Próximos consoles podem não garantir 4K 60FPS

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Estava lendo essa matéria na Eurogamer e será que vamos ficar no vento a promessa dos 4K 60FPS.

O Xbox One X já entrega em muitos casos 4K nativo, embora geralmente os jogos sejam executados em 30fps. Parece que o novo DmC vai ser 60fps, bom, mas seria um ou outro jogo.

Caro colega, você acredita que os próximos consoles irão executar os jogos em 4K 60FPS ?

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Antes da actual geração começar, muitos sonhavam com a promessa de 1080p60 para todos os jogos e, como bem sabes, isso esteve muito longe de acontecer.

Agora, que começamos a pensar na PlayStation 5 e na próxima Xbox, muitos podem cair no mesmo erro e sonhar com o potencial para jogar numa resolução nativa de 4K a 60 fotogramas por segundo.

Stefano Pinna, fundador e CEO da Forge Studios, responsável por H.E.L.M.E.T. Force: Rise of the Machines, deixou um aviso e alerta para a possibilidade de isso não ser algo garantido, como poderias pensar.

Segundo Pinna, cada estúdio ou cada equipa vão decidir onde concentrar o poder à disposição.

"Podes direccionar isso para maior resolução e fluidez ou podes dedicar uma quantidade incrível à fidelidade visual no ecrã e renderizar numa resolução inferior ou um pouco menos fluído."

"Vamos dizer que um jogo de actual geração, visualmente surpreendente quanto um jogo da Naughty Dog consegue ser, provavelmente correria a 4K/60fps com algumas novas funcionalidades tecnológicas espantosas, se aumentares a fidelidade visual além disso, terás de cortar na resolução ou no rácio de fotogramas."

Por enquanto, ainda não temos quaisquer detalhes sobre as especificações da PlayStation 5 ou da Xbox Scarlett (nome avançado em rumores como o nome de código do projecto) ou sobre o seu poder, mas certamente muitos sonham com a tecnologia que vão trazer para as consolas.

Acreditas num futuro totalmente 4K/60fps?
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: OLD-MAN

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Caro colega, você acredita que os próximos consoles irão executar os jogos em 4K 60FPS ?
Eu acredito que se eles se limitarem a fazer o design de jogos que fazem hoje para o Xbox One X, sim, seriam em 60 fps.
Porém, eles não vão se prender a isso. Se a visão do desenvolvedor pro jogo for muito ambiciosa, vai ter casos que ele vai sacrificar os 60 fps pra inserir todos os componentes que ele desejou. Nem MS, nem Sony vão querer baixar regra que o desenvolvedor terá que fazer downgrade do seu jogo até atingir 60 fps.
Então, não é uma questão que me preocupa ou que eu tenha expectativa. Entendo que é uma situação permanente; você dá mais poder, alguns devs querem usar esse poder de outra forma.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Eu acredito que se eles se limitarem a fazer o design de jogos que fazem hoje para o Xbox One X, sim, seriam em 60 fps.
Porém, eles não vão se prender a isso. Se a visão do desenvolvedor pro jogo for muito ambiciosa, vai ter casos que ele vai sacrificar os 60 fps pra inserir todos os componentes que ele desejou. Nem MS, nem Sony vai querer baixar regra que o desenvolvedor terá que fazer downgrade do seu jogo até atingir 60 fps.
Então, não é uma questão que me preocupa ou que eu tenha expectativa. Entendo que é uma situação permanente; você dá mais poder, alguns devs querem usar esse poder de outra forma.
Exatamente. 2160p/60 já é perfeitamente possível hoje com o Xbox One X e o PS4 Pro. É uma questão de alocação de recursos apenas.
 
  • Curtir
Reações: OLD-MAN

BSMoraes

Guerreiro
Fevereiro 15, 2018
295
320
BH MG
Acho que tá bem claro no texto. Ou um, ou outro. Isso também acontece nos PC's, exceto os da Nasa (rsrsrs).
Em um jogo com muitos acontecimentos na tela, acho difícil manter 4k 60fps, já em um jogo com menos elementos e gráfico menos fiel, é possível. O problema é que os jogos acompanham a evolução do hardware, sempre exigindo mais.
Hoje um FPS joga na tela, efeitos de partículas de poeira, iluminação, sombras, explosões, texturas mais detalhadas, e ao mesmo tempo tem o áudio e a física que impactam no processamento. Muito diferente de 4/5 anos atrás. Mesmo com os 2 jogos rodando a 1080p, o mais atual é muito mais detalhado. Só pegar o FH2 e o FH4, os 2 da mesma geração e com diferença gigante na qualidade. Imagina o FH5....
Pessoalmente, prefiro um jogo a 1080p, 60fps, com fidelidade gráfica melhor e um filho AA, do que um jogo a 4k capado e a 30fps.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Se o jogo for bom eu jogo até em 900p/30fps. Muita gente jogou The Witcher 3 nessa resolução, ou até mais baixa e ele continua sendo o melhor jogo da geração, então pra mim tanto faz, só torço pra que produtoras que sempre capricham, que continuem buscando a excelência nos jogos.

