"Industria de games, coletivamente, afastando-se dos 60 FPS"

Luiz Trindade

Jogador
Junho 9, 2008
817
226
A afirmação foi feita por Nicolas Guérin , designer de Assassins Creed. Em linhas gerais, ele afirma que os 60 frames por segundo são difíceis de atingir e, em contrapartida, o resultado não é significativamente impactante: perde-se o aspecto de realidade, e ganha-se um aspecto mais artificial - "parece estranho" -, conforme Nicolas. Por isso, segundo ele, a industria, como um todo, deve começar a abrir mão dos 60 fps e focar mais em 30 fps, mas com mais elementos melhor renderizados em tela.

Confira a matéria a integra (em ingles) clicando aqui.
 
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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Eu concordo com ele. Se para sacrificar outros aspectos do jogo, melhor ficar a 30 fps mesmo. Agora a resolução 1080p é algo que espero que não desistam.
 
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Luiz Trindade

Jogador
Junho 9, 2008
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Não acho 1080 uma coisa fundamental (ora, ainda me divirto com SNES e Mega Drive na TV), mas, de fato, também espero que não desistam disso, ainda que me satisfaça com os 900p com upscale.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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Eu concordo com ele. Se para sacrificar outros aspectos do jogo, melhor ficar a 30 fps mesmo. Agora a resolução 1080p é algo que espero que não desistam.
Só jogos de corrida que eu vejo diferença, e sinceramente é nos jogos de corrida aonde já estamos o mais próximos do fotorrealismo, então eles teriam musculatura extra pra gastar ali.

No restante dos jogos, eu gostaria de ver os recursos desses frames utilizados em shaders mais legais, cenários destrutíveis e mais dinâmicos e outros fatores como texturas em uma resolução mais alta. Talvez Titanfall e CoD ainda ficaria mais legal em 60fps, mas eles seriam os pontos fora da curva.
 

Luiz Trindade

Jogador
Junho 9, 2008
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226
eu gostaria de ver os recursos desses frames utilizados em shaders mais legais, cenários destrutíveis e mais dinâmicos e outros fatores como texturas em uma resolução mais alta.

Talvez esse seja o objetivo em abrir mão dos 60 fps. Por isso, eu não poderia concordar mais.
 

Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
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493
Eu concordo, ainda acho muito estranho jogar BF4 no One, acho que o padrão so foi criado por causa da new gen ou seja na próxima geração as pessoas vao querer 120fps e ai vai...
E claro que varias produtoras disseram que a 60 fps não vemos muitos dos efeitos criados, espero que se focando em somente 30 fps eles consigam atingir resoluções fixas perto do 1080, não e uma exigência mas para mim é o mínimo que tem que ser feito ate o final dessa geração, não ligo em jogar em 900p ou 720p contanto que justifiquem o porque, já no caso de PES 15 ficou claro ali que não quiseram trabalhar pra conseguir o máximo do Xone, e ate agora dos vários games que tenho so vi a diferença em BF4, no Fifa 14 e Forza 5 não percebo nada de diferença, quero muito os 30 fps e mas efeitos, jogabilidade aprimorada, mais objetos na tela, personagens mais detalhados e etc... 60 fps veio por vir nessa gen pois e uma coisa totalmente desnecessária.
 

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Eu fico feliz em ouvir isto pq está caindo os parâmetros forçados aos poucos. Não faz sentido fixar alvos de resolução e FPS. O produtor tem q ter a sensibilidade e a liberdade para saber o que está bom ou não. Principalmente por parte dos jogadores em não classificar antecipadamente o jogo como ruim só por causa de um 720p 30fps.
 

AleAcostA

Por aqui desde 2007...
Março 23, 2007
1,029
650
São Paulo
Se abrir mão dos 60fps significa melhores jogos eu estou dentro, até por que eu particularmente não consigo sentir tanta diferença entre 30 e 60 a não ser em jogos de corrida, agora se isto é só uma desculpa por não terem tido paciência e capacidade de customizar melhor o game eu não apoio, mas só poderemos confirmar isto mais para a frente validando se isto que eles falaram é mesmo verdade.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Como assim 30 fps é melhor que 60.

Vamos defender sua argumentação de não conseguir colocar seu AC em 60fps nas 2 plataformas mas dizer que 30 fps é melhor é falar MUITA merda.

Qualquer jogo em 60fps é muito superior.
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
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Brasil, Brasília - DF
Como assim 30 fps é melhor que 60.

Vamos defender sua argumentação de não conseguir colocar seu AC em 60fps nas 2 plataformas mas dizer que 30 fps é melhor é falar MUITA merda.

Qualquer jogo em 60fps é muito superior.
Pode parecer estranho num primeiro momento a afirmação do cara até pq a gente vê, possa 60 fps > 30 fps "é óbvio q é melhor" mas assim como foi comparado no filme O Hobbit q tem versões de 24 fps e 48 fps e a população preferiu os tradicionais 24 fps o mesmo pode ser pensado no mundo dos games.
 

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
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Rio de Janeiro
Eu só consigo perceber a diferença em jogos de corrida. E é uma baita diferença na sensação de velocidade.

