Em entrevista ao Arena Xbox, Bruno Motta fala sobre Game Pass no Varejo, BGS, Inside Xbox e mais.

jcwally

Bring me the Horizon...
Março 4, 2016
725
959
Barbacena mg
Nessa entrevista exclusiva ao Arena Xbox, Bruno falou sobre os serviços Xbox no Brasil, os planos para a BGS 2018, Xbox Experience, edições exclusivas de jogos, o fim do Inside Xbox e muito mais.

Arena Xbox: Bruno, para começar, você poderia falar um pouco sobre sua trajetória profissional até chegar à frente do Xbox Brasil?

Bruno Motta: Sou o Bruno Motta, tenho 31 anos, estou na Microsoft há cinco anos. Passei por algumas áreas de vendas e área de marketing voltada para o varejo e sempre estive meio próximo ao Xbox. Sempre vi essa paixão da comunidade e era um negócio que me atraia bastante! Papo vai, papo vem, com o Willen na época, e entrei no time de Xbox dois anos atrás, tocando mais a categoria de negócios e produto. E com passar do tempo fui me desenvolvendo e agora estou como o porta-voz da marca. É uma satisfação gigantesca estar aqui com vocês! Vocês [comunidade] que me fizeram querer esse tipo de posição!

AX: E os desafios que você enfrenta?

Bruno Motta: Os desafios são os mesmo que passamos globalmente com o Xbox. Óbvio, crescer a base instalada, pois quanto mais console a gente bota na mão de consumidores, melhor é para a nossa performance como negócio. E o que é prioridade para nós é fazer os serviços crescerem. Entre os serviços a Xbox Live Gold, que conta com 59 milhões de usuários globalmente, fazer o Xbox Game Pass crescer ainda mais no Brasil. Dei uma conversada com algumas pessoas e Xbox Game Pass vem performando super bem! Bem melhor do que esperávamos e colocando o Brasil nos top mercados mundiais!

AX: E como está aceitação do Xbox Game Pass pelo público brasileiro?

Bruno Motta: Cara, está incrível! Está sendo, como falei, muito melhor que o esperado! A proposta de valor faz muito sentido para o brasileiro, com R$ 29,00 por mês tem, pelo menos, 100 jogos no catálogo para você baixar e jogar o quanto quiser. Então ele vem superando nossas expectativas tanto em número de jogadores, quantidade de horas jogadas e quantidade de jogos jogados. É muito interessante ver que quem está dentro da plataforma, está jogando vários jogos!

AX: Uma preocupação que tivemos, como jogadores, quando vocês anunciaram o Game Pass era a aceitação das empresas. Teoricamente, as empresas não venderiam jogos, mas o catálogo está gigantesco! Temos lançamentos entrando, como o novo Forza, Gears e vemos várias empresas entrando no catálogo e isso ajuda as pessoas comprarem a ideia…

Bruno Motta: A gente, como Microsoft e como Xbox, fica muito feliz de ver nossos companheiros de profissão, os publishers, entrando junto nessa! PES 18, The Division, Fallout 4 e 3 entraram no catálogo, então a gente fica muito feliz de ver outros parceiros, os outros publishers entrando junto!

AX: Ainda sobre o Game Pass, vamos ter ele anual?

Bruno Motta: Hoje vocês só conseguem comprar o Xbox Game Pass na Dash ou na Store. Vocês vão ver chegando no varejo algumas edições chamadas CSV. A edição do Game Pass de um mês, vocês já vão ver no varejo em outubro. Mas por enquanto, só a de um mês. Estamos trabalhando no produto de três meses para chegar no varejo no primeiro trimestre, entre fevereiro e março, do ano que vem. O de doze meses, tecnicamente, ainda não conseguimos. Sempre olhamos qual é o melhor produto versus o ticket que o consumidor compra, então vamos bem no detalhe, onde o produto tem que estar. Estamos sempre avaliando com carinho, tentando fazer o modelo de negócio fechar para ser sustentável.

AX: Agora uma pergunta pessoal. Nas horas vagas, o que você costuma jogar?

Bruno Motta: Eu gosto do bom e velho Fifinha! (Rindo) Eu sempre fui muito desengonçado para jogar futebol, era sempre o goleiro, meio que o último a ser escolhido ali! Na vida pessoal, eu joguei futebol americano, então eu gosto bastante do Madden.

