Dreams | Dream anything, play everything!

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Media Molecule quer dar liberdade para que os jogos criados dentro de Dreams sejam publicados por seus criadores em qualquer plataforma


"We want people to be able to go to the moon with their projects. We already have a commercial license, which means when you get Dreams you can apply to get the commercial license... And then everything you make in Dreams is yours to use commercially outside of Dreams.
"But step one is to show our intent -- so that from the very beginning we are doing this commercial concept, which means that everything you do in Dreams is yours. You can use it. People in the Dreams community have already been using it to make graphic design, album covers and stuff like that. Using it for their portfolios and showreels.
"Most of our tools are designed as an evolution of engineering software. They all started in the early '80s when the processors weren't that powerful... They're very numerical. Put in a number, change the number, look at the result, put in another number -- and do that a million times."
The intention with Dreams was to develop a more intuitive system, more akin to what Ettouney believes are the two greatest tools ever invented: the pencil and the piano. In both cases, he said, someone can use them for the first time and immediately educate themselves. With a pencil, a soft or firm grip will result in a different kind of line. With a piano, a light or heavy touch will result in different sounds -- as illustrated in a charming video of Ettouney's infant daughter doing exactly that in her first encounter with the piano in his home.
The last question put to Ettouney was also about the nature of Dreams as a PlayStation exclusive. Would Media Molecule and Sony ever make it available on PC or Mac, the platforms where so many creatives do their professional work? "The answer to every question is 'yes', but Dreams needs to reach a lot of people first," Ettouney said, with obvious hesitation. "Our goal for Dreams is to last for 20 years, and keep expanding it and keep adding to it and keep improving it.
 

ronabs

opa
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Joguei mais ou menos uns 40 minutos da campanha ontem à noite, e saí bem impressionado com o que eles fizeram com esse jogo. A campanha se chama Art's Dream e serve quase como uma amostra do que é possível criar, as possibilidades que ele oferece - importante dizer que Art's Dream foi feito dentro de Dreams, com as ferramentas do próprio jogo. Art é o protagonista, e com ele, vamos passando por diversos de seus sonhos, e é nessa parte que o jogo começa a se abrir em diferentes gêneros e mecânicas, tudo com fluidez, um estilo artístico muito bonito, trilha sonora encaixadinha e um toque de humor que deixa a coisa bem carismática. Pelo que vi, essa campanha é bem curta, coisa de duas a três horas, mas a recepção das pessoas que jogaram tem sido bem positiva.

Já sobre as criações da comunidade, joguei três níveis: Blade Gunner, um jogo no estilo Resogun (sem todos os efeitos deste, claro), legal pra passar o tempo mas não me cativou tanto; um de RPG que esqueci o nome agora mas salvei na minha lista pra jogar depois, porque parecia demandar um tempo que eu não tinha naquele momento; e Rebel Galaxy 2020, outro jogo de navinha e só vou dizer que, se puderem, joguem ele. :eyes:

Tinha jogado alguns níveis no early access, e bastante coisa mudou na interface também, está mais intuitiva, encontrar níveis também é mais de boa, e as criações tendem a ficar ainda melhores com o passar do tempo. Quando falamos sobre as possibilidades que esse motor é capaz, é um salto bem grande em relação ao que a Media Molecule fez com Little Big Planet.
 

ronabs

opa
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Divulgação parece meio parada, mas essa ação em Londres ficou legal: a Media Molecule colocou paineis digitais e está promovendo conteúdos criados pela comunidade.

 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Divulgação parece meio parada, mas essa ação em Londres ficou legal: a Media Molecule colocou paineis digitais e está promovendo conteúdos criados pela comunidade.


Acho estranho a forma como a Sony ta tratando, já lança amanhã e não tem a mínima divulgação.
Parece ser algo com bastante potencial, acho que poderia ser até uma espécie de Minecraft pra Sony se abrirem o jogo pra outras plataformas, principalmente o PC
 

ronabs

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Acho estranho a forma como a Sony ta tratando, já lança amanhã e não tem a mínima divulgação.
Parece ser algo com bastante potencial, acho que poderia ser até uma espécie de Minecraft pra Sony se abrirem o jogo pra outras plataformas, principalmente o PC
Acho até que é pra não botar tanta luz em cima, sabe. Como é um jogo com forte apelo em criações da própria comunidade, ele vai ficar bom com o tempo, mas o pacote inicial pode não ser suficiente pra muita gente. Eu não terminei a campanha ainda, vejo gente que terminou falando maravilhas, e só de saber que ela foi criada usando as ferramentas do próprio jogo mostram o potencial que Dreams tem. Mas é uma parte curta do jogo, coisa de 2h a 3h, e não dá pra esperar que todo o conteúdo restante tenha a mesma qualidade.

