Tópico Oficial Starfield - Agora é EXCLUSIVAMENTE no espaço e com 60FPS!

Depois de jogar, qual a sua nota para Starfield?


  • Total voters
    96

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Meu sonho é algum dev aparecer por aqui e fazer algo semelhante

"Mas planetas vazios não são entediantes".

Tudo me pareceu só a defesa de uma decisão de design contra uma opinião pessoal de alguém que comprou o game, jogou e não gostou. Aí não tem o que fazer. Isso me lembrou muito Death Stranding no lançamento.

Louvável que a Bethesda esteja respondendo as críticas, mas não sei se é bem por aí.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Acho que ter 12MM de vendas é uma coisa. Foi o que GoW Ragnarok atingiu em três meses em duas plataformas (PS4+PS5). Já 12MM de players, tendo o jogo estado disponível em uma assinatura de $10 no lançamento, PC, Cloud, torradeira, é outra. O acesso é muito mais facilitado.

Difícil saber como a Microsoft vai entender o lançamento desse game no fim das contas. Até porque Fallout 4 chegou a 12MM de cópias vendidas em apenas um dia.

 
  • Curtir
Reações: ~[R]afa[XSS]

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,734
4,809
Farroupilha
Acho que ter 12MM de vendas é uma coisa. Foi o que GoW Ragnarok atingiu em três meses em duas plataformas (PS4+PS5). Já 12MM de players, tendo o jogo estado disponível em uma assinatura de $10 no lançamento, PC, Cloud, torradeira, é outra. O acesso é muito mais facilitado.

Difícil saber como a Microsoft vai entender o lançamento desse game no fim das contas. Até porque Fallout 4 chegou a 12MM de cópias vendidas em apenas um dia.

Não necessariamente. Sabemos como funcionam essas vendas da sony nos primeiros meses. O jogo entra em bundles praticamente a custo zero pro comprador. Spider man 2 é um exemplo recente disso.
Então não podemos contar essas vendas como retorno direto pra sony, diferente do que ocorre com a nintendo.

Ja o caso de fallout era uma sequência se uma ip consagrada e foram 12 milhões de unidades enviadas as lojas no primeiro dia.

Starfield é medida de acordo com o que ele se propõe que é numero de usuários.

O próprio Nadela falou que o jogo foi um sucesso no lançamento. Deve ter ficado dentro do esperado.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Não necessariamente. Sabemos como funcionam essas vendas da sony nos primeiros meses. O jogo entra em bundles praticamente a custo zero pro comprador. Spider man 2 é um exemplo recente disso.
Então não podemos contar essas vendas como retorno direto pra sony, diferente do que ocorre com a nintendo.

Ja o caso de fallout era uma sequência se uma ip consagrada e foram 12 milhões de unidades enviadas as lojas no primeiro dia.

Starfield é medida de acordo com o que ele se propõe que é numero de usuários.

O próprio Nadela falou que o jogo foi um sucesso no lançamento. Deve ter ficado dentro do esperado.
Fallout 4 também teve bundles com a Xbox One na época, é uma prática comum na indústria.

E sim, Fallout 4 vendeu mais de 12MM no Day One para o varejo, está na noticia. Tem inclusive a receita, de $750MM de dólares. Meu ponto é: se eles estavam esperando algo minimamente próximo dos números de Fallout 4, foi um fracasso. Já se eles esperavam "números de players" próximos de Forza Horizon 5 e Halo Infinite, deve ter sido dentro do esperado.
 
  • Curtir
Reações: Asprobocop

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,217
Rio Grande do Sul
Não necessariamente. Sabemos como funcionam essas vendas da sony nos primeiros meses. O jogo entra em bundles praticamente a custo zero pro comprador. Spider man 2 é um exemplo recente disso.
Então não podemos contar essas vendas como retorno direto pra sony, diferente do que ocorre com a nintendo.
Cuida pra não exagerar o efeito dos bundles. Tenho visto cada vez mais esse papo de que vendas de jogos da Sony são "maquiadas" porque existem bundles de consoles com jogos, é uma narrativa bem orquestrada que o povo de Xbox mais ativo em tretas adotou com força nos últimos anos.

O tom que isso é dito faz parecer que os números são muito inflados, mas pra isso ter um resultado relevante no objetivo do ponto (dizer que os jogos não vendem bem sozinhos, só vendem porque o jogador é obrigado a levar o jogo junto) implica em assumir que praticamente todo PS5 vendido é um bundle - o que tá longe de ser verdade.