AX: Qual a importância do Xbox estar presente aqui na Game XP e em outros eventos?

Bruno Motta: É muito legal estar nos eventos, porque permite ter esse contato com vocês e também por dar possibilidade de pessoas, em várias regiões do Brasil, terem contato com o Xbox One X, o monstro, para jogar em 4K nativo. Queremos, realmente, botar esse console em 4K na mão da maior quantidade de pessoas possível. E também para as pessoas experimentarem o Xbox Game Pass. Boa parte dos jogos no nosso estande, está no Game Pass. É isso que a viemos fazer aqui na Game XP!

AX: O Xbox All Access é simplesmente incrível! A facilidade de adquirir tanto o console quanto os serviços por valor mensal acessível, seria muito interessante aqui no Brasil. Tem alguma chance do programa chegar aqui?

Bruno Motta: Esse é um projeto piloto, temporário, exclusivo dos Estados Unidos, com estoque limitado e por tempo limitado. Lá funciona, basicamente, num modelo de financiamento sem juros, específico em algumas lojas físicas Microsoft Store. Não tem planos de trazer ainda para o Brasil. Estamos monitorando de perto, mas no Brasil já o parcelamento com ajuda do varejo. Então é um negócio que estamos mais acostumados, só que eles deram uma adoçada nesse pacote de financiamento e estamos estudando, com calma, os resultados para ver o que faz sentido trazer para o mercado brasileiro.

AX: Tivemos oportunidade de conferir a Xbox Experience em Curitiba e aqui na Game XP. Vimos que o público gosta muito! Teve filas gigantes tanto lá quanto aqui. Quais os próximos estados que o Xbox vai levar essa experiência?
Bruno Motta: Obrigado pelo feedback, que bom que vocês gostaram! A gente está muito feliz de poder levar a experiência de Xbox para outras capitais, saindo do eixo Rio-São Paulo. Curitiba foi a primeira, estamos aqui dentro da Game XP, que fazia tempo que não tinha alguma ação no Rio, e já tem confirmado que a Xbox Experience vai estar em BH (Belo Horizonte) a partir do dia 10 ou 11 de outubro. Essa é a agenda por enquanto, em novembro e dezembro o shopping fica com o Papai Noel (risos) e estamos confirmando as agendas com os shoppings a partir do primeiro semestre do ano que vem.

AX: Esse ano durante a E3 e Gamescom 2018, a Microsoft levou, em ambos, a Xbox Official Gear com roupas, bonés personalizados com logos e estampas de diversos jogos. Ano passado, na BGS, havia uma lojinha singela, mas não com a mesma variedade da Xbox Official Gear. Há previsão de ter uma loja completa online no Brasil ou fisicamente na BGS desse ano?

Bruno Motta: Existe essa possibilidade sim! A gente está trabalhando nisso e vamos ter alguma coisinha singela para mostrar na BGS, como piloto. Estamos testando mercado, fizemos o primeiro teste ano passado, esse ano vamos um pouco mais preparado com alguns designs novos versus o ano passado. A gente está testando o mercado para trazer definitivamente para a comunidade a categoria de produto, camiseta, gear…

AX: Outra coisa que sentimos muita falta aqui: Edições Especiais de Colecionador. O Xbox Brasil tem algum plano de trazer as edições dos jogos exclusivos?
Bruno Motta: Já fizemos no passado e aprendemos bastante sobre quanto de volume trazer e etc. Estamos num novo momento que, sim, vamos trazer algumas edições diferenciadas para o Brasil. Então vocês vão ver alguma coisa diferenciada de Forza, já com Forza Horizon 4 e aguardem cenas dos próximos capítulos para ver o futuro (risos).

AX: Trazer o Rod Fergusson para o BGS é sensacional! Parabéns e obrigado por isso!

Bruno Motta: Eu que tenho que agradecer o papel da comunidade, em ajudar a gente, fazer campanha, a ir atrás do cara, pedir também… isso faz uma grande diferença e torna a nossa vida, como represente Xbox, muito mais fácil quando vamos pedir alguma coisa! Então queremos realmente incentivar a comunidade a gerar essas campanhas positivas e hashtags. A gente conta com vocês para isso!

