Resolução CABO HDMI

C

Convidado

Visitante
Bom Dia!!

Caros, estou com uma duvida cruel ! rs!!! com relaão a imagem. Vamos lá!

Na minha Dash em configurações de imagem tenho as seguintes opções:

Configurações de HDTV --> ai em resolução otima (1280 x 768, não sei pq pois minha tev é full HD) / 480p / 720p / 1080i / 1080p
Então a mesma esta conectada via HDMI, porem mesmo ela sendo FULL HD, ao selecionar 1080P não vejo mta diferença para 720p ou na opção resolução otima, para constar minha tv é uma philips 42PFL7403...

No caso pq em resolução otima não mostra a maxima que meu televisor pode chegar? Outro detalhe que percebi é que ao selecionar 1080p por ex. a imagem fica com as cores mais resaltadas, e ao selecionar a resolução otima, a imagem fica mais escura... Outro detalhe curioso é que ao selecionar resolução otima, as funções para calibragem da TV não funcionam, isto ja testei nos 02 televisores que tenho e nada.....

niveis de referencia --> Padrão / Intermediario / Expandido
para uqe serve?

Espaço de cor HDMI --> Automatico / Origem / RGB / YCbCr709 / YCbCr601
Qual a melhor opção?

Com prei um cabo HDMI Philips folhado à outro 24k... Porem ta dificil axa a imagem perfeita rs!!!!

Aguardo Ajuda !
Abraços!
 
C

Convidado

Visitante
e tbmm galera, acontece comigo, alguns jogos no HDMi ficam uns 'borrões' nos jogadores de futebol, letras meio distorcidas
 
C

Convidado

Visitante
Nossa, no painel do meu televisor sempre pegou perfeita a imagem, acho que é porque eu comprei um bom cabo de primeira!
 

megamanx-rj

Novato
Agosto 8, 2007
12
0
Eu achei este tópico no fórum, apesar de antigo, acho que seria de grande valia comentar sobre alguns assuntos abordados:

O X360 quando usando HDMI tem uma característca desejável e que todos os aparelhos com HDMI também possuem: Plug and play! Assim, quando você o liga, ele pergunta para o TV: "Quais são as configurações ótimas de vídeo e áudio que você trabalha?" e o TV responde. Quando entramos no painel de configurações do X360 podemos alterar, mas ele já está configurado para o que a TV respondeu que seria o ideal.

Agora vamos explicar algumas coisas:

Resolução ótima: a resolução que o TV informou como sendo a melhor que ele poderia trabalhar, independente se a TV chega a exibir imanges de 1920 x 1080 com 60 quadros não entrelaçados (o famoso 1080P). Alguns modelos de TV operam melhor em 1280 x 720 com 60 quadros entrelaçados (ou 720P) por exemplo. Isso acontece, é muito comum, e devemos pesquisar bastante antes de comprar um aparelho de TV porque essa característica pode definir a qualidade do vídeo que vemos em tela.

Níveis de referência: ao meu ver, uma forma errada de chamar o Black Setup. Vamos explicar: em TV existem vários ajustes que definem a "distância" entre o preto e o branco. O "tamanho" dessa "distância" define o range de contraste que você verá. O ideal é ajustar esse elemento para o valor que o TV suporta. O problema é que, até agora, ainda não achei nenhuma TV que traga essa informação. Basicamente em padrão, usa-se o Black Setup padrão de 7,5%. Em intermediário, usa-se o Black em 0% e em extendido, usa-se o Black em -7,5% (ou o Super Black). Por isso em Extendido muita gente acha que fica muito escuro. Na verdade é o TV que não suportou esse ajuste e não conseguiu exibir o range correto de contraste.

Espaço de cor HDMI: talvez o mais complexo de explicar. Vamos por partes:

1- RGB: representa a imagem com 3 "amostras". Um quadro só de informações de vermelho (R), um quadro só de informações de verde (G) e um quadro só de informações de azul (B). O TV tem que fazer uma mistura aditiva (aquela que a soma de todas as cores é o branco e a ausência de cores é o preto) e de acordo com os níves de R, G e B as misturas feitas pela TV apresentam todas as outras cores. Esse padrão é muito usado em processamento gráfico.