Tomara que lancem para PC, o nível das criações certamente daria um salto de qualidade, por causa da facilidade do teclado, mouse e mesas digitalizadoras, sem ficar dependente do DS4 ou PS Move.
 
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ronabs

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Impressões sobre alguns níveis que gostei. Uma coisa legal pra quem está jogando é o site indreams.me (pra quem jogava Little Big Planet, é tipo um lbp.me), um local onde podemos procurar criações, encontrar e seguir criadores, ver os itens usados para criar cada nível. A melhor ferramenta é o "play later", é só logar com a conta da PSN mesmo e, quando entrar no jogo, vai ter uma playlist só com os níveis marcados pra jogar mais tarde.

Akaoni
Pelo que vi, é um dos que mais se destacou na comunidade de Dreams. É um joguinho no estilo "souls", com combate de espada, parry, esquiva, morte e ressurreição, essas coisas. Tem dois níveis e ele mostra uma nota ao final deles, dependendo do número de mortes e desempenho nos combates.
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Blade Gunner
Jogo de navinha "lateral fechado" (não sei como descrever melhor, é do tipo que tu "gira" em torno de algo que está no meio da tela). É um pequeno Resogun. Não tem todo o polimento deste, claro, talvez melhore no futuro, mas dá pra perder uns minutinhos.
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Cubric
Jogo de puzzle onde temos seis grandes blocos contendo salas e caminhos, e precisamos passar de um para outro girando os mesmos em todas as direções (lateral ou vertical). É um dos que mais gostei.
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Galaxy Cadet 2020
Penei pra achar esse aqui porque joguei quando o nome era Rebel Galaxy 2020, o cara deve ter mudado por causa do jogo homônimo que existe. Enfim. Galaxy Cadet 2020 é um jogo de navinha tradicional do tempo dos arcades, onde andamos pra cima e tal. Dizem que todo jogo de navinha tende a ser tudo igual, mas esse aqui tem algo a mais...
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Haus of Bevis
Acho que o melhor que vi até agora no sentido de polimento e de ter um início, meio e fim. É um walking simulator em sua proposta, que abre espaço pra exploração e surpreende o jogador em meio ao mistério. Dá pra ficar uns 10 - 15 minutinhos ali brincando, mas como prova de conceito, podeira ser aprofundada e transformada em um jogo de 1h a 2h, tranquilamente.
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Ruckus - Just another natural disaster
Controle um monstro, destrua tudo que estiver pela frente. É uma premissa bem básica, mas a maneira como o jogo é apresentado em alguns momentos, como se estivesse sendo filmado de um helicóptero e passando ao vivo (com as manchetes e tudo), deixa bem divertido.
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Shadows Dance at Olivetop Reach: A Little RPG
É um RPG dentro de Dreams, com história, combate por turnos, um mundinho aberto para explorar. Bem impressionado com a escala e complexidade desse aqui.
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The Playtest of a Masterpiece
Esse é massa, quem tiver Dreams, jogue. Me lembrou um pouco The Stanley Parable por causa do narrador sarcástico. É um jogo com um objetivo bem simples, chegar na porta pra sair da fase - mas, à medida que avançamos nos níveis, o narrador adiciona elementos pra nos desafiar.
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Tiny Pier Simulator
É um mini simulador de parque de diversões, com o espaço limitado a um pier. Podemos construir brinquedos e lojas, gerenciar os estoques delas, mas tudo depende de pesquisa e desenvolvimento. E a moeda do jogo são cookies. Fiquei umas 2h jogando só isso aqui, bem relaxante. Dica: clicando em um quadradinho que tenha uma pessoa, dá pra ter a visão dela, inclusive andando nos brinquedos.
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