Por que 4K não é 4k?

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Por que 4K não é 4k
Destructoid - Comunidade Retrofraction
https://www.destructoid.com//blogs/Retrofraction/why-4k-is-not-4k-356485.phtml

Obs. Não revisei o texto.. Se encontrarem erros de português, peço desculpas antecipadas pela ignorância, rsrs.

Parece que a cada dois passos à frente há sempre um passo para trás. Ou, pelo menos nos games, a impressão é de que, com um empurrão tecnológico, surge uma porção de informações e estatísticas inúteis sobre as quais as pessoas adoram brigar. Mais ou mesmo como o jaguar era 64 bit...

upload_2016-6-21_16-2-30.png

Com o PS4K já pronto, eu tenho que rir, não dá. Não que eu seja esnobe com o que há de mais recente na tecnologia, quando sei por experiência própria que essa minoria barulhenta briga por uma tecnologia que não será aquilo que eles gostariam realmente que fosse. (Bom, às vezes eu sou esse cara). Mas sinto realmente por aqueles que se importam com o 4k.

Você não vai ver conteúdo reproduzido em 4K nessa geração.. Provavelmente não verá até na geração posterior à que virá (!)

Bom, vamos nos aprofundar na tecnologia: primeiro de tudo: 4k refere-se à exibição de 4.000 pixels horizontalmente.
UHDTV-Res-illustration.png


É isso que o nome sugere... Mas a técnica graduada para o consumo, agora, não está nem mesmo próxima de usar esse tipo de tecnologia. Dizendo de forma mais simples, os fabricantes de TV e o pessoal da televisão não quiseram seguir em frente com isso em função dos custos e dos custos. Então, eles optaram por uma resolução inferior de UHD 4K que é
3840x2160

No bom português (ou inglês), isso é a mesma besteira que eles arrancaram da cartola quando estavam fazendo "HD" 720i que, tecnicamente, tinha "meio que", mas exatamente, metade das linhas e metade do framerate, o que, comparado com 540p, de fato, era muito pior em termos de qualidade.

Mas para algumas pessoas ter uma imagem maior é mais importante que ter uma boa imagem. A boa notícia é que UHD é, de um modo geral, gradual. Assim, não será mais possibilitado o entrelaçamento de mídia ou resolução, a menos que eles estejam convertendo ou que apenas precisem de apenas um monitor superrápido.

Mas,o verdadeiro 4k é
4096x2160

Por que eles fizeram isso? Não sei, exceto pelo fato de que estão com medo de que os custos, tecnologia e serviços de internet nos EUA não estejam preparados para suportar esse tipo de mídia de alta qualidade.
Então, voltando aos games. O que a SONY não está dizendo em seus intencionais vazamentos é que o seu novo sistema irá apenas fazer um upscale para UHD e ESTICAR a resolução nativa pra 4k.

Porque, como a gente já vem aclamando há algum tempo, nossos consoles SÃO HORRÍVEIS EM PRODUZIR CONTEÚDO EM 1080P NESSE MOMENTO.

Na atualidade, a indústria moveu-se estupidamente no sentido de premiar engines que não são bem otimizadas de forma alguma. Mas eu imagino que isso deve mesmo ocorrer, na medida em que existem por aí AAA's que podem continuar empurrando as mesmas séries, as mesmas situações desastrosas de novo, e de novo, e se safar com isso já que o jogo deles é "grande demais pra falhar". Eu estou me referindo a Battlefield. Não que ter toda essa física extra e coisas que absorvem muita habilidade de processamento não sejam legais.. Mas, honestamente, eu pensei que a indústria aprendeu com Natural Selection 2. Quando você empurra a tecnologia ao ponto em que apenas os super computadores do desenvolvedor podem rodar, alguém faz alguma coisa melhor, mais barata e mais rápida.. e rouba todo o seu mercado.
Mas com as megacorporações fazendo de tudo para que relações públicas, news, TV, WEB, todos! , cantem a mesma nota em uníssono, eu posso ver porque nada tenha ainda drenado o mercado. Porque para todos os buracos de bala no design nos jogos desse pessoal, eles têm a publicidade pra se safarem dessa.
Geração passada, os consoles rodavam mal 720p e 1080i.. Nessa geração rodam mal 1080p.. Na próxima geração, vão rodar mal UHD, não 4K.. Mas o mais triste a respeito de tudo isso, sabe o que é? É que mesmo esses atuais visuais estão sendo simulados em resolução mais alta e não a qualidade dessas imagens. O que é algo que todos os consoles fizeram, exceto NEO GEO, mas isso porque era uma máquina arcade num console de mesa, então teria que subir sprites também.

