JOGANDO PAPO Nº 78 - No Man's Sky e PS Now no PC

D

Darth Randy BR

Visitante



Nesta Edição os jogadores Caddelin, Darth Randy BR, DW e Thiago Simões debatem o lançamento de No Man's Sky, O vazamento do Playstation 4 Slim e lançamento do serviço Playstation Now no PC, Super Mário nas Olimpídas Xbox Scorpio prometendo 4K a 60 fps, além dos emails dos ouvintes.


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DARTH RANDY BR
CADDELIN

DW
 
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Reações: Marcos Assis

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Opa, cheguei em casa.
Valeu pela citação!
@caddelin , da vontade de se meter no meio da conversa, mas não dá pra fazer muito textão aqui também, hehehe. Gostei das considerações do pessoal.
O outro leitor, me esqueci o nome, mas que falou sobre as expectativas das empresas com a nova proposta de hardware, acho que não compreendeste bem o que ele disse.
Imagino que li referências semelhantes as que embasaram o comentário dele. Veja, quando falamos de "o que as empresas querem", podemos cair em algumas inconsistências. Se você pegar a entrevista de um programador, alguém que trabalha com a arte do jogo, etc., esse cara sempre quer a melhor tecnologia pra trabalhar, esse cara detesta hardware defasado. Mas o CEO da Publisher e outros cargos mais preocupados com o quanto vão ganhar com o jogo (ou SE vão ganhar), esses enxergam o dilema da mudança geracional (o começo dela): hardware melhor porém com menos pessoas pra comprar o jogo. Então quando esses executivos falam, e já ouvi desde EA até Bethesda, sem falar alguns menores, vemos que essa estratégia de Sony e MS com Neo e Scorpio é bem vista.
E todos, absolutamente TODOS falam que programar um jogo com versões gráficas específicas para 2 ou 3 versões de uma plataforma nem se compara, mas nem de longe, com otimizar um jogo pra PC.
Só talvez 1st parties que não estejam acostumadas com PC que teriam maiores problemas.

Quem tem hardware mais defasado vai perder algo? Mas não vai ter os mesmos jogos?
Vai, vai perder, sim. O jogo será otimizado pra plataforma mais recente, e capado até rodar na mais fraca. Se mesmo capando não rodar, daí perde a versão "mais poderosa", até que ela se torne "capável" o suficiente (menos NPC's, cenários menores, etc). As otimizações serão piores, sem dúvida. Quando reclamarem de "pô, 720p no PS4?", vão ouvir "amigo, se você está tão preocupado com o aspecto do jogo, recomendo o upgrade". Não vejo como fugir disso.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu já escrevi em outro tópico, mas sobre a promessa de 4K no Scorpio, tem entrevista sobre isso com o Albert Penello.

Se um jogo roda a 1080p60fps no One, ele rodará 4K60fps no Scorpio.

"Mas Saci, são raríssimos os títulos que rodam a 1080p60fps no One, pelo menos entre os AAA."

Então.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
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758
Curitiba
Saci, eu simplesmente não vejo, mesmo com as especificações técnicas do Scorpio, que MESMO que um jogo rode a 1080/60 no Xbox ONe rodaria a 4k/60 no Scorpio. A matemática não fecha e o Albert está simplesmente subestimando o custo extraordinário de processamento gráfico de voce sair 1920x1080 para 3840x2160. A atual geração mal conseguiu saltar com qualidade de 720 para 1080. Até o PS4 se bate para conseguir rodar jogos a 1080 (vide, por exemplo, o beta do Battlefield).

Na BGS a Nvidia conseguiu apresentar Tekken 7 rodando a 4k e 60FPS, MAS para isso precisou botar a novíssima GTX 1080 para segurar as pontas, e MESMO assim foi um jogo de luta, que não exigem tanto do sistema porque você basicamente tem duas meshes de personagem ao mesmo tempo, movimentos potenciais pré-desenhados e cenários muito restritos e muitas vezes estáticos.

E isso tudo sem que nós soubessemos o restante das configurações de sistema MAS eu VI que o sistema estava rodando PELADO, praticament não havia nenhum outro aplicativo carregado junto com o Windows 10. Então eu realmente sou muito cético com relação a essas promessas, e acho muito "confortável" falarem sobre isso agora para depois simplesmnete falarem que foi "problemas de otimização" do jogo.

Vale lembrar que tanto a MS quanto a Sony prometiam que os jogos rodariam a 1080/60 antes do lançamento da atual geração (é só procurar no Google por frases como "Xbox One rodará a" ou "PS4 rodará a") e tomamos uma ducha de água fria quando a realidade bateu na porta.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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51,196
Saci, eu simplesmente não vejo, mesmo com as especificações técnicas do Scorpio, que MESMO que um jogo rode a 1080/60 no Xbox ONe rodaria a 4k/60 no Scorpio. A matemática não fecha e o Albert está simplesmente subestimando o custo extraordinário de processamento gráfico de voce sair 1920x1080 para 3840x2160. A atual geração mal conseguiu saltar com qualidade de 720 para 1080. Até o PS4 se bate para conseguir rodar jogos a 1080 (vide, por exemplo, o beta do Battlefield).