AX: A campanha #RodInBrazil começou, dois anos atrás, com o Chris do Nós Nerds. Eu (JP) participei junto com ele desde o início, o Paulo Mendes que é da comunidade também. Então, especialmente para o Chris, é uma grande vitória! Como comunidade, nos sentimos muito junto da marca Xbox e nos sentimos parte disso. Nós pedimos e vocês estão atendendo ao pedido.

Bruno Motta: A gente monitora, ouve e trabalha em cima para tentar trazer. Obvio que tem coisa que dá para fazer e fazer rápido e conseguir presentear a comunidade. Tem coisa que ainda não conseguimos… Mas estamos sim ouvindo a comunidade! Queremos incentivar cada vez mais esse tipo de campanha. Seja campanha de doação, por exemplo uma que está rolando agora da AbleGamers, que, pessoalmente já contribui. Isso torna a comunidade do Xbox melhor! Tenho só a agradecer a comunidade Xbox e agradecer vocês como porta-vozes!

AX: Continuando a pergunta, por ter o Rod Fergunsson na BGS, vamos ver algo especial do Gears na BGS? Seja alguma prévia do 5 ou algum campeonato de Gears mais elaborado no estande?

Bruno Motta: Ainda bem que não tem vídeo, né? Aí não aparece meu sorrisinho maroto aqui (risos). Essas são cenas do próximo capítulo que ainda não posso soltar, mas a gente está trabalhando em off em algumas coisas.

AX: Agora uma pergunta para encerrar. O que está bombando hoje no Facebook e no Twitter é o Inside Xbox Brasil. Vimos essa semana que ele chegou ao fim com a equipe que estava gerenciando ele e a nossa pergunta é: Existem outros projetos ou planejamento para substituir o Inside?
Bruno Motta: Obrigado pela pergunta e pela oportunidade de responder também, né? Porque é a chance que tenho de ter voz. A gente agradece muito e entende o sentido da história que a tivemos com o grupo que estava até agora. Então a gente continua próximo. Eles, provavelmente, vão continuar, de alguma forma, próximos da gente. E temos sim planos para o futuro! Algumas datas importantes estão vindo, então vamos ter bastante coisa para comunicar mesmo antes da BGS.

AX: Então a gente pode esperar coisas boas?

Bruno Motta: Pode esperar coisas MUITO boas! Principalmente a galera mais ativa da comunidade.

AX: A gente não vai ficar órfão (risos)?

Bruno Motta: Primeiro, o programa Inside Xbox Global ele continua, continua com legendas em português, que é uma das coisas que a comunidade pede muito, que é uma das coisas que a gente conseguiu entregar bem recente inclusive. No Brasil, também vamos continuar com produção de conteúdo local, em português, com novidades para vir.

Fonte:
https://www.arenaxbox.com.br/bruno-motta-game-pass-bgs-inside-xbox/
 
Última edição:

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,545
75,429
Rio Grande do Sul
Muito boa a entrevista com o Bruno, já é a segunda dele que acompanho - a outra foi com o time do Voxel, também bem legal.
Não o conhecia quando anunciaram, mas é excelente ver um gerente de marca alinhado com a comunidade BR.

Da entrevista, interessante a parte dos cartões de Game Pass em lojas físicas (já adiantando que versões de um mês chegarão às lojas em outubro e de três meses poderão ser encontradas no primeiro trimestre de 2019), mas reforçando a vontade de oferecer opções ao consumidor de olho no que ele está disposto a pagar. Game Pass é um serviço legal, botar cartão de um mês por R$ 29 ok, cartão de três meses por R$ 87 também, já um de seis meses (R$ 174) ou um ano (R$ 348) pode assustar e afugentar o público mais casual, que são os mais impactados com este tipo de venda. Só pensar nos cartões de Steam, Xbox, PSN, Netflix, Uber e afins que vendem em gôndolas de loja, aquele de R$ 250 da PSN já dá um sustinho.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: jcwally e Saci

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,590
35,769
São Paulo
Bom ver que ele está, pelo menos, se mostrando mais acessivel para entrevistas e para ser conhecido. Estava fazendo falta uma figura publica pro Xbox Brasil.
Já até bati um papo com ele pelo Linkedn esses tempos. Bem mais facil que os outros.
 
  • Curtir
Reações: Saci e Edu Barros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)