Lembrando que Microsoft e Nintendo adotam a mesma prática com alguns de seus jogos mais vendidos (Forza Horizon, Minecraft, Mario Kart, Animal Crossing).
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e Cheripe

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,217
Rio Grande do Sul
Meu ponto é: se eles estavam esperando algo minimamente próximo dos números de Fallout 4, foi um fracasso. Já se eles esperavam "números de players" próximos de Forza Horizon 5 e Halo Infinite, deve ter sido dentro do esperado.
A partir do momento em que Starfield virou exclusivo, qualquer tentativa de comparação de vendas com jogos anteriores da Bethesda se tornou inútil. Não tem como deixando mais de 46M de consumidores de fora.

Levando em conta que a gente tem cerca de 21-23 milhões de Series na rua, mais PC (que aguente) e nuvem (que não é lá tão relevante), vejo 12 milhões de jogadores como algo bem bom em termos de pessoas alcançadas. Se metade disso veio do console (6M, o que não é difícil de imaginar), significa que 1 em cada 4 donos de Series pode ter jogado, o que é um índice elevadíssimo.
 
Última edição:

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
2,056
Jundiaí
Cuida pra não exagerar o efeito dos bundles. Tenho visto cada vez mais esse papo de que vendas de jogos da Sony são "maquiadas" porque existem bundles de consoles com jogos, é uma narrativa bem orquestrada que o povo de Xbox mais ativo em tretas adotou com força nos últimos anos.

O tom que isso é dito faz parecer que os números são muito inflados, mas pra isso ter um resultado relevante no objetivo do ponto (dizer que os jogos não vendem bem sozinhos, só vendem porque o jogador é obrigado a levar o jogo junto) implica em assumir que praticamente todo PS5 vendido é um bundle - o que tá longe de ser verdade.

Lembrando que Microsoft e Nintendo adotam a mesma prática com alguns de seus jogos mais vendidos (Forza Horizon, Minecraft, Mario Kart, Animal Crossing).
Fora que FIFA e CoD tem bundle em todas as versões e isso nunca foi usado pra desmerecer a venda desses jogos
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,734
4,809
Farroupilha
Cuida pra não exagerar o efeito dos bundles. Tenho visto cada vez mais esse papo de que vendas de jogos da Sony são "maquiadas" porque existem bundles de consoles com jogos, é uma narrativa bem orquestrada que o povo de Xbox mais ativo em tretas adotou com força nos últimos anos.

O tom que isso é dito faz parecer que os números são muito inflados, mas pra isso ter um resultado relevante no objetivo do ponto (dizer que os jogos não vendem bem sozinhos, só vendem porque o jogador é obrigado a levar o jogo junto) implica em assumir que praticamente todo PS5 vendido é um bundle - o que tá longe de ser verdade.

Lembrando que Microsoft e Nintendo adotam a mesma prática com alguns de seus jogos mais vendidos (Forza Horizon, Minecraft, Mario Kart, Animal Crossing).
Acho que bundle pega uma grande fatia nas campanhas de vendas da Sony. É mais um percepção minha, especialmente pelos relatorios de vendas da UK.
Não falei isso na intenção de tirar o mérito das vendas mas sim no sentido de retorno direto mesmo.
Por exemplo, gow vendeu 12 milhoes nos primeiros 3 meses. O calculo de retorno que normalmente é feito por essa galera é 12milhoes x 70 dolares.

E não é bem isso. Os fp da sony sao usados também como ferramente de venda de consoles e marketing para essas vendas.

Pegando days gonne como exemplo também, vendeu 9 milhoes de copias. Mesmo assim a declaração do Diretor do jogo foi: se quiserem que um jogo tenha continuação comprem no lançamento.

Resumindo, o que quiz dizer no meu comentário anterior é, relação de vendas não está atrelada diretamente a um retorno X ou numero de jogadores.
Cada modelo de negócios possii metricas diferentes, mas todas convergem em quanto o jogo trouxe receita/lucro.
Chegar a esse valor final é complicado, e normalmente não chega pra nós.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,734
4,809
Farroupilha
Sem guerra irmão agora somos mais que amigos somos friends de console
Bem vindo novamente.

Dark Side Revenge Of The Fifth GIF
 
  • Amei
Reações: Cheripe

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)