Esse é um dos poucos defeitos do Forza Horizon 2. Se é que isso pode ser chamado de defeito.
 
Março 18, 2014
448
439
A afirmação foi feita por Nicolas Guérin , designer de Assassins Creed. Em linhas gerais, ele afirma que os 60 frames por segundo são difíceis de atingir e, em contrapartida, o resultado não é significativamente impactante: perde-se o aspecto de realidade, e ganha-se um aspecto mais artificial - "parece estranho" -, conforme Nicolas. Por isso, segundo ele, a industria, como um todo, deve começar a abrir mão dos 60 fps e focar mais em 30 fps, mas com mais elementos melhor renderizados em tela.

Confira a matéria a integra (em ingles) clicando aqui.
Se for contar que filmes são em 24p, ele está certo. Porém o mundo real tem muito mais que isso. Daí é uma decisão do desenvolvedor: quer que o jogo se pareça um filme ou uma janela.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
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Pegue um PC.

Pegue um jogo, coloque ele em 60 fps cravado.

Agora teste o mesmo jogo com 30 fps cravado.

Não tem como voltar aqui e dizer que 30 fps é melhor.

Não tenho nada contra jogos em 30fps, meu problema é com o babaca da Ubisoft que vem justificar a decisão deles de 30fps dizendo que é melhor, não é, 60 fps é muito mais confortável.
 

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
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Pegue um PC.

Pegue um jogo, coloque ele em 60 fps cravado.

Agora teste o mesmo jogo com 30 fps cravado.

Não tem como voltar aqui e dizer que 30 fps é melhor.

Não tenho nada contra jogos em 30fps, meu problema é com o babaca da Ubisoft que vem justificar a decisão deles de 30fps dizendo que é melhor, não é, 60 fps é muito mais confortável.
Só não pode fazer o teste com um jogo da Ubisoft, se não vai ser preciso um data center pra chegar aos 60fps. :D
 
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Raptorstzx

Jogador
Janeiro 2, 2009
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FPS em 30 fps é horrível. BF4 em 30 fps é péssimo. Em jogos de corrida também.
Em outros jogos pode até ser aceitável, mas o cara da Ubisoft quer mascarar a própria incompetência. Nós não deveríamos sacrificar os frames pra deixar em 1080p ou criar mais shaders, etc.. aliás, tampouco deveríamos aceitar quando falam isso.
Falar que 30fps travados é melhor do que 60 travados (ouso dizer que até 60 com quedas até 50, 55) é loucura.
 
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Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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meu problema é com o babaca da Ubisoft que vem justificar a decisão deles de 30fps dizendo que é melhor, não é, 60 fps é muito mais confortável.

Que eu tenha visto ele não falou que é melhor, falou que a indústria vai se afastar dos 60FPS.

Mesmo que isso seja desculpa pelo AC ser 30FPS hoje, eu acho que é algo muito provável. A medida que a geração avançar, e o mercado exigir jogos mais bonitos e mais complexos vai ser preciso reduzir o framerate para investir esse processamento em outros lugares. Mas é claro que isso vai depender do jogo. Para alguns jogos pode ser interessante continuar sacrificando look por feel.
 
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Junho 30, 2010
398
231
Belo Horizonte
Para mim 30fps é mais que o necessário é a melhor opção porque:
1 Porque a industria do cinema e tv trabalham com 24 fps e as imagens são ótimas.
2 Porque 30 fps quer dizer o dobro de polígonos, objetos, e outros do que em 60 fps.
3 Porque muitas TVs LCD,LED,OLED e PLASMA só oferecem 60 hz de resolução estática e 30 de dinâmica.
4 Porque duvido que se vendessem AC unit 30fps por R$ 120,00 e AC unit 60fps por R$ 240,00 quase ninguém iria comprar.
5 Porque é bobagem exigir 60 fps em vez de bons jogos.
6 Porque 60 fps não garante que o jogo vai ser bom.
7 Porque a grande maioria dos jogos lançados até hoje não são 60 fps e muitos destes são melhores dos que os que são 60fps.
8 Porque nenhum ser humano consegue olhar para uma tela de 42 polegadas a 2 metros ou mais de distância a 60 fps e perceber 100% dos detalhes.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,521
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Rio Grande do Sul
Pode parecer estranho num primeiro momento a afirmação do cara até pq a gente vê, possa 60 fps > 30 fps "é óbvio q é melhor" mas assim como foi comparado no filme O Hobbit q tem versões de 24 fps e 48 fps e a população preferiu os tradicionais 24 fps o mesmo pode ser pensado no mundo dos games.
Preferiam porque estavam acostumados.
Aconteceu a mesma coisa quando começaram a lançar filmes com som, depois filmes coloridos, e agora 3D, por exemplo. (Tá, foram decisões técnicas e mercadológicas, mais esta última, pra indústria conseguir mais $$$, mas enfim.)

Sobre os 30/60 fps, não tem como dizer que algo menos fluido seja melhor. O que deve ser levado em consideração é se o jogo precisa ser em 60 cravados ou pode ter menos e focar em outros elementos que sejam mais relevantes para a sua proposta.
 
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