Loot boxes devem ser consideradas jogos de azar?

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Tópico baseado neste aqui > Should loot boxes microtransactions be considered gambling?

Já faz um tempinho que a receita de um jogo não é representada apenas pelo número de vendas. Claro que vender 10 milhões de unidades é algo que toda empresa almeja, mas às vezes, um título pode muito bem ter excelentes rendimentos vendendo metade disso e mantendo os jogadores ativos por mais tempo, incentivando-os a comprarem conteúdos adicionais. Novos mapas, pistas, carros, armas, armaduras, dinheiro virtual, tudo isso movimenta muita grana.

Mas, como sempre, algumas empresas foram além, e passaram a criar maneiras de vender algo para o consumidor sem especificar exatamente o que ele receberá em troca. São as loot boxes, caixas com conteúdos aleatórios que o jogador pode receber - e aí nasce o problema. Se antes os DLCs existiam e o jogador sabia o que iria receber, nesta modalidade o jogador paga pela chance de ganhar algo em troca. Em sua maioria, são itens que não interferem na campanha, mas que às vezes ajudam bastante nos modos multiplayer: Gears Packs (Gears of War 4), REQ Packs (Halo 5), Blitz Packs (Halo Wars 2), Loot Box (Overwatch), Card Packs (Hearthstone), Crates (Rocket League), são vários os nomes utilizados pra ludibriar o jogador e fazer ele investir cada vez mais dinheiro pra conseguir aquele item tão desejado. A coisa é tão séria que na China, a Blizzard foi obrigada pela justiça a divulgar a probabilidade de conseguir cada tipo de item em seus pacotes pra Overwatch.

EWLEvl0.jpg

Uma surpresa em cada pacote
Com centenas de cartas no jogo, você nunca sabe o que irá receber!

E vendem isso como algo positivo!!!!!

Outro jogo que será lançado nos próximos meses e passará a contar com esse tipo de microtransação é Middle Earth: Shadow of War, que terá pacotes de recompensas randômicas dependendo da sua hierarquia - com pacotes mais altos tendo, obviamente, chances maiores de terem itens raros. Um jogo single player, na campanha, passará a contar com esse artifício: "There are different ways to do this, including dominating Orcs by exploring the vast open-world and encountering them as part of Orc society, or players can acquire Orcs and other items through the Market (in-game store)." Ou seja, o conteúdo single será afetado por microtransações que, muitas vezes, não trarão o resultado desejado, fazendo o jogador gastar novamente em busca de um Orc especial.

O que vocês pensam sobre o assunto?
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
É uma boa discussão.
Sobre o tópico original , onde se fala da comparação com jogos de azar , sou limitado já que não entendo de leis judiciais. Só que a semelhança é alta.

Provavelmente teve ter um percentual de chance para os itens. No caso de itens raros o percentual é menor que os itens comuns, isto é uma sacanagem para quem compra , pois a chance deveria ser igual. Bom, mas isso é outra história.

Meu perfil de jogador vai contra a maré.

- Não compro DLC .
- Não compro Season Pass . Comprei apenas o do The Division (duas vezes por sinal)
- Não compro conteúdos extras através de microtransações.

Já tem alguns anos, peguei o ipad da minha sobrinha e instalei um jogo (não lembro o nome do jogo, mas só tinha para IOS). Até uma certa parte está tudo ok, se você quisesse melhorar o seu personagem mais rápido era só gastar um dinheiro extra. O problema que cheguei numa parte era impossível, ou seja, se eu quisesse continuar só gastando dinheiro.

O que não dá é essa forçar a barra e pelo visto as empresas desenvolvedoras estão forçando, pois já temos casos onde o final do jogo era em DLC.

É igual essa coisa de online, para dar sobrevida forçam "always online" em tudo que é jogo, então o mínimo que espero é que eu simplesmente possa deligar está funcionalidade. Tipo em Watch Dogs que alguém invade seu mundo. Pelo menos no jogo não tem penalidade , mas ainda assim eu quero simplesmente sentar no sofá e jogar em paz sem ninguém encher meu saco.

É fato público para isto tem, então essa é a tendência.
 

