Resumo da Semana #32 - 11 a 15 de fevereiro

Oi, pessoal. Começamos o dia com Crackdown 3 ao nosso lado, já disponível para todo mundo jogar e incluído no Xbox Game Pass, assim, cada um pode ir lá e aproveitar a promoção de Game Pass (2 meses por R$ 2,00) e conferir de perto. Além disso, temos outro jogo entrando no Game Pass (e mais vindo nas próximas semanas), novos jogos retrocompatíveis, a segunda leva do Games with Gold de fevereiro, três textos que abordam o Xbox de maneira mais estratégica tentando entender o quê a Microsoft tem feito em relação ao presente e futuro da marca, novos updates do console Xbox One e de Forza Horizon 4, mais Free Play Days, as promoções da semana, lançamentos desta semana e da próxima, além do encerramento com uma seleção de links aleatórios sobre Xbox e videogames como um todo.

CRACKDOWN 3 E DE BLOB NO GAME PASS E MAIS JOGOS NAS PRÓXIMAS SEMANAS
crackdown-3-orbs.jpg
Depois de anos e anos de espera, finalmente Crackdown 3 está disponível para os jogadores de Xbox One, inclusive disponível em day one para quem assina o Xbox Game Pass. O jogo teve uma recepção morna, algo já esperado visto a proposta do título, mas muita gente aprovou a diversão e a liberdade proporcionada na abordagem de como jogar, pegando tudo, destruindo tudo o que se move, ou indo direto para os finalmente (se tiver a habilidade pra passar). Os critérios técnicos, como gráficos e HDR (especialmente no Xbox One X) também foram bem elogiados, Digital Foundry disse ser a melhor implementação do HDR desde Gran Turismo Sports. O jogo possui dois "clientes" na Xbox Store, um para o modo campanha e outro para o multiplayer Wrecking Zone, então, quem quiser baixar uma das partes pra jogar primeiro tem isso de forma mais facilitada.

O outro jogo disponível para assinantes é de Blob, um simpático plataforma 3D que coloca o jogador no controle de uma "coisa" se uma forma específica mas com bastante simpatia. Parece um bom jogo pra se jogar com os filhos e/ou irmãos.

Mas isso não é tudo para o mês: o Twitter do Xbox Game Pass comentou que mais jogos serão adicionados nas próximas semanas. Então, é esperar pra ver. Por último, segundo o True Achievements, estes são os jogos que sairão do catálogo no fim do mês, se quiser jogar algum deles, a hora é agora: Aven Colony, Dovetail Games Euro Fishing, Kyub, Lumo, Massive Chalice, Mega Coin Squad, Shadow Warrior, Sonic CD e The Final Station.

A lista completa com todos os jogos disponíveis atualmente está sempre completa em nosso tópico.

SUPER BOMBERMAN R E STAR WARS JEDI KNIGHT: JEDI ACADEMY DISPONÍVEIS NO GAMES WITH GOLD
super-bomberman-r-1548784744601_v2_1920x1080.jpg

A segunda quinzena de fevereiro chegou e, com ela a nova lega de jogos do Games with Gold já está disponível para assinantes Live Gold. Super Bomberman R traz as clássicas batalhas nos mapas de Bomberman para a atual geração, sendo especialmente divertido quando jogado em co-op, seja ele no sofá ao lado dos amigos ou online pela Xbox Live. Já Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy é mais um jogo do Xbox clássico a chegar no programa, misturando elementos de ação em primeira e terceira pessoa. Lembrando que Bloodstained: Curse of the Moon pode ser baixado até o dia 28 de fevereiro.

THE KING OF FIGHTERS XIII E ORCS MUST DIE NA RETRO
ss_99049e7e2d7f5ab9c71a4e2663b7f8685daf837d.1920x1080.jpg

Nesta semana, também tivemos dois novos jogos chegando à retrocompatibilidade. Orcs Must Die é um tower defense que não utiliza uma visão isométrica ou vista de cima, mas a câmera em terceira pessoa, pra que o personagem possa se movimentar pelo cenário. Já The King of Fighters XIII chega pra ser o quarto título retrocompatível desta clássica franquia de luta.