VERDADEIRO 4K É 12 BIT

Outra gritaria nerd. O pensamento é de que, agora, todos os consoles usam sinal de 8bit que pode ser aumentado, mas não nativamente 12-bit.

8-bit -- 256 different values
10-bit -- 1024 different values
12-bit -- 4096 different values


Mas por que isso ainda importa? As diferenças entre Sega Genesis e Super Nintendo importavam?
É meio que a mesma questão aqui já que todos os consoles, nesse momento, possuem baixa profundidade de campo. Portanto, mesmo que você tenha TVs com HDR aka 10-bit...você só vai sentir um menor aumento na qualidade, que não é nativa para a imagem que está sendo gerada.

O problema é que o pessoal de vendas foca em resolução, o que, nesse caso, é sub 4k, mas estão tentando passar isso como 4k UHD. Existem valores que realmente importam para a imagem e é uma pena que exista uma considerável diferença na informação que está sendo passada por aí.

Você sabe que o XB1 deve pular para uma profundidade de cor de 10 bits nessa geração. Mas, a longo prazo, ainda roda com as mesmas características, com o mesmo conjunto de cores. Dessa forma, não vai provavelmente fazer muita diferença, nesse breve espaço de tempo das coisas, quando você realmente entender que isso está ainda abaixo do standard tradicional de produção, em comparação com o verdadeiro 4K.
Mas, sim, o XB1S vai ter bem mais poder que o XB1 pra lidar com toda essa coloração extra e shading trazidos por uma imagem de 10bit.

E mesmo assim, não pense que seu PC está, pelo menos, perto de rodar o verdadeiro 4K..
A maioria dos monitores não são 12-bit, e os que são custam 1.000 dólares por menos de 20 polegadas.
E ainda assim, o real conjunto de 12-bit não estão lá, a menos que você esteja trabalhando com imagem 4k crua, natural. A maioria dos jogos não transmite essas cores porque isso iria diminuir a velocidade de tudo.
Então, a longo prazo, é melhor não bancar o videófilo e simplesmente ser feliz com as coisas que você tem porque sempre vão aparecer novos maneirismos e utensílios que tornarão sua máquina incompleta.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
4k e VR são apenas novas tecnologias (que nem são tão novas assim) pra empurrar TVs e hardware novo. Vide o caso da Sony que quase faliu por estar perdendo o mercado de TVs. Lembremos do fiasco do 3D que só sobrevive no cinema e praticamente forçando os consumidores a optar por ver um filme em 3D que nada acrescenta à experiência final.

Acho normal a evolução por uma imagem sempre melhor e por gráficos cada vez mais realistas, mas isso custa muito dinheiro antes de se popularizar e leva muito tempo ainda pra dar um salto significativo como foi o que vimos do SD para o HD. Até lá, o que vemos é mero consumismo desenfreado e desespero de fabricantes pra tentar se manter no azul.
 
  • Curtir
Reações: HSR e Suspiria

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
4k e VR são apenas novas tecnologias (que nem são tão novas assim) pra empurrar TVs e hardware novo. Vide o caso da Sony que quase faliu por estar perdendo o mercado de TVs. Lembremos do fiasco do 3D que só sobrevive no cinema e praticamente forçando os consumidores a optar por ver um filme em 3D que nada acrescenta à experiência final.

Acho normal a evolução por uma imagem sempre melhor e por gráficos cada vez mais realistas, mas isso custa muito dinheiro antes de se popularizar e leva muito tempo ainda pra dar um salto significativo como foi o que vimos do SD para o HD. Até lá, o que vemos é mero consumismo desenfreado e desespero de fabricantes pra tentar se manter no azul.

Eu gostei quando ele disse que a gente não consegue ter jogos bem otimizados pra 1080p e o povo já pensa em 4k. Quer dizer, como vc falou, puro consumismo. Quem dera a gente tivesse uma experiência excelente em 1080p! [emoji5]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Johannes

FreeNefus

Cedo demais O'Conner...
Fevereiro 25, 2014
1,603
915
Area 51
Essa corrida é a mesma que tinhamos nas câmeras digitais com os megapixels.
Ai depois de um tempo, o pessoal se deu conta de que tem INÚMERAS variáveis amarradas antes mesmo de se chegar aos 5mp ou 12mp.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Na verdade eu prefiro chamar o "4k" de 2160. O 4k VERDADEIRO, se usarmos omesmo critério de classificação que adotamos há décadas, seria apenas o "8k"
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)