Análise Hellblade: Senua’s Sacrifice

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Bauru
Xbox Live
Daniel Atilio
#1
Salve salve pessoal…

Trago para vocês hoje a análise de um jogo diferente, um jogo que te traz um sentimento de desespero e angústia, o bem aclamado Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Introdução
O estúdio Ninja Theory (Heavenly Sword e DmC: Devil May Cry), desenvolveram um jogo que mexe com a interpretação e compreensão humana, trazendo uma mistura de sentimentos e emoções durante a sua campanha. O jogo foi criado com a colaboração de neurocientistas e pessoas que sofreram psicoses, assim trazendo uma experiência diferente ao seu gameplay.

O jogo se passa no fim do Século 8, quando uma guerreira celta (Senua) parte em uma jornada até o inferno viking para salvar a alma de seu amado (Dillion), confrontando a deusa Hela. Na jornada, você tem a companhia de vozes (dentro da cabeça de Senua) e da Escuridão. Também encontra com outras pessoas, como um escravo morto dos noruegueses (Druth).

Toda a temática do jogo envolve a mitologia nórdica, contando estórias de Odin, Ragnarok, Loki, etc… Além disso, o game é cheio de revelações sobre o passado de Senua, onde você descobre os motivos por trás de seus traumas, medos e auto estima.


Enfrentando um dos adversários​

Som

Começando pelo som do jogo, as músicas são bem executadas e combinadas com as fases e passagens executadas no game, por exemplo, em um dos primeiros desafios antes de chegar na floresta da ilusão, começa a tocar uma música com uma pegada de ação, e logo você entra em uma batalha.

Muitas das vezes a música prepara o jogador para algum elemento do game, assim como quando você irá enfrentar os desafios da Hela e começa a tocar uma música de inspiração, incentivando as batalhas finais.


Cenários lindos com luzes e sombras​

Outro ponto a se ressaltar do som, são os efeitos sonoros, o jogo apresenta inúmeros diálogos, e vozes que falam com a Senua, direto ouvi coisas como “você é burra”, “desista”, “iremos morrer” e isso afeta também a forma como você joga ou a sua atenção no game. Por exemplo, nas cenas de luta, você ouve as vozes falando “atrás de você”, rapidamente você consegue apertar o botão da esquiva.

O jogo incentiva você a usar fones, pois assim as vozes parecerão que realmente estão na sua cabeça rs… Eu tentei, mas joguei bem pouco com fones, apenas para sentir a imersão criada pelo jogo.


Senua de perto, muitos detalhes​

O jogo inteiro está em Inglês, porém com legendas em português, apenas em alguns diálogos que não é apresentado a legenda, mas nada que impacte no entendimento da história.

Gráfico
A parte visual do game é extremamente caprichada, sendo que os ambientes são lindos, mesmo os mais escuros são caprichados e detalhados, como por exemplo, em uma parte que você passa por Hellheim, uma área com um lago de sangue onde várias pessoas estão sofrendo, você vê mãos tentando puxar Senua, pessoas se contorcendo ao fundo, efeitos de luzes, etc.

Além dos gráficos dos cenários, os personagens são bem compostos, como Senua, que visivelmente você nota detalhes como o rastafári que ela usa junto com algumas pedras (ou bijuterias rs), inimigos conforme você enfrenta eles, vão aparecendo marcas de corte e espada, sombras de inimigos, etc.


Acessando um dos pontos para ver a estória do Ragnarok​

O jogo também conta com alguns efeitos gráficos, que dão uma certa impressão de alucinógenos rs… como luzes que invertem, fogos replicados, olhos que te observam (floresta da ilusão), e também cenas de alucinações quando Senua conversa com outros personagens ou até com ela mesmo.

Inclusive em alguns momentos do game, a 4ª parede é quebrada, e a história do game é interagida com o jogador.


Animação de Senua sendo perturbada e gritando Shut Up (Cale Se) para as vozes que a perseguem​

Controles

Os controles do game são:
Analógico Esquerdo – Controlar personagem
Analógico Direito – Mudar Câmera (Andando) / Mudar Adversário que está focado (Batalha)
A – Interagir (Andando) / Esquivar (Batalha)
X – Golpe de Espada Fraco (Batalha)
Y – Golpe de Espada Forte (Batalha)
RB – Defesa (Batalha)
LB – Correr (Andando / Batalha)
RT – Utilizar o foco (Andando) / Foco na Batalha (Batalha)

O jogo tem dois tipos de jogabilidade, uma Andando e outra Batalhando. O modo andando é bem tranquilo, sendo que a visão da personagem é um pouco acima do ombro, e ela é um pouco lenta, nada que incomode, mas no começo do game, até engrenar o jogo, pode causar uma certa estranheza.