Atualmente, são 572 títulos de Xbox e Xbox 360 disponíveis, e a lista completa com todos eles está disponível aqui.

COMO O XBOX GAME PASS ESTÁ EXPANDINDO O HORIZONTE DOS JOGADORES
Lista-completa-de-jogos-dispon%C3%ADveis-no-Jogo-do-Xbox-Passar.jpeg

Quando a Microsoft apresentou o Xbox Game Pass, ela não estava apenas se inspirando em outros modelos de serviços por assinatura, como Netflix e Spotify. Mas sim na maneira como as pessoas consomem videogame hoje em dia, não substituindo o método de compra atual, mas dando uma alternativa a quem prefere outros métodos de distribuição.

Segundo Matt Percy, head de planejamento do Game Pass na Microsoft, as pessoas são atraídas pelas grandes franquias que elas já conhecem, mas o Game Pass proporciona um olhar mais carinhoso para uma grande variedade de títulos e gêneros distintos. As pessoas podem até assinar por causa de Halo, mas descobrem e passam a gostar de Ashen. Já grandes jogos que entram no catálogo costumam ver sua base de usuários crescer no nível de dois dígitos.

É bom para os jogadores, é bom para os desenvolvedores, que também se beneficiam de ver mais pessoas jogando seus jogos, fazendo streaming, comprando conteúdos, gerando cada vez mais mídia gratuita para os títulos.

Mas isso não quer dizer que o modelo de negócios em si seja sustentável a longo prazo. E aqui, eu saio da notícia e do âmbito Microsoft/Xbox e entro em uma thread interessante do Twitter, de um dos desenvolvedores de No More Robots, falando de como é a aproximação de outros serviços semelhantes, oferecendo propostas muito desfavoráveis ao estúdio. Vale a pena dar uma conferida.
Fonte: The Sydney Morning Herald

SARAH BOND REPRESENTA A MICROSOFT/XBOX NA DICE SUMMIT 2019
klTqlKL.jpg

No ano passado, a palestra de abertura da DICE Summit 2019 foi bastante inspiradora. Esse ano, coube a Shawn Layden, da Sony, fazer uma fala, mas a Microsoft também esteve presente entre os palestrantes do dia através de Sarah Bond, Head of Global Partnerships and Development na equipe Xbox, falando sobre as principais inovações que estão moldando a indústria dos videogames. Neste posto, ela consegue não só saber de todos os jogos que estão chegando ao Xbox, ao Xbox Game Pass, como também os jogos que utilizam serviços de cloud ou a Xbox Live.

Nesta posição privilegiada, ela está ativamente em contato com diferentes desenvolvedoras e publishers ao redor do mundo, vendo como cada jogo chega e cresce no Xbox, como eles se desenvolvem ao longo do tempo. E as inovações de mercado estão chegando para transformar e mudar tudo o que conhecemos hoje. A tecnologia 5G nos celulares, por exemplo, vai proporcionar experiências que antes, ficavam restritas aos consoles e PCs.

A Microsoft enxerga um mundo onde será possível jogar qualquer jogo, com qualquer pessoa, em qualquer dispositivo. Poder fazer a sua parte para desbloquear esse futuro é o que move a Microsoft, mas hoje, essa não é a realidade. Não dá pra jogar qualquer jogo, porque nem todos tem a conexão necessária para jogos online; não dá pra jogar com qualquer um, porque mesmo no mesmo tipo de dispositivo, jogadores não podem jogar juntos se possuírem marcas diferentes; e não dá pra jogar em qualquer dispositivo, porque um jogo precisa rodar em seu dispositivo local.

