Na sua opinião, qual foi o maior responsável pelo sucesso do Xbox?

Na sua opinião, qual foi o maior responsável pelo sucesso do Xbox?


  • Total voters
    13

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
Ao longo dos anos, desde a sua criação, a divisão do Xbox passou por inúmeras mudanças de chefes. Com o tempo, nós que somos consumidores da marca conseguimos perceber quando as coisas estão progredindo ou quando elas estão estagnadas.

18558055f80286448c59d4545a878dcf31832c993768e442de37b2412367b6c5dbd4e62e.jpg

Quando eu peguei meu Xbox 360 no final de 2011, eu optei por ele unicamente por causa do Gears 3. As coisas naquela época pra mim estavam boas - rede online impecável, jogos que me agradavam, embora eu não fosse muito ativo como eu sou hoje em ficar por dentro das novidades do console, eu me sentia bem com tudo que o console estava me proporcionando.

No entanto no decorrer dos anos quando me fidelizei um fã de Xbox eu fui percebendo que a Microsoft, embora tivesse grandes exclusivos e recursos interessantes no console, ela limitava muitos avanços em prol da marca Xbox - algumas práticas essenciais nas quais a Sony já abraçava, como estúdios First Party com liberdade criativa, o que no final da 7° geração proporcionou á Sony o The Last of Us. E mesmo assim, por incrível que pareça, a Microsoft vendeu mais Xbox 360 do que o PS3 durante toda a geração.

Eu amo Gears, Forza e Halo, mas se caso o Don Mattrick continuasse na Microsoft, só teríamos esses jogos e possivelmente nem a retrocompatibilidade existiria.

Em 2013, com o anúncio do Xbox One eu balancei em optar pelo console por causa de tanta negatividade em torno dele. Cogitei até comprar um PS4 na época, porque era tanta gente dizendo a mesma coisa que eu me perguntava se estava fazendo a coisa certa mesmo, porém, era totalmente descabível eu adquirir um por conta do preço, então acabei ficando com meu Xbox 360 até pensar no que eu iria fazer.

xbox-one-reveal.jpg

Em 2014 quando o Don Mattick saiu da Microsoft e o Phil Spencer assumiu a divisão Xbox, parece que foi o que precisava ser feito pra mim ter certeza de que eu iria continuar no Xbox. Não por causa que eu não gostava do Don Mattrick mas sim devido as práticas que começaram a serem tomadas pelo Phil.

Meu maior medo na época era a Microsoft largar Gears of War, inclusive tinha até rumores de umas imagens falsas alegando que a Sony tinha comprado os direitos da franquia, mas, acabou que a Microsoft adquiriu os direitos da Epic Games e ficou com a franquia pra ela, o que me motivou por si só a continuar no Xbox.

Além do Gears é claro, existem outras razões pela qual eu, como consumidor de Xbox, escolheu o One. As velhas práticas da Microsoft na época do Xbox 360 foi sendo deixada de lado. A forma como a equipe do Phil Spencer estava fazendo pelo Xbox foi impressionante.

Acho que um dos fatores principais também por eu ter optado pelo XOne foi a retrocompatibilidade que na minha opinião é o melhor recurso dessa geração. Além disso também, os exclusivos do Xbox One pareciam bem mais atrativos pra mim, e não porque eu era um fã de Xbox mas na época o alinhamento do console era - Quantum Break, Halo 5, Sunset Overdrive, Ryse: Son of Rome, Dead Rising 3, Killer Instinct e Forza 5, não tinha nenhum console que apresentava tanto jogos diversificados desse jeito.

Tudo bem, esses jogos foram da era Mattrick, mérito dele isso, no entanto, ao longo dos anos a gente viu que o Phil correu atrás de ir além do que foi entregue. E com isso chegamos ao que pra mim foi uma surpresa extremamente agradável ao mesmo ponto de uma retrocompatibilidade - A aquisição de estúdios e a liberdade criativa. Pra quem não liga pra esse tipo de coisa pode parecer uma besteira, mas isso é extremamente importante para um console, no decorrer dos próximos anos vamos ver muitos frutos dessa nova política da Microsoft.

Portanto, na minha opinião, diante do que o Peter Moore fez com Steve Ballmer de salvar o Xbox 360 das polêmicas Red Lights, Bill Gates em tornar o Xbox importante para a indústria ou o Mattrick sendo um dos responsáveis pelo sucesso que foi o Kinect e tornando a marca Xbox lucrativa, acho que pra mim, o Phil Spencer foi a melhor decisão da Microsoft para o Xbox devido ao estado que estava a marca naquele momento em que ele começou a administrar.

Hoje a marca está mais próxima dos fãs, o CEO da Microsoft apoia o investimento no Xbox, o console tem opções, formas de jogar como você quiser seja comprando ou alugando, tem um ecossistema bem estruturado, estúdios competentes e livres pra criarem o que quiser, retrocompatibilidade e inúmeros outros recursos que fazem o Xbox One ser um dos Xbox mais avançados já criados.

