Epic Games terá loja concorrente do Steam

Discussão em 'PC' iniciado por Victal, Dezembro 4, 2018 às 22:14.

  1. Seja bem-vindo ao PXB, a melhor comunidade brasileira de Xbox! Fique à vontade para ler e comentar todo o nosso conteúdo. E claro, se gostar, faça o seu cadastro e junte-se a nós!
  1. Victal

    Victal Viciado
    Colaborador

    Março 19, 2009
    10,433
    9,262
    ravictal
    [​IMG]

    É fato que a Epic Games é uma das empresas mais importantes nos games. Não pelo passado com sucessos Unreal Tournament e Gears of War, mas por toda sua presença na área. Devemos lembrar que ela criou o motor gráfico Unreal Engine, um dos mais utilizados e avançados do mercado. Após a presença em todas áreas, o estúdio vai investir agora em uma loja virtual, a Epic Games Store. Assim como a Valve com a Steam, a Epic Games fará o mesmo.

    Uma das maiores vantagens da loja é a taxa cobrada aos desenvolvedores. Na Steam, quando publicado um jogo, a Valve possui 30% do ganho nas vendas. Além desta taxa, caso o jogo em questão seja produzido na Unreal Engine, a Epic também cobra 5% de royalties. No entanto, se o desenvolvedor publicar na Epic Games Store, a porcentagem nas vendas será de apenas 12%. De bônus se o jogo foi feito na Unreal Engine, não será cobrado os 5% de royalties.

    “Durante o desenvolvimento do Fortnite, aprendemos muito sobre o custo de operar uma loja digital no PC”, disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney.

    “A matemática é bastante simples: pagamos cerca de 2,5% a 3,5% pelo processamento de pagamentos para os principais métodos de pagamento, menos de 1,5% para os custos CDN (assumindo que todos os jogos são atualizados com a frequência de Fortnite) e entre 1 e 2% para variáveis custos operacionais e de suporte ao cliente.”

    “Custos fixos de desenvolvimento e suporte à plataforma tornam-se insignificantes em larga escala. Em nossa análise, as lojas que cobram 30% estão aumentando seus custos em 300 a 400%. Mas com os desenvolvedores recebendo 88% da receita e a Epic recebendo 12%, essa loja ainda será um negócio lucrativo para nós ”.

    De acordo com Sweeney, a Epic Games acredita que os desenvolvedores devem ser recompensados por seus esforços.

    “Houve um tempo em que o modelo de 70/30% de participação nos lucros da Steam, da Apple App Store e do Google Play foi um avanço na eficiência”, explicou. “Agora, 12 anos depois, as lojas alcançaram grandes economias de escala em um negócio mundial anual de US$ 25 bilhões, mas os benefícios se acumularam puramente para as lojas. O modelo de negócios da Epic reconhece que agora é possível administrar uma loja digital com uma participação de receita de 88/12%, e ainda ter um negócio robusto e lucrativo. ”

    A loja certamente vai estar presente pelo Epic Games Launcher, conhecido por quem joga os games da desenvolvedora no PC. Fortnite e Unreal Tournament são alguns exemplos de jogos que podem ser encontrados. Não é de hoje que o estúdio tenta desviar destas práticas nas lojas virtuais atuais. Fortnite Battle Royale para Android está sendo disponibilizado por meios alternativos da Play Store, justamente por este motivo.

    Fonte: https://www.comboinfinito.com.br/pr...com-varias-vantagens-para-os-desenvolvedores/

     
    Edu Barros e ronabs curtiram isso.
  2. Ads Master

    Top Poster do Mês

     
  3. Saci

    Saci Heimdall dos Pampas
    Moderador

    Abril 11, 2007
    8,606
    10,341
    Não serei um grande consumidor, mas se possível darei uma força.
    Não sabemos como será a política de preços deles para o Brasil, mas antes de comprar um jogo no PC, vou espiar a loja da Epic antes, quando estiver disponível.
    Gabe está precisando de concorrência grande.
     
    Edu Barros curtiu isso.
  4. SouzaRJ

    SouzaRJ Acho que to ficando velho
    PXB Gold

    Julho 18, 2012
    9,119
    6,515
    Nova Iguaçu - RJ
    SouzaRJ
    #3 SouzaRJ, Dezembro 5, 2018 às 07:14
    Última edição: Dezembro 5, 2018 às 11:05
    Ok, vai cobrar menos do desenvolvedor... mas e o consumidor? Se não repassar alguma vantagem para quem está do outro lado da tela, eu duvido que essa loja terá gás "para ser concorrente da steam".

