.
Decisões importantes, situações inesperadas (confesso,
voltei em um save para salvar a Sarah na hora que os Starborn atacam), a própria história foi ficando mais interessante de acompanhar para saber o que vai acontecer com aqueles personagens. Acredito que esteja me encaminhando para o terço final do jogo, vamos ver o que vai sair daí.