Para Sarah, as três tecnologias que vão mudar tudo são a conectividade, cloud e inteligência artificial/machine learning. Por conectividade, o 5G será para os jogos eletrônicos o que o 4G foi para o vídeo: um divisor de águas. E, por isso, a Microsoft está investindo no xCloud: estima-se que, hoje, 2 bilhões de pessoas são gamers; em 2030, esse número saltará para 4 bilhões, e é importante investir para chegar nelas quando esse dia chegar. Por cloud, uma informação legal: as empresas já colocaram meio trilhão de dólares em infraestrutura na nuvem, 3x mais do que foi gasto pra colocar uma pessoa na lua. A nuvem oferece tecnologia de ponta ao clique de um botão. E a última é a inteligência artificial/machine learning, proporcionando que seja possível fazer coisas que nós, humanos, não podemos hoje.

Ela também comenta coisas interessantes sobre os hábitos de consumo dos jogadores de Xbox. Exemplos: 75% da receita de um jogo na geração passada vinha nos dois primeiros meses; hoje, os mesmos 75% são alcançados em 24 meses, mesmo em jogos sem monetização através de microtransações/DLCs. Quem assina o Game Pass passou a gastar 20% mais, jogar 30% mais e experimentar 50% a mais novos gêneros do que antes, citando o caso de Human Fall Flat: o jogo entrou no Game Pass, 60% das pessoas que jogaram nunca tinham jogado um puzzle antes e, depois de jogarem, 40% desse grupo foi lá e comprou outro jogo de puzzle que não estava no catálogo.

Quem não pode assistir ao vivo, pode conferir no vídeo clicando aqui.

O FUTURO DO XBOX É COERENTE E CONSISTENTE
a3bb0297e0911171b049fb2187d2dde8.jpg

Esse aqui é um jabazin porque quem escreveu fui eu, mas garanto que vale a pena. Já faz algum tempinho que a Microsoft começou a falar ativamente em seus 3 Cs em relação ao Xbox: conteúdo, comunidade e cloud (nuvem), uma estratégia que vai determinar não só o que a empresa faz hoje mas também o que ela vai fazer durante os próximos anos. Phil Spencer e Satya Nadella volta e meia falam sobre esses tópicos em entrevistas, e eu tentei ligar os pontos pra ver de onde isso saiu e se isso se sustentava na prática. A descoberta mostrou que não só os 3 Cs são reais, como estão presentes no dia a dia do Xbox há muitos anos. O texto é uma grande teia que aborda diversas ações tomadas pela Microsoft em diferentes setores desde 2015, pequenas peças de um grande quebra-cabeça que hoje toma forma.
Fonte: PXB

UPDATE 6 JÁ DISPONÍVEL EM FORZA HORIZON 4
95a58aba-9c01-47e0-975b-7c073e441f63.jpg

Forza Horizon 4 foi lançado já há alguns meses, mas a equipe da Playground está bastante ativa oferecendo atualizações constantes para o jogo. O mais recente adiciona uma nova Horizon Story (focada agora em habilidades), novos eventos Playground Game, novas corridas de rua, além do último pacote de carros do Car Pass, além, claro, de uma extensa lista de melhorias de performance. E tem mais; dois novos carros inspirados em Final Fantasy XV: 2001 TVR Tuscan S e Quartz Regalia, que podem ser adquiridos pelos jogadores apenas jogando, como recompensa por cumprir determinadas tarefas.

Outra coisa: lembrem-se de acessar o site de Forza toda semana, a cada período eles oferecem recompensas in-game como dinheiro para pessoas que joguem não só Forza Horizon 4, mas outros jogos - com dinheiro valendo para estes outros jogos também. Quanto mais você joga os títulos da franquia, maiores são estes valores recebidos.
Fonte: ForzaMotorsport.net