    Entre tapas e beijos, a steam é a queridinha dos pc gamers, independente de já ter aparecido em outros tempos alternativas que pareceram tão promissoras quanto.

    A dominância da empresa do gorducho Gabe é tão grande que eu sou cético ao ponto de achar que essa vem também para ficar lá no underground junto com UPlay, Origin, GOG e etc... que acabam sendo lojas de nichos específicos.

    Tomara que eu esteja errado, concorrência sempre é bom pra gente que compra o jogo... só que tem tempo que essa concorrência não faz o dever de casa direito. (ta certo que a preguiça de largar a steam da grande parte dos pc gamers não ajuda também hahaha).

    Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
     
    Edu Barros curtiu isso.
  5. Saci

    Saci Heimdall dos Pampas
    Moderador

    Abril 11, 2007
    8,606
    10,341
    Nada de diferente. Apenas aquilo que o consumidor já paga pelo jogo vai ser distribuído de forma a passar mais dinheiro pra quem ralou fazendo o produto.
     
  6. Victal

    Victal Viciado
    Colaborador

    Março 19, 2009
    10,433
    9,262
    ravictal
    Se o desenvolvedor colocar o jogo só na loja da Epic ou se pela loja da Epic tiver algum bônus já será o suficientes para pelo menos brigar.
     
  7. Saci

    Saci Heimdall dos Pampas
    Moderador

    Abril 11, 2007
    8,606
    10,341
    O que o @SouzaRJ@SouzaRJ disse sobre comodidade em manter tudo no Steam é muito real. Qual é a vantagem de eu precisar abrir mais de 1 lugar para jogar? Gerenciar amigos em plataformas diferentes...
    A Epic já tem um bom chamariz para publishers anunciarem lá.
    Vamos ver se ela bola algo chamativo para o consumidor final.
     
    SouzaRJ e Edu Barros curtiram isso.
  8. ronabs

    ronabs Opa
    Moderador

    Novembro 8, 2010
    9,918
    17,855
    Porto Alegre
    ronabs
    Mesmo sem querer, já tenho 5 launchers no PC: Steam, GOG, UPlay, Blizzard e Twitch, fora uns sem DRM de um Humble Trove da vida instalados direto como antigamente. Não chega a ser um problema porque é só abrir o programinha ali e entrar no jogo, mas mesmo assim, centralizar é uma mão na roda pela biblioteca.
     
    SouzaRJ e Edu Barros curtiram isso.
  9. Saci

    Saci Heimdall dos Pampas
    Moderador

    Abril 11, 2007
    8,606
    10,341
    Vai estabelecer um "programa de milhagem" com resgate de v-bucks.
    Vai ter nego comprando 6 vezes o mesmo jogo.
     
    Edu Barros curtiu isso.
  10. SouzaRJ

    SouzaRJ Acho que to ficando velho
    PXB Gold

    Julho 18, 2012
    9,119
    6,515
    Nova Iguaçu - RJ
    SouzaRJ
    Nah, não imagino isso acontecendo em grande escala.

    Talvez um ou outro jogo se a Epic fechar um acordo com os caras.

    Porque, convenhamos que não tem sentido você querer vender suas frutas e verduras fora do maior hortifruti da região.

    Okay, foi uma analogia bem bem nada haver, mas é o que tem pro momento hahahaha.

    Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
     
    Saci curtiu isso.
  11. SouzaRJ

    SouzaRJ Acho que to ficando velho
    PXB Gold

    Julho 18, 2012
    9,119
    6,515
    Nova Iguaçu - RJ
    SouzaRJ
    Eu tento correr disso... esses dias mesmo, na black friday, vi o Witcher 3 (re-jogar) e o FarCry 5 (ainda não joguei) por preços bem atrativos na nuuvem.

    Já ia lançar no carrinho, mas ai vi que não era para ativar na steam, e sim em suas respectivas lojas.

    Só a preguiça de fazer o download dos clientes, criar conta e etc só para jogar esses dois games já me fez deixar quieto e esperar os mesmos entrarem em promoção na própria loja da valve.

    Eu tenho tendências bem pro lado do que o @Saci@Saci comentou, de gerenciar tudo num único lugar... numa interface que eu já estou acostumado, numa loja com layout que eu já conheço, junto com o resto dos meus games e por ai vai.

    Ou seja: sou preguiçoso demais para sair da minha zona de conforto (steam), abrir mão dessas comodidades acima caso a vantagem não seja grande o suficiente (nesse caso, $$$$). E convenhamos, eu não creio que eu seja unânime, muita gente pensa e age da mesma forma.