SynC

Guerreiro
Julho 26, 2016
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330
São Paulo
Realmente é aposta e viciante, dou exemplo CS:GO
Skin's valendo absurdo, 1, 2, 3 mil reais somente uma mísera skin. Vejo pessoas que sonham em ter uma skin cara, e sem grana pra comprar uma, correm pra alternativas de passar a perna como "scamma" alguém. Já vi gente vender até as cuecas pra pegar uma grana pra comprar uma, pegar/roubar cartão de crédito até mesmo da própria família, quem olha de fora acha que é besteira, más infelizmente esse lance de ver quem tem a skin mais cara e rara do jogo meche com a cabeça de qualquer um. Tantos sites de aposta de skin clandestinos por ai, uns funcionam (porém manipulados) outros só existem pra passar a perna em jogadores desinformados, isso pq dentro do jogo, o drop de cair algo "descente" é ridiculamente baixo, gente gastando 800 reais abrindo caixas não conseguem nem 30% do valor investido, e o famoso drop "free" que existe todo término de partida chega a ser hilário de tão ridiculo, tudo contribuindo e incentivando vc gastar dinheiro no jogo. Acho isso completamente errado, ainda mais por um jogo desse porte ter a Classificação de 12 anos pra se jogar, garotada toda pira em skin e faz de tudo pra conseguir uma.

OBS: Levar em consideração que dei minha opinião referente ao jogo CS:GO
 
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GaldinoKohler

Novato
Maio 30, 2014
468
352
É um rolar de dados essas caixas de loot ao estilo gatcha.
Eu tenho amigos que jogam Overwatch unicamente por causa da compulsão por cosméticos. O que eu entendo; afinal de contas eu ainda jogo Overwatch por causa da minha incapacidade de aumentar a minha pontuação de elo - muito em razão do jogo manipular as partidas, te colocando ora com maus jogadores, ora com bons jogadores.
A Blizzard é mestre em viciar os usuários de seus jogos. Nesse interim, ela lucra com essa irracionalidade; que nada mais é que um sistema da apostas obscuramente manipulado.

É uma boa discussão.
Sobre o tópico original , onde se fala da comparação com jogos de azar , sou limitado já que não entendo de leis judiciais. Só que a semelhança é alta.

Provavelmente teve ter um percentual de chance para os itens. No caso de itens raros o percentual é menor que os itens comuns, isto é uma sacanagem para quem compra , pois a chance deveria ser igual. Bom, mas isso é outra história.

Meu perfil de jogador vai contra a maré.

- Não compro DLC .
- Não compro Season Pass . Comprei apenas o do The Division (duas vezes por sinal)
- Não compro conteúdos extras através de microtransações.

Já tem alguns anos, peguei o ipad da minha sobrinha e instalei um jogo (não lembro o nome do jogo, mas só tinha para IOS). Até uma certa parte está tudo ok, se você quisesse melhorar o seu personagem mais rápido era só gastar um dinheiro extra. O problema que cheguei numa parte era impossível, ou seja, se eu quisesse continuar só gastando dinheiro.

O que não dá é essa forçar a barra e pelo visto as empresas desenvolvedoras estão forçando, pois já temos casos onde o final do jogo era em DLC.

É igual essa coisa de online, para dar sobrevida forçam "always online" em tudo que é jogo, então o mínimo que espero é que eu simplesmente possa deligar está funcionalidade. Tipo em Watch Dogs que alguém invade seu mundo. Pelo menos no jogo não tem penalidade , mas ainda assim eu quero simplesmente sentar no sofá e jogar em paz sem ninguém encher meu saco.

É fato público para isto tem, então essa é a tendência.

Depois que os jogos se voltaram pra uma progressão ao estilo F2P, penso que eles estão piorando porque:

a) exige dinheiro ou grind desnecessário. Ou você paga ou "trabalha" pra progredir;
b) compromete, assim, a progressão da experiência, porque haverão jogadores com progressão artificial; e, sobretudo
c) compromete o level-design, como no caso da Warzone de Halo 5, mesmo que o grind não seja necessário. Nesse caso, ao invés dos players lutarem pelos pontos estratégicos do mapa onde tem as power-weapons, se compete onde for mais conveniente. O jogador que tiver uma arma poderosa não vai se obrigar a lutar por ela e nem defender o ponto estratégico do mapa, porque já deu spawn com a dita arma em razão de elementos de gameplay de jogos F2P, como as burn-cards do jogo.