Dizem eles que os desenvolvedores afirmaram que daria. Entendo o que você (e meio mundo) está dizendo, e não é que discorde, eu acho que o que pode eventualmente rodar em 4K é insuficiente para poder usar isso como ponto de vendas. Eu tenho certeza que ALGUM JOGO eles testaram, por exemplo Forza. Será que sair de 1,3 para 6 TFLOPS não permitiria absolutamente NADA em 4K, vindo do One? Acho que sim, mas como disse, nada pra justificar a propaganda, a meu ver perigosa, de vender 4K em jogos.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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A matemática não fecha
Não sei a matemática que você está se referindo. Um jogo como Battlefield não tem como, um jogo como Minecraft (como citado pelo Darth), sim. Alguma coisa melhor que Minecraft pode até existir, mas sei lá o que seria. Quero dizer, a matemática não é apenas a transferência de uma resolução para outra, mas o que está sendo gerado nessa resolução, e daí varia conforme o título.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
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Mas entendo o que você quer dizer, @caddelin , naqueles jogos em que você espera um diferencial gráfico, então você não terá o poder necessário pra entregar o 4K nativo.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
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758
Curitiba
Dizem eles que os desenvolvedores afirmaram que daria. Entendo o que você (e meio mundo) está dizendo, e não é que discorde, eu acho que o que pode eventualmente rodar em 4K é insuficiente para poder usar isso como ponto de vendas. Eu tenho certeza que ALGUM JOGO eles testaram, por exemplo Forza. Será que sair de 1,3 para 6 TFLOPS não permitiria absolutamente NADA em 4K, vindo do One? Acho que sim, mas como disse, nada pra justificar a propaganda, a meu ver perigosa, de vender 4K em jogos.

Suponho que Minecraft rodará a 4k em 60 fps :)
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Ainda não consegui terminar de escutar o podcast, mas estou gostando bastante. Eu ainda estou na parte em que vocês discutem resolução e acho formidável que vocês consigam distinguir os fatos, a realidade, do que está no plano dos desejos de uma parte dessa indústria e - espero eu - de um pequeno grupo de jogadores. No podcast do videogamer os analistas repetem a mesma coisa: atualmente, nem o PS4 original consegue oferecer uma experiência, do ponto de vista bruto, dos gráficos, extraordinária, porque outras coisas muito importantes são sacrificadas em favor da resolução ( e eles estão se referindo a 1080p! rsrs). Então esse negócio de 4k, 4k, 4k, fica parecendo papo de esquizofrênico. E a indústria continua caminhando no sentido de vender essa ideia de maior resolução, porque claramente é mais fácil pra eles persuadirem o público no sentido do aumento de resolução do que melhorar outros aspectos estruturais, tão importantes ou mais para os jogos do que a resolução em si. Essa convenção foi uma coisa surreal. O Ben Kuchera, com razão, diz que tudo que eles disseram ali eles não conseguem provar. NInguém viu melhor resolução no evento porque não possuem TV 4k. mais frame rate? Depende do desenvolvedor se ele vai de fato aumentar.. a experiência em 1080p vai ser aprimorada? PODE ser, mas depende do desenvolvedor.. rs Quem tem TV 4k vai jogar em 4k nativos? Mais ou menos... Meu Deus!!! rsrs.. Mas mídia Bluray 4K, o meu PS4 pro vai ler? Não.. Achamos que isso é dispensável, porque só você e mais umas 6 pessoas têm TV 4K no momento e isso aumenta o custo do produto. Então a gente resolveu abrir mão do Bluray 4K. Mas, como assim? Vocês não estão querendo me vender resolução 4K? Sim e não. O PS pro é pra jogos! Mídia física tá com os dias contados e filme em 4k, vejam no netflix.. (isso eles disseram de verdade! rs). Parece que você tá num hospício! Se você observar as imagens da convenção, parece até que eles não estão se sentido à vontade, não sabem exatamente o produto que estão vendendo, nem para quem estão vendendo e nem para quê estão vendendo. É genial! rsrs
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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7,392
Rio de Janeiro
Vou começar a escutar hoje, 3 horas são um desafio hard rs.

Ainda mais porque eu não curto pausar o cast... prefiro escutar tudo logo de uma vez.

Ai como estou na correria, só no fds mesmo para ter esse tempo todo disponível [emoji1].
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Terminei de escutar agora, parabéns por mais um ótimo podcast!

A participação do Thiago ficou bem bacana, tomara que ele apareça outras vezes. Gostei bastante das primeiras impressões dele sobre o F1 2016, estou de olho nele... o Porto também fez uma bela análise, parece que ele curtiu bastante o game (um grande ponto positivo para codemasters rs).

Vou deixar aqui meus 1/2KG de opinião:

Sobre a tal história do 4K: Bom, também já comentei nas postagens de vocês lá no facebook e aqui mesmo no PXB que eu não acredito que nativamente o Scorpio vai atingir tal meta dos 4k sem sacrificar desempenho/visual para isso, como a MS diz.