UPDATE 1902 LIBERADO NO XBOX ONE
CROPPED_940x528.png

Volta e meia, a Microsoft lança atualizações de sistema que servem para melhorar o desempenho, adicionar ou incrementar funcionalidades. Entre o que tem de diferente, estão melhorias de velocidade na dash, melhor resposta para utilização de mouse, experiência aprimorada para vários títulos FastStart, melhorias de aplicativos como editor de avatar e Microsoft Rewards, mais velocidade para a parte de "meus jogos e aplicativos", melhor desempenho em telas de espera, guia em Home e visual 4K, entre outros.
Fontes: OnMstf, PXB

DEALS WITH GOLD COM 2K PUBLISHER SALE
6b2eb596-a74c-462d-8625-3e29c5f36ff1.jpg

Nesta semana, a 2K abriu a mão e colocou diversos jogos em promoção. Títulos de peso, como BioShock Collection, Borderlands, NBA e WWE são alguns dos destaques, mas isso não quer dizer que tem só jogos da 2K em oferta. Tem também Diablo III, Halo Master Chief Collection, Just Cause 4, Mafia 3, Monster Hunter World, Outlast, Shadow of the Tomb Raider, The Witcher 3, entre muitos outros.

Além disso, está rolando uma oferta de comprar um mês de Xbox Game Pass ou Xbox Live Gold por R$ 2,00 (cada) e ganhar outro mês na faixa. Esta oferta é válida por mais seis dias, disponível pra quem não tem uma assinatura ativa no momento. Pra conferir a lista completa com tudo isso, é só clicar aqui.

FREE PLAY DAYS DE RAINBOW SIX SIEGE E NBA 2K19
XBL_FreePlayDays_Lockup_1.14-17_940x528_nodate-1-hero.png

Tá virando rotina: mais uma semana, mais jogos gratuitos para assinantes Xbox Live Gold. Monte seu esquadrão para se aventurar em Rainbow Six Siege, FPS tático da Ubisoft que tem uma comunidade bastante ativa (e habilidosa, então, preparem-se). Ou entre nas quadras com NBA 2K19, aproveitando o NBA All-Star Weekend que está rolando nos Estados Unidos.

Os jogos já podem ser baixados e jogados por todos os assinantes Xbox Live Gold, só encontrar os jogos na Store ou clicar no banner que aparece na dash. Eles funcionam até a madrugada desta segunda-feira, 18 de fevereiro.
Fonte: Xbox News

LANÇAMENTOS DA SEMANA QUE PASSOU
Crackdown 3 (Sumo Digital/Xbox Game Studios) - R$ 199,95 (Xbox Game Pass) (Xbox Play Anywhere) (Xbox One X Enhanced)
Degrees of Separation (Moondrop/Modus Games) - R$ 69,00
Far Cry New Dawn (Ubisoft Montreal/Ubisoft) - A partir de R$ 150,00 (Xbox One X Enhanced)
Hyper Jam (Bit Dragon/Bit Dragon) - Sem preço na Store ainda
Jump Force (Spike Chunsoft Co., Ltd./Bandai Namco) - A partir de R$ 250,00 (Xbox One X Enhanced)
Metro Exodus (4A Games/Deep Silver) - A partir de R$ 249,00 (Xbox One X Enhanced)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA
Segunda-feira, 18 de fevereiro
- The Amazing T.k's Suburban Nightmares - Sem página na Store ainda
Terça-feira, 19 de fevereiro
- Almost There: The Platformer - Sem página na Store ainda
Sexta-feira, 22 de fevereiro
- Anthem (BioWare/Electronic Arts) - A partir de R$ 239,00 (R$ 215,10 para assinantes EA Access) (Xbox One X Enhanced)
- Unexplored: Unlocked Edition (Nephilim Game Studios/Ludomotion/Digerati) - R$ 29,00