Acho que quem se preocupa com isso tem que correr pro PC mesmo.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
18,960
Manaus
Em tese, o novo Xbox teria poder suficiente para rodar 4k nativos 60fps jogos de boa complexidade.
A questão está nas prioridades do desenvolvedor e características do seu jogo. Uns podem aproveitar o poder para aumentar a malha poligonal do mundo fixando nos 30fps, outros podem aumentar para 60fps, ou oferecer as 2 opções dentro do jogo.

Se eu tivesse que apostar, diria que os novos consoles serão mais flexíveis nessa questão de resolução x taxa de quadros, com uma inclinação maior aos 60fps, mas não como uma regra imposta.
 
  • Curtir
Reações: GameStrike e Saci

edulimajunior

Guerreiro
Outubro 3, 2014
248
325
Eu prefiro que venha a implementação do ray tracing, acho que colabora muito mais com a beleza gráfica do que o 4k
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,557
35,620
São Paulo
teve uma geração que nao conseguia fazer 1080p60FPS...
hoje fazemos.

quando conseguirmos o padrao 4k60FPS, estaremos jogando 8k30FPS.
Quando chegarmos aos 8k60FPS, chegaremos aos 16k30FPS...

depois desse ciclo provavelmente teremos implantes ligados diretamente ao cerebro, onde poderemos apenas fechar os olhos para jogar. aí sim acho que nao teremos limitações. :laughing:
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Na boa, a gente sabe que resolução não é tudo... hoje, 90% da galera que joga o Scorpio/PS4 PRO e diz que o 4K é imprescindível, a um dois anos atrás jogava 900p com frame drop pra baixo dos 30 e ficava feliz da vida com seu game.

Até mesmo quando a gente fala de "gráfico bonito", a resolução não é tudo, tem várias outros por menores no assunto.

Sem falar que, dependendo de como rodar em 4K, é melhor ficar no 1440p e subir a qualidade geral de todos os assets para uma melhor experiência visual.

Como já disseram aqui, eu prefiro que não crie esse estigma de que isso precise realmente ser um requisito... eu gostaria mais de ver as desenvolvedoras usando todo esse poder de uma nova geração para trabalhar principalmente na ideia do jogo em geral, e não se focando em apenas para por mais pixels na tela.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,057
2,569
eu sempre dou preferência ao modo gráficos que ao modo performance nos jogos do X. Não consigo mais optar pelo segundo. Aconteceu alguma coisa comigo, não sei explicar, acho que fizeram um inception em mim.
 
  • Curtir
Reações: LOCATELLi

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
A maioria dos jogadores casuais não sabem a diferença entre 30 e 60FPS e eles são a grande gordura do mercado.

Em outro tópico aqui no PXB eu comentei que a próxima geração, tanto a MS quanto a Sony, terão em seu lançamento, mais que um modelo de consoles.

E assim como nessa geração, na próxima ganha quem entregar uma boa biblioteca de jogos e serviços.
 
Última edição:

caiocmsouza

Guerreiro
Janeiro 30, 2018
1,091
1,232
Jundiai - SP
Eu duvido que vmos ter 4k 60 fps na próxima geração. E não vai ser por falta de hardware, vai ser por opção mesmo. A grande maioria nem liga para isso, e o 4k chama muito mais atenção para o povão que o 60fps na minha opinião.
 

dinestation

Jogador
Setembro 13, 2018
9
2
Goiânia
eu penso que a próxima geração, em termos de hardware, não deve ser tão diferente do xbox one X...

acho também que eles devem criar um grande motivo pra fazer a galera migrar da geração passada pra nova, ou seja, se caso o motivo não for resolução, teria que ser exclusividade de jogos, sei lá
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Eu me coloco no grupo das pessoas que nao sabe diferenciar se o jogo ta rodando a 4k ou 900p. Se resume o jogo ta bonito e liso contra feio e travando. rs

Para min se o jogo ta rodando liso e sem travamentos, bonito de parar para ver os detalhes e com otima historia nao importa as configuracoes tecnicas.

Mas acho meio obrigatorio a proxima geracao pelo menos dar condicoes dos jogos rodarem 1080p a 60fps. Isto e necessario pois ate hoje vemos casos de jogos que rodam pior na versao x ou pro, pois os desenvolvedores aindam focam na versao base, nivelando por baixo.

Claro que cada caso e um caso mas e bom ter uma referencia base para os estudios focarem.

Outra preocupacao que tenho seria o foco da nova geracao em stream, coisa que pode fazer esta meta de resolucao e fps tornar perdida. Rumores apontam a microsoft esta focando em dois consoles sendo um menos potente ( talvez o console base em stream) e o switch ja esta fazendo o beta teste no japao no switch com Resident Evil e Assassin Creed...

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Primeiro 4K 60FPS tem que ser um padrão nos PCs para depois vir para os consoles.

Acontece que pra atingir esse patamar vc precisa gastar ainda uma boa grana no PC e não me parece que essa cenário vai mudar tão cedo.

Dito isso, acho difícil mesmo termos isso na próxima geração.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)