Olhando as coisas por alto, eu tenho essa mesma impressão. Esse público mais cristalizado, como o que movimenta o tópico, realmente vai levar mais em consideração essa questão da conta digital, troféus/conquistas, antes de tomar qualquer decisão.Essa geração serviu pra fundamentar e fidelizar o cliente com compras online, assinaturas, troféus/conquistas, lista de amigos, amizades, etc, etc.
É difícil alguém abandonar uma conta "upada" hoje em dia.
Cada um vai ter os seus argumentos para permanecer onde está. Mas claro, sempre devemos levar em conta que videogame envolve fatores imponderáveis, mexendo com paixão, sentimento, memória afetiva, afinal, videogame é sobretudo, produto de entretenimento.
Há um público não-cristalizado (ou casual, como queira) em disputa, que numericamente corresponde a grande maioria.
Com os avanços na tecnologia, as empresas do setor (e até fora dele) já estão se movimentando para encontrar o seu próprio oceano azul fora dos domínios dos consoles.
Uma outra impressão minha é que a MS parece sentir que o público de console, na batida que está, bateu num teto, sendo preciso uma movimentação mais audaciosa para tentar 'virar a chave'.
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