Microtransações empobrecem qualquer jogo, porque elas obrigatoriamente impactam - de alguma forma - o gameplay.
DLCs e Season Passes, na minha humilde opinião, são uma forma válida de monetização se:

a) for um conteúdo adicional;
b) não estiverem disponíveis no primeiro dia, ou seja, não forem "picotes" do jogo original; e
c) não derem vantagem indevida aos compradores em relação aos não compradores em ambiente competitivo (como as armas OP que a DICE dá em seus DLCs).

Eu admito que compro DLCs quando elas são relevantes (Forza Horizon 3) e quando elas me dão vantagem indevida (DICE - BF1 e SW:Battlefront). Mas eu tenho muita raiva por ter que comprar DLCs quando estou em desvantagem contra quem já comprou o DLC, e só compro para manter alguma competitividade.
 
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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Jogo muito Overwatch. E recentemente tivemos uma atualização que impede você de receber loots repetidos. Se toda lootbox for como as atuais de Overwatch, com baixissima taxa de repetição de itens, da pra conseguir facilmente no próprio jogo, sem necessidade de gastar seu suado dinheiro com elas... então são muito bem-vidas em outros jogos.

Enviado do meu SM-J700M usando o app mobile do PXB!
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Sim! Quer dizer... Não!!!
Na verdade acho que talvez!
Tanto faz! Sei lá!
Pronto, agora vou ler o tópico. (zuera!) :D

Vou tentar ser sucinto:
Exemplo: No passado tão-tão distante, eu jogava Mu Online por 2 anos seguidos. Lá você aumentava o lvl da sua armadura em +1 botando uma joia e dando "apply". Tinha chance de 30% de dar certo, ou quebrava a armadura, ou seja, perdia tudo. A joia era raríssima, mas existia no jogo. E podia ser comprada por R$ 3,00 a unidade.
O lvl de armadura era até 13. Ou seja, pro cara ter tudo 13 nao bastava ser um gordonutella farmar o dia todo, tinha que ter sorte.
O jogo propunha isso, jogava quem queria. Ia atrás da armadura quem queria. Se fod!@ quem queria. O jogo permitia você fazer tudo sem mudar de lvl de armadura.

Dito isso, hoje o choro / mimimi é muito maior. O jogo permite você fazer tudo sem loot box? Se sim, não tem pq chorar. É só nao pegar / comprar / fazer. O choro as vezes parte de quem quer mais facilidade, por isso comprar itens ingame.
O jogo não permite fazer tudo sem loot box? Tá errado do meu ponto de vista. Boicota e fala mal nos fóruns.

;)
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
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São Paulo
É realmente um câncer isso, deveriam proibir em todos os jogos. Fico imaginando o cara que paga 76 reais pra comprar pack no Gears 4 e só vir skin comum e personagens comuns...

Só lamento, do meu bolso não vão pegar um tostão, se depender de mim eu vou reclamar até voltarem o sistema tradicional de ter que jogar pra desbloquear skin, personagem com atos feitos dentro do jogo e não moedinhas mercenárias.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
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Outubro 31, 2014
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Enquanto algumas desenvolvedoras querem microtransações em todos os modos , desde o single ao multiplayer, tem produtor que está indo contra a maré.

O diretor de Gran Turismo Sport disse que o jogo não contará com microtransações.

Neste caso, acho que até poderia ter, colocar algumas firulas para personalizar os carros, isto não afeta nada no jogo, apenas visual.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,100
3,818
a
Enquanto algumas desenvolvedoras querem microtransações em todos os modos , desde o single ao multiplayer, tem produtor que está indo contra a maré.

O diretor de Gran Turismo Sport disse que o jogo não contará com microtransações.

Neste caso, acho que até poderia ter, colocar algumas firulas para personalizar os carros, isto não afeta nada no jogo, apenas visual.
Vai ter DLC´S? Gosto dessa forma que Halo 5 e Gears 4 conduzem, apesar de não comprar me sinto mais beneficiado vendo tanto conteúdo sendo adicionado free. E se eu pensasse eu comprar alguns packs, seria mais barato ainda que as DLC´s.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
Vai ter DLC´S? Gosto dessa forma que Halo 5 e Gears 4 conduzem, apesar de não comprar me sinto mais beneficiado vendo tanto conteúdo sendo adicionado free. E se eu pensasse eu comprar alguns packs, seria mais barato ainda que as DLC´s.

A notícia que eu li só falava de microtransações .
Edit: Vai sim, ter DLC's.
 
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