O problema é que muita gente acredita nisso, o que eu acho até normal, já que a grande maioria que joga em console não entende o suficiente de hardware para ver que essa é uma promessa bem ousada. Até imagino quando saírem as primeiras análises técnicas, vai ser uma reclamação e um xorôrô só.

Mas a evolução em relação ao Xbox One é incontestável, sem dúvidas vai proporcionar mais "cavalos de potência" para os desenvolvedores usarem na hora de fazer seus games. Creio que o Scorpio rodando numa qualidade tipo 2k com com filtros e fazendo upscaling para os 4k pode vir a proporcionar um resultado visual bacana. Mas ainda preferia que usassem também todo esse novo poderio não só para melhorar os gráficos, e sim a física, inteligência artificial e etc.

Teve um ponto do cast onde vocês comentaram que a tecnologia evolui rápido demais a ponto dos consoles conseguirem acompanhar ela rigorosamente
: Bom, isso é um fato... tanto que temos ai a MS tentando arrumar um jeito de contornar esse empecilho com esse pensamento de "beyond console generations"

Só não sei como isso vai funcionar na prática... consoles de dois em dois anos? (usando um programa de trocas para incentivar o upgrade) Um aparelho mudular?, para que o usuário de forma simplificada consiga melhorar seu vídeo game?

Estou realmente curioso para o futuro rs.

Sobre o No Man's Sky: Eu li muitas opiniões no tópico que o Victal fez aqui no PXB, algumas boas e outras nem tanto. A crítica especializada foi pouco receptiva com ele, batendo em cima principalmente a redundância no gameplay... que os planetas só mudam o visual e etc. E quando vejo o user critic, percebo que esses problemas realmente existem.

Fora aquele negócio do multiplayer do jogo, onde o próprio Sean Murray se enrola cada vez mais quando tenta explicar (fiquei impressionado foi com a "versão definitiva" do game tinha na capa que possuía multiplayer/interação entre os jogadores, mas atentaram omitir essa info aplicando um adesivo por cima... mas o pessoal acabou percebendo).

Enfim, acho que assim como Watch Dogs, a expectativa foi o principal inimigo desse jogo.

Sobre a tech demo do TF2 rodando de forma lamentável nos consoles: Bom acho que já era de se esperar, tem empresa que não acerta a mão mesmo. Dice com o Battlefield é outra, a forstbite roda de forma cagada nos consoles desde 2013... o próprio beta do BF1 roda da mesma forma que Titanfall 2 nos consoles.

Mas o grande problema é que achei que é muito mais do mesmo... poderiam lançar esse conteúdo como uma expansão parruda para o primeiro game cobrando ai uns 30 obamas que estaria beleza... não vejo sentido nessa continuação.

Outra que recentemente merece um prêmio pela porca otimização é a Telltale. Para não precisar escrever, vou colar aqui um trecho da matéria da Eurogamer de Portugal:

"Depois de diversos controversos lançamentos, especialmente devido a erros e problemas técnicos, a Telltale Games está de regresso com Batman: The Telltale Series e as coisas não parecem ter corrido muito bem. Para perceber como está a performance e a resolução deste novo empreendimento, o Digital Foundry decidiu investigar e os resultados não são lá muito animadores.

Apesar da Telltale Games ter melhorado em alguns jogos, pelo menos na PlayStation 4 e Xbox One, Batman revela um novo ponto baixo para os jogos da editora. Tão baixo quanto uma resolução de 1600x766 na PlayStation 4, a mais baixa jamais registada na nova consola da Sony, e 1280x614 na consola da Xbox One, também o mais baixo registado nesta consola, que parece compensar com o uso de anti-aliasing, totalmente ausente na PS4.

Além disso, a performance é loucamente variável. O rácio de fotogramas não está bloqueado e pode alternar entre 60fps e sub-20fps, o que torna a experiência altamente inconsistente. Na consola da Sony, as flutuações são piores que na Xbox One. Mesmo sendo um jogo de aventura com um foco na narrativa, a performance altamente instável destrói por completo a experiência."

Estou longe de ser graphic whore, mas em pleno 2016 os caras me lançam um jogo que roda em sub hb é para merecer uma surra de gato morto e só parar de bater quando ele miar... sem falar as inconsistências nos frames, que quebra o gameplay até mesmo de um storytelling como esse do Bátima.

Nem sei se hoje em dia esse problema já foi resolvido, até adiei a compra do game para uma futura promoção.

Bom, acho que é isso! Novamente parabéns por mais um ótimo podcast!

Abraços e até o próximo programa!
 
Última edição:

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Gente, é IMPERATIVA a participação de @SouzaRJ e @Saci nos próximos podcasts! O que a gente vai economizar de tempo na leitura dos textos aqui e ganhar com o conhecimento e simpatia e interesse dos dois será muito! rsrs
Tá lançada a campanha! rsrs
 

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
1,343
1,234
Gente, esse pessoal do videogamer é sério, sensato e muito crítico. Achei bem legal esse vídeo deles. É CURTO, 5 minutinhos. E fala sobre o PS4k.
 
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Reações: caddelin

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