LINKS INTERESSANTES
  • A história de Metro 2033 - Aproveitando que Metro Exodus foi lançado hoje, é legal olhar pra trás e lembrar como os dois primeiros jogos são bons, especialmente, Metro 2033. A indústria do entretenimento tem uma quedinha por jogos pós-apocalípticos, e Metro 2033 traz uma leitura única e muito autoral para este tipo de universo. Não é sobre a história do jogo em si, mas de como ele foi construído. | YouTube GVMERS
  • Análise de Far Cry New Dawn - Entre Crackdown 3 e Jump Force e Metro Exodus, tem mais um jogo que chegou nesse embolado 15 de fevereiro. Far Cry New Dawn é o novo título da franquia de FPS da Ubisoft que segue diretamente os acontecimentos de Far Cry 5, agora em um mundo pós-apocalíptico. Vale a leitura pra quem quer saber mais sobre o que esperar. | Xbox Power
  • Como uma simples mecânica de pulo fez história - Videogames são feitos de mecânicas, elementos de gameplay quando são inseridos e utilizados, mudam completamente a forma de perceber um jogo. Uma delas, com certeza, é o pulo. E este mini documentário se presta a analisar como essa mecânica evoluiu ao longo dos anos, com bons e maus exemplos, como era em 2D e 3D, entre outros. É bem legal. | YouTube Fanbyte
  • Convicção, uma história de Anthem - Essa vai pra quem acha que Anthem é só tiro, porrada e bomba e não tem história. Neil Blonkamp, Oats Studios e Bioware apresentam Convicção, uma história de sobrevivência em live action que se passa no universo de Anthem, décadas antes dos acontecimentos do jogo. | YouTube Oats Studios
  • Crackdown 3 não tem suporte a jogar com amigos (por enquanto) - Um dos grandes chamarizes de Crackdown 3 é seu destrutivo modo multiplayer Wrecking Zone: ir no mapa, pegar uma arma e sair destruindo tudo, se divertindo junto com seus amigos, certo? Não tanto. Joseph Staten, um dos criadores de Crackdown 3 informou que, no lançamento, não será possível formar parties com amigos, mas isso pode vir no futuro. | Xbox Power
  • Desenvolvedor de Wargroove diz que a Sony ainda está bloqueando o cross-play - O papo do cross-play é um dos muitos que vem à tona quando o assunto é políticas anti-consumidor, e a Sony foi muito criticada por muito tempo. Ano passado, a abertura começo, e, recentemente, Shawn Layden, Chairman da SIE Worldwide Studios, disse em entrevista à GameInformer que a Sony é aberta e cabe aos desenvolvedores solicitarem que eles disponibilizam uma equipe pra ajudar. Mas parece que não é bem assim: logo depois, o desenvolvedor de Wargroove veio à público dizer que a Sony, efetivamente, negou os pedidos da empresa para adicionar a funcionalidade. | Windows Central
  • Final Fantasy VII será lançado no Xbox One em 26 de março - Pela primeira vez, um dos jogos mais aclamados e queridos de todos os tempos chega a um console da Microsoft. Final Fantasy VII é um port do clássico título da Square, que chega para saciar os fãs de Final Fantasy enquanto o remake propriamente dito não dá as caras. | Twitter Final Fantasy
  • Halo e o projeto Mjolnir - O universo de Halo é riquíssimo de histórias e curiosidades, e é muito bom ver conteúdo brasileiro divulgando isso. Este é mais um vídeo da HPB, que comenta como foi o projeto que deu origem às armaduras dos Spartans. | YouTube Halo Project Brasil
  • Hollow Knight: Silksong é a sequência de Hollow Knight - Os três caras responsáveis pelo excelentíssimo Hollow Knight anunciaram ontem que um possível DLC de Hollow Knight cresceu tanto, mas tanto (eles realmente não sabem a hora de parar), que se transformou em um jogo completamente novo. Nele, jogamos como Hornet em um novo reino, com movimentos ainda mais acrobáticos, 150 inimigos inéditos, dezenas de chefes, NPCs, cidades, missões, itens, poderes, armas, lendas, secredos, heróis. Já to ansioso aqui, Hollow Knight é meu GOTY do ano passado (apesar de ter saído em 2017). | Team Cherry
