Criador de grande triple A afirma: os jogos AAA são repetitivos e irão morrer

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Curitiba
A fala dele é demasiadamente precipitada, o mercado de games é muito grande pra ser generalizado numa métrica de tamanho de escopo e de orçamento, sempre vai ter gosto pra tudo, tem gente que gosta de namoro de pombos, peitudas de biquíni lutando, simulador de fazenda, dar tiro em 700 milhões zumbi.. e por ai vai. Cabe ao desenvolvedor analisar o mercado antes de iniciar um projeto, coisa que certamente esse cara não fez com seu último jogo, que por sinal é horroroso
 

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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Ainda vou ver o vídeo, mas analisando apenas as partes extraídas, acho que houve uma grande confusão. AAA refere-se a escopo e orçamento, não necessariamente jogo single player. Há vários jogos multiplayer only que são AAA. Mesmo assim, eu acho esse tipo de afirmação muito sensacionalista e voltada apenas para chamar atenção.

A geração passada seria a última dos consoles.
Jogos single player estão mortos.
A Nintendo vai falir.
Os filmes blockbuster estão em decadência.
A lista continua.
Na verdade acho que esse tipo de afirmação funciona como um lembrete. Toda vez que ela pipoca, os devs sao "pressionados" a invalidar essas informações. Entao o fato delas existirem contribui um pouco pra fomentar o "nao comodismo" da industria...
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
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juiz de fora - MG
Se SP vai morrer imagina o MP de Cod , BF e FiFa. Ae você lança um Sea of Thieves que é um misto de SP/MP diferenciado e totalmente aleatório e dizem que o jogo é ruim.
Mesmo no Universo de Uncharted o último Lost Legacy superou o 4 e não foi por pouco. Enquanto estivermos tendo experiências memoráveis não há porque enjoar.

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Em 2012/2013 era muito falado que o mercado Mobile ia engolir consoles de mesa e jogos AAA. To vendo kkk
E engoliu mesmo.

Global_Games_Market_2018.png

Global_Games_Market_2012-2021_per_Segment-1.png


A gente é que não percebe por estar alheio a esse mercado ou não dar bola completamente.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
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Pode ser que nao acabe, mas hoje jogos como minecraft e fortnite estao fazendo mais sucesso e garantido views do que um Red Dead ou Cod da vida.

Temos que aceitar que o mercado game (e interesse dos novos jogadores) nao e o mesmo de 5 anos atras.



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Archangel2035

Casual
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A gente é que não percebe por estar alheio a esse mercado ou não dar bola completamente.

Um exemplo disto e ver a receita do Fortinite, um jogo Free, para celular em comparacao aos consoles.

Pergunta para Epic hoje se ela ta pensando em fazer um jogo do nivel de Gears ou se ta pensando em lancar uma danca nova do fortnite?

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RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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E também quase choramos depois de ver que Black Ops 4 bateu RDR2 em vendas e ja se tornou o jogo mais vendido do ano, mesmo depois da "internet" inteira choramingar o fato dele ser apenas um jogo multiplayer... Claro que são dois gigantes de popularidade monstruosas, mas ja mostra o poder dos novos consumidores que estao entrando no mercado.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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O fim do modelo acho um exagero, mas concordo que há uma estagnação. Também podera, está cada vez mais difícil se produzir games 3A. Sendo assim, creio ser normal trabalharem numa zona de conforto. O jogador também tem sua parcela de culpa ao não abraçar idéias novas, que sinalizem pra indústria um novo norte a ser seguido.
 
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Linho

Guerreiro
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A gente é que não percebe por estar alheio a esse mercado ou não dar bola completamente.
O engolir era entendido com o "fim" ou apequenamento dos consoles de mesa e jogos AAA -- ou só eu entendi assim, o que não aconteceu.
Tinha varias produtoras que estavam esperando ver se PS4 e Xone iam vender bem para poder colocar a mão na massa. Ter um início de geração tão fraca não foi por acaso.
 
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Guerreiro
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Um exemplo disto e ver a receita do Fortinite, um jogo Free, para celular em comparacao aos consoles.

Pergunta para Epic hoje se ela ta pensando em fazer um jogo do nivel de Gears ou se ta pensando em lancar uma danca nova do fortnite?

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Ok, mas Fortnite é bem mais popular nos consoles do que nos Mobiles.
E o sucesso de Fortnite não anula o sucesso de RDR2, GoW, FH4 e muitos outros AAA.
 

ronabs

opa
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O engolir era entendido com o "fim" ou apequenamento dos consoles de mesa e jogos AAA -- ou só eu entendi assim, o que não aconteceu.
Tinha varias produtoras que estavam esperando ver se PS4 e Xone iam vender bem para poder colocar a mão na massa. Ter um início de geração tão fraca não foi por acaso.
Mas o nosso mercado (consoles) deu uma "apequenada", ou pelo menos, não acompanhou a evolução. Só perceber o quanto a receita do mercado de consoles representa cada vez menos no cenário geral, em 2012 tínhamos 45% ($31.5 bilhões) de um mercado de $70 bilhões enquanto mobile tinha $12.5 bilhões. Este ano, tendência é que tenhamos 25% ($34 bilhões) de um mercado de $137 bilhões, mas olha como o mobile saltou para 51% ($70 bilhões, igual a todo o mercado de games em 2012). Mercado de consoles aumentou pouco mais de 10% no período 2012-2018, mercado mobile explodiu 560%, tudo isso em um período de tempo muito mais curto. Tem mais gente jogando (e gastando) em mobile que consoles, tem mais pessoas produzindo jogos para mobile do que para consoles.