Andando o foco do jogo é resolver enigmas, como paredes invisíveis que ao passar por um portal se tornam visíveis, reconstruir partes do cenário olhando por outros pontos do mapa e ao ver algumas passagens bloqueadas com runas, encontrar os símbolos das runas no ambiente, por exemplo, uma runa com a letra X, você deve procurar onde no ambiente (seja sombra, árvores, casa, objetos, etc) formam a letra X.

Uma coisa que também me chamou a atenção, foi que ao virar a câmera para tentar ver o rosto de Senua, ela nunca olha diretamente e sempre desvia o olhar, mostrando sinais claros de medo ao ser encarada.


Belos cenários Nórdicos​

Agora na parte de Combates, a cada ataque, defesa e esquiva bem sucedida você vai enchendo uma “barra de especial” que é um amuleto, e quando o símbolo dela cresce na tela, você consegue usar o Foco na Batalha, sendo que o tempo para e você consegue soltar golpes mais fortes e mais rapidamente nos adversários.

O combate, eu achei ruim, infelizmente demora para pegar o jeito (como as manhas de sair correndo e dar uma espada, ou se esquivar e já dar uma espada nos inimigos de escudo), além do que, eu sou fã de jogos do estilo Hack’n Slash, onde o combate é mais frenético, esse como é mais lento, e vários inimigos te atacam, morri diversas vezes, e cheguei até a ter dores nas mãos de tanto apertar os botões rs.

Falando em números de mortes, quando você morre a primeira vez, é falado a Senua que ela não pode morrer muito, senão você voltaria ao início da jornada, e com isso nasce uma mancha negra nas mãos dela, que a cada vez que você morre, essa mancha aumenta. No total morri cerca de 15 vezes, entre combates (maioria) e armadilhas, e a mancha chegou até ao ombro dela.


A esquerda Senua, a direita Melina Juergens​

Diversão

Assim como dito no tópico anterior, eu não gostei das batalhas, achei o combate frustrante, e ficava extremamente aliviado ao passar por uma parte de batalha. Muitas das vezes aparecem vários e vários inimigos um atrás do outro, e isso vai cansando.

Porém, o jogo ele consegue te prender de uma forma extraordinária, a sua narrativa é condensada e imersiva, e toda a trama faz você sentir vários sentimentos como agonia, medo, pavor, dó e compaixão. No jogo eu tive a sensação do quanto o ser humano é frágil, e o quanto as variáveis em um ambiente (no caso a infância de Senua) podem influenciar no reflexo que ela se tornou e no que ela sente. Além disso a interpretação da atriz como a Senua, o ambiente e a música e efeitos sonoros, causam um realismo e uma profundidade única.

Uma coisa interessante no jogo, são alguns objetos com runas, que ao ser utilizado o foco neles, o narrador conta partes da história da mitologia nórdica, que envolvem e acabam no Ragnarok (uma das poucas mitologias que o mal vence o bem no fim).


Logo no começo, paisagens assombrosas​

Algo que pode agradar alguns jogadores mas outros nem tanto, é o fato do game não deixar explícito o que deve ser feito, muitas das vezes fazendo o jogador pensar e ir atrás das coisas, diferente de muitos games atualmente que mostram detalhes no mapa ou luzes no cenário indicando o caminho (a única exceção é nos enigmas de runas, onde ao chegar perto de uma, várias delas começam a flutuar ao seu redor).

Eu zerei o jogo na dificuldade normal, como ele não computou as horas no Xbox One, não sei quanto tempo gastei exatamente, demorei cerca de 1 semana, jogando um pouco por dia na hora do almoço, acho que foi algo em torno de 6 a 8 horas. Acessando o How Long To Beat, lá está que a média para se zerar o game é de 7 horas.

Uma coisa a se ressaltar também no game, é que o fator replay é praticamente inexistente, após eu zerar o jogo, não tive vontade nenhuma de zerar novamente ou buscar todas as runas.

Outras informações
A Ninja Theory apostou tudo no game, sendo que seria sua última cartada, se Hellblade não fizesse sucesso, talvez o estúdio até fosse fechado. Inclusive uma decisão que o estúdio tomou, foi de ele mesmo publicar o game, economizando gastos com Publishers.

Outro detalhe interessante do game (que eu ouvi dizer), é que a atriz que trabalhou como Senua, a Melina Juergens, nunca atuou na vida (e olha que as expressões do game são excelentes), ela é fotógrafa e editora de vídeos.


Procurando Runas na paisagem​

Preço

Na PSN, o jogo está R$ 68,92, Clique Aqui para saber mais.

Na Steam, o jogo está R$ 55,99, Clique Aqui para saber mais.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 59,00, Clique Aqui para saber mais.