    A única exceção é quando não tem para onde correr, como é o caso de querer jogar BF ter que usar a Origin, ou Overwatch e ter que usar o launcher da Blizzard e etc.



    Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
     
  12. Victal

    Victal Viciado
    Colaborador

    Março 19, 2009
    10,433
    9,262
    ravictal
    E ela já vai botar Fortnite lá, vai arrastar uma turma grande.

    Mas assim, eu também sou cético pra caramba com mudanças assim, mas acho nesse caso plausível.
     
    SouzaRJ curtiu isso.
  13. SouzaRJ

    SouzaRJ Acho que to ficando velho
    PXB Gold

    Julho 18, 2012
    9,119
    6,515
    Nova Iguaçu - RJ
    SouzaRJ
    É mesmo, vai ser gente a beça.

    Esse jogo deve reunir uns 30% da comunidade gamer mundial hahahaha


    Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
     
  14. Johannes

    Johannes Viciado

    Novembro 11, 2006
    8,759
    5,269
    No meu PC a tendência é que se o jogo não pode ser inicializado pelo Steam ele fatalmente será desinstalado ou nem mesmo comprado.

    Tenho jogos da Uplay e Origin, mas esses dois ficam na maior parte do tempo longe do meu PC. Só uso mesmo quando tem algum exclusivo e não tem outro jeito. Origin a última vez aqui foi com o Andromeda e já foi desinstalado de novo.

    Concorrência é sempre bem vinda e saudável, mas a profusão de plataformas que querem ter app próprio no PC só bagunça tudo. Por isso dou preferência para lojas que vendem chaves do Steam como Greenman e Nuuvem. Se a Epic quiser ter app próprio provavelmente nem vou passar lá.
     
    SouzaRJ curtiu isso.
  15. patrickfb

    patrickfb Viciado

    Abril 8, 2017
    994
    1,109
    Vila Velha - ES
    patrick94fb
    Já chegou fazendo lambança, a estratégia de exclusividade revoltou a galera.
    Ashen adiado na Windows store (mesmo com play anywhere anunciado) e na steam. Teve um outro exclusivo epic que teve a página removida da steam.
    Já conseguiu revoltar a galera no lançamento.

    Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
     
  16. mad2035

    mad2035 Casual
    Colaborador

    Setembro 17, 2008
    1,415
    689
    archangel2035
    Da mesma forma que CS impulsionou o steam, fortnite esta dando forca a epic store.

    O lancamento ta sendo forte, tanto que acho cs go tornou free para nao perder espaco.

    Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
     
  17. Zarathrasher

    Zarathrasher I am the one who knocks

    Janeiro 21, 2014
    553
    312
    ZaraThrasher
    Excelente noticia, é sempre bom ter concorrência.
    O que eu mais vejo por ai é o pessoal enaltecer o PC por poder comprar o jogo a onde quiser, mas aí se não lançar na Steam vira um choro internet afora.
    Agora o que fizeram com Ashen foi sacanagem mesmo.
     
    xJohnKennedy curtiu isso.
  18. Saci

    Saci Heimdall dos Pampas
    Moderador

    Abril 11, 2007
    8,606
    10,341
    Essa publisher que pegou o Ashen entrou de cabeça na loja da Epic. É um movimento que era difícil de prever meses atrás, eu compreendo que a Anna P. faça isso, mas especificamente com o Ashen ficou chato por já estar anunciado. Contudo, eles devem ter pensado: "não vai ser pior do que explicar porque o jogo não está no Steam e está na Windows Store" .
     
    Victal curtiu isso.
  19. xJohnKennedy

    xJohnKennedy Viciado

    Dezembro 31, 2015
    1,151
    1,242
    Goiás
    xJohnKennedy
    Mas a pergunta que fica é: se o jogo estivesse na Steam estaria mais barato???
     

Compartilhe!

  • Sobre o PXB

    Criado em 2005 (como Portalxbox), o PXB é uma comunidade virtual de jogadores do Xbox. Nosso objetivo é discutir todos os assuntos relacionados a marca, proporcionando um ambiente saudável e descontraído para todos os usuários.
  • Brothers PXB

  • PXB Gold

    Com perfil PXB Gold você contribui com os custos para manter nossa comunidade funcionando perfeitamente! A sua assinatura oferecerá algumas funcionalidades extras para seu usuário (navegação sem publicidade, hospedar imagens de anexos, assinaturas de posts com imagens, subtítulo de avatar personalizado). A adesão é realizada pelo valor de R$3,00 (três reais) por mês ou R$25,00 por ano.

    Assinar com PayPal!