E a marca ao que tudo indica, irá tentar sempre se reinventar a cada console que chegará.

O Xbox One pode não ter sido um sucesso de vendas, mas pra mim como um consumidor que vem desde o Xbox 360, a forma como está sendo administrado está ótimo e eu considero um grande sucesso, e parte de toda essa evolução é do Phil Spencer e também um pouco do Matt Booty.

Xbox_E32018HERO-hero.jpg


Na sua opinião, quem fez mais pelo Xbox ao longo dos anos?​
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Eu acho que são duas perguntas bem fácies de responder.

No 360 foi o Mattick, e no One o Spencer.

Curioso também é como o Don foi de Deus demônio tão rápido... realmente a tomada de decisões dele (nunca saberemos se ele tinha total poder para bater o martelo, o que eu acho que não... mas ele era o cara que estava lá para ser "xingado") não foram das melhores.

Sorte que a MS acordou para vida e colocaram o Phil para dar um jeito na bagunça.


Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,422
74,982
Rio Grande do Sul
Peter Moore com uma mão nas costas, chegou pra organizar a segunda geração do Xbox e, sob seu comando, a Microsoft mostrou que podia ser uma competidora de verdade nesse mercado, que não era só uma coadjuvante, mas que vinha pra ser protagonista.

O Xbox 360 foi um fenômeno não só por conseguir fazer frente ao sucessor do videogame mais vendido da história (nos EUA, vendeu 43 milhões de unidades, 17 milhões a mais que o PS3) , mas por ser um produto realmente inovador em suas funcionalidades. E teve também que peitar a pior crise de PR da história da marca. O que o Xbox One passou depois do anúncio é peixe pequeno comparado a um produto que tinha uma taxa de falhas superior a 50% em determinado momento. Imagina que, de cada 100 consoles vendidos, 50 tem riscos elevados de dar problema. Em um intervalo de alguns meses, praticamente todos os Xbox 360 saiam de fábrica com contagem regressiva pra morrer. É uma bomba que quase custou toda a reputação da marca.

No Xbox 360, a Microsoft fincou os garrão no chão e disse: "pode vir".
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,454
10,143
Cotia
Todos tem sua parcela de contribuição, mas tbm acho q grande parte responsável pelo sucesso somos nos que acreditamos na marca e nas mudanças q eles prometeram.
 
Última edição:

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,758
4,183
Rondonópolis - MT
Eu jogo xbox desde o 360 mas não acompanhava o mundo gamer antigamente só queria jogar e pronto então não tenho tanta propriedade pra falar do passado, no entanto, na geração ONE foi claro o erro e confusão no lançamento do ONE e quem estava lá para apanhar foi o Matrick, ou seja, ele pode ter feito mto no 360 mas no ONE cagou com tudo.

Uma coisa é certa a visão de GAMER do Phil não só mudou o XBOX como revolucionou toda uma industria(Retro, GP, Xbox X e Play anywhere), no começo geral torcendo o nariz com as decisões do xbox e o que vemos é as outras empresas tentando 'imitar' a MS agora. Ou seja é o tipo de cargo que precisa de GAMERS no comando e não empresários que nem sabem ligar um video game.
 

Umquartodagalaxia

"I just want to make crazy science with you" ?
PXB Gold
Fevereiro 6, 2018
494
459
SP
Cada um deles contribuiu para que o Xbox é atualmente e a troca de CEO foi fundamental para evolução da marca. Eles aprenderam com os erros e acertos do 360, estão se superando no one.

Eu não tive o 360, nem ps3, planejava comprar algum desses mesmo depois da geração atual chegar ao mercado. Cogitei o PS4, depois de muitas pesquisas descobri o que o One oferece.

Eu poderia jogar títulos do 360, assinar a live gold e o GP, custo benefício muito maior, não tinha muito hype sobre melhorias no one, fui conhecendo aos poucos. Fiquei satisfeita com o produto e nem pensei que poderia melhorar! Me surpreendi!
 