Lógico que ainda somos consumidores de um mercado com tecnologia de ponta, mas até isso a gente não sabe até quando terá, graças à evolução constante e atualizações de hardware anuais de dispositivos mobile. Consoles ainda tem aquela camisa, ela ainda pesa, mas tem times novos entrando no jogo também.
 
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Guerreiro
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Mas o nosso mercado (consoles) deu uma "apequenada", ou pelo menos, não acompanhou a evolução. Só perceber o quanto a receita do mercado de consoles representa cada vez menos no cenário geral, em 2012 tínhamos 45% ($31.5 bilhões) de um mercado de $70 bilhões enquanto mobile tinha $12.5 bilhões. Este ano, tendência é que tenhamos 25% ($34 bilhões) de um mercado de $137 bilhões, mas olha como o mobile saltou para 51% ($70 bilhões, igual a todo o mercado de games em 2012). Mercado de consoles aumentou pouco mais de 10% no período 2012-2018, mercado mobile explodiu 560%, tudo isso em um período de tempo muito mais curto. Tem mais gente jogando (e gastando) em mobile que consoles, tem mais pessoas produzindo jogos para mobile do que para consoles.

Lógico que ainda somos consumidores de um mercado com tecnologia de ponta, mas até isso a gente não sabe até quando terá, graças à evolução constante e atualizações de hardware anuais de dispositivos mobile. Consoles ainda tem aquela camisa, ela ainda pesa, mas tem times novos entrando no jogo também.
As coisas podem mudar, mas o público de console é totalmente diferente.
O mobile cresce porque ele não precisa necessariamente de um público gamer para funcionar. Público casual é extremamente mais abrangente.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
E engoliu mesmo.

Global_Games_Market_2018.png

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A gente é que não percebe por estar alheio a esse mercado ou não dar bola completamente.
Pelo gráfico, o mercado de consoles de mesa estagnou, ou cresceu pouco, enquanto o de mobile alcançou o filão que os consoles tradicionais não chegam: Os portáteis.

Eu acho que o console tradicional de forma geral chegou num teto de crescimento possível. Tanto que as iniciativas mais fortes tem sido mais no intuito de manter o jogador no ecossistema, e gastando mais.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Pelo gráfico, o mercado de consoles de mesa estagnou, ou cresceu pouco, enquanto o de mobile alcançou o filão que os consoles tradicionais não chegam: Os portáteis.

Eu acho que o console tradicional de forma geral chegou num teto de crescimento possível. Tanto que as iniciativas mais fortes tem sido mais no intuito de manter o jogador no ecossistema, e gastando mais.
Eu números absolutos de jogadores, o crescimento não é mais tão acentuado quanto antes. Mas a rentabilidade dessa geração é absurda em comparação às gerações passadas, as empresas descobriram como continuar ganhando dinheiro depois de vender um jogo e o público assimilou bem a ideia.
 
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MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Se SP vai morrer imagina o MP de Cod , BF e FiFa. Ae você lança um Sea of Thieves que é um misto de SP/MP diferenciado e totalmente aleatório e dizem que o jogo é ruim.
Mesmo no Universo de Uncharted o último Lost Legacy superou o 4 e não foi por pouco. Enquanto estivermos tendo experiências memoráveis não há porque enjoar.

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Exato, o exemplo mais recente ta aí da Bethesda, enquanto Fallout 4 (apesar de mais fraco que o 3 no meu ponto de vista) foi um SP de sucesso vendendo 12 milhões de cópias em 3 dias, Fallout 76 tá ai fracassado porque a Bethesda foi nessa onda de querer monetizar um MP eterno, podendo focar no que faz de melhor, experiências SP memoráveis.
 

broskione

Guerreiro
Dezembro 29, 2017
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Brasília
Quando e SE jogos single players AAA estiverem perto do seu fim eu me preocuparei..
O que não falta hoje são planos e expectativas de grandes jogos no horizonte, e é isso que espero, jogos AAA magníficos para deleite do povo
E que venha a nova geração!
 

Luimx

Guerreiro
Junho 14, 2015
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Rio Grande do Sul, santa maria
Jogos AAA não vão morrer, mas é um fato que cada vez mais os jogos AAA não trazem inovação e seguem uma receita de bolo (a maioria deles pelo menos), vemos muitos jogos de diferentes empresas que são praticamente iguais (obviamente adaptando os jogos para seus mundos, masa mecânica igual).
Não lembro o ultimo AAA que joguei e fui algo inovador.. mas vai jogar um jogo indie pra ver!, numa boa parcela deles são experiencias únicas diferentes e nao uma receita de bolo.

E sobre celular X consoles ..é certo que celular passaria a renda ..porque é muito mais fácil(por utilidade e preço) comprar um celular do que um console, sem falar que um jogo custa 250 reais e no celular é free(a maioria) com possíveis "investimentos" no jogo.

Eu hoje tenho mais jogos indies que AAA, Não julto os AAA e gosto de muitos deles, mas tenho dado preferencia pra jogos diferentes(sem falar na diferença de preço tbm)

bom jogo a todos ^^
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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A afirmação dele tem uma verdade no que diz respeito aos jogos repetirem as mesmas mecânicas.

Pegem RDR2, um jogo fantástico, mas usa a mesmíssima mecânica do primeiro jogo.

Ele tem gráficos melhores, animações mais fiéis, uma estória mais trabalhada, um mapa maior, etc. Mas as mecânicas do jogo são basicamente as mesmas.

Como a Rockstar não lança um RDR todo ano, isso não tem muito impacto negativo. Mas em jogos como Assassins Creed, isso fica bem evidente e o impacto é maior.
 

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