2- YCbCr: Também representa a imagem com 3 "amostras" embora com uma filosofia diferente: A imagem é apresentada com o Y (luminância) que basicamente é a imagem em preto e branco pura e simples, onde a maior intensidade é o Branco e a menor é o preto. Cb seria o azul (b) subtraído Y (luminância) e o Cr seria o vermelho (r) subtraído Y (luminância). Nesse sistema não é utilizado o verde (G). O TV ao receber um sinal dessa espécie tem que "fazer" alguns "cálculos" para descobrir o G. Esse sistema é utilizado basicamente em transmissão de TV analógica. O objetivo desse padrão é não transmitir o G, que é a maior parde da informação de vídeo e ocupar assim a menor banda. Podemos dizer que foi o primeiro processo de "compressão" de vídeo porque o G era "gerado" na casa do espectador através do televisor.

2a- YCbCr601: é a norma da ITU para o uso desse padrão com TVs de definição padrão
2b- YCbCr709: é a norma da ITU para o uso desse padrão com TVs de alta definição. Aqui cabe um parêntese: O padrão YCbCr pode ser utilizado em sinais de alta definição analógico (que existe e era usado pelas primeiras versões do X360 que não possuíam portas HDMI) mas não é usado em transmissão terrestre de TV porque exigiria um canal com largura de banda muito maior que os atuais. Basta perceber que, um sinal de alta definição analógico exige um cabo de vídeo componente (três cabos para vídeo e dois para áudio), enquanto que para definição padrão pode-se usar cabo de vídeo componente ou cabo de vídeo composto (um cabo para vídeo e dois para áudio).

Portanto, em ordem de qualidade, seria RGB, YCbCr709 e YCbCr601, sendo que a TV tem que suportar o padrão que você selecionar. Na dúvida, deixe no automático para o X360 negociar com a TV toda vez que ele ligar ou toda vez que um conteúdo for exibido nele.

Quanto a definição do CRT (tubo de raios catódicos - o famigerado tubo de imagem), temos que expor algumas considerações:

O tubo pode sim ter alta definição. Basta que seja fabricado para tal. Vamos lembrar que HDTV existe desde o início da década de 90. Naquela época era economicamente inviável e tecnologicamente impeditivo produzir TVs de plasma ou LCD com a qualidade próxima de um tubo, portanto foram fabricadas TVs de tubo com resolução de 1080 linhas, trabalhando com vídeo de 1920 x 1080 com 30 quadros por segundo entrelaçados. Elas somente não suportavam 1080P (1920 x 1080 com 60 quadros não entrelaçados) porque naquela época a única forma assisir sinais em alta definição era o sinal de TV. Ainda não existia os blu-rays... e o sinal aberto de TV digital é 1080i. Só pra constar: nada impediria, caso hoje alguma empresa desejasse, produzir TVs de tubo com que suportasse 1080P, até porque, nas emissoras de TV, a monitoração de todos os sinais utiliza monitores de tubo devido à melhor qualidade dele. A Ikegami (fabricante de equipamentos profissionais para TV) tem somente linha de monitores para emissoras de TV que usam tubo e esses monitores exibem sinais 1080P em todo o seu explendor. Vamos observar que o tubo de imagem tem características superiores a quaisquer outras tecnologias domésticas:

a- trabalha com incitação de fósforo, o que quer dizer que ele só ilumina a tela quando o fósforo é incitado. Poranto ele trabalha apagado acendendo somente onde é necessário. LCD trabalha ao contrário, com a tela toda acesa e impedindo a passagem da luz onde não é desejado. Por isso a relação de contraste dinâmico do tubo é infinamente superior. O Plasma é um caso à parte, ele trabalha como um tubo, apagando as áreas que não são exigidas, mas o "vazamento" de luz das partes vizinhas iluminadas "contaminam" as partes apagadas;

b- tem uma taxa de atualização da tela muito maior;

c- tem melhor resposta de cor;

d- tem maior nível de luminância ("brilho");

e- permite ajuste que compensa o "envelhecimento" do equipamento;

entre outras qualidades.

Mas nem tudo são flores. Esse mesmo tubo tem problemas como:

a- pesado;

b- grande;

c- alto consumo de energia;

d- custo de espaço;

e- quanto mais definição ele tem, mais caro ele fica.

Por isso, monitores de tubo em HDTV 1080P são extremamente caros! São produzidos muito poucos para um mercado extremamente restrito.

Espero que todos tenham gostado!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)