Passando por Hellheim​

Considerações Finais

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um ótimo game com uma narrativa ímpar, que faz você refletir e pensar sobre a fragilidade humana, uma experiência realmente única. Porém, infelizmente possui alguns controles e ritmo de game complicados de se adaptar no começo da jornada.

Outro ponto é que apesar da experiência fantástica, o jogo não tem um fator replay elevado, assim provavelmente ao zerar o game você não irá jogá-lo mais.

Fonte: Terminal de Informação
 
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#4
Primeiro jogo que joguei no Xonex e fiquei abismado com o mar logo no início. É a água mais bem feita que já vi. Joguei bem pouco mas gostei muito. O jogo é perturbador pelos cenário, narrativa e principalmente pelas vozes. Agora que fechei GOW, voltarei à Hellblade.
 
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Rio de janeiro
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Felipevasco31
#5
Assino em baixo o sua análise. Tua opinião sobre o game bate perfeitamente com a minha. É um game totalmente contemplativo, uma experiência única nesse aspecto. Pra quem espera algo acima da média em termos de gameplay, nesse ponto, digo que o jogo deixa muito a desejar. A jogabilidade realmente não é o forte dele.
 
#6
Este jogo é uma experiência ímpar. O jogo não tem novidades em termo de jogabilidade e desafios, mas, o quesito imersão é altíssimo. Me incomodou tanto as psicose da sennua que assim que terminei, desinstalei e não pretendo jogar mais nunca. Ao fim do jogo a sensação foi que algo em mim tinha mudado... Para sempre.
 
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Barbacena
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IronLexPM
#10
Joguei ele no lançamento, estava mto interessado nele desde seu anúncio. O game é mto bem feito e por ser um jogo de orçamento reduzido, conseguiu um excelente resultado tanto em gráficas, qto de forma geral.

Outro deralge que pode agradar a mtos, é que ele é o famoso bom, barato e 1000g fácil.

O maior destaque do game é a parte sonora. Chega a ser perturbador os sussurros que nos fazem sentir dentro da mente perturbada da protagonista.
 
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BSMoraes
#14
Finalizei o jogo ontem. Curti muito!
Tem que ser jogado com um bom headset, faz toda a diferença na imersão.
A qualidade sonora é tão boa que em alguns momentos eu tirava o headset achando que o barulho era na minha casa, mas era no jogo. KKKK!
Achei o combate simples e ao mesmo tempo interessante, depois que pega o jeito é gratificante vencer os adversários.
E as vozes falando chega a causar conflito nas decisões. Em alguns momentos não sabia para que lado ir com elas falando ao mesmo tempo. Fica tão natural que a gente até esquece que são vozes na mente e passa a achar que estão auxiliando mesmo.
Mas confesso que quando finalizei fiquei tão confuso como quando finalizei Limbo e Inside. Não sei o que foi experiência real da Senua ou o que foi invenção da mente dela.
Já indiquei a todos meus amigos.
 
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Creis92
#15
Acabei de zerar Hellblade. Que carga dramática pesada. A história é muito bem feita. Achei a câmera do combate zoada demais. Atrapalhou demais em alguns combates com varios inimigos. Mira travada nao dá. Espero que em futuras sequências melhorem isso. Por falar em sequências, se a NT com pouco conseguiu fazer esse jogão imagina com muito? Imagina as próximas noivas IPs? Espero que eles ampliem os horizontes dessa franquia no futuro. Talvez um caminho semelhante ao dos novos tomb raider misturado com o do novo God of War? Seria ótimo.

Nota 9 por causa da câmera que me trolou várias vezes.

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patrick94fb
#16
To no começo do jogo, mas ta bem zzz.
A história é boa e o gráfico é lindo, como me informaram que o jogo melhora eu vou continuar. O combate é bem meh também, mas da pra compreender pelo tamanho da equipe. Com dinheiro e um equipe maior a ninja tem muito potencial.

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Creis92
#17
To no começo do jogo, mas ta bem zzz.
A história é boa e o gráfico é lindo, como me informaram que o jogo melhora eu vou continuar. O combate é bem meh também, mas da pra compreender pelo tamanho da equipe. Com dinheiro e um equipe maior a ninja tem muito potencial.

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No começo da sono e vontade louca de dropar, mas melhora mais pra frente.

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patrick94fb
#20
Vcs estão jogando com fones de ouvido, como o recomendado, né? Como fica com sono com as vozes na cabeca? Hehe
Não to jogando com o fone, certeza que deve passar uma atmosfera diferente, mas acho que o problema não é esse.
Eu fui esperando uma outra proposta de jogo, tava esperando um porradeiro frenético, mas o foco do jogo é totalmente diferente, depois vou retornar e tentar jogar com fone.

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