Paulo Taucci

Guerreiro
Junho 27, 2015
638
555
Brasil
Uma coisa que não consigo entender é essa birra que o povo (sonystas em maioria) tem com o Xbox. Tipo, se gosta de Playstation, compra um Playstation e deixa os outros em paz. Mas infelizmente isso não é nem de longe o que acontece, eu entro nos sites do Voxel e Ign constantemente, e muitas noticias são do Xbox, afinal a marca lança muita novidade, muita mesmo, e no final você vê uma tonelada de gente reclamando nos comentários falando que o site foi comprado pela Microsoft por estar falando bem dela ou questionando de que adianta a novidade se a marca não tem exclusivos. Até quando sai jogos muito bons no Games With Gold ou Game Pass você vê o povo reclamando absurdo e as justificativas são das mais ridículas, sem embasamento ou mesmo lógica. Então você vê que é birra mesmo, parece uma cambada de criança mimada usando cabresto. Ficam procurando qualquer defeito pra denegrir a marca e acho que isso é ruim não só pra marca mas pra comunidade gamer em geral. Inclusive vale lembrar que na E3 de 2018 os 3 chefões apareceram lado a lado, falando juntos, pra mostrar pra esse povo o quanto eles estão errados.
Eu sou assim, não tenho preconceito com nada, muito menos com marca, comprei o Xbox One, sendo que vim de Super Nintendo, PS1 e PS2, e não me arrependo nem um pouco. Mas só não comprei também um Nintendo Switch ou PS4 porque não tenho essa grana toda, porque se tivesse compraria. Fiquei super feliz com esse retorno da Nintendo, afinal é mais um concorrente, o que força as outras a melhorar a qualidade. Mas se tivesse que escolher só um entre os 3, ficaria com o Xbox One mesmo, sem sombra de dúvidas. Eles tem os melhores serviços, melhores assinaturas, melhor sistema operacional, melhor hardware, melhor atendimento ao cliente e exclusivos que apesar de poucos são muito bons. E com essa de investirem em novos estúdios agora, a tendencia é ter mais exclusivos, inclusive a E3 desse ano promete.
O que acho que a Microsoft também precisa investir muito e acredito que já estejam fazendo é investir mais no Oriente, pois o mercado lá pro Xbox ainda é muito fraco e as empresas japonesas não tem muitas parcerias com a marca. Pra mim eles estão no caminho certo, o "tio Phil" está fazendo um ótimo trabalho e trazendo otimismo pra gente, e espero que as 3 marcas obtenham sucesso, afinal concorrência é bom, torço pela Microsoft, torço pela Sony, torço pela Nintendo e torço por qualquer marca desse ramo e respeito a decisão dos meus amigos por outras marcas. Mas principalmente torço pelo Xbox porque é o que eu decidi investir e estou muito satisfeito até então.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,422
74,982
Rio Grande do Sul
Não consegui encaixar o comentário com o questionamento do tópico, mas...
Uma coisa que não consigo entender é essa birra que o povo (sonystas em maioria) tem com o Xbox. Tipo, se gosta de Playstation, compra um Playstation e deixa os outros em paz.
Isso aqui acontece com todo tipo de fanboy, não é exclusividade de um único grupo. Se fosse, a internet seria um lugar muito melhor, já que daria pra identificar e ignorar, mas vem de tudo quanto é lado.

A dica que eu dou sempre é não nivelar a conversa por baixo. Se alguém aparecer com argumentos ridículos, feitos só pra provocar, procura uma forma de reportar (quase todo site tem ferramentas assim), mas não morde a isca. Tem muita gente que gosta mais de fazer console war do que de jogar efetivamente, porque provocar e falar coisas absurdas gera revolta nos outros.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Vou adicionar um nome aqui.

Steve "developers" Ballmer.

Apesar de sua loucura e as vezes incoerências, Ballmer não pensou duas vezes em abrir o cofre e desembolsar mais de 1bi pra salvar o Xbox 360 quando ocorreu a catástrofe das 3RL.

Ele poderia muito bem não querer arcar com esse prejuízo (afinal ele era uma incógnita) e deixar a marca de lado.

Por isso ele também merece parte dos créditos.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
o maior responsavel pelo sucesso do xone foi o kinect, ou melhor, a remoçao do kinect

na epoca que o xone foi lançado em 2013 o kinect era item obrigatorio que vinha junto na caixa e nao tinha como comprar sem, isso fazia o xone custar mais caro e ele nao vendia quase nada pq ngm queria comprar pagando mais caro sendo obrigado levar junto o kinect que nao serve pra nada. Ate que em 2015 a microsoft resolveu baixar o preço do xone tirando o kinect da caixa e ai ele comecou vender o dobro/triplo no mundo inteiro. Inclusive a remoçao do kinect fez tanto sucesso que depois em 2016 o xone S foi lançado ja vindo sem suporte pra kinect e depois em 2017 a microsoft resolveu acabar de vez com o kinect
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
Todos contribuiram, isso é um fato. Mas o que quero dizer é que teve um que se destacou mais, o Phil além de um executivo ele é um jogador assim como nós e por isso ele trouxe uma visão melhor do que se pode fazer com um console. Eu ainda acho que grande parte do problema que a marca Xbox enfrentou foi o Terry Myerson, e não exclusivamente o Don Mattrick.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,189
14,351
Pernambuco
O Xbox poderia ter sido nada mais que um console arriscando e poderia ter morrido como muitos outros. Phil a com certeza o maior bem feitor que o Xbox já teve, mas eu vou pela regra da lógica de suficiência é necessidade e votarei no Peter.

Se la no começo ele não tivesse feito muito pelo Xbox, talvez nem teríamos o Vai Phil hoje.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)