  • Jogaecast e como eram as redações de games - Muitos de nós, especialmente os que já tem seus 30 anos ou mais, cresceram acompanhando revistas de videogame e toda a magia que dava pra encontrar nelas, de chutes malucos a frases de efeito e rumores de "meu conhecido do Japão". Este é o terceiro episódio de uma série sobre revistas de games, aqui focado em como era a redação, com a presença de Romulo Mathei, que trabalhou na Gamers, Game Master e outras. | Jogae.TV
  • Jogando Papo #115 e maneiras de economizar com videogames - Apesar dos preços muitas vezes impeditivos de consoles e jogos no Brasil, é tranquilo dizer que esta é uma das gerações mais baratas para jogar videogame, graças a diversas formas de distribuição de conteúdo. Neste programa, o povo do Jogando Papo fala sobre os custos desse nosso hobby nada barato e maneiras de conseguir economizar uma grana sem deixar de jogar. | Jogando PapoJogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Entre tantos jogos com milhões de dinheiros pra investir em marketing e divulgação, outros não tem a mesma sorte e contam só com a gente pra ter uma vitrine. Aqui é o lugar pra conferir os últimos jogos que apareceram durante a semana. | PXB
  • Rage 2 ganha 9 minutos de gameplay - A Bethesda surpreendeu ao mostrar um novo Rage ano passado, mas, ao que parece, a expectativa vai valer a pena. A cada novo vídeo de divulgação, a jogabilidade parece mais refinada, as explosões, mais absurdas. | YouTube Bethesda
  • Rocket League vai receber o Friends Update em 19 de fevereiro - Depois de adicionar cross-play, agora a Psyonix vai lançar uma atualização muito importante. Chamada de Friends Update, ela vai permitir a visualização de toda a lista de amigos jogando, independente da plataforma. | Psyonix
  • The Division 2 com open beta a partir de 1º de março - Depois de ficar uns dias em beta fechado, a Ubisoft anunciou que a próxima fase de testes de Tom Clancy's The Division 2 acontecerá de 1º a 4 de março. Mais detalhes no link. | Ubisoft
  • THQ Nordic adquire a Warhorse Studios - Se o nome não é tão conhecido ainda, o primeiro jogo deles já é um pouco mais. Kingdom Come Deliverance é considerado por muitos como um dos melhores RPGs não só de 2018, mas desta geração. Esta é mais uma das aquisições recentes da THQ, junto da Black Forest Games, Pieces Interactive, Experiment 101, HandyGames e Bulbgear Entertainment. | Gematsu
  • Trials Rising terá beta aberta entre 21 e 25 de fevereiro - A Ubisoft anunciou que Trials Rising, o novo jogo da franquia que mistura motos e plataforma para superar obstáculos, terá uma fase beta aberta entre os dias 21 e 25 de fevereiro, começando, assim, na próxima quinta-feira. O jogo mesmo será lançado no dia 26. | Twitter Trials Games

.
.
.

Era isso, pessoal. Mais uma semana com bastante coisa acontecendo e com três assuntos interessantes (um criado aqui no PXB mesmo) que abordam não só a parte de jogar, mas a estratégia por trás da marca Xbox, de onde eles estão e onde querem chegar. Quanto ao final de semana, tem novos jogos pra todo mundo jogar, então, bora se divertir?

LegalGivingHyrax-size_restricted.gif
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,057
2,569
Segundo Matt Percy, head de planejamento do Game Pass na Microsoft, as pessoas são atraídas pelas grandes franquias que elas já conhecem, mas o Game Pass proporciona um olhar mais carinhoso para uma grande variedade de títulos e gêneros distintos. As pessoas podem até assinar por causa de Halo, mas descobrem e passam a gostar de Ashen. Já grandes jogos que entram no catálogo costumam ver sua base de usuários crescer no nível de dois dígitos.
Como assim dois dígitos? Buguei.

Outro vídeo de qualidade compartilhado aqui. Ele faz muito mais que contar a história do game ele conta a história do game.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)